Me parece o seguinte: essa geração do 360, em muitos casos, já contava com texturas razoavelmente detalhadas (tipo padrão 1080p). Mas a gente só conseguia ver quando a imagem dava um zoom maior, porque ao afastar a gpu não dava conta de mostrar tudo e os desenvolvedores tinham que trabalhar com resoluções menores, borrando e serrilhando tudo na tela.
Ao proporcionar uma GPU potente e trabalhando no código da emulação, eles conseguiram "desbloquear" essa informação gráfica do jogo. Acrescente mais um efeito de luz diferenciada aqui e acolá e pronto, parece outro jogo.
Tenho certeza de uma coisa: esse trabalho todo da equipe de retrocompatibilidade forneceu subsídios para a MS entender como deve fazer seus jogos agora para que no futuro eles possam - facilmente - aproveitar a evolução do hardware da plataforma
Xbox. Coisas como implementar resolução dinâmica nos dev kits são parte disso, mas não duvido que eles já tenham implantado as bases para rodar alguns desses jogos atuais pesados em 60 fps no futuro.