Sobre o tal "Cara" e Activision, não sei.
Agora sobre a Bungie, ela não estava cansada do fps de Halo, eles tinham um projeto maior e queriam que fosse multiplataforma, a MS não se interessou, se não fosse exclusivo. Então a Bungie tocou sozinha, apareceu a Activision, viu o potencial do jogo, é o jogo saiu. Fez sucesso, mesmo tendo sido lançado capado a mando da Activision, ganharam montanhas de dinheiro.
Nenhum funcionário da Bungie da era Halo e seu outro jogo de grande sucesso, não estão mais lá. Bungie hoje é apenas um nome de fachada para cuidar dos interesses de uma grande empresa
A história que eu conheço é que a Bungie tinha cansado de Halo já durante o desenvolvimento do 3, e queriam fazer outra coisa, mas Microsoft negou e disse que queria mais Halo.
E também ficaram meio descontentes quando souberam que a Microsoft tinha transformado um RTS do 360, feito pela Ensemble, em um RTS de Halo. Tiveram que colaborar com os caras, não eram mais os únicos a lidar com a IP. Sentimento era que a Ensemble podia fazer algo diferente com Halo, mas deles a Microsoft só queria FPS.
Aí chegaram ao acordo pra de separar: Halo seria da Microsoft, teriam que fazer mais dois Halo (que vieram a ser 3: ODST e Reach) e manteriam a tecnologia desenvolvida por eles ao longo dos anos.
Olha como foi o dia que o chefe da Bungie comunicou a independência pra galera.
On that day in 2007, as Bungie’s management announced in the theater that they were breaking away from Microsoft, the whole studio was thrilled. “Everybody was cheering, and my first thought was ‘Jeez, what did we do to you guys?’” said Shane Kim, the Microsoft vice president who had helped coordinate the spin-out. (trecho retirado do livro Blood, Sweat and Pixels, do Jason Schreier)
Enquanto faziam esses dois, uma parte do estúdio começou a trabalhar em Dragon Tavern, um TPS mmo, e Tiger. Boas ideias dos dois acabaram virando Destiny. Era pra ser um jogo de fantasia. Depois que finalizaram Reach, moveram todo mundo pra Destiny, fizeram diversas iterações até chegar em algo legal e apresentaram pra várias publishers, entre elas, Microsoft, Sony e EA. Mas acabou ficando com a Activision.