Finalmente galera, Elden Ring Platinado após 140 horas no nível 164.
De longe o jogo mais acessível da FromSoftware tanto para zerar quanto miletar. Só tive dificuldade relevantes com três chefes:
1. Margit: Aqui era falta de experiência mesmo, estava com muitos vícios de combate de Dark Souls. Venci o chefe quando me apropriei das novas mecânicas de combate que Elden Ring trouxe.
2. Malenia: Essa dispensa apresentações. De longe, a melhor e mais difícil fight Boss do game. Precisei invocar dois cooperadores para conseguir vencê-la.
3. Fera Prístina: Seus ataques são devastadores, mesmo com 40 de vida morria em dois ou três golpes, um cooperador foi suficiente para derrotá-la.
Os demais chefes foram bem mais fáceis, venci a maioria em no máximo três tentativas. Não precisei invocar cooperadores porque a ajuda da Mimic Tear já era suficiente. Foi o jogo da From que menos farmei, o segredo é explorar bastante e ser cauteloso para não disperdiçar runas. Cheguei no nível 164 dessa maneira.
Sobre a queda de qualidade que alguns colegas relataram sentir no final do jogo, respeito a opinião de todos, mas não consigo enxergar dessa forma. Na minha opinião, Farum Azula e Eyfael são as áreas mais impressionantes do jogo, graficamente falando. A montanha dos gigantes é pouco atraente, mas não consigo esperar mais do que foi entregue em uma área de gelo e neve. Também não posso dizer que faltou conteúdo, pois platinei o game com 140 horas e ainda deixei incontáveis de masmorras e chefes de campo aberto para enfrentar.
No início tentei jogar 100% às cegas, foi interessante, mas não recomendo para ninguém, pois perdi muito do jogo nas primeiras 40 horas. Por outro lado também entendo que o fator surpresa é importante, por isso o ideal jogar às cegas o máximo possível, mas em caso de dúvidas específicas sobre onde encontrar algo, completar quest ou conquistas perdíveis, não hesite em buscar informações externas. Se possível escrita, porque desse modo, mesmo com alguns spoilers, você não perde o fator uau.
O jogo certamente tem seus defeitos, três me incomodaram bastante:
1. Multiplayer instável: tem dia que funciona e tem dia que não.
2. Falta de informação para o jogador: não precisa ser igual a Ubisoft, mas a From deixou sim a desejar nesse quesito. Essa fórmula era perfeita nos games anteriores, mas como Elden Ring é colossal a fórmula de antes tornou-se inadequada. A prova disso é que ouvi relatos de pessoas que chegaram a Caelid sem pegar o cavalo, pois não descansaram no local de graça em que Melina entrega a montaria ao jogador. Outras pessoas simplesmente pularam o tutorial porque não quiseram se jogar no buraco. Só aprendi que dava para filtrar os equipamentos por tipo após 100 horas de jogo, é só apertar LS no inventário, descobri por acaso, esse comando não aparece na tela.
Entendo que a consulta externa faz parte das experiências da From, mas aqui exageraram e eles sabem disso, tanto é que colocaram até ícone de NPC no mapa e mensagem de tutorial em atualizações posteriores.
3. Final das missões tipo Miazaky: O cara é um gênio, as missões secundárias dele são até interessantes, mas todo mundo que jogou os games anteriores da From sabe que no final da quest o NPC vai virar seu rival ou simplesmente morrer. O Miazaky precisa colocar mais gente aqui para pensar diferente.
Sim, a From reutilizou assets de Dark Souls e copiou elementos de Zelda BotW na cara dura. Mas eu não me incomodo nenhum pouco com isso, "
nesse mundo nada se cria, tudo se copia". Eles foram inteligentes, ao invés de investir tempo refazendo o que já estava pronto, dedicaram todas as suas energias na criação do magnífico mundo de Elden Ring. O resultado comercial do game é a evidência de que acertaram em cheio.
Fiquei muito feliz em me aventurar nas terras médias. Agradeço a todos que me ajudaram nesse percurso, em especial
@João Saleme que me persuadiu a comprar o jogo logo no lançamento.
Boa sorte aos futuros Lordes Prístinos!
GOTY 2022