Lembra da época em que você estava animado com a possibilidade de assistir conteúdo especificamente criado para desfrutar no seu Xbox One novinho, um mundo novo e sem fronteiras, com promessas de novas séries e filmes feitos especialmente para você? Pois é, vai ficar só no sonho mesmo, pois a Microsoft anunciou agora a pouco que irá fechar o Xbox Entertainment Studios, o seu ramo interno dedicado à produção de programação original para a marca Xbox. A notícia foi revelada pelos sites Recode, The Verge e confirmada pela Game Informer. A nova divisão ficou pouco mais de 1 ano em operação e produziu apenas uma única série até hoje - um documentário sobre futebol chamado "Every Street United".
Depois da Sony enxugar sua estrutura, chegou a vez da Microsoft, e o encerramento da área de entretenimento do Xbox, que empregava por volta de 200 pessoas, vêm como parte de demissões em massa que o CEO da Microsoft - Satya Nadella - anunciou esta manhã. Até 18 mil funcionários da Microsoft vão perder seus empregos ao longo do próximo ano. Cerca de 12.500 dessas demissões virão na divisão de dispositivos e serviços Nokia, smartphones e tablets. Nadella expressou forte apoio para a divisão Xbox da Microsoft em um e-mail na semana passada, mas com foco apenas em hardware e tecnologia, e não fez nenhuma menção sobre o agora extinto Xbox Entertainment Studios.
Em um e-mail para a equipe da divisão Xbox, Phil Spencer diz que, como parte da reestruturação da Microsoft, alguns funcionários e áreas dentro da divisão Xbox "serão realocados ou fechados para aumentar o foco da divisão como um todo." Isso inclui o fim do Xbox Entertainment Studios "nos próximos meses", de acordo com Spencer.
Esse é essencialmente o fim da tentativa da Microsoft de ganhar a televisão. Spencer, entretanto, afirmou que a produção continuará em alguns programas que já começaram a filmar: um documentário "Signal to Noise" sobre as fitas de Atari enterradas no Novo México, uma minissérie de Ridley Scott sobre Halo intitulada "Nightfall" e outra minissérie no universo de Halo produzida por Steven Spielberg. O fechamento não afetará a produção de sequências de live action em jogos, como o seriado "jogável" de Quantum Break.
Fundada em Santa Monica na Califórnia, a antiga divisão foi construída para desenvolver scripts, reality shows e programação interativa para a divisão Xbox da Microsoft. O conteúdo produzido pelo Xbox Entertainment Studios, que seria lançado exclusivamente na Xbox Live, era para solidificar o passo da Microsoft para solidificar o Xbox One como o "sistema de jogos e entretenimento All-in-one" no centro da sua sala de estar.
Citando várias fontes, o site Recode relata queo Xbox Entertainment Studios já era uma divisão muito "desorganizada" desde o início e nunca teve um plano de negócios forte, fatores que assustaram vários parceiros potenciais do estúdio.
Fonte: http://www.polygon.com/2014/7/17/59...ox-entertainment-studios-original-programming
http://www.gameinformer.com/b/news/...duce-xbox-studios-television-programming.aspx
Última edição: