[Análise] Rare Replay.

Burga

Guerreiro
Junho 5, 2006
9,277
4,553


Complicado fazer uma análise de Rare Replay. São 30 anos compilados em alguns jogos desenvolvidos pela Rare que foram inclusos no pacote, então a estrutura geral que eu sigo não caberia muito para esse título. Sinceramente não vejo propósito em analisar gráfico e som de Solar Jetman ou de Underwurlde, ambos jogos que já podem encher a cara e comprar um maço de cigarros.

Não, desta vez farei uma análise diferente, sobre o propósito dessa coleção e da execução desse propósito.

E afinal, o que é Rare Replay? Colocando de uma forma extremamente bruta, é uma coletânea de jogos que a imensa maioria dos jogadores nem lembra mais, ou que não daria a mínima atenção de qualquer forma, mesmo quem diz que Banjo Kazooie é o melhor jogo de plataforma do universo mas não suporta mais ficar errando o último pulo pra pegar mais uma peça do quebra cabeça. De uma forma mais sutil, Rare Replay define um novo patamar que coletâneas, remakes e afins devem se espelhar.

30 games, 30 bucks.

Estão disponíveis, por ordem de lançamento:
Jetpac; Lunar Jetman; Atic Atac; Sabre Wulf; Underwurlde; Knight Lore; Gunfright; Slalom; R.C. Pro Am; Cobra Triangle; Snake Rattle n Roll; Solar Jetman; Digger T. Rock; Battletoads; R.C. Pro Am 2; Battletoads Arcade; Killer Instinct Gold; Blast Corps; Banjo Kazooie; Jet Force Gemini; Perfect Dark; Banjo Tooie; Conker’s Bad Fur Day; Grabbed by the Ghoulies; Kameo; Perfect Dark Zero; Viva Piñata; Jetpac Refuelled; Viva Piñata TiP; Banjo Kazooie N&B.

Alguns jogos da coleção rodam por retrocompatibilidade pelo Xbox 360. Para os caçadores de conquistas, apesar de ser anunciado como tendo 10.000GS, os jogos para Xbox 360 não são cumulativos. Se você já fez as conquistas anteriormente, elas vão aparecer como já concluídas.

Conteúdo.

Aqui Rare Replay passa a ganhar importância e relevância dentro de nossa geração recheada de remakes e remaster. Os jogos mais antigos não apenas estão presentes, além de sua jogabilidade tradicional, o botão LT no controle tem uma excelente função de voltar alguns segundos no jogo. Quem não quiser utilizar, a maioria dos jogos tem um cheat embutido de vidas infinitas. Para quem quiser pular ambos, ainda tem slots para salvar os jogos de forma imediata.

Para os barbudos e barrigudos que já estão fazendo as contas para a aposentadoria, o botão de retroceder e as vidas infinitas pode ser um sacrilégio, mas é uma forma singela da Rare deixar claro que a intenção é que os jogos sejam aproveitados por todos. E confessem, talvez 1% de nós conseguiria terminar Battletoads sem essas facilidades, e mesmo assim só depois de passar uma quantidade pornográfica de tempo para praticar e treinar.

Para os jogos mais antigos, recomendo fortemente utilizar o filtro de tela, que deixa um aspecto das antigas TVs. Sim, geração leite com pera, antigamente TV 3D era a TV que tinha mais profundidade do que largura.

Não apenas os jogos mais antigos foram beneficiados, como Jet Force Gemini também foi muito beneficiado na jogabilidade. Para quem não lembra ou não era nascido na época, houve um tempo em que os controles tinham apenas um direcional analógico! E Jet Force Gemini para Nintendo 64 tinha essa limitação. Isso foi prontamente reproduzido no lançamento de Rare Replay e o resultado foi injogável por alguns dias. Depois de uma atualização foi adicionado um esquema de controle mais moderno para o jogo, que ainda é diferente do que estamos habituados nos últimos 15 anos, mas funciona bem para o jogo.

Os jogos que já haviam sido convertidos para Xbox 360 não tiveram adições ou alterações a sua jogabilidade. Os jogos são tratados de maneira individual, e você pode até entrar nesses jogos sem iniciar o Rare Replay antes. Instalação e execução independentes.

Voltando aos jogos mais antigos da coleção, agora temos os snapshots, uma série de desafios específicos para cada jogo. Uma ideia muito legal, mas de execução extremamente simplista nesse primeiro momento. Algumas são bem legais, outras maçantes, mas de qualquer forma espero que nas atualizações do Rare Replay sejam adicionados mais desafios Snapshots para todos os jogos.

Ao completar esses desafios de snapshots e as conquistas, você vai desbloqueando tickets que aumentam o seu nível dentro do Rare Replay. Esses tickets liberam vídeos com documentários, jogos que foram cancelados durante o desenvolvimento, como foi o desenvolvimento desses jogos e o desenvolvimento do Rare Replay em si. Tudo muito, muito bem feito, muito bem produzido. Empregados atuais, empregados que já não fazem mais parte do quadro da Rare, todos participam para falar dos jogos em que trabalharam, com histórias e causos dos bastidores do desenvolvimento da empresa. O que eu achei mais legal é que realmente parece que não há marketing nesse conteúdo, citam sem medo outros consoles, computadores, bugs e coisas legais que eles conseguiam fazer na época. Obviamente não desbloqueei todos os vídeos ainda, mas parece que há mais de 4 horas de documentários incluso. Nada mal.

E os jogos?

Sem delongas aqui, alguns jogos são uma bosta. Eram uma bosta no lançamento e continuam bosta hoje. Outros permanecem estranhamente atuais e outros tantos envelheceram mal, mas ainda tem o seu valor. Mas isso é questão de opinião, particular a cada jogo. Você pode não gostar de Banjo Kazooie e o seu colega de trabalho sacrificaria uma ninhada de filhotes pra salvar um cartucho do jogo. Se perguntarem a minha sincera opinião, a imensa maioria dos jogadores pouco vai ligar para os jogos anteriores ao N64, no máximo vão entrar uma vez ou talvez para pegar as conquistas.

Recomenda?

Sim. Preço bom, jogos bons, conteúdo de primeiríssima linha.

Veredito.
08/10.


Como eu comecei o texto, Rare Replay é uma lufada de dignidade na nossa geração de remasters. O trabalho e dedicação são notáveis quando você está jogando, de uma forma que as outras desenvolvedoras vão ter de trabalhar muito para não passar vergonha. Esse é o real propósito do jogo, e a execução foi precisa.

Depois de sermos vítimas de cretinices como Prototype e Prototype 2, Rare Replay é o novo patamar, virou o The Witcher 3 para os remasters e coletâneas.

Além disso, eu demorei mais de 20 anos pra terminar Battletoads, e consegui na semana passada. Valeu Rare Replay, agora me reembolsem os controles do Phantom System que voaram pela janela.
 

leoharth

Guerreiro
Novembro 10, 2005
2,610
1,583
Massa Burga. Você testou o Conker? Tá a versão do Nintendo ou a do Xbox Caixão? Joguei no caixão e curti muito.
 
  • Curtir
Reações: Burga

Spartan776

Velho Sumido
Janeiro 30, 2014
1,263
926
Belo Horizonte
Pra mim, Rare Replay vale somente por um jogo: Blast Corps!
images
 
  • Curtir
Reações: Burga

Ash84

Guerreiro
Agosto 26, 2014
2,982
2,237
"Sem delongas aqui, alguns jogos são uma bosta. Eram uma bosta no lançamento e continuam bosta hoje."
Precisava dessa sinceridade.. ufa!
Achei o preço nada justo pelo que é, mas é aquela opinião a ser relevada por fãs com salários maiores.
 

Burga

Guerreiro
Junho 5, 2006
9,277
4,553
Eu compraria se tivesse DK... Na vdd não conheço nenhum desses outros jogos kkkkkk um ultraje, eu sei
Vale a pena para quem tem curiosidade nos jogos mais antigos da Rare, mas como disse na análise, nem todos os jogos são bons ou envelheceram bem, principalmente os mais antigos. Mas pelo conjunto e esmero na apresentação, vale sim a pena.
 

freedowsRoO

Guerreiro
PXB Gold
Janeiro 7, 2010
3,760
4,185
Rondonópolis - MT
Essas coisas antigas não me atrai mais, foi bom naquela época, Como nosso amigo falou: "Está com saudade baixa no emulador", e tem mais pelo conjunto da obra se fosse uns 30 reais estava bem pago!
 
PS: Alguém ai já comprou mais de um jogo alguma vez no Walmart? Peguei o Rare replay + Destiny. Consta no site como recebido, porém só chegou o Destiny (que inclusive vou trocar pelo Sunset Overdrive). O jogo que realmente estava esperando que chegasse logo simplesmente não chegou! Eles enviam um por vez?!

Eu nunca comprei no Walmart pelo que me lembre, mas já comprei na Americanas, inclusive o meu One foi comprado lá e comprei o Sunset Overdrive junto, eles cobraram um frete só (que no caso foi grátis), mas enfim, enviaram os itens separados, ironicamente recebi o console primeiro, mas eles avisaram que fariam assim. Dá uma olhada no site, naquela parte que mostra seus últimos pedidos, pode ser que tenha os prazos lá e tal.
 

Ale Rangel

Bon Vivant desde 2007
PXB Gold
Março 14, 2007
2,008
1,061
São Paulo
Excelente análise Burga , meu amigo que compartilho os jogos no One comprou o Rare Replay e me recomendou , mas fiquei com um pé atrás.
Acho que vale sim pela nostalgia e as conquistas , mas que fizeram um bom trabalho com essa coletânea ...ahh isso fizeram sim.
 
  • Curtir
Reações: jcNogueira

Sobre o PXB

  • Desde 2005 nossa comunidade se orgulha de oferecer discussões inteligentes e críticas sobre a plataforma Xbox. Estamos trabalhando todos os dias para garantir que nossa comunidade seja uma das melhores.

Sobre a Comunidade

  • As opiniões expressas neste neste site são da inteira responsabilidade dos autores. Microsoft, Xbox, Xbox Live, os logotipos do Xbox e/ou outros produtos da Microsoft mencionados neste site são marcas comerciais ou registradas da Microsoft Corporation.

Assinatura PXB Gold

+ Navegação sem publicidade

+ Upload de imagens nas postagens do fórum

+ Títulos de avatar personalizados.

 

Assinar com PayPal PagSeguro (cartão ou boleto)