[GOOD NEWS EVERYONE] Imposto sobre VideoGames foi reduzido.

Archangel2035

Casual
Setembro 17, 2008
2,445
1,769
Decreto do presidente Jair Bolsonaro publicado nesta quinta-feira (15) no Diário Oficial da União reduz as alíquotas de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) incidentes sobre videogames, acessórios dos consoles e suas partes.

As alíquotas, que atualmente variam de 20% a 50%, foram reduzidas para a faixa entre 16% e 40%.

O decreto altera as alíquotas da Tabela de Incidência do Imposto sobre Produtos Industrializados (TIPI), aprovada pelo Decreto nº 8.950, de 29 de dezembro de 2016.

No início do mês, Bolsonaro havia afirmado que pretendia assinar um decreto reduzindo a carga tributária sobre jogos eletrônicos. Segundo o presidente, a ideia é "deixar esse dinheiro, em vez de ir para o governo, ficar na mão do povo. Essa que é a intenção, é diminuir a carga tributária."

Confira abaixo as novas alíquotas:

9504.50.00 - Consoles e máquinas de jogos de vídeo, exceto os classificados na subposição
  • De 50% para 40%
9504.50.00 Ex 01 - Partes e acessórios dos consoles e das máquinas de jogos de vídeo cujas imagens são reproduzidas numa tela de um receptor de televisão, num monitor ou noutra tela ou superfície externa
  • De 40% para 32%

9504.50.00 Ex 02 - Máquinas de jogos de vídeo com tela incorporada, portáteis ou não, e suas partes
  • De 20% para 16%
Fonte: https://www.google.com/amp/s/g1.glo...5/bolsonaro-reduz-imposto-de-videogames.ghtml

Ps - Agora e esperar o impacto, e ir cobrando e vendo nas lojas.
 
Última edição:

corujajunior

Um Nahobino...
PXB Gold
Abril 5, 2018
4,336
8,711
Fortaleza
Espero que isso seja repassado ao consumidor. Que as empresas não apenas vejam isso como oportunidade de lucrar ainda mais.

Qualquer medida que beneficie o povo é bem vinda.
 
  • Curtir
Reações: Lightwarrior8

LOCATELLi

Get Ready
Outubro 31, 2011
3,242
5,050
Rio Grande do Sul
Pô, bom demais. Jurava que esse dia nunca chegaria. Espero que seja só o início de um declínio geral na alíquota de impostos.

Espero que isso seja repassado ao consumidor. Que as empresas não apenas vejam isso como oportunidade de lucrar ainda mais.

Qualquer medida que beneficie o povo é bem vinda.
Negócio também é fiscalizar e ver qual empresa vai realmente respeitar o consumidor, assim como o pessoal faz uma fiscalização rigorosa nos postos de combustíveis, ao ver alguém querendo 'se dar bem', já denunciam ao MP.
 

John Doe

Novato
Novembro 26, 2006
1,515
1,611
Santa Cruz do Sul
Não quero colocar água no chopp de nínguém, mas estou bem pessimista sobre o impacto real para nós consumidores desta pequena redução nos impostos. A princípio vejo os empresários absorvendo este valor com desculpas como: "Antes trabalhavamos sem margem de lucro", "O valor atual estava defasado pois não houve correção do aumento do dólar", etc. Enfim, vamos aguardar!
 

patrickfb

Guerreiro
Abril 8, 2017
2,523
4,137
Vila Velha - ES
Ótima notícia, principalmente com a nova gen batendo na porta. Mesmo que não seja repassado com uma diminuição de valores pro consumidor, é um bom argumento pra que não aumentem os valores (como estava acontecendo com alguns produtos).
Os impostos aqui são bizarros, perdemos até o suporte de uma das três grandes por conta disso, redução mais do que bem vinda, que caia mais.
 

Luck Costa

Jogador
PXB Gold
Janeiro 17, 2008
3,584
5,553
Vinhedo
Pqp, não dá pra reclamar disso meu. O governo está fazendo a parte dele, e nunca que viria uma redução drástica, pq não funciona assim.
Agora, se será repassado aos consumidores, são outros 500. Cabe a nós cobrarmos e fiscalizarmos. A tendência é que com a concorrência de mercado haja sim um reflexo para nós.
Redução de impostos em um país campeão de taxas altas, é sim para ser comemorada.
 

Archangel2035

Casual
Setembro 17, 2008
2,445
1,769
Agora e monitorar, e cobrar principalmente da representante das 3 grandes empresas. O mínimo que espero e redução dos preços disponibilizado nas lojas online, onde o repasse devia ser mais facil de passar para consumidor.

Se o preço não cair pelo menos um pouco nestes dias quero ver a cara de pau deste povo de não fazer a sua parte.
 
  • Curtir
Reações: freedowsRoO

Dancgrio

Jogador
Dezembro 22, 2015
2
0
Rio de Janeiro
A redução de impostos é uma ótima ideia, mas o preço só começa a cair mesmo se houver muita concorrência na venda dos jogos, quanto mais lojas vendendo e concorrendo pelo preço, mais barato o jogo vai ficar.

Torço pelo melhor ...
 

xJohnKennedy

Guerreiro
Dezembro 31, 2015
3,321
5,511
Goiás
Se fosse pra ser essa reação de "ai num vai mudar nada os empresários vão levar todo o dinheiro", meus amigos digamos que a parte do governo ele já fez - não que eu concorde com 50% de IPI de imposto, que é roubo - agora somos nós consumidores de exigir um posicionamento tipo vão lá no Xbox e Playstation e exijam uma correção do preço oficial por exemplo já seria um bom começo. Com essa mentalidade nunca andamos, talvez a gravidade nos puxe pra baixo mais pra isso não prescisa de esforço não é mesmo?
 

henriquevascain

The World is Quiet Here
Outubro 7, 2012
4,021
5,608
Ja é um grande passo simbólico vê um governo preocupado com isso. Entretanto o importante mesmo é que passe o pl ou ec que está tramitando na câmara, decreto é temporário.
 
  • Curtir
Reações: Luck Costa

MicaoX

Fly me to the moon
Setembro 22, 2015
1,887
2,599
Irlandinha
Na prática isso não vai mudar nada. Só acabar com 500 empregos na zona Franca de Manaus.

O valor do tributo é em cima do preço de "fabricação", logo no preço final que soma-se lucro do distribuidor, as vezes sub-distribuidor e lojista final, e todos esses com imposto incidindo em cima (esse imposto não é alterado, só o primário), um Xbox One X que custaria eventualmente 2000 iria custar 1980.

São 20 reais contra 500 empregos... Se fosse uma mudança radical na tributação, uma vez que jogos de vídeo games são considerados"jogos de azar " pela Lei, e por isso a taxação é alta, seria válido. Infelizmente isso está mais para "Jogo Justo 2, Moacyr não retorna ".

Será que é tão válido assim???
 

MicaoX

Fly me to the moon
Setembro 22, 2015
1,887
2,599
Irlandinha
A redução de impostos é uma ótima ideia, mas o preço só começa a cair mesmo se houver muita concorrência na venda dos jogos, quanto mais lojas vendendo e concorrendo pelo preço, mais barato o jogo vai ficar.

Torço pelo melhor ...
Infelizmente a tendência é termos cada vez MENOS lojas.
Isso se deve ao chamado "Best Buy effect".

Veja que nos EUA nem as gamestop estão mais aguentando, enquanto os Gigantes, Amazon, Best Buy, Walmart, dominam o mercado.

A tendência é, em longo prazo, não existir mais a "Carlao Games" da Esquina.
 

exiledaraan

Jogador
Agosto 11, 2018
137
88
Maringá
Vamos lá, acho que esse assunto precisa ser tratado num contexto amplo. Em princípio, a redução de alíquota é positiva, contudo a partir de dezembro deste ano passa a vigorar (se não houver mudança no cenário) a sobretaxa americana sobre produtos chineses, o que afetará o valor dos consoles. Até agora, nenhum dos dois países está disposto a encerrar a disputa comercial. Imagino que vai ser muito difícil vermos uma queda real de preço.

Além disso, pensa numa medida com cheiro de eleitoreira. Não existe planejamento (ou se existe está escondido a sete chaves) para a economia de videogames no Brasil por parte do governo ou do Congresso em si, apenas medidas esparsas. No caso do governo, se encaixa na estratégia de alimentar a base de 1/3 do colégio eleitoral que, estima-se, seja o eleitorado cativo do Bolsonaro. O perfil do jogador brasileiro é, "coincidentemente", o perfil da maior parte do eleitor do Bolsonaro: poder aquisitivo e escolaridade médio-altos. Ou seja, é se utilizar de algo a princípio bom (redução de alíquota de imposto) para algo ruim (objetivo eleitoreiro). Ainda mais de um governo que aprovou uma reforma da Previdência aquém das expectativas de economizar que tinham e sem informar de onde vão tirar o dinheiro para cobrir a diferença na arrecadação que deixará de entrar no caixa do governo com a redução de alíquota.

Não quero transformar o assunto muito em política, mas acho que todas essas informações acima são importantes para refletir. E acho muito válido que esse tópico não caia no esquecimento para que possamos, daqui alguns meses, ver na prática os efeitos reais disso.
 

Archangel2035

Casual
Setembro 17, 2008
2,445
1,769
O decreto e so um teste gente para avaliação do mercado, ainda está em tramitação a pec 51/2017 Que reduz ainda mais a tributação.

Devem estar querendo pegar dados de consumo para verificar se compensa a queda da arrecadação.
 

Sobre o PXB

  • Desde 2005 nossa comunidade se orgulha de oferecer discussões inteligentes e críticas sobre a plataforma Xbox. Estamos trabalhando todos os dias para garantir que nossa comunidade seja uma das melhores.

Sobre a Comunidade

  • As opiniões expressas neste neste site são da inteira responsabilidade dos autores. Microsoft, Xbox, Xbox Live, os logotipos do Xbox e/ou outros produtos da Microsoft mencionados neste site são marcas comerciais ou registradas da Microsoft Corporation.

Assinatura PXB Gold

+ Navegação sem publicidade

+ Upload de imagens nas postagens do fórum

+ Títulos de avatar personalizados.

 

Assinar com PayPal PagSeguro (cartão ou boleto)