Olha, concordo.
O contexto da Bethesda impactou bastante na expectativa em relação a Starfield:
- Primeira nova IP em 25+ anos;
- Ambientação espacial com a experiência do estúdio em criar mundos abertos não apenas grandes, mas interessantes;
- Ser exclusivo, alçando o jogo a não ser só mais um jogo da Bethesda (que já tem um peso grande) mas também um carro-chefe do Xbox Series X|S, representando o início de uma virada de chave para a line-up first party;
- Ciclo longo de desenvolvimento, e aquelas frases de "25 years in the making" não ajudam nada.
Ser uma decepção não significa ser ruim. Mas a expectativa coletiva estava alta demais, esperando receber um "Skyrim 2.0" - não comparando os jogos diretamente, mas sim o seu impacto -, e o jogo não atingiu essa expectativa. E boto uma boa parte da expectativa alta partindo da comunidade
Xbox após a compra da Bethesda, pelo fato de se tornar exclusivo, não ter mais na outra plataforma®, essas coisas. Foi colocado em um pedestal para ser o símbolo pra bater de frente com qualquer outra coisa que viesse do lado de lá.
Eu sempre estive no ponto de querer ver como um RPG full Bethesda (que tem suas características e qualidades) seria recebido em um mundo pós Witcher 3, Breath of the Wild, Elden Ring e outros. Jogos que elevaram e trouxeram coisas novas para a exploração em mundo aberto, reatividade, essas coisas, mesmo sendo de três estilos bem diferentes. O lançamento de Baldur's Gate 3 um pouco antes também fez com que comparações novas surgissem.
Falando sobre impacto, essa semana apareceu esse tuite na timeline e é bem curioso ver como Starfield gerou pouco buzz em torno de criações orgânicas da comunidade em relação a outros jogos da própria Bethesda. Fan art, piadas, memes, companions favoritos. Meio que não tem tanta coisa assim pra falar em relação a ele.