Prezados,
Não participo tão ativamente quanto gostaria, mas sempre que posso sigo o fórum e compartilho muito das opiniões apresentadas pelos colegas nos vários tópicos de discussões.
Confesso que não sou um jogador assíduo, mas gosto de discutir sobre a temática de games.
Vi a grande expectativa gerada pelo jogo Project Cars, eu mesmo acabei me rendendo a ele e por consequência, analiso as informações repassadas pelo fórum quase que diariamente. Gosto dos comparativos entre as plataformas, mas pra mim a escolha do console é pessoal e leva diversos fatores antes de bater o martelo.
Vou dar minha opinião apenas como participante do debate, pois acho interessante essa troca de ideias. Relatarei sobre tudo a diferença entre o console da Microsoft x Sony, acredito que de uma forma geral os PC´s levam certa vantagem por ser mais fácil o upgrade e investimentos em componentes e acessórios...Enfim, vamos lá.
O filtro Anti Aliasing, na minha opinião, é o mais importante. Está patente que os serrilhados estão mais presentes no console da MS, mas nada que desabone o resultado final do game. Cabe lembrar que em comparação entre o XOne e o PS4, a presença de “fantasmas” ou borrões dos elementos de cena do PS4 são tão inconvenientes quanto a aplicação do filtro no XOne.
Tanto o efeito Bloom de Luz e a Luz Crepuscular, na minha visão leiga, em nada diferem entre as plataformas mencionadas. Imagine se estes efeitos de CG interfeririam durante a dinâmica da corrida?....
Sobre o ambiente em geral, novamente acredito haver um empate técnico entre os consoles; o da MS apresentando a falta de filtro nos elementos de primeiro plano e o da Sony sofrendo com os borrões. O que mais me chamou a atenção foi o detalhe do reflexo do relevo nos veículos, neste caso só pontuaria pra versão do jogo no PC, porém talvez insignificante na corrida em si.
Os detalhes de grama... acho engraçado esse assunto, parece que a grama virou um karma pro XOne, não entendo o grau de importância desse elemento, mas deve ter algum pois diversos jogadores comentam em jogos. No geral, o cenário do PS4 apresentado no vídeo para evidenciar a grama me agradou mais, entretanto no XOne a grama me parece um pouco mais nítida e bem definida.
Comentar sobre Particles e Reflections... pra mim mais um empate com leve vantagem para o PS4 neste último quesito.
Shadows (efeito de sombras) e Sun Flare são detalhes para dar mais realismo ao jogo e em todas as plataformas cumpriram bem os papeis. (PONTO)
Nas texturas, pelos elementos de cena, vantagem (mínima) para o XOne, em contra ponto, os detalhes do veículo se sobressaem melhores no PS4 (um adendo, a versão do PC neste quesito achei fraca).
No geral e observando o vídeo IN GAME, não me decepcionei com a versão do XOne conforme colocaram aqui, acredito até ser bem parelha com a versão lançada pra PS4. Não consegui localizar nenhuma informação sobre a utilização da DX12, igual comentaram no tópico e sinto que mesmo com o tempo, as empresas ainda sofrem com a programação/otimização dos games para o XOne.
Deixo claro que relatei apenas a minha opinião, peço desculpas pelo extenso texto, mas já que não participei anteriormente, compenso agora...rsrs
Forte abraço e bons jogos.