Ubisoft incluiu barcos e batalhas navais em Assassin's Creed IV: Black Flag em 2013, dois anos antes do anúncio de Sea of Thieves (E3 2015). Tinham batalhas navais em Assassin's Creed Rogue também, de 2014. Unity e Syndicate ficaram de fora, Origins e Odyssey voltaram a ter. Lembro até que quando saiu o Black Flag, muita gente comentou que poderia existir um jogo somente com a parte naval, algo que estava em falta no mercado - lembre-se, dois anos antes de Sea of Thieves ser apresentado ao mundo.
Sobre ideias ou temas similares, é mais comum do que a gente imagina. Empresas estão sempre analisando comportamentos e pesquisando tendências pra avaliar que tipo de jogo lançar, qual a temática do momento, o que está em falta. Somado a isso, dentro dos estúdios trabalham pessoas - e, bom, pessoas conversam com outras pessoas, devs de um estúdio tem amigos em outro, papo vai, papo vem, as ideias ficam no ar. Jogo de samurai por exemplo, ninguém fazia, então é comum o público ficar querendo, aí veio Nioh que tava sendo desenvolvido desde 2000 e poucos e mostra que tem público querendo, é certo que outras empresas vão embarcar também (não que Sekiro/Tsushima tenham sido criados só por causa de Nioh).