É o resultado de anos e anos de promessas que saem da boca de executivos que vestem camisetas de jogos e postam emojis no Twitter para parecerem acessíveis e legais, mas que contrastam com a realidade das entregas que eles têm feito nos últimos anos, que estão aquém da expectativa geral do público (generalizando) e também da própria empresa e diretores da marca. Aquela brincadeira de "ano que vem é o ano do
Xbox" não se criou sozinha, foi fruto sim de expectativas frustradas constantemente, seja por quem esperava mais e melhores entregas para si, seja para quem estava ansioso por isso pra poder contar vantagem em cima do amiguinho de camiseta azul, mas via o tão esperado sucesso estrondoso ficando para 2019, 2020, 2021, 2022, 2023, 2024...
A Microsoft condicionou os fãs de
Xbox a serem céticos, porque a empresa promete mundos e fundos mas não consegue executar, fala uma coisa e faz outra, aí o fã vai se decepcionando ou cria uma casca, engole o choro e dá de ombros para o presente, olhando para o futuro porque o futuro não é duro como a realidade, o futuro é sempre brilhante e colorido onde tudo vai dar certo, basta acreditar.
Comprar a Bethesda era um projeto para criar grandes exclusivos para o
Xbox e o que temos dessa brincadeira de $7,5 bilhões pode chegar ao fim com 3 (três) jogos como resultado: Hi-Fi Rush, Redfall e Starfield. Todos esses jogos já estavam em desenvolvimento quando a ZeniMax foi comprada, um desses jogos nem exclusivo é mais, um foi uma bomba completa e dois estúdios que fizeram esses jogos até já foram fechados. Ou seja, não tem nenhum projeto 100% criado nos tempos de Microsoft aí. Olhando para frente, tudo indica que Doom será multiplataforma, Indiana Jones existem rumores e Blade foi apresentado sem nenhuma menção a qualquer plataforma (cada um tira o que quiser daqui). Ou seja, Arkane Lyon, id ou Machine, três dos principais estúdios do grupo, possivelmente não terão sequer uma chance de lançar algo exclusivo do
Xbox pra tentar fortalecer o console - e a compra foi concluída há pouco mais de três anos (o equivalente a metade do ciclo de desenvolvimento de um AAA).
E isso é um exemplo recente. Não sei qual a tua idade, mas quem já está há mais tempo nessa brincadeira toda já viu a Microsoft cancelando projetos promissores, fechando estúdios bem vistos na indústria e dando sinais de uma certa pressa por resultados que nem sempre é possível nesse mercado, como bem explicou o Jez Corden em um
artigo no Windows Central. Aí, a gente olha para Hi-Fi Rush, um jogo que alcançou sucesso em todas as métricas (a não ser que a empresa tenha mentido), foi bem recebido de forma crítica e o estúdio foi fechado mesmo assim porque ia demorar para lançar o próximo jogo, depois olha para o desempenho atual de Hellblade 2 e não tem como não dar um frio na espinha de que a Ninja Theory pode ser a próxima, ou qualquer outro estúdio que não consiga gerar grandes retornos financeiros - o que, olhando as condições atuais de mercado do
Xbox (base instalada menor, grande público consumidor já dentro do
Game Pass e não precisa pagar a mais para jogar os first party), parece bastante desafiador.
Essa pessoa aqui falou muita coisa sobre o
Xbox no início do ano (15 de janeiro) e, até o momento, vem acertando:
- Anúncio dos planos multiplataforma no mês seguinte (fevereiro), com o Xbox Business Update dia 15/02 (acertou);
- Mais jogos third party em desenvolvimento, inclusive com jogos originalmente criados como exclusivos mudando para multiplataforma (rumor, com fumaça saindo da id e Machine, com matérias afirmando que o Xbox não tem mais uma "linha vermelha" que não se pode cruzar);
- Conversas com empresas para criarem suas versões do Xbox, algo que o Windows Central reportou recencemente também (rumor que outras fontes estão reforçando também);
- Novo jogo da ID multiplataforma (rumor, com outros veículos de imprensa afirmando a mesma coisa);
- Jogos da Bethesda que ainda eram exclusivos também viraram multi - sem confirmação, mas né, tudo aponta pra isso (rumor, tem que ver quais os planos para Blade, Doom, Indiana e o que mais estiver sendo feito por lá);
- Flight Simulator 24 multiplataforma, também sem confirmação, mas pelo histórico da pessoa... (rumor, nesse o cara tá sozinho, mas já comentamos que é um jogo muito nichado e que não tem concorrente no mercado, esse se beneficiaria muito de um lançamento no PS5);
- Indiana Jones com mocap do Harrison Ford mas com voz do Troy Baker e combate em 1ª pessoa (acertou).
É óbvio que, chegando mais perto do evento, esse sentimento de desconfiança passa e, seja por vazamentos, seja pela empolgação dos amigos ou da nossa própria, vamos assistir a tudo de cabeça aberta, olhando principalmente para os jogos que estão por vir (afinal, muitos somos assinantes e já "temos" esses jogos garantidos) e torcendo para a visão da marca dar certo e render bons frutos - porque a gente se importa com esse lado também, quem está em um fórum de marca geralmente gosta e quer ver o melhor para essa marca, e a visão do que é "melhor" pode ser bem diferente de pessoa pra pessoa. Pensa naquela frase de Fallout, "todo mundo quer salvar o mundo, a gente só discorda no 'como'".
Mas é um "chegando perto" bem mais perto mesmo, coisa de alguns dias antes. Até lá, vamos vivendo da maneira que a empresa acostumou, com a guarda alta pra não ser pego de surpresa.