[Análise] Volante G27 + Maxrace F1 no Xbox One

Thyago Rezier

Jogador
Junho 22, 2012
1,721
1,360
Bom, como o @SouzaRJ me lembrou, estava devendo essa análise, então vamos lá.

Não vou falar muito do G27, existem uma centena de reviews dele por aí, vou focar mais nos aspectos do adaptador para jogar no Xbox One.

Como funciona o adaptador?
Windows%2BPhone_20150214_17_29_48_Pro.jpg


O Maxracer F1 V4 não é somente um adaptador de cabos, ele é também é um emulador com constante atualização de firmware, o que dá margem para o acessório evoluir com o tempo.

O funcionamento é bem simples, ele pega as configurações do controle e cria uma emulação para o volante, simulando até muito bem a vibração.

O uso é muito simples, basta ligar Maxrace numa USB do console, depois ligar o controle do Xbox One nele com qualquer cabo micro usb, retirar o controle e ligar o volante, no meu caso, o G27.

Funciona de verdade?
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Sim, não existe nenhum lag visível (pode talvez até existir, mas eu não conseguir perceber), por hora como somente existem 2 jogos para testar o volante, no caso o FM5 e o FH2 foram neles que fiz todos os testes.

A resposta dos pedais é perfeita (freio e acelerador), o câmbio H funciona "bem" e a sensibilidade do volante é ótima, lembrando que o adaptador permite fazer várias mudanças na sensibilidade, vibração e câmbio, porém ainda não explorei a fundo os recursos já que do jeito que ele está para mim é bem funcional.

Quais os problemas?

Nem tudo são flores, apesar do adaptador funcionar 99% bem, tem alguns problemas, sendo que todos eles podem estar ligados aos próprios jogos, bom, já explico.

O primeiro problema é no câmbio H, me parece que os dois Forzas não foram feitos para este tipo de câmbio, até porque os únicos volantes nativos para o One no momento não possuem o câmbio H e nem pedal de embreagem.

Mas vamos aos problemas...

Os Forzas com quase toda a certeza foram feitos para câmbio sequencial, se você engatar uma segunda ou deixar em neutro antes de começar a corrida o seu câmbio vai ficar errado, isso porque quando passar a terceira, vai na verdade entrar uma segunda no jogo, ou seja, se tu entrar de segunda o jogo vai entender que aquilo é uma primeira e infelizmente os dois jogos não possuem neutro.

Quando o carro para na pista, o jogo entende que a próxima marcha que você vai passar é a primeira ou ré, então se tu para de quinta e depois passa a sexta na verdade vai entrar uma primeira no jogo (subindo marcha), e caso passe uma quarta, vai entrar uma ré, e isso deixa o câmbio todo maluco.

Nestes casos existem duas opções para corrigir, a primeira é pausar o jogo, passar a marcha que o carro estava e voltar a jogar, a segunda opção (somente com o carro parado) é fingir que está com um Fiat da década de 80 e 90, ou seja, passa a ré e depois entra com a primeira, se não resolver passa a segunda e depois vá para a primeira, vai tentando que uma hora ele acerta o câmbio... hauhaua.

A embreagem também não funciona de forma perfeita, a sensibilidade dela é praticamente inexistente, ou seja, ou está ligada ou desligada, então não dá para sair tranquilinho com o carro para dá um rolê na cidade controlando embreagem e acelerador, ou ela funciona ou não. Para a corrida, isso não influencia em nada já que o carro larga com a embreagem no ponto. E novamente, isso é um problema do jogo que não foi feito para pedal de embreagem, já que o freio e acelerador funcionam de forma maravilhosa.

Esses problemas do câmbio somente acontecem se você usar o câmbio shifter, ou seja, usando as aletas do volante e correndo com o câmbio sequencial tudo funciona lindo e maravilhoso.

O G27 tem rotação de 900º mas o jogo não, ou melhor, a animação do jogo não. O que acontece é que fica fora de sincronia o grau do seu volante com o do carro na tela (foto) mas isso acontece também com os volantes oficiais, então mais um vez, problema dos jogos.
Windows%2BPhone_20150214_17_31_01_Pro.jpg


Agora, se for jogar no multiplayer com o microfone só terão duas opções, ou usar o Kinect como microfone ou comprar um headset que não use o controle do One para ligar o microfone, pois o controle fica desligado enquanto tu joga com o G27 e pelo menos eu não encontrei nenhuma entrada mic no G27. =P

Sim, estes são todos os problemas do adaptador, pelo menos eu não conseguir achar nenhum outro e sendo que quase todos eles estão relacionados diretamente com o jogo que não foi desenvolvido para embreagem e câmbio H.

Vale a pena comprar?

Levando em consideração que os volantes que existem no mercado hoje não contam com câmbio H e embreagem, onde os problemas acontecem no G27, eu diria que vale super a pena, já que ele é mais barato e de incrível qualidade, usado até mesmo por pilotos profissionais para treino, incluindo o Rubens Barrichello para treinar as provas da Stock Car.

O Maxrace custa na faixa de 100 dólares ou quase 400 reais comprando diretamente no Brasil, é um valor salgado mas acho que tem um ótimo Custo X Benefício.

Lembrando que se você tem um bom PC, comprar o G27 ainda se torna incrivelmente mais vantajoso, já que no PC é onde ele realmente brilha em funções e customizações fora os simuladores profissionais como o Stock Car, iRacing e Assetto Corsa.


Atenção: Isso é uma análise parcial, ainda estou explorando as funcionalidades do adaptador e buscando soluções para os problemas do câmbio, portanto este tópico poderá ser atualizado posteriormente.
 
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Maicrosofiti BR

Jogador
Novembro 9, 2006
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Não entendi a parte do cambio H. Aqui se o carro tem até 6 marchas, quantidade possível do cambio, não tenho problemas se não passar nenhuma vez com o sequencial, as borboletas. Se passar realmente bagunça o contador. Eu posso colocar a marcha q quiser passar de 1 pra 6, por exemplo. Vc colocou o adaptador no modo H? Tem no manual como fazer.

Mas realmente é um fato. Ele simula o cambio H. E a embreagem não existe um outro eixo para o controle disponível no Forza. Tb é simulada, sem variações. Vamos ver se em um outro jogo no futuro com embreagem analógica se é possível.
 

SouzaRJ

Desde o Portal Xbox.
PXB Gold
Julho 18, 2012
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Rio de Janeiro
Opa, olha só o que um puxão de orelha não faz! Haha [emoji14].
Rapidinho as primeiras impressões pintaram por aqui!


Esse dilema do câmbio em H eu já imaginava que teria, afinal, é como você falou; o jogo não foi projetado pensando em volantes assim. Mas nada que um update não possa resolver... só que por se tratar de um adaptador de terceiros, é melhor não contarmos com isso.

E o freio de mão? Como ficou ai? Vi uns carinhas no fazendo adaptações para com freios de bicicleta e tudo para por uma alavanca haha, bem criativos, mas parece ser trabalhoso.

No mais, ficou uma boa análise, sem dúvidas que a imersão jogando assim é 1.000 vezes maior.

Abraços meu brother!
 
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Bom, como o @SouzaRJ me lembrou, estava devendo essa análise, então vamos lá.

Não vou falar muito do G27, existem uma centena de reviews dele por aí, vou focar mais nos aspectos do adaptador para jogar no Xbox One.

Como funciona o adaptador?
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O Maxracer F1 V4 não é somente um adaptador de cabos, ele é também é um emulador com constante atualização de firmware, o que dá margem para o acessório evoluir com o tempo.

O funcionamento é bem simples, ele pega as configurações do controle e cria uma emulação para o volante, simulando até muito bem a vibração.

O uso é muito simples, basta ligar Maxrace numa USB do console, depois ligar o controle do Xbox One nele com qualquer cabo micro usb, retirar o controle e ligar o volante, no meu caso, o G27.

Funciona de verdade?
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Sim, não existe nenhum lag visível (pode talvez até existir, mas eu não conseguir perceber), por hora como somente existem 2 jogos para testar o volante, no caso o FM5 e o FH2 foram neles que fiz todos os testes.

A resposta dos pedais é perfeita (freio e acelerador), o câmbio H funciona "bem" e a sensibilidade do volante é ótima, lembrando que o adaptador permite fazer várias mudanças na sensibilidade, vibração e câmbio, porém ainda não explorei a fundo os recursos já que do jeito que ele está para mim é bem funcional.

Quais os problemas?

Nem tudo são flores, apesar do adaptador funcionar 99% bem, tem alguns problemas, sendo que todos eles podem estar ligados aos próprios jogos, bom, já explico.

O primeiro problema é no câmbio H, me parece que os dois Forzas não foram feitos para este tipo de câmbio, até porque os únicos volantes nativos para o One no momento não possuem o câmbio H e nem pedal de embreagem.

Mas vamos aos problemas...

Os Forzas com quase toda a certeza foram feitos para câmbio sequencial, se você engatar uma segunda ou deixar em neutro antes de começar a corrida o seu câmbio vai ficar errado, isso porque quando passar a terceira, vai na verdade entrar uma segunda no jogo, ou seja, se tu entrar de segunda o jogo vai entender que aquilo é uma primeira e infelizmente os dois jogos não possuem neutro.

Quando o carro para na pista, o jogo entende que a próxima marcha que você vai passar é a primeira ou ré, então se tu para de quinta e depois passa a sexta na verdade vai entrar uma primeira no jogo (subindo marcha), e caso passe uma quarta, vai entrar uma ré, e isso deixa o câmbio todo maluco.

Nestes casos existem duas opções para corrigir, a primeira é pausar o jogo, passar a marcha que o carro estava e voltar a jogar, a segunda opção (somente com o carro parado) é fingir que está com um Fiat da década de 80 e 90, ou seja, passa a ré e depois entra com a primeira, se não resolver passa a segunda e depois vá para a primeira, vai tentando que uma hora ele acerta o câmbio... hauhaua.

A embreagem também não funciona de forma perfeita, a sensibilidade dela é praticamente inexistente, ou seja, ou está ligada ou desligada, então não dá para sair tranquilinho com o carro para dá um rolê na cidade controlando embreagem e acelerador, ou ela funciona ou não. Para a corrida, isso não influencia em nada já que o carro larga com a embreagem no ponto. E novamente, isso é um problema do jogo que não foi feito para pedal de embreagem, já que o freio e acelerador funcionam de forma maravilhosa.

Esses problemas do câmbio somente acontecem se você usar o câmbio shifter, ou seja, usando as aletas do volante e correndo com o câmbio sequencial tudo funciona lindo e maravilhoso.

O G27 tem rotação de 900º mas o jogo não, ou melhor, a animação do jogo não. O que acontece é que fica fora de sincronia o grau do seu volante com o do carro na tela (foto) mas isso acontece também com os volantes oficiais, então mais um vez, problema dos jogos.
Windows%2BPhone_20150214_17_31_01_Pro.jpg


Agora, se for jogar no multiplayer com o microfone só terão duas opções, ou usar o Kinect como microfone ou comprar um headset que não use o controle do One para ligar o microfone, pois o controle fica desligado enquanto tu joga com o G27 e pelo menos eu não encontrei nenhuma entrada mic no G27. =P

Sim, estes são todos os problemas do adaptador, pelo menos eu não conseguir achar nenhum outro e sendo que quase todos eles estão relacionados diretamente com o jogo que não foi desenvolvido para embreagem e câmbio H.

Vale a pena comprar?

Levando em consideração que os volantes que existem no mercado hoje não contam com câmbio H e embreagem, onde os problemas acontecem no G27, eu diria que vale super a pena, já que ele é mais barato e de incrível qualidade, usado até mesmo por pilotos profissionais para treino, incluindo o Rubens Barrichello para treinar as provas da Stock Car.

O Maxrace custa na faixa de 100 dólares ou quase 400 reais comprando diretamente no Brasil, é um valor salgado mas acho que tem um ótimo Custo X Benefício.

Lembrando que se você tem um bom PC, comprar o G27 ainda se torna incrivelmente mais vantajoso, já que no PC é onde ele realmente brilha em funções e customizações fora os simuladores profissionais como o Stock Car, iRacing e Assetto Corsa.


Atenção: Isso é uma análise parcial, ainda estou explorando as funcionalidades do adaptador e buscando soluções para os problemas do câmbio, portanto este tópico poderá ser atualizado posteriormente.
Primeiramente, muito obrigado pelo excelente review e parabéns pela forma de escrita, gostei bastente. Gostaria de saber se esse volante possui force feedback, ou seja, a direção fica mais pesada conforme as curvas. Estava pensando em adquirir um volante e existe um TX Ferrari Spider por volta de R$600, que ao que tudo indica, só não tem esse Force Feedback mas já funciona com o Xbox One sem adaptador.
f458spiderrw-4a.jpg
 
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Thyago Rezier

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Não entendi a parte do cambio H. Aqui se o carro tem até 6 marchas, quantidade possível do cambio, não tenho problemas se não passar nenhuma vez com o sequencial, as borboletas. Se passar realmente bagunça o contador. Eu posso colocar a marcha q quiser passar de 1 pra 6, por exemplo. Vc colocou o adaptador no modo H? Tem no manual como fazer.

Mas realmente é um fato. Ele simula o cambio H. E a embreagem não existe um outro eixo para o controle disponível no Forza. Tb é simulada, sem variações. Vamos ver se em um outro jogo no futuro com embreagem analógica se é possível.

Então, eu deixei o adaptador no modo câmbio manual mas vi que tem algumas outras configurações que pode ser feitas mas ainda não explorei muito isso, deixei o Maxracer praticamente como veio de fábrica, pode ser que configurando alguma coisa se resolva essa bagunça que ele faz nas marchas.

Mas aqui ele só bagunçou mesmo as marchar em duas situações, largar fora da primeira e com o carro parado. Jogando, posso ir de primeira para a sexta sem ele errar.
 
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Thyago Rezier

Jogador
Junho 22, 2012
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Primeiramente, muito obrigado pelo excelente review e parabéns pela forma de escrita, gostei bastente. Gostaria de saber se esse volante possui force feedback, ou seja, a direção fica mais pesada conforme as curvas. Estava pensando em adquirir um volante e existe um TX Ferrari Spider por volta de R$600, que ao que tudo indica, só não tem esse Force Feedback mas já funciona com o Xbox One sem adaptador.
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Bruno, esse volante não tem FFB e é bemmmmmm ruim mesmo, já teve usuário aqui do fórum que comprou e devolveu no mesmo dia. A rotação dele se não me engano é 240º e praticamente não tem reorientação de força (ou não tem mesmo). Ou seja, não compre.
 
Março 18, 2014
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Bruno, esse volante não tem FFB e é bemmmmmm ruim mesmo, já teve usuário aqui do fórum que comprou e devolveu no mesmo dia. A rotação dele se não me engano é 240º e praticamente não tem reorientação de força (ou não tem mesmo). Ou seja, não compre.
Certo, não vou comprar, mas porque o 900º são melhores que 240º? Teoricamente não fica mais demorado de fazer as curvas? Então tu confirma que o G27 não tem FFB também.
 

Thyago Rezier

Jogador
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Opa, olha só o que um puxão de orelha não faz! Haha [emoji14].
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Esse dilema do câmbio em H eu já imaginava que teria, afinal, é como você falou; o jogo não foi projetado pensando em volantes assim. Mas nada que um update não possa resolver... só que por se tratar de um adaptador de terceiros, é melhor não contarmos com isso.

E o freio de mão? Como ficou ai? Vi uns carinhas no fazendo adaptações para com freios de bicicleta e tudo para por uma alavanca haha, bem criativos, mas parece ser trabalhoso.

No mais, ficou uma boa análise, sem dúvidas que a imersão jogando assim é 1.000 vezes maior.

Abraços meu brother!

Hahaha... valeu a pena o puxão de orelha, botei um gas aqui, abri uma gelada e escrevi o review... hahah

O freio de mão tu configura normalmente dentro do jogo, o adaptador coloca uma configuração padrão e ali tu coloca onde quer ficar o freio de mão. Eu já vi essa adaptação, ela também serve para jogar no One já que os 4 botões do cambio são os mesmo 4 do controle (X,B, A, Y).
 
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Thyago Rezier

Jogador
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Certo, não vou comprar, mas porque o 900º são melhores que 240º? Teoricamente não fica mais demorado de fazer as curvas? Então tu confirma que o G27 não tem FFB também.

Ter até 900ª é uma coisa, agora ficar limitado a 240º é outra. O G27 tem os 900º de rotação, porém tu escolhe quantos graus quer usar, se deseja correr num carro esportivo por exemplo, coloca lá 225º/450º, quer pegar um carro popular, coloca 900º, ele te deixa escolher o nível de rotação.

ajusteg27.png


O G27 possui sim o FFB, e por sinal, brutal, ele no nível máximo te joga contra a parede... hauahua... O G27 possui um motor para controlar a rotação/sensibilidade, bem diferente de volantes de usam um sistema de elástico para isso.
 
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Ter até 900ª é uma coisa, agora ficar limitado a 240º é outra. O G27 tem os 900º de rotação, porém tu escolhe quantos graus quer usar, se deseja correr num carro esportivo por exemplo, coloca lá 225º/450º, quer pegar um carro popular, coloca 900º, ele te deixa escolher o nível de rotação.

ajusteg27.png


O G27 possui sim o FFB, e por sinal, brutal, ele no nível máximo te joga contra a parede... hauahua... O G27 possui um motor para controlar a rotação/sensibilidade, bem diferente de volantes de usam um sistema de elástico para isso.
Ta definido meu volante...eu acho. :)
 
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Thyago Rezier

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Junho 22, 2012
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Ta definido meu volante...eu acho. :)

Bruno, te falo uma coisa, se tu monta o pacote e compra o G27 + Maxrace + PC você vai esquecer como que é a luz do dia... hahaha

Como eu disse, o G27 é usado por profissionais, o Rubinho, Cacá e Popó Bueno e o pessoal da liga profissional da iRacing correm com ele, e como sei que tu também é apaixonado por velocidade, treina aí, sobe de nível no iRacing e fatura uma grana nos campeonatos. =P

Dá uma olhada nessa série de vídeos:

https://www.youtube.com/playlist?list=PLNLsTg5kbHpU7c_dCXJKPMIjqQOtfRI6Y
 
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Bruno, te falo uma coisa, se tu monta o pacote e compra o G27 + Maxrace + PC você vai esquecer como que é a luz do dia... hahaha

Como eu disse, o G27 é usado por profissionais, o Rubinho, Cacá e Popó Bueno e o pessoal da liga profissional da iRacing correm com ele, e como sei que tu também é apaixonado por velocidade, treina aí, sobe de nível no iRacing e fatura uma grana nos campeonatos. =P

Dá uma olhada nessa série de vídeos:

https://www.youtube.com/playlist?list=PLNLsTg5kbHpU7c_dCXJKPMIjqQOtfRI6Y
Cara, se continuar falando pra eu comprar um PC gamer eu saio daqui. Não tenho condições de gastar tanto, nem quero perder minha namorada, hahaha.
 
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Fiz uma busca no Mercado Livre e peguei os itens mais baratos:
Volante: R$850
Adaptador: R$450
Cockpit: R$300
Total: R$1600
Ou seja, mais caro que o próprio Xbox One. Viva o Brasil! :(
 

Thyago Rezier

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Fiz uma busca no Mercado Livre e peguei os itens mais baratos:
Volante: R$850
Adaptador: R$450
Cockpit: R$300
Total: R$1600
Ou seja, mais caro que o próprio Xbox One. Viva o Brasil! :(

Para te deixar triste:

http://www.pxb.net.br/comunidade/in...u-volante-g27-por-679-em-10x-sem-juros.22948/

O adaptador pode compra diretamente aqui, sai um pouquinho mais barato:

http://www.netserv19.com/ecommerce_...-Conecte-Volantes-G25-G27-GT-MOMO-no-Xbox-One

O cockpit recomendo pegar direto do site da cockpit extreme racing.

E sim, ser hobista de corridas é caro mesmo... hahaha
 
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E sim, ser hobista de corridas é caro mesmo... hahaha
Pelo menos é bem mais barato que ser piloto de verdade, hehehe.

compra só o volante e joga no PC, eu faço isso, pagar 450 só num adptador é surral.
É caro sim, mas eu não tenho PC gamer, então acaba sendo mais barato comprar o adaptador que comprar o PC, monitor, teclado, mouse...

Por que os jogos não tem uma câmera de dentro do cockpit, mas sem o volante? Ia ser ótimo pra quem usa um volante físico. Se eu eu comprar o volante provavelmente usarei aquela câmera de cima do capô.
 
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