Tópico para discutir se o Series X é ou não é melhor que o PS5 (mesmo sem ninguém ter acesso ao console ainda)

DoutorGoriBR

Ga♏erssauro
Março 27, 2007
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Parece que o pessoal do Digital Foundry está desconfiado de que o PS5 não terá VRS (Variable Rate Shading). É uma das principais inovações gráficas do XSX e permite um ganho de cerca de 15% na taxa de frames.

Sim. Aos poucos vai cair a ficha do RDNA1+ que virou RDNA2

Cada vez mais evidências apontando também pra custos de produção do PK5 no minimo não inferiores ao XSX.

Ate esse lance de PK5 all digital logo de partida aponta pra um custo superior ao que acham razoável de mercado, ainda mais diante de crise
 

DoutorGoriBR

Ga♏erssauro
Março 27, 2007
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Mas é mentira? Se o cara está decido a comprar o PlayStation, sabendo das vantagens de Gamepass, custo benefício e outros serviços, vários estúdios novos fazendo grandes produções e mesmo assim ele ainda está deicidio a ir de PlayStation, e sabendo que só terá um dlc e Bugsnax no lançamento, o que vai fazer ele mudar de ideia a essa altura? Grounded?

Você quer que a Microsoft contrate freela pra ir bater na porta do cara e dizer "você não pode ir de PlayStation por que não faz sentido". Ele quer PlayStation, ele vai de PlayStation. Ponto.


Não é de hoje que estou pedindo pra chamarem o Aaron Greenberg no RH.
Os irredutíveis sao nicho dentro de uma minoria
Faz sentido nenhum isso

MS tem que continuar a fazer um bom trabalho e mimar cada vez mais o usuário com GPU, jogos, features e o que mais for
 

Pegazuswarri0R

Te baniram sem você merecer, volte lá e mereça!
PXB Gold
Outubro 19, 2016
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Araraquara/SP
Os irredutíveis sao nicho dentro de uma minoria
Faz sentido nenhum isso

MS tem que continuar a fazer um bom trabalho e mimar cada vez mais o usuário com GPU, jogos, features e o que mais for
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freedowsRoO

Guerreiro
PXB Gold
Janeiro 7, 2010
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Rondonópolis - MT
Você anulou completamente o fator "gosto"? Se a pessoa gosta de PlayStation, ela vai de PlayStation. Com ou sem Gamepass. Com 20 jogos AAA no lançamento do console ou só com uma dlc do spider-man.

Anulei sim, falei exatamente o que acho o ideal levando em consideração o fator financeiro/custo beneficio.

A diferença sobre gosto é que ele vai ser meio amargo para o jogador do PS5 que vai ter que comprar o console e mais alguns jogos (caros por sinal) para poder curtir o vg, já o jogador de XBOX vai só ligar o VG e sair usufruindo da sua biblioteca completa mas os jogos next gen do gamepass.
 

Senta a pua

Guerreiro
Maio 14, 2009
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Salvador
Eu também acho. Eu só acho errado querer dizer que não faz sentido escolher outras plataformas por que em outras tem x e y. Jogue onde quiser.
Eu acho que a pessoa que diz isso de não fazer sentido está exercendo a opinião dela. Tem suas justificativas. É o que ela acha, concordemos ou não. Errado é ficar dizendo que a pessoa tá errada, em um fórum de Xbox (importante destacar), por achar o Xbox a opção que faz mais sentido.
Isso de "jogue onde quiser" é muito bonitinho ?
 

freedowsRoO

Guerreiro
PXB Gold
Janeiro 7, 2010
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Sim. Aos poucos vai cair a ficha do RDNA1+ que virou RDNA2

Cada vez mais evidências apontando também pra custos de produção do PK5 no minimo não inferiores ao XSX.

Ate esse lance de PK5 all digital logo de partida aponta pra um custo superior ao que acham razoável de mercado, ainda mais diante de crise

Quero só ver quando começar os comparativos da DF kkkkkkkkkkkkkkk.......
 
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Edu Barros

#TeamFPS
Fevereiro 16, 2008
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Sim. Aos poucos vai cair a ficha do RDNA1+ que virou RDNA2

Cada vez mais evidências apontando também pra custos de produção do PK5 no minimo não inferiores ao XSX.

Ate esse lance de PK5 all digital logo de partida aponta pra um custo superior ao que acham razoável de mercado, ainda mais diante de crise
Na verdade, a observação que o @EdGalTBR fez está errada. O que eles disseram na matéria foi que não encontraram evidências de uso de VRS, quer dizer, não encontraram artefatos e degradação dos shaders nas áreas periféricas do frame que indicassem o uso de VRS. Agora, se vai ser uma solução RDNA 2 custom, não faço ideia.

Acho que vai ser necessário um glossário de termos que estão sendo usados nessa nova geração, vejo muita gente confusa. Pessoal ainda acha que VRS é um recurso que aumenta o desempenho dos jogos. Na verdade, é um simples trade-off, reduz qualidade pra ganhar em processamento de frames.
 

Saci

Heimdall dos Pampas
Moderador
Abril 11, 2007
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Na verdade, a observação que o @EdGalTBR fez está errada. O que eles disseram na matéria foi que não encontraram evidências de uso de VRS, quer dizer, não encontraram artefatos e degradação dos shaders nas áreas periféricas do frame que indicassem o uso de VRS. Agora, se vai ser uma solução RDNA 2 custom, não faço ideia.

Acho que vai ser necessário um glossário de termos que estão sendo usados nessa nova geração, vejo muita gente confusa. Pessoal ainda acha que VRS é um recurso que aumenta o desempenho dos jogos. Na verdade, é um simples trade-off, reduz qualidade pra ganhar em processamento de frames.

A MS chegou a fazer um glossário.
Vou ver se acho.
 
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ronabs

opa
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Novembro 8, 2010
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Acho que vai ser necessário um glossário de termos que estão sendo usados nessa nova geração, vejo muita gente confusa. Pessoal ainda acha que VRS é um recurso que aumenta o desempenho dos jogos. Na verdade, é um simples trade-off, reduz qualidade pra ganhar em processamento de frames.
A MS chegou a fazer um glossário.
Vou ver se acho.
 

Saci

Heimdall dos Pampas
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Só lembrando que, até o momento, VRS é um recurso exclusivo das GPU Nvidia, então pode ser que a MS adote outro nome no futuro. Mesma coisa com DLSS. Não sei se são marcas registradas, como PhysX e HairWorks.

Não, dá uma olhada aqui:
 
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Edu Barros

#TeamFPS
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@IronLexPM coloca o link da matéria lá no posto inicial do tópico do dossiê XSX, acho que vale a pena.
 
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Samuel DW

Jogador
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Maio 25, 2008
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Pessoal ainda acha que VRS é um recurso que aumenta o desempenho dos jogos. Na verdade, é um simples trade-off, reduz qualidade pra ganhar em processamento de frames.

Acho que essa foi uma simplificacao muito grosseira. 'Reduzir a qualidade em partes especificas da tela que nao se beneficiariam dessa qualidade extra' != 'Reduzir qualidade'
 

Edu Barros

#TeamFPS
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Acho que essa foi uma simplificacao muito grosseira. 'Reduzir a qualidade em partes especificas da tela que nao se beneficiariam dessa qualidade extra' != 'Reduzir qualidade'
Em partes, pq vc pegou só uma parte do meu post pra justificar. Eu escrevi isso aqui em cima:
O que eles disseram na matéria foi que não encontraram evidências de uso de VRS, quer dizer, não encontraram artefatos e degradação dos shaders nas áreas periféricas do frame que indicassem o uso de VRS.

A simplificação que eu fiz no final foi pra mostrar que existe uma contrapartida para o ganho de desempenho oferecido pelo VRS, e é justamente isso que muita gente ainda não entendeu. Seria um caso muito semelhante ao upscale via checkerboard que muita gente critica. Na prática, a diferença para a resolução nativa é mínima, mas os ganhos em desempenho são significativos. Mesma coisa com o VRS. Testei no Gears Tactics. Em movimento vc acaba não percebendo, mas como é um jogo mais parado, a redução na qualidade dos shaders acaba ficando mais evidente.
 
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Rafaelkar

Guerreiro
Outubro 6, 2015
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Eu acho engraçado quando dizem "ah, é tudo sobre jogos, o importante são os jogos blá-blá-blá", com a finalidade clara de desmerecer os recursos da Xbox.

No fim, é tudo sobre jogos. Um console mais potente significa que você vai ter uma melhor experiência com... TV? Não, JOGOS. O Xbox Game Pass é um serviço que te faz economizar com... música? Bééép, JOGOS. A retrocompatibilidade te dá a possibilidade de voltar no tempo e experienciar seus antigos... livros? Errou de novo, JOGOS.

Tudo isso são jogos, todos esses recursos giram em torno dos jogos. Então eu simplesmente não entendo essa birra. 95% da indústria são multiplataformas, a Xbox tem 15 estúdios trabalhando em jogos só para sua plataforma. Não basta só produzir um jogo, ele precisa rodar bem nas plataformas, precisa ser acessível financeiramente e precisa funcionar melhor em dispositivos mais novos. Tudo isso são "jogos" pra mim.
 

Saci

Heimdall dos Pampas
Moderador
Abril 11, 2007
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A simplificação que eu fiz no final foi pra mostrar que existe uma contrapartida para o ganho de desempenho oferecido pelo VRS, e é justamente isso que muita gente ainda não entendeu. Seria um caso muito semelhante ao upscale via checkerboard que muita gente critica. Na prática, a diferença para a resolução nativa é mínima, mas os ganhos em desempenho são significativos. Mesma coisa com o VRS. Testei no Gears Tactics. Em movimento vc acaba não percebendo, mas como é um jogo mais parado, a redução na qualidade dos shaders acaba ficando mais evidente.

A grande sacada do VRS é que o dev pode manualmente determinar onde ocorrer esse decréscimo de qualidade. Então a gente não precisa perder qualidade onde a ação está mais focada. Outras técnicas acabam baixando a qualidade em tudo.
Eu até me surpreendi que usaram no Gears Tactics, pela natureza de gameplay. Mas em jogos de corrida isso será fenomenal, mantem os carros em alto nível e diminui naquelas partes que pra gente vai ser só um borrão mesmo a 200 por hora.
 
Agosto 30, 2019
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Na verdade, a observação que o @EdGalTBR fez está errada. O que eles disseram na matéria foi que não encontraram evidências de uso de VRS, quer dizer, não encontraram artefatos e degradação dos shaders nas áreas periféricas do frame que indicassem o uso de VRS. Agora, se vai ser uma solução RDNA 2 custom, não faço ideia.

Acho que vai ser necessário um glossário de termos que estão sendo usados nessa nova geração, vejo muita gente confusa. Pessoal ainda acha que VRS é um recurso que aumenta o desempenho dos jogos. Na verdade, é um simples trade-off, reduz qualidade pra ganhar em processamento de frames.

VRS é uma das grandes inovações gráficas da próxima geração. Se a Sony não fala nada sobre o assunto é, no mínimo, suspeito. Da mesma forma que não falava nada sobre um sistema similar ao Smart Delivery e agora ficou claro que não vai ter.
 

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