Jogando Papo Nº 123 - O que os Games nos Ensinam?

Darth Randy BR

Mestre
PXB Gold
Setembro 27, 2016
1,631
656
Porto Alegre/RS

Clique aqui ou na imagem com o botão direito do mouse para baixar em MP3!

Baixe aqui a versão .ZIP



Nesta edição, Darth Randy BR, Caddelin, Hugo e Luiz debatem a influência positiva dos jogos em suas vidas, desde as contribuições intelectuais até os aspectos morais e aperfeiçoamentos pessoais, emocionais e morais. E para vocês, quais foram os jogos que ficaram guardados na memória de sua formação?

A PARTIR DE AGORA VOCÊ TEM A OPÇÃO DE TAMBÉM ASSISTIR AOS PODCASTS DO JOGANDO PAPO VIA YOUTUBE, EM FORMATO DE VIDEOCAST: WWW.YOUTUBE.COM/JOGANDOPAPO






ASSINEM TAMBÉM NOSSO CANAL NA TWITCHTV: WWW.TWITCH.TV/JOGANDOPAPO

TAMBÉM ESTAMOS NO MIXER, SERVIÇO DE STREAMING DA MICROSOFT: MIXER.COM/JOGANDOPAPO

E JUNTEM-SE A NÓS NA XBOX LIVE, PROCURANDO PELO CLUBE "JOGANDO PAPO PODCAST". ESTAMOS ABERTOS A TODOS QUE QUEIRAM JUNTAR-SE PARA JOGAR CONOSCO E OUTROS OUVINTES TAMBÉM.


A opinião de vocês é muito importante para que façamos um podcast cada vez melhor. Por isso, pedimos que comentem aqui mesmo neste tópico, em nosso site http://www.jogandopapo.com.br/, ou, se preferirem, pelo Twitter, Facebook, ou através do nosso email: [email protected]


Assine também o nosso Feed.


Ou assine diretamente na Itunes Store. Quem é assinante na Itunes Store, por favor, avalie o podcast por lá, dando estrelas de 1 a 5.
 
Última edição:

IronLexPM

🏆😎🎮
PXB Gold
Dezembro 10, 2014
7,902
12,286
Barbacena
Caros amigos do JogandoPapo, como sempre começo minha postagem agradecendo pela agradável companhia que me fazem durante minhas viagens. Ainda sobre o cast 122, acho que os amigos estão muito pessimistas quanto aos serviços, em especial o Gamepass. Não consigo enxergar esse serviço como um possível culpado pela queda de qualidade dos games, na verdade penso que ele será a salvação a longo prazo. O valor de produção dos jogos tem crescido e as vendas destes não tem acompanhado seus gastos, fazendo com que as grandes produções tenham se fechado em títulos já consagrados e raras novas Ips. Basta olhar essa geração atual, onde tivemos pouquíssimas novas propriedades e muitas sequencias de títulos já consagrados, nem citarei os inúmeros remasters e remakes. Isso é reflexo claro dos custos das grandes produções e os riscos que o atual modelo impõe.

Com o gamepass temos uma mudança principalmente em como se paga essas produções, uma mudança que realmente pode salvar os AAAs, pois muda a ordem das coisas. Atualmente se gasta um dinheiro alto na esperança de que o titulo venda a ponto de se pagar e gerar lucro. Pegando o Shadow of Tomb Raider como exemplo, temos um game AAA de $125 milhões de dólares, ou seja, ele teria de vender pelo menos 2.1 milhões de unidades a preço cheio para se pagar (nem estou considerando que eles não ficam com os $60). São números que assustam qualquer investidor. Com o gamepass o jogo já deve nascer pago, pois o investimento certamente vem do que é arrecado com as mensalidade. Pegando a base do Xbox One que deve estar na casa dos 50 milhões, se tivermos 10% desse número de assinantes a um preço médio de $10, a MS tem uma renda mensal de $50 milhões de dólares. São números que não podem ser ignorados e nem estou fazendo conta com os jogadores de PC que podem elevar esses números exponencialmente.

Mudando um pouco o rumo do assunto... Outro ponto levantado pelos amigos que já havia percebido, mas que ainda não havia pensado muito sobre, são os reflexos das assinaturas sobre a postura do consumidor e isso sim poder ser preocupante. No meu caso, vi o Shadow of Tomb Raider, Wolfeintein The New Colossus, títulos que não peguei no lançamento, mas paguei mais R$150,00 em cada e os vi entrarem no pass um ou dois meses após pegá-los. Isso acabou me inibindo de pegar outros títulos, como por exemplo o Rage 2 e o novo Wolfeinstein, pois tenho certeza que irão pintar no gamepass num curto período. Acompanhando os tópicos aqui do Pxb, não tem sido raro ler postagens nessa mesma linha. Isso é bom para o consumidor que poupa seu suado dinheiro, mas de certa forma é preocupante para marca, pois um cenário onde os jogos que não estejam no pass vendam muito pouco na plataforma, podem afastar as produtoras de investirem em conversões de seus jogos para Xbox, dando aos concorrentes exclusividades, ainda que temporária, de jogos.

Agora falando sobre o cast 123, muito bacana os relatos dos amigos. Os games também foram os grandes culpados por 99% do domínio da língua inglesa que tenho, o que não é muito, mas o pouco que sei devo a eles. Numa época onde internet não existia nem no dicionário, games eram quase que uma viagem a outros mundos, outras culturas e outros idiomas. Lembro com se fosse hoje a primeira vez que vi ShenMue no Dreamcast, aquela trilha sonora, aquele mundo era algo que me fascinava.

Bem, acho que já falei até de mais. Obrigado pelo cast e até o próximo.
 

hugomesmo

Jogador
PXB Gold
Outubro 23, 2008
204
80
Fala, Iron, bacanas seus posicionamentos.

Com o gamepass o jogo já deve nascer pago, pois o investimento certamente vem do que é arrecado com as mensalidade.
Aí que tá. Pra cada jogo que nascerá pago, quantos vão lutar por um lugar ao $ol?

Isso acabou me inibindo de pegar outros títulos, como por exemplo o Rage 2 e o novo Wolfeinstein, pois tenho certeza que irão pintar no gamepass num curto período. Acompanhando os tópicos aqui do Pxb, não tem sido raro ler postagens nessa mesma linha. Isso é bom para o consumidor que poupa seu suado dinheiro, mas de certa forma é preocupante para marca, pois um cenário onde os jogos que não estejam no pass vendam muito pouco na plataforma, podem afastar as produtoras de investirem em conversões de seus jogos para Xbox, dando aos concorrentes exclusividades, ainda que temporária, de jogos.
Interessante. O mesmo acontece com relação aos jogos grátis na plus e live, provavelmente. Eu, às vezes, vejo um jogo na promoção e penso: tá com cara de jogo que vai ser dado daqui a pouco, e tb não compro. Aliás, aprendi isso na última leva de jogos grátis da psn rs. Tinha acabado de fechar o Detroit e a Sony libera pros assinantes...

[]s
 

dezenove

Its not just a number
Maio 7, 2010
2,640
3,375
Eu penso que não devemos ter medo de gastar dinheiro em um jogo pela possibilidade dele sair futuramente em algum serviço.
O que devemos fazer é mudar a forma como a gente gasta.

Pois hoje, como costumamos agir? Vemos um jogo em promoção, nossa primeira reação é querer comprar ele logo para aproveitar o preço baixo, sem se importar quando iremos jogar, o importante é a gente te ele em nosso backlog.

Mas com esses novos serviços, não podemos continuar agindo dessa forma, se queremos economizar, pois vai ser inevitável, uma hora ou outra, vai acabar saindo em algum serviço. Penso que agora, ao comprar o jogo, você deve faze-lo para jogar de imediato, pois compra-lo para deixar-lo de lado, vai chegar o dia que esse jogo terá saído em algum serviço e você não terá jogado, fazendo você se decepcionar e deixando de comprar jogo.

Esses serviços são ótimos para quem quer gastar menos, mas não podemos nos tornar prisioneiro deles. Se você tem vontade de jogar algo, não tenha medo, compre seu jogo, mas garanta que você irá joga-lo de imediato, pois se não for, não tem porque você gastar seu dinheiro agora, Quando quando você quiser jogar ele, com certeza, futuramente terá uma nova promoção dele ou até mesmo poder sair em algum serviço.

Por isso que digo, devemos mudar a forma de como compramos. Deixar de sermos esses consumidores que compramos só para ter em nosso backlog. Devemos aproveitar o agora.


Sobre o que os games nos ensinam, para mim, sem sombra de dúvidas foi o inglês, eu fazia curso de inglês mas era uma vez por semana apenas, então o meu estudo fora da aula, eram os jogos, eles me ajudaram muito.
 
  • Curtir
Reações: hugomesmo

IronLexPM

🏆😎🎮
PXB Gold
Dezembro 10, 2014
7,902
12,286
Barbacena
Concordamos, o que coloca em xeque a argumentação de que os jogos já estão financiados, não?

Bem, entendo que com os programas Vc tem uma arrecadação mensal, com esse dinheiro vc pode financiar projetos.

Hoje vc investe, espera o retorno e daí vc faz novos investimentos.

A primeira opção me parece ser bem mais segura. Independente do modelo, sempre haverá um filtro para os projetos.
 

Sobre o PXB

  • Desde 2005 nossa comunidade se orgulha de oferecer discussões inteligentes e críticas sobre a plataforma Xbox. Estamos trabalhando todos os dias para garantir que nossa comunidade seja uma das melhores.

Sobre a Comunidade

  • As opiniões expressas neste neste site são da inteira responsabilidade dos autores. Microsoft, Xbox, Xbox Live, os logotipos do Xbox e/ou outros produtos da Microsoft mencionados neste site são marcas comerciais ou registradas da Microsoft Corporation.

Assinatura PXB Gold

+ Navegação sem publicidade

+ Upload de imagens nas postagens do fórum

+ Títulos de avatar personalizados.

 

Assinar com PayPal PagSeguro (cartão ou boleto)