Para conhecimento de todos, o regulamento que será oficializado essa semana é este:
A parte de regulamento geral não está aberta à discussão.
O regulamento específico da copa de acesso está aberto a sugestões e observações até que se torne oficial nessa sexta-feira, portanto, se alguém quer, a hora de comentar e criticar agora, não depois.
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REGULAMENTOS FORZA CUPS
REGULAMENTO GERAL
1. É obrigatória a leitura, entendimento e aceitação do regulamento geral para participação em qualquer evento Forza Cups. Ao se inscrever em um evento Forza Cups, o participante está oficializando que aceitou o regulamento. Argumentações ou defesas citando ou demonstrando o não conhecimento do regulamento serão passíveis de orientação, advertência, punição ou banimento. O desconhecimento do regulamento não configura razão para alteração ou cancelamento de qualquer decisão da organização ou das comissões julgadoras.
2. Forza Cups é um grupo informal sem fins lucrativos. A participação ou colaboração em eventos organizados pela Forza Cups não cria vínculo trabalhista, jurídico, financeiro ou de qualquer outra espécie entre participantes e/ou organizadores. A participação a qualquer momento também não garante participação em eventos futuros.
3. Forza Cups se reserva o direito de negar participação a qualquer um, a qualquer momento, sem que seja necessária divulgação, explicação ou debate dos motivos da negativa. Da mesma forma, Forza Cups se reserva o direito de banir qualquer participante, a qualquer momento, nos mesmos termos da negativa. O banimento em um campeonato da Forza Cups implicará na exclusão do competidor de todos os outros eventos onde esteja participando, bem como de eventos futuros.
4. O regulamento geral é superior ao regulamento específico de cada evento. Os participantes poderão solicitar mudanças nos regulamentos específicos desde que não sejam durante temporadas em andamento. Os participantes não terão em momento algum a oportunidade de alterar o regulamento geral, prerrogativa exclusiva da organização.
5. Fica exclusivamente restrito ao fundador do grupo Forza Cups e aos indicados por ele (moderadores) aplicar as normas do regulamento geral. O fundador poderá suspender indicações ou alterar decisões de indicados a qualquer momento. Os regulamentos específicos de cada evento deverão ser aplicados com igualdade competitiva por todos e a todos os participantes, inclusive moderadores e fundador, quando participantes, na forma como são previstas suas aplicações.
6. Será sempre obrigatória a adequação mecânica e visual do carro do participante às regras específicas de cada evento, sendo a não conformidade com este item motivo para advertência, punição, desclassificação ou banimento.
7. Será sempre obrigatória a cordialidade pessoal de todos e entre todos, sendo a não conformidade com este item motivo para desclassificação ou banimento.
8. As decisões, punições, desclassificações e banimentos aplicados pela organização da Forza Cups não devem ser criticadas e contestadas de maneira pública (por exemplo, nos fóruns e nos grupos whatsapp), o participante que violar esta regra também estará sujeito à avaliação de conduta conforme item sete deste regulamento.
9. Itens não previstos serão decididos pela Forza Cups da forma que a organização entender melhor.
REGULAMENTO ESPECÍFICO COPA DE ACESSO
10. É obrigatória a leitura, entendimento e aceitação do regulamento da copa de acesso para participação nas copas de acesso e nas copas de elite, nos mesmos termos de aceitação do regulamento geral.
11. A copa de acesso terá inscrição livre através de contato com a organização, a qualquer momento, sem troca de valores financeiros. Os eventos são gratuitos. Não existe premiação.
12. A inscrição não obriga participação. Inscritos com pontuação final igual a zero serão cortados da tabela final.
13. As corridas serão marcadas com antecedência mínima de 48 horas e amplamente divulgadas nos canais costumeiros à organização.
14. Temporadas: Cada temporada será composta de 12 etapas. Em cada etapa deverá ser utilizada uma pista diferente a serem definidas antes da primeira etapa pelo grupo participante, sem repetição de pista dentro da temporada, mas podendo existir repetição de ambiente com diferenças de traçado, horário, condições climáticas ou inversão de sentido. Em cada temporada deverá acontecer um mínimo de duas corridas na chuva e uma noturna. A ordem pré-definida das etapas deve ser respeitada.
15. Etapas: Cada etapa será composta de duas baterias (B1 e B2) de no mínimo 70 km cada, sendo sempre utilizada para calcular o número de voltas a divisão de 70 km pelo comprimento da pista arredondando pra cima qualquer fração. Cada etapa terá um qualify (Q) em três voltas realizado antes da B1. A largada da B2 será definida pela melhor volta da B1, automaticamente. Quando houver mais de 24 participantes para uma etapa, o grupo deverá ser dividido por tantos lobbys quantos necessários e cada lobby deverá conduzir uma pré-qualificação. Os 24 melhores tempos das pré-qualificações formarão novo lobby e qualify para a corrida.
16. Calendário e grid mínimo: Cada copa seguirá calendário próprio, respeitando antecedência mínima de 48 horas para divulgação de datas e horários das etapas. O grid mínimo na copa de acesso será de oito corredores. Na copa de acesso serão realizadas no máximo duas etapas por semana. Sempre que o máximo de duas corridas por semana não estiver tomado, qualquer participante pode convocar uma corrida em data e horário de sua preferência. Respeitados o grid mínimo e a antecedência de divulgação, assim como a ordem das corridas definidas para a temporada, a etapa é válida para a tabela.
17. Simulação, pit stop e conclusão de prova: As baterias serão disputadas em modo simulação, com colisão sempre ligada, favorecendo o realismo. Devido a isso e à duração da prova, será necessário ao menos um pit stop para reabastecimento em cada bateria. O tempo de conclusão de prova será de aproximadamente três voltas da melhor volta do qualify. Os faltantes e não concluintes por tempo (DNF) ou por qualquer outro motivo terão pontuação zerada na bateria.
18. Qualify: O qualify será disputado com colisão sempre desligada, mas também em modo simulação.
19. Resultados: É de inteira responsabilidade dos participantes de cada bateria printar a tela de resultados do Q, da B1 e da B2 e posteriormente entregar essas telas à organização para atualização das tabelas de pontos. Em caso de falta dos registros a etapa é invalidada.
20. Pontuação: A pontuação dos participantes será feita de modo a valorizar quem corre mais, melhor e em grids mais cheios, sem obrigar participação em todas as etapas e sem penalizar faltas ou resultados ruins. Para isso, utilizaremos pontuação flutuante durante as provas, de modo que o último concluinte ganhará dois pontos, e cada posição acima some mais dois pontos. Em um grid completo de 24 carros, o primeiro colocado ganhará 48 pontos. Além disso, em uma temporada de 12 etapas, das 24 baterias, serão descartados automaticamente os oito piores resultados de cada competidor. Do somatório total dos pontos menos os descartes serão subtraídas ainda eventuais punições e a esse total será aplicada a divisão por 16 baterias válidas, gerando uma média. Essa média será multiplicada por 100, gerando um score apresentado sempre em número inteiro. Esse score é o resultado final do participante. Empates serão mantidos em qualquer posição exceto no primeiro lugar geral. Fórmula de cálculo da pontuação: Pontos totais (PT) menos punições (P), menos descartes (D), divididos por 16, é igual à média (M), que vezes 100 é igual ao score (S), que é o resultado final. [(PT – P) – D] / 16 = M; M x 100 = S.
21. Desempate do primeiro lugar geral: Caso ocorra empate na primeira colocação geral após a última bateria da temporada deverá ser marcado um desempate mano a mano. O mano a mano será uma corrida única de três voltas com qualify de duas voltas na mesma pista da última etapa da temporada. Participarão do mano a mano apenas os corredores que estejam empatados na primeira colocação. Outros corredores poderão entrar no mano a mano apenas como observadores.
22. Carro: Cada participante deverá adequar seu carro às regras de modelo, de peças e visuais da copa em andamento. Fica proibido o uso de direção e frenagem em modo assistido. Fica proibido o uso de setup baixado de outro jogador, exceto para o setup padrão da copa. É permitido uso de setup pessoal ou gerado por aplicativos, ou ainda “recomendado” por terceiros. É permitido escolher livremente entre usar ou não ABS, TCS e controle de estabilidade, assim como direção normal ou simulação e qualquer modo de câmbio e de linha sugerida. Nunca será permitido escurecer ou alterar a cor dos vidros dos carros, pois isso atrapalha aos outros corredores durante o qualify.
23. Regras de pista e punições:
23.1.Forza Cups entende que existem limitações naturais da competição simulada e que não devem ser punidas situações normais ou involuntárias que acontecem dentro da pista. Para tanto, fica estabelecido que toques e impactos sejam considerados diferentes, e que involuntário e intencional atenuam ou agravam, respectivamente, as situações. Fica também estabelecido que seja de responsabilidade do reclamante fornecer registro irrefutável do lance reclamado.
23.2. Toques: Toques involuntários e que não gerem dano mecânico aos veículos serão considerados normais e não serão punidos. Exemplos: Carros que se esbarram lado a lado na reta, encostadas em disputas de curva/posição que não alterem a trajetória do carro tocado, esbarradas por antecipação de frenagem do carro da frente ou retardamento de frenagem do carro de trás, neste último caso desde que não altere a trajetória do carro tocado. Toques podem em situações específicas provocar alguma perda de velocidade nos veículos envolvidos. Essa perda de velocidade também será considerada normal. Em caso de toque intencional o piloto poderá ser advertido se causar perda de posições. Reincidentes frequentes poderão ser punidos levemente.
23.3. Impactos: Serão considerados impactos todos os contatos entre carros que causem danos mecânicos, que alterem a trajetória do veículo, que tirem o veículo da pista, que empurrem o veículo por trás forçando perda de frenagem ou de controle e em divididas de curva ou disputas de posição onde a posição seja tomada por imposição atrasada do veículo (usar o emparelhamento de eixos como referência, se o carro ultrapassado estiver com os eixos à frente dos eixos do carro que causa o impacto antes do contato entre os carros será considerada a imposição). Impactos intencionais serão punidos levemente em função da quantidade de posições perdidas pelo prejudicado, multiplicando a punição leve pelo número de posições perdidas e não recuperadas. Se as posições perdidas forem recuperadas naturalmente ao longo da prova a punição deverá ser limitada a uma punição leve. Essa uma punição leve será mantida mesmo que o prejudicado termine a corrida a frente do causador do impacto. Se o impacto for involuntário, será aplicada apenas uma punição leve. Se o impacto não causar perda de posições, a punição será revertida em advertência. A reincidência frequente (problemas a partir de três eventos seguidos, ou seis baterias aleatórias) em qualquer tipo de impacto caracteriza imprudência ou imperícia, que será punida gravemente ou com banimento da copa. Impactos que causem dano irreversível, ou seja, que causem danos mecânicos de grande monta a ponto de o carro afetado ter de se deslocar com menos da metade de sua velocidade usual serão punidos gravemente. Em impactos, só serão considerados como involuntários os lances oriundos de perda de controle do carro causador. Quando envolvam disputa de posição, os impactos serão considerados intencionais, a não ser que seja caracterizada a inversão da responsabilidade do impacto.
23.4. Inversão da responsabilidade do impacto: Só acontece quando o carro sendo ultrapassado deliberadamente muda de traçado atrasado para fechar a porta do carro que tenta ultrapassar (considerar que o carro à frente pode mudar de traçado e defender sua posição até o momento limite em que a mudança não cause contato entre carros). Essa manobra será punida conforme já explicado em impactos intencionais quando causar danos ou perdas de posição, sendo que quando não causar prejuízo algum o corredor não deverá ser sequer advertido.
23.5. Largada: É considerado como “largada” todo o trecho inicial da pista na primeira volta até a terceira curva (chicanes e “esses” contam como uma curva só). Todo e qualquer toque na largada, assim como os impactos involuntários, estarão isentos de punição. Os impactos intencionais receberão apenas uma punição leve, a não ser que causem dano irreversível, quando receberão uma punição grave.
23.6.Fair-play: Se o corredor causador de um lance polêmico qualquer conseguir reparar o prejuízo causado ao prejudicado em um espaço de até três curvas após o lance (chicanes e “esses” contam como uma curva só), nenhuma punição será aplicada.
23.7. Traçado sujo com vantagem: O corredor que utilizar traçado limpo, independente de como o traçado limpo se apresente, não sofrerá aplicação desta regra. O corredor que utilizar traçado sujo deve observar que é proibido passar por fora da pista para obter vantagem, seja ganhando tempo de modo geral, ou para ultrapassagem. A posição que for ganha dessa forma será punida levemente, e a repetição deste traçado a partir de três voltas seguidas ou com constância superior a cinco voltas aleatórias também receberá uma punição leve. É caracterizado passar fora da pista sempre que o carro vai com duas ou mais rodas por fora do limite das linhas brancas dos cantos da pista onde não há zebras, e por fora das zebras onde há. É também proibido usar áreas de escape como ponto de ultrapassagem. Punição leve.
23.8. Perigo na pista: O corredor que deixar seu carro “parado” na pista em posição de perigo será punido gravemente. No caso de impossibilidade de movimentação do veículo apertar “menu” e escolher “encerrar corrida”.
23.9. Contra mão: O corredor que pegar a contra mão por qualquer motivo, mesmo fora da pista, será punido gravemente.
23.10. Bloquear entrada de boxes: O corredor que bloquear a entrada dos boxes será punido gravemente. No caso de impossibilidade de movimentação do veículo apertar “menu” e escolher “encerrar corrida”.
23.11. Atravessar a pista saindo dos boxes: O corredor que causar acidente atravessando a pista saindo dos boxes será punido gravemente.
23.12. Retornar à pista atravessando a pista: Por qualquer motivo, quem sai da pista deve retornar mantendo o canto em que retorna, sem atravessar a pista e observando a preferencial de quem vem em velocidade. Causar acidente por não observar essas condições receberá punição grave.
23.13. Deslocamento lento: Carros danificados ou em fim de combustível devem preferir o deslocamento pelo canto da pista, não devem atravessar a pista ou dividir curva e devem facilitar a ultrapassagem. Provocar acidente ao não observar essas condições será punido gravemente.
23.14. Batidas propositais aleatórias: Banimento.
23.15. Situações não previstas: Deverão ser decididas de forma a manter o realismo da competição, a cordialidade entre os participantes e em situação de impasse, pela vontade da maioria dos pilotos frequentes.
24. Punições previstas: Orientação de conduta: zero ponto, formalização de desculpas. Advertência: dois pontos. Punição leve: dez pontos. Punição leve múltipla: 10 x n pontos. Punição grave: vinte pontos.
25. Aplicação do regulamento: O piloto reclamante deverá formalizar seu pedido através do fórum em até seis horas após o horário do início da B1, aproximadamente. Quando uma reclamação é aberta, a organização ou comissão aguardará 24 horas, dando chance do reclamado formalizar desculpas. Após este prazo, a comissão formada avaliará o lance, suas causas e desdobramentos, e deverá aplicar o regulamento a todos os envolvidos de modo a orientar, advertir ou punir o real causador (ou mais de um) do problema. O julgamento dos lances de pista será feito por uma comissão composta de dois jogadores inscritos na copa e não participantes do lance julgado. O reclamante tem a responsabilidade total de fornecer registro claro do lance, e em caso de discordância entre os julgadores, um terceiro deverá ser convocado a desempatar a situação. Em eventuais disputas e avaliações de lances, os pilotos que admitirem a culpa antecipadamente e publicarem no fórum pedido de desculpas ao piloto prejudicado terão qualquer uma punição leve revertida em advertência, e advertência revertida em orientação de conduta. As punições graves ou leves múltiplas serão mantidas mesmo com admissão de culpa. A organização da Forza Cups se reserva o direito de assistir o replay das provas, principalmente da largada e da primeira volta, e aplicar as penalidades descritas no regulamento sem a necessidade de formalização de reclamação por parte dos envolvidos. Não haverá punição de lances de pista não registrados em vídeo, de modo que não haverá também espaço para defesa ou argumentação contrária às imagens. As decisões da comissão organizadora da Forza Cups serão publicadas no fórum da competição.
26. Ofensas, provocações ou comportamento imoral: Punição grave na primeira ocorrência, banimento para reincidentes ou a qualquer momento por intervenção da organização.
27. Uso do “rádio”: Manter o rádio em silêncio durante a corrida, para evitar atrapalhar a concentração dos corredores. O rádio poderá ser usado para avisar situações de perigo e para combinar resoluções de fair-play, lembrando que nem sempre todos estão no rádio ou com ele funcionando corretamente. Não haverá punição aqui, mas os jogadores podem reclamar lembrando os tagarelas de fecharem o bico.
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