Entendendo meu cenário geral
Playstation VR
Cinematic mode
Depois disso, fui experimentar os jogos próprios para VR.
Primeiro ponto que vou citar é gráfico.
Segundo ponto é imersão.
Terceiro ponto, enjoo.
[EDIT]
Move
Espero que esse texto acrescente algo à quem se interessa pela tecnologia.
Qualquer ponto que queiram tirar dúvida, é só perguntar...
Falowww galera
Primeiro uma breve esclarecimento de como percebo alguns aspectos tecnológicos.
Resolução dos jogos:
Eu prefiro deixar a resolução do console em 720p do que 1080p. Perco nitidez eu sei, mas ganho em anti-alising.
Minha experiência com realidade virtual:
O Gears VR já achei uma boa experiência em termos de imersão, foram só interatividades simples e vídeos 360, mas já achava muito bacana.
Dito isto, vocês já possuem parâmetros para entender o que dou valor, assim saber o que aproveitar melhor nas minhas impressões.
____________________________________________________Resolução dos jogos:
Eu prefiro deixar a resolução do console em 720p do que 1080p. Perco nitidez eu sei, mas ganho em anti-alising.
Minha experiência com realidade virtual:
O Gears VR já achei uma boa experiência em termos de imersão, foram só interatividades simples e vídeos 360, mas já achava muito bacana.
Dito isto, vocês já possuem parâmetros para entender o que dou valor, assim saber o que aproveitar melhor nas minhas impressões.
Playstation VR
Cinematic mode
Primeiro aspecto que quis analisar foi a resolução e achei que o modo Cinematic seria bom para isso.
A sensação que se tem é como se a resolução fosse um pouco abaixo de 720p (como se fosse 640p)
Só foi possível perceber isso por conta dos textos.
Jogando qualquer jogo em modo Cinematic (exceto pelos textos claro) não percebi diferença para os jogos na tv em 720p
Ou seja, para meu gosto achei perfeito!!
Existe 3 tamanhos de tela para o modo Cinematic.
O Tamanho grande, é grande demais... rs
é como se fosse um telão de 200 polegadas bem na sua cara. Não se consegue enxergar tudo sem ter que virar um pouco o rosto para os lados
No tamanho médio ficou ideal, com a sensação de uma tela de, digamos, 100 polegadas na sua frente conseguindo ter visão de todos elementos.
A sensação que se tem é como se a resolução fosse um pouco abaixo de 720p (como se fosse 640p)
Só foi possível perceber isso por conta dos textos.
Jogando qualquer jogo em modo Cinematic (exceto pelos textos claro) não percebi diferença para os jogos na tv em 720p
Ou seja, para meu gosto achei perfeito!!
Existe 3 tamanhos de tela para o modo Cinematic.
O Tamanho grande, é grande demais... rs
é como se fosse um telão de 200 polegadas bem na sua cara. Não se consegue enxergar tudo sem ter que virar um pouco o rosto para os lados
No tamanho médio ficou ideal, com a sensação de uma tela de, digamos, 100 polegadas na sua frente conseguindo ter visão de todos elementos.
Depois disso, fui experimentar os jogos próprios para VR.
Primeiro ponto que vou citar é gráfico.
Nenhum jogo tem gráfico comparável aos melhores jogos atuais, o que já é de se esperar pois um jogo no VR é como se precisasse ser processado duas vezes (uma para cada olho em ângulos levemente diferentes)
Mesmo assim achei muito bons
O que se nota é que na maioria, se sacrifica o anti-alising para ganhar sobra de processamento do ps4.
Driveclub por exemplo, talvez porque falaram muito mal dos gráficos, não tinha expectativas e acabei achando bons (lógico que sem comparação com o Driveclub original). O painel do seu carro, e os carros de perto são um show, mas os cenários foram bem simplificados e os carros a uma certa distância perdem bastante detalhe por conta do anti-alising baixo.
Until Dawn já tem um bom anti-alising com bons gráficos.
Playroom, apesar dos gráficos serem cartoonescos e simples, pela ótima iluminação dão um aspecto muito bonito também. Quase como se fossem brinquedos reais na sua frente.
Mesmo assim achei muito bons
O que se nota é que na maioria, se sacrifica o anti-alising para ganhar sobra de processamento do ps4.
Driveclub por exemplo, talvez porque falaram muito mal dos gráficos, não tinha expectativas e acabei achando bons (lógico que sem comparação com o Driveclub original). O painel do seu carro, e os carros de perto são um show, mas os cenários foram bem simplificados e os carros a uma certa distância perdem bastante detalhe por conta do anti-alising baixo.
Until Dawn já tem um bom anti-alising com bons gráficos.
Playroom, apesar dos gráficos serem cartoonescos e simples, pela ótima iluminação dão um aspecto muito bonito também. Quase como se fossem brinquedos reais na sua frente.
Segundo ponto é imersão.
Pessoal... não tem como explicar, mas a imersão é fantástica!!
Em alguns momentos me peguei tentando me apoiar em mesas ou pegar objetos virtuais como se existissem realmente!!!
Tanto em jogos cartoon quanto foto-realistas, isso não afeta a imersão. Nem os serrilhados abundantes de Resident Evil 7 - The Kitchen, por exemplo, tiram a imersão.
Não tem vídeo de youtube que consiga descrever ou transmitir a sensação que se tem no VR.
A escala se torna realmente escala real. Em Rigs, quando cheguei na arena e vi o tamanho daquilo fiquei impressionado.
Acho que esse é um ponto muito relevante; A escala de tudo é como se fosse tamanho real... incrível!
Em alguns momentos me peguei tentando me apoiar em mesas ou pegar objetos virtuais como se existissem realmente!!!
Tanto em jogos cartoon quanto foto-realistas, isso não afeta a imersão. Nem os serrilhados abundantes de Resident Evil 7 - The Kitchen, por exemplo, tiram a imersão.
Não tem vídeo de youtube que consiga descrever ou transmitir a sensação que se tem no VR.
A escala se torna realmente escala real. Em Rigs, quando cheguei na arena e vi o tamanho daquilo fiquei impressionado.
Acho que esse é um ponto muito relevante; A escala de tudo é como se fosse tamanho real... incrível!
Terceiro ponto, enjoo.
Eu nunca tive problema algum em jogos FPS e no VR não foi diferente.
Joguei por 5 horas consecutivas e não fiquei enjoado.
Mas acho que muitas pessoas podem ser afetadas sim com o motion sickness.
Apesar de eu não ter ficado enjoado, em muitos momentos tive sensações semelhantes a quando um elevador desacelera rápido, ou quando estamos lendo ou usando celular no carro e ele faz algum movimento que não esperamos.
Então, se você já tem problemas com FPS normal, acho bem provável que tenha problemas com VR
Joguei por 5 horas consecutivas e não fiquei enjoado.
Mas acho que muitas pessoas podem ser afetadas sim com o motion sickness.
Apesar de eu não ter ficado enjoado, em muitos momentos tive sensações semelhantes a quando um elevador desacelera rápido, ou quando estamos lendo ou usando celular no carro e ele faz algum movimento que não esperamos.
Então, se você já tem problemas com FPS normal, acho bem provável que tenha problemas com VR
[EDIT]
Move
O único jogo que testei com o Move foi Until Dawn
Fiquei sentado a aproximadamente 1,5 metros da câmera e funcionou perfeitamente. Reconheceu muito bem meus movimentos. Realmente tinha a sensação de estar com a arma em mãos mesmo! (Os moves tem rumble, que ajudou muito nessa sensação)
obs: não podia esticar muito os braços para os lados pois saia da área de detecção da câmera.
Vale dizer que, não espero muita coisa além disso dos jogos com o Move.
Pois o mais provável é que sejam jogos on-rails que acabem utilizem o Move. Mas para quem é old-school (como eu) e se acabou em jogos como Time Crisis, Mad Dog e House of the dead, vai adorar esse jogo!!!! rs
Fiquei sentado a aproximadamente 1,5 metros da câmera e funcionou perfeitamente. Reconheceu muito bem meus movimentos. Realmente tinha a sensação de estar com a arma em mãos mesmo! (Os moves tem rumble, que ajudou muito nessa sensação)
obs: não podia esticar muito os braços para os lados pois saia da área de detecção da câmera.
Vale dizer que, não espero muita coisa além disso dos jogos com o Move.
Pois o mais provável é que sejam jogos on-rails que acabem utilizem o Move. Mas para quem é old-school (como eu) e se acabou em jogos como Time Crisis, Mad Dog e House of the dead, vai adorar esse jogo!!!! rs
Espero que esse texto acrescente algo à quem se interessa pela tecnologia.
Qualquer ponto que queiram tirar dúvida, é só perguntar...
Falowww galera
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