To me saindo melhor com Tactics também, melhor build que fiz até hoje é:
- Nutcracker (Brutality) - é lenta, mas dá bastante dano (até onde estou, pelo menos);
- Lightning Bolt (Tactics) - um raio de eletricidade, tem que cuidar pra não ficar segurando tanto o botão senão começa a dar dano no personagem também;
- Sinew Slicer (Brutality/Tactics) - aquela besta que atira flechas nos inimigos;
- Ice Grenade (Survival) - bomba de gelo que congela os inimigos.
Priorizo HP, a não ser que o maior HP seja dê bônus para equipamentos que não tenho.
Os principais locais que morro são áreas com muitos inimigos por descuido, coisa de achar que posso ir pra cima e tomar uns golpes fortes em sequência que tiram mais vida do que achava que iriam.
Eu nunca foquei em se estou fazendo build de tactics, de survival, etc. Eu escolho a cor da maioria dos meus itens, e se tiver itens de mais de uma cor, dependendo do item, também escolho ele mas em menor quantidade.
Minha build preferida é:
1) chicote de Valmont (preferido, relativamente rápido, bom alcance e atravessa escudos) ou adaga dupla (segundo lugar, muito rápido e ainda dá uma ombrada no final do combo) ou espada rápida (swift sword no inglês)
2) Arco de gelo (disparado meu item preferido) ou hadouken de gelo ou archote
3) Nas armadilhas, pego 2 entre rasga-tendão, double crossbomatic e cleaver (aquele cama de serras)
A tática pra todas as fases mais avançadas, ou mesmo as iniciais quando você ainda não tiver pegado o jeito, é jogar as armadilhas na plataforma dos inimigos, voltar pra plataforma de cima ou de baixo, onde não te alcançam e deixar elas moerem eles, só dando uns golpes de longe.
O arco de gelo é bom demais, mesmo que o inimigo descongele rápido, você consegue fazer o esquema uma flecha de gelo + golpes de espada + flecha de gelo + golpes de espada. Com o chicote, o ritmo fica perfeito, só Y, X, Y, X (congela, chicoteia, congela, chicoteia). Tirando chefes, grande maioria dos inimigos não consegue nem se mexer nesse combo. Só não é perfeito porque a flecha só atinge um inimigo, então quando tiver um monte, antes jogue as armadilhas pra fazer um limpa.
Agora o que faz a diferença mesmo é combinar as habilidades das armas. A build que consegui zerar o jogo era chicote + archote (joga uma tocha de fogo) + double crossbob-o-matic + rasga tendão. Meu chicote e as duas armadilhas causavam envenenamento e tinham 80% de bônus de dano a inimigos pegando fogo. Meu archote causava fogo (lógico) e tinha bônus de 80% de dano a inimigos envenenados. Ou seja uma dava bônus na outra. Acho que a maioria dos bônus são de 80%, mas o bônus em inimigos congelados é de 150%. Quase zerei tb com build de arco de gelo + cama de serras com 150% de bônus para inimigos congelados.
Outra dica que dou é não ficar gastando as células em tudo quanto é arma, quando você libera ela, ela se torna mais uma a ser sorteada para aparecer nas fases. Se você já tiver uma arma preferida, o ideal é usar naquele cara que aparece após os chefes que aumenta a probabilidade de aparecer itens do tipo "+", "++" e "S". Assim não diminui a chance da arma que você gosta aparecer, e aumenta a chance de aparecerem itens de maior qualidade.