[Opinião] A Microsoft não liberar HDR/4K para userbase do XO comum é uma vergonha e uma mentira

Você acha que a Microsoft deveria dar uma resposta à altura em relação ao HDR liberado pela Sony?

  • Sim! Acho não, tenho certeza!

    Votes: 20 38.5%
  • Não me importo com o recurso, mas gostaria de vê-lo no Xbox One clássico

    Votes: 16 30.8%
  • Não me importo com o recurso e nem faço questão de vê-lo no Xbox One clássico.

    Votes: 16 30.8%

  • Total voters
    52

Rafaelkar

Guerreiro
Outubro 6, 2015
4,966
10,613
São Paulo
Quando é pra reclamar, reclamamos!

02170006827823.jpg

Em 2013, durante o lançamento do XO, um dos grande diferenciais do XONE era um suposto suporte 4K. Os porta-vozes da Xbox diziam que o XO tinha capacidade para rodar filmes/Blu-ray em 4K, graças ao incrível cabo HDMI 1.4 que permitia que esse tipo de conteúdo fosse reproduzido diretamente no Xbox, sem que nada mais precisasse ser adquirido. Era um grande diferencial da caixa, tendo em vista que o PS4 não possuía tal recurso e, como era um diferencial, nem preciso dizer sobre o quanto isso foi extensivamente usado no marketing da Xbox. Isso foi dito incansavelmente em entrevistas pelos gerentes da Xbox, não é difícil encontrar na internet, mas aqui vai uma delas para vocês terem uma noção.

Pois bem, o tempo foi passando, o console foi lançado e nada. A mídia em geral se esqueceu disso e nem sequer perguntava sobre tal recurso que fora prometido meses atrás. Especulou-se que World of Tanks rodaria em 4K no XONE, mas o boato caiu por terra quando o game foi lançado a incríveis 1080p e 30fps. Especulava-se que em breve o XONE receberia uma atualização que liberaria a reprodução de conteúdos 4K, coisa que nunca aconteceu. Nem em aplicativos mais simples, como Netflix ou Youtube, o XONE suportava em tal resolução.

Já estávamos descrentes com o 4K quando, surpreendentemente, um novo Xbox é anunciado contendo todos esses recurso QUE FORAM VENDIDOS JUNTO COM O CONSOLE EM 2013. Como se nada tivesse acontecido, a Microsoft redescobre a roda e anuncia como se fosse algo surpreendentemente novo. Uma absoluta vergonha usar um recurso prometido em um console antigo em um console novo apenas para alavancar as vendas deste.

  1. "Mas Rafael, o XONE realmente suporta 4K?" Sim! É ai que está a questão mais revoltante. Estruturalmente falando, não há nada que impeça que o Xbox One convencional rode vídeos e filmes em tal resolução, pelo menos em aplicativos de streaming como Netflix e Youtube. Ele, de fato, possui um cabo HDMI 1.4 de excelente qualidade, requisito mínimo para essa resolução, mesmo limitada a 30fps. O que é necessário é apenas uma atualização da Microsoft que a libere.

  2. "Mas por que então a Microsoft não libera logo?" Pelo simples fato da Microsoft querer um diferencial para vender Xbox One S em relação ao XONE de 2013, e o 4K é um diferencial de peso. Ela está capando propositalmente um recurso que o XONE suporta para poder vender mais do novo console. Se eu fosse especular, diria que a partir do momento que o Xbox One S alavancar nas vendas, a Microsoft libere tal recurso para todos os usuários, então é uma questão de tempo. Mas é triste termos que esperar por isso.

  3. "Ta OK, mas onde o HDR entra nisso? A Microsoft não prometeu nada sobre". Sim, a parte da mentira já foi, agora é a parte da vergonha. A Sony liberou ontem um update para todos os PS4's, e esse recurso trazia nada mais nada menos que o HDR. Sim, isso quer dizer que todos os consoles da Sony, sejam eles antigos ou novos, suportarão tal recurso. É no mínimo lamentável que a Microsoft, uma verdadeira gigante de programação, que tem um console que foi vendido como rei da multimídia, fique de braços cruzados enquanto a Sony lança esse recurso de forma gratuita para todos os usuários do PS4. Incompetência, preguiça ou ganância? Eu apostaria com toda certeza no terceiro.

    maxresdefault.jpg

Esse é um caso que está passando despercebido pela mídia, mas quem realmente acompanha as notícias periodicamente vai se lembrar desses tempos. A Microsoft já mentiu muito e é necessário identificar e registrar todas essas mentiras, para que outras pessoas não caiam em mais falsas promessas da empresa.

Mas enfim, não sou um troll e quem me conhece sabe como eu sou defensor assíduo da Microsoft em diversas questões, mas é importante não perder o senso crítico. Com a console war cada vez mais acirrada, às vezes nos esquecemos que certas questões não são users de PS4 vs users de XONE, mas user de PS4 vs Sony e user de XONE vs Microsoft. Somos consumidores e nossa missão é cobrar a empresa no que for possível para que ela possa fornecer um melhor produto ou serviço, ainda mais quando a concorrente está oferecendo algo que a sua empresa não oferece.

Se encontrarem algo de errado no texto, seja uma fonte duvidosa ou linha de raciocínio ilógica, sintam-se livres para manifestá-las. Um abraço a todos.



 
Última edição:

Edu Barros

#TeamFPS
Fevereiro 16, 2008
12,786
27,401
Ribeirão Preto
Gostei do tópico, os seus argumentos fazem sentido, apesar de eu não ter conhecimento técnico pra confirmar ou não. De qualquer forma, como estamos falando da Microsoft, não duvido de nada. Essa mesma Microsoft me obrigou a comprar um Kinect no lançamento e depois simplesmente esqueceu que ele existia.
 
  • Curtir
Reações: paul_gamer e Jotabe

Ben10

Guerreiro
Maio 18, 2015
544
678
Campo Grande - MS - Brasil
Sua reclamação é verídica e lembro-me muito bem de tudo isso relacionado a 4k.

Não que isso iria fazer alguma diferença a minha pessoa, mesmo pq eu não iria comprar uma TV 4k por causa disso, e muito menos uma TV que forneça o HDR. Mas, penso que a microsoft deveria parar de ser mercenária e ao menos dar satisfação aos seus clientes de o pq o modelo S tem tais suporte e seu antecessor não, em vista que até mesmo a diferença de hardware entre eles é um HD interno com conexão mais atual.
 

SurferBR

Casual
Setembro 6, 2011
933
687
Salvador
O Xbox tem suporte a HDMI 1.4, que suporta 4K, mas não a 60 FPS e sim a 30 FPS.

O HDMI 2.0 com suporte a HDR foi anunciado no mesmo ano que o videogame foi lançado. Nem teria como ter suporte. As TVs começaram a ter suporte a isso somente no ano passado.

Daqui a pouco vai ser lançado outras tecnologias pra aprimorar o 4K. O padrão não está totalmente definido e vai ter gente falando que mentiram pq disseram que o PS4 Pro e Scorpio teria suporte total ao 4K.
 
Última edição:
  • Curtir
Reações: paul_gamer

AleAcostA

Por aqui desde 2007...
Março 23, 2007
1,029
650
São Paulo
Infelizmente uma marca sempre precisa da concorrência para se mexer e a Sony é assim ao extremo, se ela estiver em sua zona de conforto nada ela irá fazer, e geralmente quando ela faz algo, e pra mim sempre fica claro isto, é bem visível que ela usou uma cartada e esta liberação do 4K como tudo que a Sony (PS4) faz foi uma atitude meio que de última hora pra tentar voltar para a sua zona de conforto que ela tanto preza e que foi afetada pela Microsoft nos últimos dias, acredito que se não fosse por isto ela não teria liberado isto agora é deixaria para um outro momento como este, de qualquer forma pode ser que a Microsoft libere sim este suporte ao BD 4K, mas com certeza irá esperar um pouco devido ao lançamento do One S, mas como a Microsoft ouve bem mais o seu público do que a Sony, não duvido que ela possa nos surpreender, vamos esperar.
 
  • Curtir
Reações: paul_gamer

SouzaRJ

Desde o Portal Xbox.
PXB Gold
Julho 18, 2012
9,793
7,392
Rio de Janeiro
Já está rodando sofrendo as vezes com 900p em SDR, imagina com HDR rs.

Sem contar que não é tudo tão preto no branco assim. Pode ser alguma incompatibilidade talvez, o próprio PS3 nunca recebeu chat de voz pois não era compatível (precisou a própria Sony admitir isso para pararem de pedir), o é como eu falei acima... simplesmente o bicho não aguenta (a diferença de GPU entre o PS4 e o XONE é relativamente considerável, vemos tendo exemplos disso nos jogos desde 2013).

Além de que HDR só nas tvs de 4K, e mesmo assim, não está presente nos modelos de entrada, e a maioria das telas tem o input lag jogado lá para cima nesse modo de exibição de cores. (Formado na escola do Professor Marcus_007 hehehe).

É válido tentar reivindicar isso? Sem dúvidas.

Mas acho que esses pontos tem que ser levados em consideração.
 
Última edição:

Maicrosofiti BR

Jogador
Novembro 9, 2006
750
239
Acho q desta vez a MS está sendo cautelosa, já a Sony realmente gosta destes equipamentos cheios de poréns (eu tenho um receiver Muteki e posso falar). 4k ainda é difícil até pra quem acompanha um pouco... Ela poderia liberar 4k a 30fps. Mas o q ia ter de consumidor que tentaria assistir um BD 4k e ficaria decepcionado... sem falar que já existem filmes a 48fps. E para usar com Netflix acho que pensaram, não vale a dor de cabeça. Ou tem suporte a 4K para filmes(com BD) ou não tem.

Mas aparentemente é possível fazer o upgrade. Se não me engano um dos requisitos para BT.2020 necessário para o HDMi 2.0 e HDR seria os 12-bit de cor por amostra e isto parece que o XBO já suporta a 1080p. Lógico q se vier o upgrade não acharia ruim, o que vier é lucro...
 
  • Curtir
Reações: paul_gamer

Marcos Barussi

Guerreiro
Setembro 30, 2014
1,725
1,482
São Paulo - Brasil
HDR Full somente com HDMI 2.0, Xbox One é somente HDMI 1.4, para que diabos querer essa atualização de firmware se o hardware não é compatível ? só para falar que tem ? Penso assim, ou faça uma coisa bem feita como o HDR do Xbox One S ou não faça que é o caso do Xbox One !

"A Mais a Sony fez isso com o PS4 e ele também é HDMI 1.4"

Sim a sony optou por fazer um serviço porco para iludir a massa ! essas ações não são uma surpresa na tia sony né ?

Resumindo HDR com HDMI 1.4 é mais falso que nota de 3 Reais amigos !
 

JMK

Jogador
Agosto 20, 2007
795
252
Acho válido a requisição, mas se estamos reclamando pra trocar o console velho por um s imagina para ter uma tv 4k decente :skull:
 
  • Curtir
Reações: paul_gamer

Final

Guerreiro
Julho 26, 2015
4,745
3,488
brasil
Já está rodando sofrendo as vezes com 900p em SDR, imagina com HDR rs.

Sem contar que não é tudo tão preto no branco assim. Pode alguma ser incompatibilidade talvez, o próprio PS3 nunca recebeu chat de voz pois não era compatível (precisou a própria Sony admitir isso para pararem de pedir), o é como eu falei acima... simplesmente o bicho não aguenta (a diferença de GPU entre o PS4 e o XONE é relativamente considerável, vemos tendo exemplos disso nos jogos desde 2013).

Além de que HDR só nas tvs de 4K, e mesmo assim, não está presente nos modelos de entrada, e a maioria das telas tem o input lag jogado lá para cima nesse modo de exibição de cores. (Formado na escola do Professor Marcus_007 hehehe).

É válido tentar reivindicar isso? Sem dúvidas.

Mas acho que esses pontos tem que ser levados em consideração.
Concordo em partes até pq o One S não possui um aumento nem perto de consideravel mas suporta o HDR. Lembremos de uma coisa, quem comprou o One em 2013 foi pelos jogos exclusivos que tinhamos na epoca quem compra o One S (hoje) sim pensa no HDR+Leitor Optico 4k e bla bla bla
A reclamação é válida? Sim, claro, mas quem tem como ter uma tv 4k com hdr de qualidade não deveria se preocupar em comprar uma versão Slim do console atual, ainda mais quem comprou o One em 2013.
 

kurgan

Jogador
Março 7, 2016
148
64
goiania
Concordo em partes até pq o One S não possui um aumento nem perto de consideravel mas suporta o HDR. Lembremos de uma coisa, quem comprou o One em 2013 foi pelos jogos exclusivos que tinhamos na epoca quem compra o One S (hoje) sim pensa no HDR+Leitor Optico 4k e bla bla bla
A reclamação é válida? Sim, claro, mas quem tem como ter uma tv 4k com hdr de qualidade não deveria se preocupar em comprar uma versão Slim do console atual, ainda mais quem comprou o One em 2013.

acho q é bem por aí mesmo ... no meu caso estou até já pensando adquirir uma tv 4k p/ qdo o Scorpio sair, e olha q não vou comprar no lançamento ...
esse HDR 4k p/ versão base do PS4 é bem simulado não ... ? se existisse seria o mesmo caso para o X1 então ?
pq até do PRO não é nativo ... isso vai depender ainda do game, do cabo de conexão ...
putz ... deixa isso + p/ frente mesmo ...
 

freedowsRoO

Guerreiro
PXB Gold
Janeiro 7, 2010
3,758
4,183
Rondonópolis - MT
Entendi os argumentos mas não acho que seja tão simples assim não, se o XONE tivesse esse recurso tão fácil os caras não iam ficar tomando porrada na cara o começo da geração inteira sem liberar essa funcionalidade.
 
  • Curtir
Reações: paul_gamer

Maicrosofiti BR

Jogador
Novembro 9, 2006
750
239
acho q é bem por aí mesmo ... no meu caso estou até já pensando adquirir uma tv 4k p/ qdo o Scorpio sair, e olha q não vou comprar no lançamento ...
esse HDR 4k p/ versão base do PS4 é bem simulado não ... ? se existisse seria o mesmo caso para o X1 então ?
pq até do PRO não é nativo ... isso vai depender ainda do game, do cabo de conexão ...
putz ... deixa isso + p/ frente mesmo ...
Em relação a porta HDMI não é gambiarra. As TVs Samsung 4k tb devem receber upgrade de firmware para aceitar 4k HDR. Não é válido para todas as fabricantes de chip, mas HDMI v1.4 pode ser atualizado para 2.0 só por software. A diferença no HDMI 2.0 é na forma q os dados transitam, por isso que é 2.0. Os cabos e os conectores são exatamente iguais.

Mas a porta HDMI é somente a parte final e menos importante. Os chips usados para gerar a imagem ou fazer upscale, podem não suportar ou suportar fps menores. Devido a banda necessária, q cresce exponencialmente quando aumenta a resolução ou fps. No caso do ps4 e o Xbox original não vão teriam o leitor óptico (BD) q suporta as taxas para 4k.
 
  • Curtir
Reações: paul_gamer e kurgan

jairopicanco

Guerreiro
Junho 27, 2015
8,224
18,960
Manaus
Bom, se é tecnicamente possível no Xbox One eu não sei, mas se o concorrente liberou o HDR pra versão comum, tem que reivindicar mesmo.
Vamos ver qual vai ser a posição da M$ com relação a isso. No caso da retro por exemplo, a Sony teve um argumento bom pra usar, que é difícil, que o ps3 é complicado emular, que isso, que aquilo... cada empresa com suas estratégias de negócio.
 

DoutorGoriBR

Ga♏erssauro
Março 27, 2007
1,335
1,951
Enquanto a sony não liberar, não tem como saber o que é feito exatamente (alguma fabricante já fez via firmware?).
A MS só vai poder fazer igual quando souber do que se trata obviamente.
Até onde se sabe a Sony prometeu o HDR pro PS4 fat e slim, nada de 4k upscaling.
Mas acho válido reclamar pra ter o recurso, provavelmente logo teremos resposta da MS
 
Última edição:

DoutorGoriBR

Ga♏erssauro
Março 27, 2007
1,335
1,951
HDR Full somente com HDMI 2.0, Xbox One é somente HDMI 1.4, para que diabos querer essa atualização de firmware se o hardware não é compatível ? só para falar que tem ? Penso assim, ou faça uma coisa bem feita como o HDR do Xbox One S ou não faça que é o caso do Xbox One !

"A Mais a Sony fez isso com o PS4 e ele também é HDMI 1.4"

Sim a sony optou por fazer um serviço porco para iludir a massa ! essas ações não são uma surpresa na tia sony né ?

Resumindo HDR com HDMI 1.4 é mais falso que nota de 3 Reais amigos !
Também acho que o serviço tanto das TVs Sansung, quanto do PS4 Fat serão porcos. Não boto fé que esse update fará igual ao PS4Pro ou o Xone S
 
  • Curtir
Reações: paul_gamer

The Herdy

VASCO
Março 1, 2011
6,300
3,357
Eu queria é entender como a Sony colocou um "falso" HDR no PS4 com porta HDMI 1.4... sabido que somente a partir da versão 2.0 é que se tem o verdadeiro HDR...
Logo vamos descobrir, a atualização foi liberada ontem já, daqui a pouco começa a pipocar vídeos.
 

Sobre o PXB

  • Desde 2005 nossa comunidade se orgulha de oferecer discussões inteligentes e críticas sobre a plataforma Xbox. Estamos trabalhando todos os dias para garantir que nossa comunidade seja uma das melhores.

Sobre a Comunidade

  • As opiniões expressas neste neste site são da inteira responsabilidade dos autores. Microsoft, Xbox, Xbox Live, os logotipos do Xbox e/ou outros produtos da Microsoft mencionados neste site são marcas comerciais ou registradas da Microsoft Corporation.

Assinatura PXB Gold

+ Navegação sem publicidade

+ Upload de imagens nas postagens do fórum

+ Títulos de avatar personalizados.

 

Assinar com PayPal PagSeguro (cartão ou boleto)