Jogando Papo Nº 94 - Inteligência Artificial nos Games

Darth Randy BR

Mestre
PXB Gold
Setembro 27, 2016
1,631
656
Porto Alegre/RS



Nesta Edição os jogadores Fporto, Caddelin, Hugo Esteves, Ricardo (Saci) e Darth Randy BR discutem a inteligência artificial nos jogos atuais. Ela tem evoluído como o restante das características técnicas, como gráficos e física, ou ainda está quase no nível de Donkey Kong? Além disso, emails.



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@DARTHRANDYBR
@FPORTO
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Darth Randy BR
Caddelin2
fporto
Saci1979
 

HSR

15 anos de Xbox e PXB
PXB Gold
Outubro 31, 2014
12,144
17,576
Campo Grande - MS
Dias atrás estávamos discutindo sobre isto aqui neste tópico (Microsoft trabalha numa nova geração de Inteligência Artificial para os seus jogos) do mês passado.
Em resumo minha opinião é bem simples e direta. Minha maior reclamação nos jogos atuais é justamente na IA, ficou para trás .

Percebo também que as pessoas confundem dificuldade com IA, geralmente quando você aumenta a dificuldade de um jogo só acontece o aumento da vida do inimigo e maior dano do inimigo em você. Isto não é melhorar a inteligência artificial, pois o comportamento dos inimigos em geral é o mesmo.

Existem jogos que os inimigos se adaptam na forma que costuma jogar, assim fazendo você reinventar-se buscando novas estratégias.
 
Última edição:

caddelin

Guerreiro
Fevereiro 3, 2007
1,750
758
Curitiba
Dias atrás estávamos discutindo sobre isto aqui neste tópico (Microsoft trabalha numa nova geração de Inteligência Artificial para os seus jogos) do mês passado.
Em resumo minha opinião é bem simples e direta. Minha maior reclamação nos jogos atuais é justamente na IA, ficou para trás .

Percebo também que as pessoas confundem dificuldade com IA, geralmente quando você aumenta a dificuldade de um jogo só acontece o aumento da vida do inimigo e maior dano do inimigo em você. Isto não é melhorar a inteligência artificial, pois o comportamento dos inimigos em geral é o mesmo.

Existem jogos que os inimigos se adaptam na forma que costuma jogar, assim fazendo você reinventar-se buscando novas estratégias.
Eu não consigo pensar em nenhum jogo dessa geração cuja IA tenha me chamado a atenção. Pelo contrário. Arrisco dizer que foi um dos fatores que inclusive teve um DECRÉSCIMO nessa geração. Não vejo em nenhum dos jogos qualquer inovação ou qualidade de IA que não tenhamos visto ou sido apresentados primeiros por um Crysis ou por um GTA na geração passada.

A impressão que tenho é que o único que tentou introduzir algo de novo nesse sentido foi o Middle-Earth, mas mesmo assim o sistema de "lembrança" dele é muito mais um script pré-definido com base em somatória de enfrentamentos anteriores entre o personagem e o NPC do que qualquer outra coisa mais relevante.
 
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HSR

15 anos de Xbox e PXB
PXB Gold
Outubro 31, 2014
12,144
17,576
Campo Grande - MS
Eu não consigo pensar em nenhum jogo dessa geração cuja IA tenha me chamado a atenção. Pelo contrário. Arrisco dizer que foi um dos fatores que inclusive teve um DECRÉSCIMO nessa geração. Não vejo em nenhum dos jogos qualquer inovação ou qualidade de IA que não tenhamos visto ou sido apresentados primeiros por um Crysis ou por um GTA na geração passada.

A impressão que tenho é que o único que tentou introduzir algo de novo nesse sentido foi o Middle-Earth, mas mesmo assim o sistema de "lembrança" dele é muito mais um script pré-definido com base em somatória de enfrentamentos anteriores entre o personagem e o NPC do que qualquer outra coisa mais relevante.

Sim, é bem por aí mesmo. MGS5 merece uma indicação, pois os inimigos adaptam na forma que mata eles ao decorrer do jogo.
 

Rastaman BR

Novato
Setembro 4, 2006
786
1,281
Comecei a ouvir mas ainda não terminei, agora é incrível a quantidade de besteira que o Hugo falou sobre o Quantum Break.
A proposta do jogo é justamente mesclar o game com o seriado. É obrigatório ler tudo no jogo ou assistir os vídeos? Não!!!
Isso irá complementar a história e enriquecer a experiência do jogo, essa foi desde o início a proposta da Remedy, que avançou naquilo que já havia feito com maestria no Alan Wake.
Como pode ser criticado um jogo que atende ao que se propôs? Seria o mesmo que achar ruim o Dirt Rally por ele ser um simulador, sendo que a proposta dele é justamente ser um simulador mais hardcore.
Sou ouvinte desde os tempos do papo da coruja e os participantes tem que lembrar que muita gente escuta e leva em consideração a opinião de vocês. Particularmente achei Quantum Break um excelente jogo e a proposta de mesclar com seriado é um diferencial. As pessoas não pedem inovação na indústria? Achei uma tentativa válida e me agradou.
 
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ronabs

opa
Moderador
Novembro 8, 2010
26,430
75,005
Rio Grande do Sul
Isso irá complementar a história e enriquecer a experiência do jogo, essa foi desde o início a proposta da Remedy, que avançou naquilo que já havia feito com maestria no Alan Wake.
Gostei dessa proposta de Quantum Break, tanto que demorei um tempinho até terminar (coisa de 15 dias) porque fui levando como uma série mesmo, só jogava quando tinha certeza que teria tempo pra terminar um ato e assistir a um episódio live action. Ter pequenas experiências fechadas.
 

HSR

15 anos de Xbox e PXB
PXB Gold
Outubro 31, 2014
12,144
17,576
Campo Grande - MS
Estou imaginando esse povo jogando MGS4. O coração iria sair pela boca.
O jogo é excepcional, mas tem um filme de cutscenes.
Quantum Break é excelente justamente por ele ser assim, perfeito.
 
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caddelin

Guerreiro
Fevereiro 3, 2007
1,750
758
Curitiba
Comecei a ouvir mas ainda não terminei, agora é incrível a quantidade de besteira que o Hugo falou sobre o Quantum Break.
A proposta do jogo é justamente mesclar o game com o seriado. É obrigatório ler tudo no jogo ou assistir os vídeos? Não!!!
Isso irá complementar a história e enriquecer a experiência do jogo, essa foi desde o início a proposta da Remedy, que avançou naquilo que já havia feito com maestria no Alan Wake.
Como pode ser criticado um jogo que atende ao que se propôs? Seria o mesmo que achar ruim o Dirt Rally por ele ser um simulador, sendo que a proposta dele é justamente ser um simulador mais hardcore.
Sou ouvinte desde os tempos do papo da coruja e os participantes tem que lembrar que muita gente escuta e leva em consideração a opinião de vocês. Particularmente achei Quantum Break um excelente jogo e a proposta de mesclar com seriado é um diferencial. As pessoas não pedem inovação na indústria? Achei uma tentativa válida e me agradou.

Olha Rasta, eu as vezes até acho que nossas opiniões lá no programa sao muito uniformes as vezes. Fico feliz até quando discordamos nesse caso, como o Darth e o Hugo. É importante ter vozes dissonantes assim até para incentivar o debate e as críticas. Se todos nós o tempo todo criticassemos ou elogiassemos os jogos em uma só voz o programa ficaria enfadonho. Mesmo que essa tenha sido a proposta do jogo eu compreendo que o Hugo não tenha curtido. O fato de um jogo implementar bem uma proposta não significa que a proposta seja boa, ou que, no caso, vá agradar gregos e troianos.
 

SouzaRJ

Desde o Portal Xbox.
PXB Gold
Julho 18, 2012
9,793
7,392
Rio de Janeiro
Estou imaginando esse povo jogando MGS4. O coração iria sair pela boca.
O jogo é excepcional, mas tem um filme de cutscenes.
Quantum Break é excelente justamente por ele ser assim, perfeito.

Exatamente.

Metal Gear é a franquia que te deixa salvar entre as cutscenes caso tu tenha que viver um pouco entre uma animação e outra rs.

Gosto de jogos que focam bastante no enredo... que colocam vários detalhes para os jogadores. Esse é um dos motivos deu ser fã de carteirinha de MGS e de ter achado Quantum Break o melhor jogo do XONE e um dos melhores games do ano passado.

Curti demais.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
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hugomesmo

Jogador
PXB Gold
Outubro 23, 2008
204
80
Comecei a ouvir mas ainda não terminei, agora é incrível a quantidade de besteira que o Hugo falou sobre o Quantum Break.
A proposta do jogo é justamente mesclar o game com o seriado. É obrigatório ler tudo no jogo ou assistir os vídeos? Não!!!
Isso irá complementar a história e enriquecer a experiência do jogo, essa foi desde o início a proposta da Remedy, que avançou naquilo que já havia feito com maestria no Alan Wake.
Como pode ser criticado um jogo que atende ao que se propôs? Seria o mesmo que achar ruim o Dirt Rally por ele ser um simulador, sendo que a proposta dele é justamente ser um simulador mais hardcore.
Sou ouvinte desde os tempos do papo da coruja e os participantes tem que lembrar que muita gente escuta e leva em consideração a opinião de vocês. Particularmente achei Quantum Break um excelente jogo e a proposta de mesclar com seriado é um diferencial. As pessoas não pedem inovação na indústria? Achei uma tentativa válida e me agradou.

Opa, tudo certo, Rastaman?
Já deu pra perceber que você curtiu bastante Quantum Broken (pelo menos no PC é assim rs). Eu também fico p da vida quando falam mal dos jogos que curto, ainda mais se for algo relacionado a Bioshock, Metro, Uncharted, Counter-Strike (o raiz, não o atual nutella rs) e CoD (até MW3 - fora os BO, que não curto hahahah). E olha que uma das coisas que eu mais fiz na vida foi ouvir povo falando mal de CoD eheheheh.

Eu tô achando Quantum Break uma porcaria, e que bom que posso falar isso (e você refutar!). É ruim como software (no PC), ruim como jogo (menos os combates, são legais), chato como experiência literária e pior ainda como "série". E como deixei claro, é somente a minha opinião.

Cada pessoa tem um estilo de vida, background, ritmo, tempo livre etc diferente e os jogos vão agradar ou não cada um de maneira distinta. Quanto a termos cuidado com nossa opinião, aí complica. Se formos opinar baseados na média, a coisa perde a essência, não acha? A sinceridade é fundamental, inclusive para que outras pessoas possam validar ou refutar, como aconteceu durante o podcast e aqui no seu comentário. E o JP ainda tem a cultura de deixar cada um falar à sua maneira: há os mais técnicos, os mais passionais, os mais comedidos e os mais fanáticos, e pra falar a verdade, uma mesma pessoa pode acabar adotando um pouco dessas formas diferentes dependendo do jogo em questão.

Agradeço a você por opinar, e embora confesse que vai ser difícil mudar de opinião nessa altura do campeonato, vou até tentar olhar com outros olhos para o QB. E sempre que quiser, fique a vontade para mandar o papo reto, pois afinal: quem fala o que quer, ouve o que não quer ehhehehe! :D
 

User 1422

Guerreiro
Março 19, 2009
12,246
11,403
Confesso que ainda não ouvi o episódio, então não sei se você viram a tecnologia de IA desenvolvida pela empresa Open AI do Elon Musk batendo alguns jogadores profissionais de Dota 2:

Veja a Inteligência Artificial OpenAI, de Elon Musk, derrotando um pro-player de Dota 2


Durante o Internacional Dota 2 Championship, a OpenAI, empresa de inteligência artificial fundada por Elon Musk, demonstrou a força de seus algoritmos derrotando Danil "Dendi" Ishutin, um dos melhores jogadores profissionais do MOBA da Valve.



A batalha entre homem e máquina, que pode ser vista acima, lembra os confrontos entre jogadores profissionais de xadrez e robôs, mas com um toque de modernidade.

Segundo os pesquisadores, o robô foi treinado com jogadores profissionais e aprendeu a jogar Dota 2 na base da tentativa e erro. Quando o algoritmo via que sua estratégia levava para a derrota, a tecnologia mudava seu curso e buscava outra alternativa para chegar a vitória.

Segundo os desenvolvedores da OpenAI, o objetivo é aprimorar o sistema de aprendizado visto no bot de Dota 2 e aplicá-lo em outras áreas, como engenharia e medicina.

Para alcançar melhores resultados, a Open AI pretende criar uma equipe com cinco algoritmos de inteligência artificial para entrar em confronto com as melhores equipes de Dota 2.

Elon Musk comemorou os avanços da OpenAI parabenizando a equipe em seu Twitter, e também aproveitou para dizer que a Inteligência Artificial traz mais ameaças do que a Coreia do Norte.

Fonte: http://adrenaline.uol.com.br/2017/0...elon-musk-derrotando-um-pro-player-de-dota-2/
 
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caddelin

Guerreiro
Fevereiro 3, 2007
1,750
758
Curitiba
Confesso que ainda não ouvi o episódio, então não sei se você viram a tecnologia de IA desenvolvida pela empresa Open AI do Elon Musk batendo alguns jogadores profissionais de Dota 2:

Veja a Inteligência Artificial OpenAI, de Elon Musk, derrotando um pro-player de Dota 2


Durante o Internacional Dota 2 Championship, a OpenAI, empresa de inteligência artificial fundada por Elon Musk, demonstrou a força de seus algoritmos derrotando Danil "Dendi" Ishutin, um dos melhores jogadores profissionais do MOBA da Valve.



A batalha entre homem e máquina, que pode ser vista acima, lembra os confrontos entre jogadores profissionais de xadrez e robôs, mas com um toque de modernidade.

Segundo os pesquisadores, o robô foi treinado com jogadores profissionais e aprendeu a jogar Dota 2 na base da tentativa e erro. Quando o algoritmo via que sua estratégia levava para a derrota, a tecnologia mudava seu curso e buscava outra alternativa para chegar a vitória.

Segundo os desenvolvedores da OpenAI, o objetivo é aprimorar o sistema de aprendizado visto no bot de Dota 2 e aplicá-lo em outras áreas, como engenharia e medicina.

Para alcançar melhores resultados, a Open AI pretende criar uma equipe com cinco algoritmos de inteligência artificial para entrar em confronto com as melhores equipes de Dota 2.

Elon Musk comemorou os avanços da OpenAI parabenizando a equipe em seu Twitter, e também aproveitou para dizer que a Inteligência Artificial traz mais ameaças do que a Coreia do Norte.

Fonte: http://adrenaline.uol.com.br/2017/0...elon-musk-derrotando-um-pro-player-de-dota-2/


Nós gravamos o programa 48 horas antes dessa notícia rs
 
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Saci

Heimdall dos Pampas
Moderador
Abril 11, 2007
24,910
51,172
Nós gravamos o programa 48 horas antes dessa notícia rs

O Ryan da IGN americana costuma dizer quando está gravando, pela conta no twitter, "começando a gravar o programa e me desculpem antecipadamente pela notícia bombástica que sairá logo após a gravação e não será discutida nesse episódio".
 

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