Do sucesso ao esquecimento: em 6 anos, o Kinect virou peça de museu.

wesker

Guerreiro
Outubro 11, 2015
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MG
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  • Considerado uma das cartadas sobre os controles de movimento, o Kinect está esquecido

Houve uma época em que os controles sensíveis a movimento eram considerados a maior inovação do mundo dos games.
Quem deu o primeiro passo para isso foi a Nintendo com o Wii, fazendo com que seu controle fosse parte indispensável para os games. mas foi o Kinect, da Microsoft, que deu um passo, além capturando o movimento do corpo inteiro do jogador através de uma câmera equipada com diversos sensores, como proximidade, temperatura e até de batimento cardíaco.

Entretanto, o acessório foi sendo deixado de lado e hoje em dia é quase uma peça de museu.
O Kinect é uma das criações mais impressionantes do mundo da tecnologia. Com um custo relativamente baixo, o acessório permitiu que detecção de movimentos e voz fossem implementados nos videogames, fazendo com que os jogadores usassem seus corpos no lugar de controles. Além disso, o aparelho ajudou a Microsoft a se diferenciar da concorrência - a Sony, por exemplo, decidiu criar o PS Move, controle extremamente parecido com o Wii Remote, da Nintendo.

A primeira versão da câmera foi lançada em novembro de 2010 para o Xbox 360. Segundo a Microsoft, mais de 24 milhões de unidades foram vendidas do aparelho, número considerado um sucesso estrondoso para um acessório de videogame. Em contrapartida, a versão do Xbox One não chegou a 5 milhões de unidades vendidas, de acordo com o último relatório fiscal da Microsoft em que o acessório foi listado, em maio de 2015.

Por um tempo a criadora do Windows tentou incentivar a produção de jogos e aplicativos para o Kinect. Games como "Battlefield 4", "Dragon Age: Inquisition" e "Kinect Sports Rivals" usavam o aparelho para coisas como reconhecimento de fala e movimentos. No mundo dos computadores, o acessório também já foi usado em aplicações médicas, como forma de terapia para o mal de Alzheimer e até a Nasa utiliza o aparelho em um experimento espacial em conjunto com o Oculus Rift,

Mas isso foi mudando, principalmente com a chegada da versão atualizada da câmera, incluída no pacote inicial do Xbox One. No início da atual geração de videogames, todos os consoles vinham com um Kinect em sua caixa o que, em teoria, seria ótimo, pois todos os donos do videogame iriam ter o acessório e tornaria viável a criação de conteúdos exclusivos para o Xone.

Só que, ao mesmo tempo, a câmera encarecia o pacote do Xbox One e deixava o videogame muito mais caro que seu concorrente, o PlayStation 4, que também tem uma câmera, opcional e bem mais simples, longe de qualquer comparação com a tecnologia do Kinect. No lançamento dos aparelhos, no final de 2013, o Xbox One com Kinect era vendido por US$ 499 enquanto o PS4 chegava às lojas por US$ 399.

Foi então que, na tentativa de alcançar as vendas do PS4, a Microsoft retirou o Kinect da caixa do Xbox One e cortou o preço do console para US$ 399. A medida alavancou as vendas do videogame, mas também deu sinal verde para as produtoras de jogos deixarem o acessório de lado.

Os primeiros sinais de que o acessório foi colocado para escanteio foram sentidos já na E3 de 2015, quando nenhum título foi anunciado e a câmera até deixou de ser mostrada nas imagens de divulgação Microsoft. Mesmo assim, a empresa afirmava que estava produzindo jogos para o acessório – algo que até hoje não se confirmou.

Para não falar que o Kinect foi completamente esquecido, recentemente foi anunciado "Kung-Fu", um jogo que está em desenvolvimento pelo estúdio Virtual Air Guitar Company. Antes dele, "Just Dance 2016", lançado em outubro do ano passado.
E a culpa não é só da falta de interesse das produtoras, pois até mesmo o kit de desenvolvimento do Kinect não é atualizado desde outubro de 2014. Com isso, os desenvolvedores de jogos e aplicativos não possuem ferramentas otimizadas para criar conteúdo para a câmera.

O descaso com o aparelho é tanto que, em novembro do ano passado, o Xbox One deixou de reconhecer comandos por movimentos. Segundo Mike Ybarra, diretor de plataforma de jogos Xbox e Windows da Microsoft, "[o uso de] gestos, na realidade era muito, muito pouco usado. Por enquanto, nós os cortamos da Nova Experiência do Xbox One", disse ele na ocasião.

Em resumo, com 23 milhões de Kinects de Xbox 360 vendidos e pelo menos 5 milhões na versão do Xbox One, fica claro que esse acessório foi deixado de lado. Talvez os esforços da Microsoft tenham mudado de foco, como o desenvolvimento do HoloLens, os óculos de realidade aumentada mostrados na E3 do ano passado. Ou pode ser que realmente a empresa de Bill Gates tenha mesmo alguns jogos para serem revelados na E3 2016. Por ora, o jeito é esperar.

E ai concordam ?
 
Última edição:

Mr. Spectro

Jogador
Março 18, 2009
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Na minha opinião, o Kinect acabou sendo mais usado pra pesquisas (de qualquer ramo) em universidades auxiliando em projetos. Nas jogatinas em nossas casas mesmo, eu só vejo futuro em jogos de danças...
 

xJohnKennedy

Guerreiro
Dezembro 31, 2015
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Goiás
Assim como controles com sensor de movimento, Kinect e PSMove não emplacam mais. E não é por nada não mais isso de realidade virtual não me parece que irá ditar os rumos daqui pra frente também não.
 

User 1422

Guerreiro
Março 19, 2009
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11,403
Apesar do sensacionalismo tradicional dos títulos do UOL Jogos, eles não deixam de ter certa razão. Para todos os efeitos, o Kinect morreu, mas eu não acho que ele tenha sido um fracasso completo.

Os controles por movimento foram uma onda que veio e já foi embora. Seus efeitos foram mais sutis do que muita gente esperava.
Aí, é uma questão de perspectiva.

Uma das premissas do marketing do Kinect era diminuir barreiras entre o jogador e o jogo. Eu acho que ele conseguiu.
Eu presenciei meu sobrinho, que tem deficiência física e anda com um andador, descer um rio bravo. Se você perguntar pra ele, o Kinect é o melhor acessório do mundo. Eu, meus familiares e amigos rebolamos em disputas de Dance Central durante festas em casa. Se você perguntar pra galera, o Kinect é um sucesso. Eu vi meu sogro, que é um senhor morador do campo, cortar frutas voadoras com as mãos. Graças ao Kinect, o preconceito que ele tinha com games diminui bastante. Então, eu entendo que ele conseguiu derrubar algumas barreiras.

Como acessório para games hardcore, ele foi um fracasso.
Não só ele como a onda dos controles por movimento passou... mas deixou suas marcas.

A onde atual de VR ainda carrega um pouco deles.
O HTC Vive tem dois sensores que detectam o espaço e o movimentos, junto com dois controles móveis para as mãos, além do óculos.
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O PS VR utiliza o PS Move como auxiliar para detectar os movimentos das mãos.
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Então, a onda dos controles por movimento passou, mas causou mudanças. Para muitas pessoas não-gamers, o Kinect foi revolucionário. E os controles por movimento de modo geral, estão sendo aproveitados na onda atual do VR.

O problema é que muita gente achou que o Kinect seria uma mudança geral e duradoura de paradigma, o que não ocorreu.

É difícil fazer essas previsões, mas talvez se a MS estivesse embarcando no VR, o Kinect seria parte integrante dessa estratégia, mas ela optou pelo Hololens. Quem sabe ela esteja certa...
 
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Aelurio

Guerreiro
Julho 21, 2015
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BRAZIL
O meu xone veio com kinect só pq minha esposa disse que queria para seus jogos de dança, hoje quase um ano depois, comprei uns 4 jogos para ela e ela só jogou umas 4 vezes e largou. Até tirei o kinect e guardei. :( Era melhor investir em jogos ou hd externo.

Psn: aelurio1980 Live: aelurio80 Steam: Aelurio
 

Genaro

Novato
Julho 25, 2012
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O kinect morreu mesmo, ainda bem. Pra Microsoft aprender a não ficar gastando milhões no desenvolvimento desses gimmicks sem graça. Pelo menos ela foi honesta em deixar de entubar a venda dele, ao contrário da Sony que vão entubar de novo o move no VR.
 
Fevereiro 2, 2013
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Desde quando o kinect saiu era óbvio que ele só ia ser excelente para jogo de dança. De resto meh. O wii mote ainda era um bastão, que podia ser usado com "espada", raquete, bastão de baseball", bola de boliche" e etc. Fora que você ainda tinha o nunchuk para jogos que era necessário andar e etc. O kinect vc não tinha nada não mão. Ninguém ia pegar uma arminha de plástico ou um cabo de vassoura para fingir que era arma. Nao dava pra jogar nada que tivesse que andar. Aonde isso ia dar?

A tecnólogia é bem legal e tals, mas, era óbvio desde o inicio que não ia ter jogo algum profundo em um periférico que apenas capta os movimentos do seu corpo com todas as suas restrições.
 
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JBFM

Guerreiro
Setembro 22, 2014
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Utilizo diariamente as funções de voz e gosto muito. É possível fazer print, gravação de vídeos sem parar o jogo (alias usar o chroma key na edição de vídeos pelo upload Studio, um diferencial para quem publica vídeos no youtube), utilizar com o Netflix, Plex, Media Player, abas do Xbox One, controlar funções da tv e tv por assinatura. (desligar todos aparelhos com um único comando de voz)

É útil mas foi pouco aproveitando pelas produtoras dentro das possibilidades do Kinect nos jogos. Já li que esses acessórios dependem do interesse das produtoras de jogos. O mesmo acontecerá com esses óculos de realidade virtual, será apenas um modismo se as produtoras dos jogos não investirem pra valer.
 

creator

Jogador
Janeiro 7, 2007
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Em casa não virou peça de museu, pois eu ainda o utilizo na maioria das vezes em que jogo. Mas,quanto a MS, essa sim o esqueceu quase por completo.
 

psicojg

Novato
Abril 11, 2014
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Brasil, Brasília - DF
eu ainda uso bastante o Kinect com os comandos de voz, na verdade isso aki é padrão pois só aumento volume da TV e desligo ela pelo comando de voz, bem mais pratico q procurar pelos controles contudo reconheço q tem um tempo q ñ jogo nada com uso dele e tb percebo o descaso, infelizmente o Xbox One precisa de um game de peso q usasse o kinect mas esse nunca veio e mesmo q venha por agora já é muito tarde, só espero q os comandos de voz ao menos continuem funcionando por um longo tempo e q ao adicionar a Cortana traga mais novidades.
A mídia vez é outra abre a boca para lembrar q o Kinect morreu mas o curioso q isso já tem um tempo e sem duvida dos controles de movimento ele é o melhor sucedido, ele esta sim morrendo mas bem mais lento q os da concorrência q nem velório teve, alias se formos comparar o do PS Move morreu ainda no PS3 e me pergunto quem preferiu comprar um Wii Mote para o Wii U no lugar de um controle clássico.
Para mim o kinect tem uma tecnologia revolucionária e assim como vários outros acessórios do passado espero q um dia ele ressuscite.
 

jairopicanco

Guerreiro
Junho 27, 2015
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Manaus
É evidente que o Kinect foi um sucesso para a Microsoft, os resultados falam por si. Fracasso? Onde?
Teve seu auge, mas como o ciclo de qualquer produto, ao que tudo indica, ele chega ao seu fim, junto com o interesse por sensores de movimento.
Talvez poderiam te-lo usado melhor nos games e tal, mas no geral diria que cumpriu bem seu papel.
 

IronLexPM

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PXB Gold
Dezembro 10, 2014
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Barbacena
Já nasceu morto. É o tipo de coisa que todo mundo pira no começo, mas 10 minutos depois ta perguntando onde está o controle.

Não adianta, nada substitui o bom é velho controle.
 

ShAw RPG

Guerreiro
Setembro 17, 2009
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Osasco
Realmente o Kinect nao deu muito certo. os proximos/as invenções fadadas ao mesmo fracassos sao esses óculos de realidade virtual.
 

HenriquePerche

Guerreiro
Janeiro 12, 2016
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Ribeirão Preto
O HoloLens não será preciso ter um Kinect para utilizá-lo?
Se sim, seria uma maneira das pessoas voltarem a utilizar o Kinect que fica parado, ou então de outras que comprarão o óculos ter que comprar a câmera...

Eu confesso que mesmo sabendo que o Kinect tá morto e enterrado a mais de meses tô procurando um usado pra comprar.
 

Aelurio

Guerreiro
Julho 21, 2015
1,081
776
BRAZIL
O meu eu guardei pq de um tempo para cá, estava ouvindo qualquer barulho e já queria abrir apps, jogos, tirar Print, etc, ai encheu o saco e guardei ele.
Psn: aelurio1980 Live: aelurio80 Steam: Aelurio
 

SOL1D SNAKE br

Guerreiro
Abril 3, 2016
396
230
Natal
O meu xone veio com kinect só pq minha esposa disse que queria para seus jogos de dança, hoje quase um ano depois, comprei uns 4 jogos para ela e ela só jogou umas 4 vezes e largou. Até tirei o kinect e guardei. :( Era melhor investir em jogos ou hd externo.

Psn: aelurio1980 Live: aelurio80 Steam: Aelurio
Same here. Vendi meu kinect na semana passada!
 

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