Tópico Oficial Microsoft anuncia a compra da Activision Blizzard ||| APROVADO ||| Game Pass só em 2024

Com o novo prazo de conclusão (18 de outubro), quando a aquisição será completada?


  • Total voters
    87

Rafaelkar

Guerreiro
Outubro 6, 2015
4,966
10,613
São Paulo
Tipo, não teve sugestão de remediação porque os argumentos contra são baseados em eventos especulativos tão vagos que nada que você possa fazer seria uma 'prova' de remédio.
O histórico de comportamento de mercado da Activision-Blizzard foi completamente ignorado, entrou uma versão imaginada que é super pró-cloud e totalmente a favor de colocar seus jogos em condições super especiais em qualquer negócio que queira abrir. E a MS se assinar contrato dizendo o que vai fazer, aparentemente é pouco comparado ao que a ACTI-BLIZZ 'faria naturalmente'.
O Bobby Kotick deve ser o executivo mais amado pelos gamers, pelo jeito. Muito melhor pro consumidor deixar a empresa como é. Agora como eles chegaram nessa conclusão, considerando uma avaliação honesta, só lendo algum material mais denso que não foi mostrado hoje.
Entendo que os argumentos parecem meio vagos ou especulativos (tirando o da Cloud, onde a Microsoft realmente se aproximada de um monopólio), mas é exatamente a forma como esses tribunais de defesa da concorrência atuam.

São estressadas todas as possibilidades que podem levar a uma concentração de mercado. Não é somente o exercício do poder de mercado, mas o potencial ou possibilidade de exercê-lo. Nisso, não conta histórico passado, promessas de futuro, declarações de executivos. Nada disso é formal e a Microsoft não teria absolutamente nenhum compromisso legal com o que ela disse agora, com exceção dos acordos de 10 anos, e ainda no âmbito do direito privado.

No Perguntas do CADE (que é basicamente uma cópia desses tribunais internacionais) tem as explicações de como eles trabalham:

A Lei de Defesa da Concorrência determina que ocorre posição dominante quando uma empresa ou grupo de empresas controla parcela substancial de mercado relevante como fornecedor, intermediário, adquirente ou financiador de um produto, serviço ou tecnologia a ele relativa de tal forma que a empresa ou grupo de empresas seja capaz de, deliberada e unilateralmente, alterar as condições de mercado.


E lógico, por mais que existam parecer extremamente técnicos, indicadores de concentração etc, é também um processo político. A Microsoft é uma big-tech gigante, bilhões de dólares, comprando uma empresa menor. É a fórmula para dor de cabeça.
 

PunkSxE

Warrior ?‍?
Janeiro 2, 2016
2,797
8,095
São Paulo
Essa aquisição já morreu. Deveriam largar logo e voltar a focar no que o Xbox já tem. Mais de ano que parece que a única coisa que acontece do lado verde é essa compra.

Agora só torço pra que o fracasso dessa aquisição não faça a visão da Microsoft em relação ao Xbox mudar.
 

Brunolampard

Guerreiro
Maio 22, 2016
3,401
4,026
Brasilia DF
Basicamente, a compra foi bloqueada por argumentos puramente especulativos… a Microsoft tem acordos concretos contra essas mesmas coisas especulações. Isso realmente não faz o menor sentido. A meu ver, seria uma causa praticamente ganha. O tribunal trabalha com fatos concretos e como CMA vai provar que a Activision iria levar esses jogos em nuvem de forma multi plataforma sendo que o serviço nem existe. A Microsoft já possui esses acordos existentes pra fazer justamente isso?!
 
Última edição:

Guilherme Augusto

Guerreiro
Outubro 18, 2015
4,188
3,962
a
Preocupação com cloud gaming.... A MS estava fazendo acordos e propôs disponibilizar todos os jogos da ABK em cloud. Acabou que a PRÓPRIA CMA prejudicou os consumidores. Que contraditório, não?
Ela apenas ajudou os consumidores que a ela interessa, o resto ela não liga tanto...
 

Lightwarrior8

Xbox Gamepass , vê se me dá um tempo....
PXB Gold
Fevereiro 9, 2019
8,871
18,430
Juiz de fora
Agora complicou ...
Até o pessoal da ABK vai torcer para a compra não passar , imagina pegar 3 Bi sem fazer força....
 

RAYMON

XBOX MVP
Administrador
Outubro 29, 2005
14,642
35,985
São Paulo
Se essa negociação de fato morrer, a última coisa que a Sony deveria fazer é comemorar. A Microsoft saberá muito bem para onde apontar os seus canhões ($$$). Definitivamente, essa situação toda declara uma guerra.
Plot twist: Microsoft vai anunciar um acordo unilateral de exclusividade de Call of Duty com a Activision por 10 anos.
 
  • Haha
Reações: Ryuu e Saci

broskione

Guerreiro
Dezembro 29, 2017
2,515
3,200
Brasília
Plot twist: Microsoft vai anunciar um acordo unilateral de exclusividade de Call of Duty com a Activision por 10 anos.
Se comprassem apenas algumas ips, com cod entre elas e colocassem em todo cod um vilão atrapalhado com o nome de MIJ NAYR que você mata no final mesmo podendo salvar, seria uma das trolladas e tacadas de mestre mais épicas da história
 

Rafaelkar

Guerreiro
Outubro 6, 2015
4,966
10,613
São Paulo
E qual foi a conclusão do CADE?
Os tribunais logicamente divergem entre si, até porque há preocupações locais com cada país. Meu ponto era mais sobre forma de atuação, levando em consideração o potencial de dominância de mercado e não as promessas de executivos.

O CADE é bem menos recente que o CMA, FTC etc para esse tipo de assunto. A defesa da concorrência nos EUA, por exemplo, tarda da década de 60 em tribunais gerais. UK acredito que um pouco depois, ou talvez até antes (eles eram a hegemonia financeira até o século XX).


É muito mais maturidade técnica e de literatura que temos aqui. Tanto que o mercado olha para decisões de lá, não daqui.

Não estou dizendo que um está certo e outro errado, mas um evidentemente tem mais história, literatura econômica e respeitabilidade no mercado do que outros. E a aquisição da ACT/BZZ não muda nada disso, é só mais uma decisão. E jogo que segue, business as usual.
 

ronabs

opa
Moderador
Novembro 8, 2010
26,696
76,065
Rio Grande do Sul
O processo de apelação não deve ultrapassar o prazo máximo de aquisição, que é 18 de Julho?

Passando de Julho, a Microsoft fica obrigada a pagar uma multa de 3 bilhões à Activision (quase meia Bethesda) e a refazer a proposta de compra, podendo esta ser inclusive negada pela Activision-Blizzard.

A Microsoft pode concluir/fechar a aquisição e tentar reverter a decisão em instâncias superiores depois (tanto na CMA quanto em outras, como provavelmente a FTC). Mas isso gera uma insegurança jurídica tão gigantesca que acho difícil eles seguirem dessa forma. Imagina fechar o acordo e depois ter que desfazê-lo? Os custos dessa brincadeira devem passar dos bilhões. É por isso que as aquisições só vão adiante depois do parecer desses órgãos de defesa da concorrência, em quase todo mercado (inclusive Brasil).

Eu acho que o cenário é catastrófico nesse momento, mas espero a ponderação do @ronabs
Então, não sei como fica a situação agora na parte legal. Existe um prazo máximo de conclusão pra não chegar nessa multa aí (18 de julho), mas não sei como, em quais condições e até em quais jurisdições a Microsoft poderia passar por cima dessas decisões do CMA, EC e FTC.

Sobre a questão da multa, apenas a nível de curiosidade: levando em conta a inflação do período de janeiro/22 (anúncio da compra) a março/23, os $68,7 bilhões oferecidos pela Microsoft para comprar a Activision seriam corrigidos, hoje, para mais de $73,76 bilhões, um acréscimo de mais de $5 bilhões. A Microsoft pagaria a multa ($3 bi) e aumentaria a oferta pra se adequar ao cenário atual ($5 bi), totalizando um acréscimo de $8 bilhões? A Activision aceitaria nos mesmos termos e valores, exigiria uma correção monetária ou até um valor mais alto por acreditar que valem mais? Que lamaçal que a Microsoft se envolveu.

E alguém publica jogos fora do Windows?
Menos de 5% no Steam, que é disparada a maior e a que interessa. Mas, pra quem quer encontrar sarna pra se coçar, parece suficiente.

1682513917755.png

Ainda tem isso né, que horas será esse evento? Cara que situação…
Não sei qual horário, mas a torta de climão tá garantida no cardápio.


Uma duvida que pode ser estupida, a microsoft pode alegar que se caso não for aprovada no Reino Unido ira fechar os escritorios da Activision Blizzard da região? o que seria um prejuizo muito grande em questão de empregos?
Sempre dá pra optar por manter a Activision como uma operação separada na região, com os jogos dela fora do Game Pass, por exemplo. A questão é o efeito negativo que isso pode causar nos consumidores de Xbox por lá, imagina você fazer parte do segundo maior mercado da marca e ver ela jogando a toalha e tratando você de forma diferente que o restante do mundo. A Microsoft certamente não quer um cenário assim.

Caras, culpar a Sony é meio nonsense agora. Ela fez somente o que toda empresa concorrente faria em um tribunal: defender os seus interesses privados diante de uma mudança de mercado.

Não existe "contato no CMA", "contato na FTC". A decisão foi de um tribunal, de um colegiado. Você pode discordar da decisão, questionar o mérito dos argumentos, mas desmerecer a instituição é idiota. Não é o primeiro caso que ela julga, nem vai ser o último. É só mais um.

Pensar que a Sony não tem só gente infiltrada na mídia, nas developers, mas agora está infiltrada nas próprias instituições de estado. É uma paranoia gramsciana dura de engolir.
Não digo gente infiltrada, mas que rolou um lobby pesado por parte da Sony, isso é bem claro. Quero só ver como isso vai respingar na decisão do colegiado europeu, já que a vantagem do PlayStation na parte continental é ainda maior do que no Reino Unido.

Lobby infelizmente acontece, a gente tem visto por parte da Microsoft também nos Estados Unidos. Todo o avanço político contra práticas descritas como prejudiciais por parte da Sony contra empresas americanas no Japão nas últimas semanas não é de graça.


Essa aquisição já morreu. Deveriam largar logo e voltar a focar no que o Xbox já tem. Mais de ano que parece que a única coisa que acontece do lado verde é essa compra.

Agora só torço pra que o fracasso dessa aquisição não faça a visão da Microsoft em relação ao Xbox mudar.
Esse é um ponto bom, já que o futuro do Xbox (marca) está na expansão do Game Pass de forma rápida para os mercados de PC e mobile, onde os jogos da Activision + Blizzard + King cairiam como uma luva. A gente já viu o Game Pass não alcançar as metas de crescimento (muito altas) nos dois últimos anos. Um revés nessa situação poderia fazer a Microsoft recalcular um pouco a rota para o futuro da divisão de jogos, especialmente por questões até externas ao mercado de jogos, como o combo inflação + recessão e outros campos com mais potencial de retorno, como IA.


A relação da ABK com a Sony poderia mudar após esses acontecimentos viu, mas isso é só um sonho.
Dinheiro manda e a Activision faz muito dinheiro no PlayStation. A galera engole o choro e o orgulho mas não deixa dinheiro na mesa.
 

MainFrame93

Velhato
PXB Gold
Dezembro 12, 2013
1,706
3,287
Curitiba
Calma rapaziada, agora a mão vem mais pesada ainda

Acordo de 40 bilhões para a Showcase de Junho

1c17b292b3985c9176584434cc940a7e220e675c_2_690x388.jpeg
 

Ryuu

fly high~
PXB Gold
Novembro 5, 2020
784
942
Belo Horizonte
A MS está realmente buscando o melhor pros consumidores INDEPENDENTE da plataforma, tá sendo a pioneira nisso só que infelizmente tá jogando contra "todos". Esse cenário vai ser MUITO difícil de mudar e acredito que vai durar anos até isso acontecer.
 
  • Curtir
Reações: Pegazuswarri0R

Saci

Heimdall dos Pampas
Moderador
Abril 11, 2007
24,911
51,196
Não estou dizendo que um está certo e outro errado, mas um evidentemente tem mais história, literatura econômica e respeitabilidade no mercado do que outros. E a aquisição da ACT/BZZ não muda nada disso, é só mais uma decisão. E jogo que segue, business as usual.
Creio que independente de história, há as trocas naturais e possivelmente políticas que acontecem nessas instâncias. Um órgão que tinha determinada posição nos anos 2000 pode agir diferente nos anos 2020, não apenas pelas mudanças de mercado e revisão dos efeitos de suas próprias decisões no passado, mas por mudança de pessoas mesmo.
Então, eu costumo focar nos argumentos em si, caso a caso.
Em questões econômicas, meu posicionamento não é muito liberal não. Acredito na importância de órgãos reguladores, pois empresas soltas com passe livre no mercado tendem a tomar atitudes maléficas para a sociedade como um todo, por isso defendo que exista uma regulação que ajude as empresas a crescerem e desenvolverem o país, mas que as impeça de atrapalhar o desenvolvimento do país com ações que só trariam benefício exclusivamente aos seus proprietários/acionistas.
Quando um órgão regulador diz "vejo problemas", eu presto muita atenção e ouço de boa fé.

Mas, com o suposto background técnico, espero argumentos de alto nível.
 

Sobre o PXB

  • Desde 2005 nossa comunidade se orgulha de oferecer discussões inteligentes e críticas sobre a plataforma Xbox. Estamos trabalhando todos os dias para garantir que nossa comunidade seja uma das melhores.

Sobre a Comunidade

  • As opiniões expressas neste neste site são da inteira responsabilidade dos autores. Microsoft, Xbox, Xbox Live, os logotipos do Xbox e/ou outros produtos da Microsoft mencionados neste site são marcas comerciais ou registradas da Microsoft Corporation.

Assinatura PXB Gold

+ Navegação sem publicidade

+ Upload de imagens nas postagens do fórum

+ Títulos de avatar personalizados.

 

Assinar com PayPal PagSeguro (cartão ou boleto)