Resumo da Semana Xbox #59 - 19 a 23 de agosto - Gamescom + Inside Xbox

E aí, rapaziada. O resumo de hoje tá tão grande, mas tão grande, que comecei a fazer ele na madrugada de segunda-feira, pra dar tempo, deixando algumas partes meio prontas, porque tendo o combo Gamescom + Inside Xbox acontecendo no mesmo dia, a quantidade de assuntos e novidades (além de seus desdobramentos) certamente seria bem grande, o que acabou acontecendo. Começando pelo que chega na nossa casa, temos novos jogos já disponíveis no Xbox Game Pass de Xbox e PC, então, ter o que jogar não é problema - nunca foi e, com o Game Pass, acredito que nunca será. Podiam até inventar uma função "shuffle" para aqueles dias em que a gente quer jogar algo e não sabe o que. Enfim, seguindo e agora entrando nas outras movimentações da semana, temos claro um giro pelo Inside Xbox, com destaque especial para tudo o que foi comentado sobre Gears tanto no programa quanto no Opening Night Live e também fora disso tudo, alguns assuntos tiveram bem pouco alcance então acho legal trazer essas coisas de Gears em uma parte dedicada, afinal, é uma das principais franquias da Microsoft e tem bastante coisa acontecendo nos últimos dias e nos próximos meses. Voltando pra parte de notícias, tem também um resumo do Opening Night Live, evento de abertura da Gamescom, além de outros jogos que apareceram durante os dias da feira; a Microsoft falando que não quer mais lançar seus jogos first-party em outras plataformas; a mesma Microsoft falando que quer levar o Game Pass para todas as plataformas; e, a cereja do bolo, um artigo opinativo sobre porquê o caminho futuro para as fabricantes de consoles passa mais perto da cooperação do que da competição. Tem também a Xbox Official Gear chegando ao Brasil, um Free Play Days que passou batidaço mas já está rolando; os descontos da semana com vários jogos da EA; a agenda de jogos lançados nesta e na próxima semana (a próxima semana tá bem cheia, com alguns destaques como Control, The Bard's Tale IV: Directors Cut (Game Pass), Blair Witch (Game Pass) e The Dark Pictures Anthology: Man of Medan; e, claro, aqueles links espertos com conteúdo pra assistir, ler e ouvir. Até a introdução está sendo bem maior do que o normal porque, né, quando tem assunto demais, a gente só vai.


DEVIL MAY CRY 5, KINGDOM COME: DELIVERANCE, AGE OF EMPIRES, É MUITO JOGO NO GAME PASS
Dash_WIRE_Coming-Soon_8.16_940x528_r1.jpg

Tudo isso aqui foi divulgado durante o Inside Xbox, mas o nível das adições vale o destaque e também ajuda a desafogar um pouco o que vem a seguir. Então, começando do princípio e confirmando os rumores, foi liberado e já está disponível pra galera nada mais, nada menos que Devil May Cry 5 (console), um dos grandes sucessos recentes da Capcom, lançado há pouco mais de cinco meses, e mais um grande AAA a chegar ao catálogo do Game Pass pouco tempo após seu lançamento. Aqui, podemos até ver um certo padrão começando a surgir quem sabe: Metro Exodus entrou com quatro meses, Devil May Cry 5 e Shadow of the Tomb Raider com cinco meses. Parece ser um intervalo legal. Além disso, também foram adicionados dois jogos de estratégia e gerenciamento, um para cada plataforma: Stellaris (console) tem a pegada de expansão no universo, e Age of Empires: Definitive Edition (PC) é o clássico RPG de estratégia dos anos 90, título que fez muito sucesso e até hoje é muito querido pela galera. Esta foi a primeira leva da semana.

A segunda leva chegou no dia 22 de agosto, com outros dois jogos adicionados: Ape Out (PC) é um beat 'em up que tem uma visão top down, tipo Hotline Miami, onde controlamos um gorila tentando escapar de diversos níveis, tendo bastante fator replay; e Kingdom Come: Deliverance (console/PC), um título de ação/RPG que chamou bastante a atenção quando foi lançado por ser um RPG com os pés na realidade, sem tanta fantasia, além de se basear em fatos históricos reais. Quanto aos jogos futuros, eles relembraram as adições da semana que vem, com The Bard's Tale IV (console/PC, 27, lançamento) e Blair Witch (console/PC, 30, lançamento), além de dar uma palhinha do que está por vir em setembro, com Dead Cells (console/PC, 5) entrando no catálogo um dia antes do aguardadíssimo Gears 5 (console/PC, 6/GPU, 10/GP, lançamento). E lááá em novembro, confirmaram também a chegada de Age of Empires II: Definitive Edition (PC, 14), um dos jogos de estratégia mais amados e idolatrados e jogados de todos os tempos (inclusive por mim também, até já comecei a jogar o primeiro como esquenta pro segundo). É jogo que não acaba mais, quando a gente consegue planejar a jogatina pra organizar tudo, ver qual jogo vamos priorizar e tal, a Microsoft vai lá e joga mais uma bacia pra cima da nossa cabeça. (Pode continuar.)
Fonte: Xbox News

INSIDE XBOX DIRETO DA GAMESCOM APRESENTA NOVIDADES PRA TODOS OS LADOS
e0934cf8-480e-48c3-a691-3ea1a45cf130_Inside.jpg

Na segunda-feira, às 12h, começou mais uma transmissão do Inside Xbox, programa da Microsoft destinado a compartilhar informações e mais detalhes sobre seus jogos e produtos, conversar com desenvolvedores, enfim, ser um show de modo geral. Tudo isso direto da Alemanha, na Gamescom. Alguns assuntos que foram comentados no Inside Xbox eu vou deixar fora pra não abarrotar tudo aqui, até porque são grandes e importantes, caso dos jogos do Game Pass e também de todas as novidades de Gears of War. Bom, tirando essas coisas, vamos lá:
  • Borderlands 3 - Tudo começou com este trailer de Borderlands 3, que já havia sido divulgado pela 2K mas que reforça a pesada campanha de marketing desta aguardada sequência. Vale lembrar que os jogos da franquia Borderlands já venderam mais de 45 milhões de unidades;
  • Blair Witch - O primeiro jogo a aparecer foi o título de terror do Bloober Team (Layers of Fear, Observer), com um trailer que promove um pedaço do horror psicológico que poderemos jogar já no dia 30 de agosto, quando Blair Witch for lançado para Xbox One e PC - chega tanto no Game Pass de console quanto PC. Apesar de não ser lá muito fã de jogos de terror, esse aqui estou com vontade de jogar. Segundo os devs, a primeira jogada deve levar algo em torno de 5h a 6h;
  • Gears POP - A carnificina de Gears of War foi substituída pela fofura em Gears POP, que ganhou um simpático trailer e a confirmação de sua data de lançamento, 22 de agosto. Ou seja, dá pra jogar agora mesmo, só ir lá na App Store ou na Play Store e baixar. Tem suporte a conquistas também, claro, incluindo aí a sua própria "Seriously";
  • NBA 2K20 - O ala/armador Josh Hart, do New Orleans Pelicans, foi chamado ao palco para falar um pouco sobre o modo MyCARREER de NBA 2K20, novo título da popular franquia de basquete da 2K;
  • Tom Clancy’s Ghost Recon Breakpoint - O novo jogo tático da Ubisoft ganhou um trailer do seu modo PVP 4x4 Ghost War, com servidores dedicados e possibilidade de ser jogado também em PVE, com progressão compartilhada entre os dois modos;
  • Mais Borderlands 3 - Muita gente parece não se ligar no tamanho mas Borderlands vem com tudo para ser um dos maiores sucessos do ano, e abocanhou mais um pedaço do Inside Xbox, agora para dar mais detalhes sobre o jogo como um todo;
  • PlayerUnknowns's Battlegrounds Season 4 - Chris Charla e dois membros da PUBG Corp. subiram ao palco para falar sobre as novidades da Season 4 de PUBG, com melhorias visuais para o mapa original, e também o tão aguardado cross-play para os consoles. Esse update chega na terça-feira, 27 de agosto. Não achei o vídeo específico desse assunto, aí botei a notícia do Xbox News no link, com esses e outros detalhes;
  • Wasteland 3 - O novo jogo da inXile também ganhou um novo trailer, apresentando alguns segmentos de gameplay e a primeira olhadela no misterioso Patriarch e no caminhão/carrinho de batalha Kodia;
  • Novos controles personalizados - Graeme Boyd subiu ao palco para mostrar dois novos controles personalizados, Night Ops Camo e Sport Blue Special. O vídeo do link não é o do Inside Xbox, mas um material especial que a Microsoft fez pra promover os lançamentos;
  • Empire of Sin - O novo jogo de estratégia da Romero Games (aquela, do John Romero, que é aquele mesmo que tu tá pensando) ganhou também seu trailer com umas pitadas de gameplay, parece interessante principalmente pela temática da Chicago dos anos 20. Ele também subiu ao palco pra falar sobre o jogo;
  • Vigor 1.0 - Vigor saiu do Game Preview do Xbox One e agora é F2P, quem quiser jogar, é só procurar pelo jogo na Live e partir pro abraço e pro tiroteio;
  • Momento Aaron Greenberg, jogos e X019 - Aaron Greenberg, GM de Marketing de Xbox, foi chamado para falar sobre diferentes assuntos: começou falando sobre as novidades que ainda seriam apresentadas sobre Gears 5; passou pelas dezenas de jogos disponíveis pra galera jogar, como Bleeding Edge e Battletoads; a X019 com o maior Inside Xbox do ano, no dia 14 de novembro e a X019 de 14 a 16, em Londres - toda a renda com os ingressos vai ser revertida pra caridade -, o evento tem presenças confirmadas de Phil Spencer, Matt Booty, Aaron Greenberg e Phil Spencer, então, dá pra esperar coisa boa mesmo;
  • Greedfall - O RPG da Focus Home está chegando e ganhando algumas atenções do público, recebendo um novo trailer;
  • Summer Spotlight - Falaram um pouco sobre o Summer Spotlight, não chega a ser uma promoção com descontos mas eles promovem alguns jogos que estão chegando ao Xbox One;
  • The Surge 2 - A sequência do jogo de ação/RPG da Deck13 em parceria com a Focus Home parece ter dado uma bela evoluída, e o trailer demonstrou algumas das novidades que os jogadores encontrarão;
  • Destiny 2 - Galera da Bungie também subiu ao palco pra falar sobre a nova expansão, Shadowkeep, além de mostrar um trailer;
  • Metro Exodus DLC - O DLC The Two Colonels chegou para Metro Exodus e a 4A Games mostrou o seu trailer - o jogo está no Xbox Game Pass;
  • Gears 5 - Aqui sim começou uma grande cobertura sobre Gears 5, com quase meia hora falando sobre o jogo, as novidades, os modos, como é muita informação, vou colocar na notícia abaixo porque Gears merece este destaque.

GEARS - CAMPANHA E HORDA DE GEARS 5, DIVERSOS MODOS, GEARS POP, TACTICS, É MUITO GEARS
gears-5-horde-mode-developer-deep-dive-gamescom-2019_pw6v.1200.jpg

O grande destaque da presença da Microsoft na Gamescom esta semana foi Gears of War: a franquia contou com novidades para os modos Horda e campanha de Gears 5, Gears POP! foi lançado e até Gears Tactics foi mencionado. Então, é melhor ir por partes, porque uma característica de Gears 5 que tenho visto cada vez mais a galera valorizando é a diversidade de conteúdo oferecido em um único pacote: além da tradicional campanha single-player (que pode ser jogada de modo cooperativo por até três jogadores, sendo que um deles será o Jack), os modos Versus, Escape e Horde, além de um map editor. É bastante coisa em um único pacote. Alguns dos assuntos abaixo foram comentados durante o Inside Xbox, outros durante a Gamescom Opening Night Live e outros ainda em transmissões, entrevistas e afins:
  • Horde - conforme planejamento pré-estabelecido pela Microsoft e Coalition, agosto era o mês de mostrar o famoso modo Horde, que popularizou bastante a franquia na época do Xbox 360 e é um dos modos mais característicos de Gears até hoje. A principal mudança do modo Horde de Gears 5 é que cada personagem passará a contar com uma habilidade única para ser utilizada durante os enfrentamentos com os inimigos: com Fahz, será possível ter um "tiro raio-x", ou seja, vai dar pra ver a posição dos inimigos atrás de paredes e coberturas e acertá-los mesmo assim; Kait terá uma habilidade chamada "cloak", que a faz ficar invisível por alguns segundos, podendo passar despercebida pelas defesas inimigas, pegando todos de surpresa; até Jack, o robozinho, entrou na onda e a sua habilidade se chama "hijack", ou seja, hackear inimigos para que eles lutem ao nosso lado. Ou seja: a construção das equipes pra jogar esse modo terá que ser ainda mais estratégica, pois cada um pode adicionar elementos que podem significar a vitória ou a derrota. No link do início, está o trailer do modo, mas aqui, tem um segmento maior que apareceu, com gameplay;
  • Halo Reach Character Pack - esse daqui havia vazado alguns dias antes na própria dash do Xbox One, mas foi confirmado pela Coalition: um crossover entre Halo e Gears, com dois integrantes do Noble Team de Halo Reach podendo ser utilizados nos modos Versus e Horde, Spartans Emile-A239 and Kat-B320 - aqui tem 10 minutos de gameplay com um deles;
  • Story trailer - algo bastante aguardado pela galera, também foi divulgado um novo trailer focado na história de Gears 5, que já tem bastante mistério sendo criado desde que foi apresentado, com toda a relação da Kait com os Locusts. O bom é que só precisamos esperar mais alguns dias pra descobrir o que a história nos reserva;
  • Gears 5 Limited Edition Xbox One X - como não poderia falta, a Microsoft também criou uma versão lindona do Xbox One X comemorativa de Gears 5, com "rachaduras" de gelo gravadas à laser no console e a engrenagem clássica, símbolo de Gears, com a aparência de estar por baixo do console. Ficou muito massa;
  • Gears Tactics confirmado no console - essa era uma notícia que era mais questão de "quando" do que de "se", mas Rod Fergusson tratou de confirmar que o novo jogo de estratégia, o primeiro da franquia Gears of War, vai ser lançado também no Xbox One. Não foi confirmada nenhuma janela, mas já é alguma coisa;
  • Gears POP! lançado no Android, iOs e Windows 10 - aproveitando o embalo já que foi praticamente a semana de Gears, a versão fofinha para plataformas móveis e Windows 10 Gears POP! foi lançada na quinta-feira, seguindo a lógica de outros jogos do gênero, como Clash Royale. O jogo é totalmente online contra outros players e também é possível jogar o modo Horde com um amigo na Xbox Live. Falando em Live, há suporte a conquistas, contando inclusive com a sua própria "Seriously", e dá pra entrar em equipes pra jogar com amigos - temos um grupo do PXB chamado "PXB POP!", tá quase sempre lotado porque tem limitação de só 50 membros (tomara que aumentem em breve), mas vale procurar de vez em quando porque às vezes alguém sai e abre uns espaços. Enquanto isso, como o grupo está lotado, o usuário @DouglasParanoid criou um segundo grupo, "PXB POP 1", então, quem quiser pode entrar neste também. Gears POP! está disponível para Android, iOS e Windows 10;
  • Sarah Connor - um pacote anunciado previamente para o multiplayer é de personagens da franquia Terminator, com Sarah Connor e T-800 jogáveis em alguns destes modos. No link, tem alguns minutos de gameplay com a Sarah Connor;
  • Gears 5 no PC - Além de liberar o pre-order no Steam, a equipe tem levado coisas legais para esta versão, como suporte a monitores ultra wide, HDR e Dolby Atmos, mais de 35 customizações gráficas, divulgaram também as especificações do jogo no PC, sistemas anti-cheat, como vai funcionar o cross-play, tem bastante coisa nesse link;
  • Estátuas de Kait Diaz - Esse aqui vi pouca gente falando, mas a Coalition fez uma parceria com a First 4 Figures pra criar estátuas especiais de Kait Diaz, são três versões, umas com led, uma com inimigos, tá bem bonito;
  • Outras coisas sobre Gears - como todo mundo sabe, Gears 5 será lançado dia 10 de setembro pra geral, 6 de setembro pra quem comprou a versão Ultimate ou assina Game Pass Ultimate, mas ainda tem um pouco de chão até lá, e a Coalition vai falar sobre algumas coisas nas próximas semanas: explicações mais detalhadas dos personagens, como vai ser o pre-download, revelação dos mapas multiplayer do lançamento, planos de atualizações pós-lançamento, o que esperar do lançamento de Tour of Duty (confesso que não sei o que é), o futuro de Gears 4 depois do lançamento de Gears 5, e outras coisinhas mais.

GAMESCOM OPENING NIGHT LIVE E OUTRAS COISAS DA GAMESCOM
gamescom-2019-opening-night-live-games.original.jpg

Geoff Keighley é o cara dos anúncios de joguinhos, tentando emplacar sua cara em vários lugares, de jogos até eventos, e organizou em 2019 a primeira Gamescom Opening Night Live, como se fosse uma abertura oficial do evento, com diversos anúncios e world premieres. Sem delongas, vamos lá:
Rod Fergusson: pra não repetir, a apresentação começou com Rod Fergusson mostrando o trailer da campanha de Gears 5, além de falar um pouco sobre o modo Horde, que também havia sido apresentado durante o Inside Xbox;
  • Comanche - Dizem que quem é vivo sempre aparece, e acho que boa parte da galera ficou surpresa quando surgiu o trailer de Comanche, um jogo que fez bastante sucesso durante os anos 90. Está sendo feito pela Nukklear Digital Minds e publicado pela THQ Nordic;
  • DCL - The Game - Outro jogo da THQ que ganhou um trailer foi DCL - The Game, ou Drone Champions League, o jogo oficial da competição oficial de corrida de drones;
  • Need for Speed Heat - Anunciado oficialmente na semana passada, Need for Speed Heat ganhou um trailer com bastante gameplay, com um sistema de dia/noite onde policiais são bem controladores quando tem sol, mas a cidade fica mais perigosa e radical à noite, em corridas ilegais com bastante pista molhada e neon pra ficar bonito, como um bom Need for Speed. Ah, outra característica da série é a customização dos veículos, então, aerofólio, neon, rebaixar, essas coisas todas estarão presentes;
  • Kerbal Space Program 2 - O que era um jogo de simulação de construção de foguetes se transformou agora em construção de módulos e estações espaciais também. Kerbal Space Program 2 foi anunciado com um trailer bem engraçadinho, quando começou, até achei que era algo mais sério, mas confesso que soltei um riso quando vi o alienígena verde, figurinha carimbada da série;
  • Little Nightmares II - Outra sequência anunciada foi a de Little Nightmares, jogo que fez relativo sucesso misturando plataforma e uma pitadinha de suspense;
  • Monster Hunter World: Iceborne - O aguardado DLC de um dos grandes jogos dos últimos anos também apareceu, e deixou a galera empolgada em um novo trailer;
  • The Cycle - Um novo FPS PVE/PVP apareceu, está sendo feito pela Yager, exclusivo pra Epic Games Store;
  • Life is Strange 2 - O quarto episódio de Life is Strange 2 também apareceu, e já foi até lançado no dia 22 de agosto. Então, lá pelo dia 22 de novembro, ele aparecerá no Game Pass;
  • Humankind - Lembram que a Sega tinha dito que ia anunciar um AAA na Gamescom? Então, é Humankind, está sendo feito pela Amplitude Studios e parece ser de estratégia;
  • Borderlands 3 - O onipresente Borderlands 3 obviamente apareceu também, pra falar sobre o novo jogo, algumas mecânicas e tal;
  • Everspace 2 - O jogo de navinha Everspace também teve sua sequência anunciada, foram várias sequências nesse dia na real. Chega em 2021;
  • The Witcher 3 no Switch - Esse já tinha sido anunciado, só mostraram um trailer e a data, 15/10/19;
  • FIFA 20 - FIFAzão do sucesso também esteve lá, pra falar especialmente do modo Volta, que a galera tá bem ansiosa parece;
  • Disintegration - O novo jogo do estúdio de um dos co-criadores de Halo também foi apresentado, chega aos consoles e PC ano que vem;
  • Darksiders Genesis - A pegada isométrica/dungeon crawler de Darksiders também ganhou um novo trailer, esse eu to bastante interessado;
  • Guilt - O novo jogo da Tequila Works foi apresentado algumas horas antes na transmissão do Stadia, e ganhou um segmento de gameplay com um dos desenvolvedores;
  • Destiny 2: Shadowkeep - A expansão de Destiny 2 ganhou um trailer e uns desenvolvedores subiram no palco pra falar sobre algumas novidades também;
  • Remothered: Broken Porcelain - Esse aqui eu devia ter saído na hora, porque só fui descobrir quando estava fazendo o resumo. Basicamente, é a sequência do primeiro Remothered (sim, tem um primeiro);
  • Anno 1800 - O jogo de estratégia pra PC da Ubisoft tem feito bastante sucesso, é até o Anno que mais vendeu e tal, e a Ubisoft claro está aproveitando a onda pra colocar novos conteúdos no jogo;
  • Port Royale 4 - Mais um jogo de estratégia, agora da Kalypso, em uma simulação que une estratégia e gerenciamento pelos mares e ilhas do Caribe;
  • Iron Harvest - E tome estratégia, mais um RTS;
  • Call of Duty: Modern Warfare - O remake de Modern Warfare está chegando e ganhou seu espaço no palco;

Teve outras coisas também, como gameplay de Predator: Hunting Grounds, a apresentação de Erica (já lançado, inclusive) e uma parte bem extensa de quase meia hora do Keighley com seu amigão Kojima falando sobre Death Stranding, mas como não sairão pra Xbox, nem vou me estender nisso. Isso aí é sobre a Gamescom Opening Night Live, o evento mesmo que foi transmitido pela internet e tudo. Mas, durante os dias da feira Gamescom, muitas novidades sobre dezenas de jogos também surgiram, então, vamos a algumas delas:
  • Battletoads - Battletoads estava jogável na Gamescom e também ganhou um vídeo com gameplay, pra mostrar como a coisa tá andando;
  • Beyond a Steel Sky - Pra muita gente, esse aqui é desconhecido total. Já pra quem conhece e jogou Beneath a Steel Sky sabe que ele foi um clássico dos point and click adventures, e devem estar ansiosos por uma sequência mais de 25 anos depois, agora, levando em consideração o jeito 2019 de ser fazer videogame;
  • Biomutant - 20 minutos de gampeplay;
  • Chernobylite - Chernobyl, horror, ficção científica, sobrevivência. Bons elementos. Segunda vez que o jogo aparece no PXB, segunda vez no resumo. Chega em 2020 também, feito pela Farm51 (Dedfall Adventures, Get Even)
  • Cyberpunk 2077 - Novas screenshots já bastam pra manter o hype no talo;
  • Dark Envoy - Inspirado em RPGs não-lineares como Divinity, XCOM, FTL e Mass Effect, Dark Envoy ganhou um novo trailer, lançamento em 2020;
  • Dead by Daylight - Aproveitando o bom momento de Stranger Things na mídia, foi anunciada uma nova leva de personagens baseados na série;
  • Destroy All Humans! Remake - Quase 15 minutos de gameplay, esse tenho interesse porque vejo muita gente falando bem da série;
  • Doom Eternal - Doom Eternal tá logo ali, chega em 22 de novembro, e apresentou um trailer com um dos novos inimigos, chamado Doom Hunter;
  • Dragon Ball Z: Kakarot- Esse RPG tem ganhado cada vez mais atenção dos fãs da franquia, e recebeu um novo trailer, agora sobre a saga Cell. Além disso, foi confirmado que o jogo vai manter uma das passagens mais legais e nonsense de toda a série: Goku tentando tirar sua carteira de motorista;
  • Final Fantasy VIII Remastered - Confirmado o lançamento para 3 de setembro;
  • Ghostrunner - Um "FPS sem S" com pegada futurista e cyberpunk, movimentação fluida e espadas pra cortar inimigos enquanto pula e se pendura e se joga e zás. Parece beeem legal;
  • Journey to the Savage Planet - O jogo de exploração da Typhoon Studios também ganhou um trailer e lançamento confirmado para 28 de janeiro de 2020;
  • Marvel's Avengers - O jogo dos Avengeiros teve seu gameplay da E3 (aquele que vazou) divulgado agora de maneira ofiical;
  • Mortal Kombat 11 - A NetherRealm divulgou os personagens que estão chegando no pacote Kombat Pack: Shang Tsung, Nightwolf, Terminator T-800, Sidnel, Joker e Spawn;
  • Shenmue III - Como será um dia em Shenmue III? Igual um dia em Shenmue e Shenmue II, cheio de coisas pra fazer;
  • Spiritfarer - Esse jogo ganhou bastante atenção durante a revelação na conferência da Microsoft na E3, e agora, ganha 15 minutos de gameplay. Vai ser lançado direto no Game Pass;
  • Streets of Rage 4 - O novo jogo de um dos clássicos dos títulos de "briga de rua" ganhou um gameplay de sete minutos;
  • Two Point Hospital - Jogo nem saiu pra Xbox ainda e já tem DLC (mas é da versão PC), então, deve chegar junto no console;
  • Vampire: The Masquerade - Bloodlines 2 - Tomara que esse siga os passos do predecessor e seja um jogão também. Aqui tem um gameplay de quase meia hora;
  • Wasteland 3 escolhido como melhor RPG - Como todo evento, tem premiação, e quando tem premiação, vale dar uma ressaltada pra elevar a qualidade do que está sendo feito. Wasteland 3, RPG da inXile programado para 2020, venceu como melhor RPG, deixando pra trás competidores de peso como Final Fantasy VII Remake e Pokémon Sword/Shield;
  • Watch Dogs: Legion - Ray tracing é o novo queridinho da indústria, vários jogos estão implementando, inclusive Watch Dogs Legion. Além disso, a Ubisoft explicou como que vai ser o tal de "jogar como qualquer NPC" em um trailer especial sobre isso, com cada um tendo características únicas, chegando ao ponto do personagem morrer do nada caso jogue, por exemplo, como um senhor de idade;

SOBRE AGE OF EMPIRES: DE, AGE II: DE E AGE OF EMPIRES IV
940x528_XBOXWIRE_GAMESCOM-1.jpg

A semana também foi legal pra quem curte essa aclamada série de jogos. Primeiro, porque Age of Empires: Defnitive Edition foi adicionado ao Game Pass/PC, abrindo assim a oportunidade pra muita gente rejogar ou até conhecer esse jogo que deu origem a uma das maiores franquias de RTS e dos videogames de todos os tempos. Essa versão de AOE: DE também foi lançada no Steam, com suporte a cross-play também. Também foi anunciado o lançamento de Age of Empires II: Definitive Edition para 14 de novembro, no Steam e direto no Game Pass/PC também. Quem quiser se inscrever para as fases beta de AOE II: DE, é só clicar aqui e preencher um rápido questionário. Ah, e o Aaron Greenberg sugeriu que teremos gameplay de Age of Empires IV durante a X019, que acontecerá de 14 a 16 de novembro, em Londres.

Algo menor mas que também ficou claro foi como funciona o estúdio de Age of Empieres, que havia sido anunciado em junho durante a E3. Na ocasião, a Microsoft comentou que havia criado uma equipe dedicada para cuidar da franquia, sob a supervisão de Shannon Loftis, que antes estava na Xbox Game Studios Global Publishing. Com isso, muita gente começou a tratar essa equipe com um estúdio de fato, capaz de criar jogos por conta própria e tal, mas parece que a coisa não é bem assim: em em uma entrevista, o diretor criativo Adam Isgreen falou que esta equipe interna de AOE é mais responsável por supervisionar o trabalho de equipes externas com a franquia atualmente, algo como a própria XGSGP faz com outros exclusivos first desenvolvidos por estúdios externos, como Crackdown 3 e ReCore. Atualmente, os estúdios que estão cuidando de jogos da franquia são: Forgotten Empires - AOE: DE e AOE II: DE; Tantalus Media - AOE III: DE; Relic Entertainment: Age of Empires IV. Uma coisa legal é que o time interno de Age está fazendo a ponte para que todas estas equipes conversem entre si, para dar mais unidade aos seus projetos.
Fontes: PC Gamer Insider, Xbox News

MICROSOFT NÃO TEM INTERESSE DE LANÇAR MAIS JOGOS EM OUTRAS PLATAFORMAS
1e23e9a9-027b-469c-a808-f9c470fb3728.jpg

Quando a Microsoft adquiriu seus mais recentes estúdios, ela comentou que deixaria que eles honrassem qualquer compromisso prévio em relação aos jogos já anunciados, ou seja, jogos como Psychonauts 2 ou The Outer Worlds cumpririam os acordos com suas publishers, respeitariam as campanhas de financiamento coletivo (no caso de Psychonauts 2 ou Wasteland 3), essas coisas. Mesmo quando a Microsoft adquiriu também os direitos de publicação destes dois últimos, ainda manteve a palavra de lançar para as plataformas anunciadas. Algo mais recente também foi a decisão de permitir que Cuphead e Ori and the Blind Forest fossem portados para o Switch, a pedido das próprias desenvolvedoras, Studio MDRH e Moon Studios.

Isso acabou por criar um certo desconforto na comunidade Xbox, especialmente a galera mais focada na marca, acreditando que isso de alguma forma enfraqueceria o Xbox. Pra acalmar essa turma, a Microsoft veio a público dizer que não existem planos de expandir as franquias exclusivas first-party para outros consoles, e que, cumprindo todos os acordos prévios, os novos estúdios irão se focar em fazer jogos para a sua plataforma. Vai um pouco em contradição com o que o Matt Booty falou há alguns dias, que seria analisado caso a caso, dependendo do jogo e da sua proposta, ele poderia aparecer em outras plataformas quando o sistema de jogo exigisse uma comunidade ativa maior, por exemplo. Enfim, é uma nove
Fonte: Games Industry

MICROSOFT GOSTARIA DE VER O GAME PASS EM TODAS AS PLATAFORMAS
ae24db11-b792-49fc-9432-5ed78ad9a43f.jpg

Durante a Gamescom, o head de gaming services Ben Decker conversou com a imprensa sobre o Xbox Game Pass, e deu uma declaração que, à primeira vista, pode parecer contraditória em relação à notícia anterior. Segundo ele, eles gostariam de ver o Game Pass em todas as plataformas no fim das contas, considerando este um objetivo de longo prazo. Decker complementou que, hoje, não existem planos pra isso acontecer, mas a empresa adoraria ver o Game Pass distribuído por tudo. Mas peraí, então a Microsoft vai ou não vai lançar seus jogos em outras plataformas? Na real, é muito mais simples. O Game Pass é um serviço que transformou a forma como consumimos jogos hoje em dia, e dá pra enxergar tranquilamente um futuro onde ele esteja em outras plataformas, até mesmo concorrentes, caso estas aceitem. Mas também consigo ver o serviço nessas plataformas (novamente, se o serviço se estabelecer de forma avassaladora que seja impossível competir) sem os jogos first party, deixando uma vantagem clara para quem quiser se envolver com a marca Xbox nas plataformas Xbox.
Fonte: Gamereactor

GAMES INDUSTRY | O FUTURO DAS PLATAFORMAS É A COOPERAÇÃO, E NÃO SOMENTE COMPETIÇÃO
maxresdefault.jpg

Esse aqui é um artigo que li na manhã de sábado e que bom que o resumo saiu um dia depois pra dar tempo de ler ele. Mas é bem interessante porque, como toda indústria que se transforma, é meio difícil dizer exatamente quando essa transformação começou, qual é o "marco zero", qual o "turning point" dela. Existem exemplos claros, como a apresentação do iPhone, mas em outros, a coisa é mais nebulosa e composta de uma série de fatores. Entre estes fatores, Microsoft e Sony lançando seus jogos em outras plataformas (Ori no Switch, ReadySet Heroes no PC). Mais importante do que a plataforma física, o console, está a "plataforma" enquanto um conceito mais amplo, enquanto serviço, não somente em termos de streaming mas também de software e serviços que fazem essas plataformas. Como todo período de mudanças, isso gera um pouco de incertezas e alguns tumultos, onde a maior vantagem pode deixar de ser ter lá seus jogos exclusivos para uma época onde o software ser bom o suficiente para que ele possa tornar os jogos da tal plataforma disponíveis na maior variedade de dispositivos possíveis. Isso já aconteceu na indústria do home video, na música, e, inevitavelmente, vai acontecer com videogames, talvez de maneira mais drástica porque enfim, nós que acompanhamos notícias sabemos como são os fãs e como, para muitos, o mais importante é parecer ser melhor do que o concorrente.

Da mesma forma, ainda existe valor na venda de hardware, ainda existe público para comprar uma dispositivo exclusivo para acessar uma gama de serviços, uma única plataforma. Mas, com tanta coisa mudando na maneira como consumimos conteúdo, até quando a gente vai ficar fechado em um único ecossistema? O público que gosta de Xbox justamente por causa de seus exclusivos existe e ainda é grande, assim como de PlayStation e Nintendo. Porém, o dia chegará em que as fronteiras entre as cores azul, verde e vermelho serão menos contrastantes. E, quando isso chegar, talvez a gente olhe pra trás e veja o tal "turning point" como o lançamento de Ori and the Blind Forest no Switch, ou de ReadySet Heroes na Epic Games Store.
Fonte: Games Industry

XBOX OFFICIAL GEAR CHEGA OFICIALMENTE (BADUNTSSS) AO BRASIL
Xox-Gear-Shop.png

Imagens meramente ilustrativas. Continuando com as movimentações que estão aproximando a Xbox Brasil da comunidade, foi anunciada ontem a chegada oficial da Xbox Gear Store, uma coleção especial de produtos licenciados com a marca Xbox, pra que nós que gostamos da marca possamos mostrar essa paixão pra todo mundo, além de apoiá-la também. Neste momento, estão disponíveis alguns modelos de camisetas, moletons, almofadas e uma caneca, e os modelos podem ser conferidos no link abaixo.
Fonte: Xbox Gear

FREE PLAY DAYS - GENERATION ZERO
Generation-Zero.jpg

Esse aqui meio que não teve tanta divulgação, mas até o dia 25 de agosto, assinantes Xbox Live Gold/Xbox Game Pass Ultimate podem jogar à vontade Generation Zero, FPS cooperativo da Avalanche Studios (a de Mad Max e Just Cause), que tem também elementos de sobrevivência que pode ser jogado tanto sozinho como em parceria com outros três jogadores. Todo o progresso e conquistas desbloqueadas durante o período de jogo grátis permanecem valendo.
Fonte: Xbox Power

DEALS WITH GOLD COM EA PUBLISHER SALE
303a5c64-6b4f-4557-9975-7cf4a9d88928.jpg

As promoções da semana contam com dezenas de jogos da EA , como A Way Out, Anthem, Apex Legends, Battlefield 1 e Battlefield V, Star Wars e muitos outros. Entre esses outros, tem também jogos que não são da EA mas que estão com preços bem bons, como Alien Isolation, Darksiders Fury's Collection, Mortal Kombat 11, Oceanhorn, Outlast 1-2, Red Dead Redemption 2, Superhot e Torment: Tides of Numenera. Pra conferir a lista completa de jogos e DLCs em oferta, é só clicar aqui.

LANÇAMENTOS DESTA SEMANA (19 A 23)
LANÇAMENTOS DA PRÓXIMA SEMANA (26 A 30)
Segunda-feira, 26
  • Wreckfest (Bugbear Entertainment/THQ Nordic) - R$ 147,45
Terça-feira, 27
Quarta-feira, 28
  • Agent A: A Puzzle in Disguise (Yak & Co) - R$ 54,95 (Xbox One X Enhanced)
  • Gaijin Charenji 1: Kiss or Kill - Sem página na Store ainda
  • Headspun (Superstring/Wales Interactive) - R$ 44,45
  • Kamiko (Esquadra/Flyhigh Works) - R$ 15,95
  • Legend of the Sky Fish - Sem página na Store ainda
  • SubaraCity (Esquadra/Flyhigh Works) - R$ 15,95
  • Vambrace: Cold Soul (Devespresso Games/Headup Games/Chorus Worldwide Games) - R$ 92,45
Sexta-feira, 30

LINKS INTERESSANTES
  • Code Vein anuncia versão demo - Em 3 de setembro, a Bandai vai lançar uma versão demo de Code Vein, seu novo RPG que coloca os jogadores em um mundo onde a humanidade foi extinta, com uma inspiração legal nos jogos souls e possibilidade de se jogar sozinho ou em modo cooperativo com um amigo. | Xbox Power
  • Disney+ chegará ao Xbox no lançamento - Há algum tempo, a Disney anunciou seu serviço Disney+ e algumas plataformas confirmadas. Entre os consoles, por algum motivo, estava somente o PS4. Agora, a empresa confirmou que outros consoles também receberão um app do serviço, incluindo nosso querido Xbox. Esta semana, inclusive, foi confirmada a chegada do serviço para algum momento de 2020, possivelmente, no segundo semestre. O serviço Disney+ começará a ser lançado em novembro deste ano. | The Verge
  • How Link's Climbing Animation Works in Breath of the Wild - Esse canal é focado na parte de animação dos videogames, analisando movimentos, efeitos e outras coisas que os devs fazem pra deixar tudo fluido. | YouTube New Frame Plus
  • Janela Indie - Conheça Hollow Knight Silksong - Ah, Hollow Knight, jogo bonito, jogo bem feito, jogo formoso. A sequência, Hollow Knight - Silksong, está chegando em breve e ainda é feita pelas mesmas três pessoas do primeiro jogo, mas como a nova protagonista, Hornet, muda um pouco as mecânicas da série? | YouTube Nautilus
  • Jogaecast #78 - 30 anos do Mega Drive - Em agosto de 1989, chegava ao Ocidente o Mega Drive, console de 16 bits da Sega que marcou época na infância e na criação de muita gente. Se for levar em consideração que saiu em 88 no Japão, são 31 anos, mas naquela época, com lançamentos locais, lançar lá não significava nada pra gente aqui. Já sair do nosso lado do mundo mudava a coisa de figura. Bem legal o papo. | JogaeTV
  • Jogando Papo Nº 123 - O que os Games nos Ensinam? - Esse aqui saiu na real na semana passada, mas acabei não vendo e deixando passar. Enfim, agora compartilhando o podcast, a galera compartilha o que os games ensinam pra gente. Assim como outras mídias, como cinema e literatura, os games também podem transformar nossas vidas, seja em aspectos intelectuais, morais e emocionais. Baita escolha de assunto. | Jogando Papo
  • Jogos pouco conhecidos que estão chegando ao Xbox - E o tópico de jogos independentes e outros maiorzinhos mas com menos mídia e marketing que os grandes AAA voltou a ficar bem movimentado, então, nada como compartilhar aqui as adições da semana, incluindo aí alguns jogos apresentados durante a Gamescom. | PXB
  • Mario Maker 2 : Revenge of RubberRoss - É Mario, é Nintendo, mas eu trago aqui porque tenho me rachado de rir nesses vídeos de Mario Maker do dunkey. | YouTube vidogamedunkey
  • Minecraft - O Super Duper Graphics Pack pode ter ido pro brejo, mas a Mojang anunciou um novo update para Minecraft no Windows 10, para adicionar suporte a ray tracing. Mais informações aqui;
  • Ori and the Blind Forest no Switch em 27 de setembro - Ampliando a parceria entre Microsoft e Nintendo, foi anunciado que o Switch receberá a primeira aventura de Ori no dia 27 de setembro, com Thomas Mahler confirmando 1080p/60fps no modo docked e 720p/30fps no modo portátil. | YouTube Nintendo
  • Our list of top lore theories on the Gears 5 story campaign and where it's headed - Com Gears 5 chegando, junto com novos trailers da campanha e os caminhos trilhados em Gears of War 4, muita gente começa a juntar as peças pra tentar entender o que irá acontecer no próximo jogo da série. Aqui tem algumas teorias. | Windows Central
  • Por que uma galera da Infinity Ward está retornando para fazer Modern Warfare - Depois do sucesso de Modern Warfare 2, a relação entre Infinity Ward e Activision estremeceu, Vince Zampella e Jason West foram expulsos do estúdio e uma galera acompanhou os dois quando estes criaram a Respawn Entertainment, fazendo com que o time de Modern Warfare 3 e os outros jogos dela fossem bem diferentes. Mas, nos últimos anos, está acontecendo o inverso: boa parte dessa gente está voltando à Infinity Ward. Por quê? | Game Informer
  • Should your boyfriend play Undertale - Pra quem está estranhando o nome, existe um canal no YouTube muito bom chamado Gilfriend Reviews, que não é um canal que faz reviews de jogos, mas como é viver com alguém que joga tal jogo (o namorado, no caso). Eles não tem nem um ano mas já fazem relativo sucesso graças à espontaneidade e senso de humor da guria, e aqui, ela fala a sua experiência como carona em Undertale. É um RPG bem legal, feito por um único cara e com uma história e personagem bem envolventes (tem no Game Pass de PC). | YouTube Girlfriend Reviews
  • Sony anuncia compra da Insomniac Games - Essa aqui pode parecer estar estranha estar no resumo de Xbox, mas achei legal trazer aqui por causa de Sunset Overdrive, um título bem querido por uma galera do Xbox e que sonhava com uma continuação. Com essa aquisição, o futuro da franquia ainda é incerto, tipo, se vai ter uma continuação exclusiva pra PS ou se vão deixar ela guardada pra sempre. Até surgiu um site falando que a Sony adquiriu a IP de Sunset Overdrive também, então, ela poderia fazer o que quiser, mas como é de um site que eu nunca vi na vida, nem vou linkar porque pode ser fake. | Kotaku
  • The Best Games from GMTK Game Jam 2019 - Além de fazer excelentes vídeos sobre videogames, o Mark Brown começou a fazer também uma game jam por ano, ou seja, ele dá um tópico ou assunto e a comunidade cria jogos em cima disso. Este é o vídeo dos melhores jogos criados para o GMTK Game Jam 2019, o bom é que dá pra acessar o link do concurso no itch.io e jogar todos eles de graça. | YouTube Game Maker's Toolkit
  • The Halo Story & How to Get Into It - Halo: Outpost Discovery Panel - Se tem uma coisa que o universo Halo tem é que ele é grande, imenso, gigantesco. São tantos mundos, histórias, personagens e maneiras de se relacionar com tudo isso que, tanto pra quem não conhece a série como pra quem gosta um pouco, pode parecer um pouco intimidador ir atrás de tudo - no sentido de ser bastante coisa mesmo. Em um painel durante a Halo: Outpost Discovery, uma equipe de fãs de Halo conversou sobre a presença da série em várias mídias, por onde começar, o que cada obra tem de importante, etc. | YouTube Halo Canon

.
.
.

E chega ao fim mais um resuminho, mais de 7.000 palavras falando sobre essa semana que foi bastante produtiva pra nós que gostamos de videogame. Muita coisa pra aproveitar agora, igualmente muita coisa chegando nas próximas semanas/meses. Como aconteceu muita coisa, as chances são de que diversos assuntos também ficaram de fora, mas acredito que consegui trazer os principais, especialmente, aqueles ligados ao nosso Xbox. Boa jogatina aí pra quem for se divertir nos games, eu vou tentar avançar mais em Vampyr, já sei que não vou conseguir terminar antes de Control ser lançado mas vamos indo aos pouquinhos - e até Blair Witch que iria passar já está dando aquela vontade de jogar (em um sábado de manhã, durante o dia, com um vídeo de gatinhos passando do lado).

Enfim, resumo número 59 finalizado. Até mais, tenham um excelente final de semana também.

giphy.gif
 
Última edição:

LLIMA83

Guerreiro
Dezembro 28, 2016
373
380
São Paulo
E aí, rapaziada. O resumo de hoje tá tão grande, mas tão grande, que comecei a fazer ele na madrugada de segunda-feira, pra dar tempo, deixando algumas partes meio prontas, porque tendo o combo Gamescom + Inside Xbox acontecendo no mesmo dia, a quantidade de assuntos e novidades (além de seus desdobramentos) certamente seria bem grande, o que acabou acontecendo. Começando pelo que chega na nossa casa, temos novos jogos já disponíveis no Xbox Game Pass de Xbox e PC, então, ter o que jogar não é problema - nunca foi e, com o Game Pass, acredito que nunca será. Podiam até inventar uma função "shuffle" para aqueles dias em que a gente quer jogar algo e não sabe o que. Enfim, seguindo e agora entrando nas outras movimentações da semana, temos claro um giro pelo Inside Xbox, com destaque especial para tudo o que foi comentado sobre Gears tanto no programa quanto no Opening Night Live e também fora disso tudo, alguns assuntos tiveram bem pouco alcance então acho legal trazer essas coisas de Gears em uma parte dedicada, afinal, é uma das principais franquias da Microsoft e tem bastante coisa acontecendo nos últimos dias e nos próximos meses. Voltando pra parte de notícias, tem também um resumo do Opening Night Live, evento de abertura da Gamescom, além de outros jogos que apareceram durante os dias da feira; a Microsoft falando que não quer mais lançar seus jogos first-party em outras plataformas; a mesma Microsoft falando que quer levar o Game Pass para todas as plataformas; e, a cereja do bolo, um artigo opinativo sobre porquê o caminho futuro para as fabricantes de consoles passa mais perto da cooperação do que da competição. Tem também a Xbox Official Gear chegando ao Brasil, um Free Play Days que passou batidaço mas já está rolando; os descontos da semana com vários jogos da EA; a agenda de jogos lançados nesta e na próxima semana (a próxima semana tá bem cheia, com alguns destaques como Control, The Bard's Tale IV: Directors Cut (Game Pass), Blair Witch (Game Pass) e The Dark Pictures Anthology: Man of Medan; e, claro, aqueles links espertos com conteúdo pra assistir, ler e ouvir. Até a introdução está sendo bem maior do que o normal porque, né, quando tem assunto demais, a gente só vai.


DEVIL MAY CRY 5, KINGDOM COME: DELIVERANCE, AGE OF EMPIRES, É MUITO JOGO NO GAME PASS
Tudo isso aqui foi divulgado durante o Inside Xbox, mas o nível das adições vale o destaque e também ajuda a desafogar um pouco o que vem a seguir. Então, começando do princípio e confirmando os rumores, foi liberado e já está disponível pra galera nada mais, nada menos que Devil May Cry 5 (console), um dos grandes sucessos recentes da Capcom, lançado há pouco mais de cinco meses, e mais um grande AAA a chegar ao catálogo do Game Pass pouco tempo após seu lançamento. Aqui, podemos até ver um certo padrão começando a surgir quem sabe: Metro Exodus entrou com quatro meses, Devil May Cry 5 e Shadow of the Tomb Raider com cinco meses. Parece ser um intervalo legal. Além disso, também foram adicionados dois jogos de estratégia e gerenciamento, um para cada plataforma: Stellaris (console) tem a pegada de expansão no universo, e Age of Empires: Definitive Edition (PC) é o clássico RPG de estratégia dos anos 90, título que fez muito sucesso e até hoje é muito querido pela galera. Esta foi a primeira leva da semana.

A segunda leva chegou no dia 22 de agosto, com outros dois jogos adicionados: Ape Out (PC) é um beat 'em up que tem uma visão top down, tipo Hotline Miami, onde controlamos um gorila tentando escapar de diversos níveis, tendo bastante fator replay; e Kingdom Come: Deliverance (console/PC), um título de ação/RPG que chamou bastante a atenção quando foi lançado por ser um RPG com os pés na realidade, sem tanta fantasia, além de se basear em fatos históricos reais. Quanto aos jogos futuros, eles relembraram as adições da semana que vem, com The Bard's Tale IV (console/PC, 27, lançamento) e Blair Witch (console/PC, 30, lançamento), além de dar uma palhinha do que está por vir em setembro, com Dead Cells (console/PC, 5) entrando no catálogo um dia antes do aguardadíssimo Gears 5 (console/PC, 6/GPU, 10/GP, lançamento). E lááá em novembro, confirmaram também a chegada de Age of Empires II: Definitive Edition (PC, 14), um dos jogos de estratégia mais amados e idolatrados e jogados de todos os tempos (inclusive por mim também, até já comecei a jogar o primeiro como esquenta pro segundo). É jogo que não acaba mais, quando a gente consegue planejar a jogatina pra organizar tudo, ver qual jogo vamos priorizar e tal, a Microsoft vai lá e joga mais uma bacia pra cima da nossa cabeça. (Pode continuar.)
Fonte: Xbox News

INSIDE XBOX DIRETO DA GAMESCOM APRESENTA NOVIDADES PRA TODOS OS LADOS
Na segunda-feira, às 12h, começou mais uma transmissão do Inside Xbox, programa da Microsoft destinado a compartilhar informações e mais detalhes sobre seus jogos e produtos, conversar com desenvolvedores, enfim, ser um show de modo geral. Tudo isso direto da Alemanha, na Gamescom. Alguns assuntos que foram comentados no Inside Xbox eu vou deixar fora pra não abarrotar tudo aqui, até porque são grandes e importantes, caso dos jogos do Game Pass e também de todas as novidades de Gears of War. Bom, tirando essas coisas, vamos lá:
  • Borderlands 3 - Tudo começou com este trailer de Borderlands 3, que já havia sido divulgado pela 2K mas que reforça a pesada campanha de marketing desta aguardada sequência. Vale lembrar que os jogos da franquia Borderlands já venderam mais de 45 milhões de unidades;
  • Blair Witch - O primeiro jogo a aparecer foi o título de terror do Bloober Team (Layers of Fear, Observer), com um trailer que promove um pedaço do horror psicológico que poderemos jogar já no dia 30 de agosto, quando Blair Witch for lançado para Xbox One e PC - chega tanto no Game Pass de console quanto PC. Apesar de não ser lá muito fã de jogos de terror, esse aqui estou com vontade de jogar. Segundo os devs, a primeira jogada deve levar algo em torno de 5h a 6h;
  • Gears POP - A carnificina de Gears of War foi substituída pela fofura em Gears POP, que ganhou um simpático trailer e a confirmação de sua data de lançamento, 22 de agosto. Ou seja, dá pra jogar agora mesmo, só ir lá na App Store ou na Play Store e baixar. Tem suporte a conquistas também, claro, incluindo aí a sua própria "Seriously";
  • NBA 2K20 - O ala/armador Josh Hart, do New Orleans Pelicans, foi chamado ao palco para falar um pouco sobre o modo MyCARREER de NBA 2K20, novo título da popular franquia de basquete da 2K;
  • Tom Clancy’s Ghost Recon Breakpoint - O novo jogo tático da Ubisoft ganhou um trailer do seu modo PVP 4x4 Ghost War, com servidores dedicados e possibilidade de ser jogado também em PVE, com progressão compartilhada entre os dois modos;
  • Mais Borderlands 3 - Muita gente parece não se ligar no tamanho mas Borderlands vem com tudo para ser um dos maiores sucessos do ano, e abocanhou mais um pedaço do Inside Xbox, agora para dar mais detalhes sobre o jogo como um todo;
  • PlayerUnknowns's Battlegrounds Season 4 - Chris Charla e dois membros da PUBG Corp. subiram ao palco para falar sobre as novidades da Season 4 de PUBG, com melhorias visuais para o mapa original, e também o tão aguardado cross-play para os consoles. Esse update chega na terça-feira, 27 de agosto. Não achei o vídeo específico desse assunto, aí botei a notícia do Xbox News no link, com esses e outros detalhes;
  • Wasteland 3 - O novo jogo da inXile também ganhou um novo trailer, apresentando alguns segmentos de gameplay e a primeira olhadela no misterioso Patriarch e no caminhão/carrinho de batalha Kodia;
  • Novos controles personalizados - Graeme Boyd subiu ao palco para mostrar dois novos controles personalizados, Night Ops Camo e Sport Blue Special. O vídeo do link não é o do Inside Xbox, mas um material especial que a Microsoft fez pra promover os lançamentos;
  • Empire of Sin - O novo jogo de estratégia da Romero Games (aquela, do John Romero, que é aquele mesmo que tu tá pensando) ganhou também seu trailer com umas pitadas de gameplay, parece interessante principalmente pela temática da Chicago dos anos 20. Ele também subiu ao palco pra falar sobre o jogo;
  • Vigor 1.0 - Vigor saiu do Game Preview do Xbox One e agora é F2P, quem quiser jogar, é só procurar pelo jogo na Live e partir pro abraço e pro tiroteio;
  • Momento Aaron Greenberg, jogos e X019 - Aaron Greenberg, GM de Marketing de Xbox, foi chamado para falar sobre diferentes assuntos: começou falando sobre as novidades que ainda seriam apresentadas sobre Gears 5; passou pelas dezenas de jogos disponíveis pra galera jogar, como Bleeding Edge e Battletoads; a X019 com o maior Inside Xbox do ano, no dia 14 de novembro e a X019 de 14 a 16, em Londres - toda a renda com os ingressos vai ser revertida pra caridade -, o evento tem presenças confirmadas de Phil Spencer, Matt Booty, Aaron Greenberg e Phil Spencer, então, dá pra esperar coisa boa mesmo;
  • Greedfall - O RPG da Focus Home está chegando e ganhando algumas atenções do público, recebendo um novo trailer;
  • Summer Spotlight - Falaram um pouco sobre o Summer Spotlight, não chega a ser uma promoção com descontos mas eles promovem alguns jogos que estão chegando ao Xbox One;
  • The Surge 2 - A sequência do jogo de ação/RPG da Deck13 em parceria com a Focus Home parece ter dado uma bela evoluída, e o trailer demonstrou algumas das novidades que os jogadores encontrarão;
  • Destiny 2 - Galera da Bungie também subiu ao palco pra falar sobre a nova expansão, Shadowkeep, além de mostrar um trailer;
  • Metro Exodus DLC - O DLC The Two Colonels chegou para Metro Exodus e a 4A Games mostrou o seu trailer - o jogo está no Xbox Game Pass;
  • Gears 5 - Aqui sim começou uma grande cobertura sobre Gears 5, com quase meia hora falando sobre o jogo, as novidades, os modos, como é muita informação, vou colocar na notícia abaixo porque Gears merece este destaque.

GEARS - CAMPANHA E HORDA DE GEARS 5, DIVERSOS MODOS, GEARS POP, TACTICS, É MUITO GEARS
O grande destaque da presença da Microsoft na Gamescom esta semana foi Gears of War: a franquia contou com novidades para os modos Horda e campanha de Gears 5, Gears POP! foi lançado e até Gears Tactics foi mencionado. Então, é melhor ir por partes, porque uma característica de Gears 5 que tenho visto cada vez mais a galera valorizando é a diversidade de conteúdo oferecido em um único pacote: além da tradicional campanha single-player (que pode ser jogada de modo cooperativo por até três jogadores, sendo que um deles será o Jack), os modos Versus, Escape e Horde, além de um map editor. É bastante coisa em um único pacote. Alguns dos assuntos abaixo foram comentados durante o Inside Xbox, outros durante a Gamescom Opening Night Live e outros ainda em transmissões, entrevistas e afins:
  • Horde - conforme planejamento pré-estabelecido pela Microsoft e Coalition, agosto era o mês de mostrar o famoso modo Horde, que popularizou bastante a franquia na época do Xbox 360 e é um dos modos mais característicos de Gears até hoje. A principal mudança do modo Horde de Gears 5 é que cada personagem passará a contar com uma habilidade única para ser utilizada durante os enfrentamentos com os inimigos: com Fahz, será possível ter um "tiro raio-x", ou seja, vai dar pra ver a posição dos inimigos atrás de paredes e coberturas e acertá-los mesmo assim; Kait terá uma habilidade chamada "cloak", que a faz ficar invisível por alguns segundos, podendo passar despercebida pelas defesas inimigas, pegando todos de surpresa; até Jack, o robozinho, entrou na onda e a sua habilidade se chama "hijack", ou seja, hackear inimigos para que eles lutem ao nosso lado. Ou seja: a construção das equipes pra jogar esse modo terá que ser ainda mais estratégica, pois cada um pode adicionar elementos que podem significar a vitória ou a derrota. No link do início, está o trailer do modo, mas aqui, tem um segmento maior que apareceu, com gameplay;
  • Halo Reach Character Pack - esse daqui havia vazado alguns dias antes na própria dash do Xbox One, mas foi confirmado pela Coalition: um crossover entre Halo e Gears, com dois integrantes do Noble Team de Halo Reach podendo ser utilizados nos modos Versus e Horde, Spartans Emile-A239 and Kat-B320 - aqui tem 10 minutos de gameplay com um deles;
  • Story trailer - algo bastante aguardado pela galera, também foi divulgado um novo trailer focado na história de Gears 5, que já tem bastante mistério sendo criado desde que foi apresentado, com toda a relação da Kait com os Locusts. O bom é que só precisamos esperar mais alguns dias pra descobrir o que a história nos reserva;
  • Gears 5 Limited Edition Xbox One X - como não poderia falta, a Microsoft também criou uma versão lindona do Xbox One X comemorativa de Gears 5, com "rachaduras" de gelo gravadas à laser no console e a engrenagem clássica, símbolo de Gears, com a aparência de estar por baixo do console. Ficou muito massa;
  • Gears Tactics confirmado no console - essa era uma notícia que era mais questão de "quando" do que de "se", mas Rod Fergusson tratou de confirmar que o novo jogo de estratégia, o primeiro da franquia Gears of War, vai ser lançado também no Xbox One. Não foi confirmada nenhuma janela, mas já é alguma coisa;
  • Gears POP! lançado no Android, iOs e Windows 10 - aproveitando o embalo já que foi praticamente a semana de Gears, a versão fofinha para plataformas móveis e Windows 10 Gears POP! foi lançada na quinta-feira, seguindo a lógica de outros jogos do gênero, como Clash Royale. O jogo é totalmente online contra outros players e também é possível jogar o modo Horde com um amigo na Xbox Live. Falando em Live, há suporte a conquistas, contando inclusive com a sua própria "Seriously", e dá pra entrar em equipes pra jogar com amigos - temos um grupo do PXB chamado "PXB POP!", tá quase sempre lotado porque tem limitação de só 50 membros (tomara que aumentem em breve), mas vale procurar de vez em quando porque às vezes alguém sai e abre uns espaços. Enquanto isso, como o grupo está lotado, o usuário @DouglasParanoid criou um segundo grupo, "PXB POP 1", então, quem quiser pode entrar neste também. Gears POP! está disponível para Android, iOS e Windows 10;
  • Sarah Connor - um pacote anunciado previamente para o multiplayer é de personagens da franquia Terminator, com Sarah Connor e T-800 jogáveis em alguns destes modos. No link, tem alguns minutos de gameplay com a Sarah Connor;
  • Gears 5 no PC - Além de liberar o pre-order no Steam, a equipe tem levado coisas legais para esta versão, como suporte a monitores ultra wide, HDR e Dolby Atmos, mais de 35 customizações gráficas, divulgaram também as especificações do jogo no PC, sistemas anti-cheat, como vai funcionar o cross-play, tem bastante coisa nesse link;
  • Estátuas de Kait Diaz - Esse aqui vi pouca gente falando, mas a Coalition fez uma parceria com a First 4 Figures pra criar estátuas especiais de Kait Diaz, são três versões, umas com led, uma com inimigos, tá bem bonito;
  • Outras coisas sobre Gears - como todo mundo sabe, Gears 5 será lançado dia 10 de setembro pra geral, 6 de setembro pra quem comprou a versão Ultimate ou assina Game Pass Ultimate, mas ainda tem um pouco de chão até lá, e a Coalition vai falar sobre algumas coisas nas próximas semanas: explicações mais detalhadas dos personagens, como vai ser o pre-download, revelação dos mapas multiplayer do lançamento, planos de atualizações pós-lançamento, o que esperar do lançamento de Tour of Duty (confesso que não sei o que é), o futuro de Gears 4 depois do lançamento de Gears 5, e outras coisinhas mais.

GAMESCOM OPENING NIGHT LIVE E OUTRAS COISAS DA GAMESCOM
Geoff Keighley é o cara dos anúncios de joguinhos, tentando emplacar sua cara em vários lugares, de jogos até eventos, e organizou em 2019 a primeira Gamescom Opening Night Live, como se fosse uma abertura oficial do evento, com diversos anúncios e world premieres. Sem delongas, vamos lá:
Rod Fergusson: pra não repetir, a apresentação começou com Rod Fergusson mostrando o trailer da campanha de Gears 5, além de falar um pouco sobre o modo Horde, que também havia sido apresentado durante o Inside Xbox;
  • Comanche - Dizem que quem é vivo sempre aparece, e acho que boa parte da galera ficou surpresa quando surgiu o trailer de Comanche, um jogo que fez bastante sucesso durante os anos 90. Está sendo feito pela Nukklear Digital Minds e publicado pela THQ Nordic;
  • DCL - The Game - Outro jogo da THQ que ganhou um trailer foi DCL - The Game, ou Drone Champions League, o jogo oficial da competição oficial de corrida de drones;
  • Need for Speed Heat - Anunciado oficialmente na semana passada, Need for Speed Heat ganhou um trailer com bastante gameplay, com um sistema de dia/noite onde policiais são bem controladores quando tem sol, mas a cidade fica mais perigosa e radical à noite, em corridas ilegais com bastante pista molhada e neon pra ficar bonito, como um bom Need for Speed. Ah, outra característica da série é a customização dos veículos, então, aerofólio, neon, rebaixar, essas coisas todas estarão presentes;
  • Kerbal Space Program 2 - O que era um jogo de simulação de construção de foguetes se transformou agora em construção de módulos e estações espaciais também. Kerbal Space Program 2 foi anunciado com um trailer bem engraçadinho, quando começou, até achei que era algo mais sério, mas confesso que soltei um riso quando vi o alienígena verde, figurinha carimbada da série;
  • Little Nightmares II - Outra sequência anunciada foi a de Little Nightmares, jogo que fez relativo sucesso misturando plataforma e uma pitadinha de suspense;
  • Monster Hunter World: Iceborne - O aguardado DLC de um dos grandes jogos dos últimos anos também apareceu, e deixou a galera empolgada em um novo trailer;
  • The Cycle - Um novo FPS PVE/PVP apareceu, está sendo feito pela Yager, exclusivo pra Epic Games Store;
  • Life is Strange 2 - O quarto episódio de Life is Strange 2 também apareceu, e já foi até lançado no dia 22 de agosto. Então, lá pelo dia 22 de novembro, ele aparecerá no Game Pass;
  • Humankind - Lembram que a Sega tinha dito que ia anunciar um AAA na Gamescom? Então, é Humankind, está sendo feito pela Amplitude Studios e parece ser de estratégia;
  • Borderlands 3 - O onipresente Borderlands 3 obviamente apareceu também, pra falar sobre o novo jogo, algumas mecânicas e tal;
  • Everspace 2 - O jogo de navinha Everspace também teve sua sequência anunciada, foram várias sequências nesse dia na real. Chega em 2021;
  • The Witcher 3 no Switch - Esse já tinha sido anunciado, só mostraram um trailer e a data, 15/10/19;
  • FIFA 20 - FIFAzão do sucesso também esteve lá, pra falar especialmente do modo Volta, que a galera tá bem ansiosa parece;
  • Disintegration - O novo jogo do estúdio de um dos co-criadores de Halo também foi apresentado, chega aos consoles e PC ano que vem;
  • Darksiders Genesis - A pegada isométrica/dungeon crawler de Darksiders também ganhou um novo trailer, esse eu to bastante interessado;
  • Guilt - O novo jogo da Tequila Works foi apresentado algumas horas antes na transmissão do Stadia, e ganhou um segmento de gameplay com um dos desenvolvedores;
  • Destiny 2: Shadowkeep - A expansão de Destiny 2 ganhou um trailer e uns desenvolvedores subiram no palco pra falar sobre algumas novidades também;
  • Remothered: Broken Porcelain - Esse aqui eu devia ter saído na hora, porque só fui descobrir quando estava fazendo o resumo. Basicamente, é a sequência do primeiro Remothered (sim, tem um primeiro);
  • Anno 1800 - O jogo de estratégia pra PC da Ubisoft tem feito bastante sucesso, é até o Anno que mais vendeu e tal, e a Ubisoft claro está aproveitando a onda pra colocar novos conteúdos no jogo;
  • Port Royale 4 - Mais um jogo de estratégia, agora da Kalypso, em uma simulação que une estratégia e gerenciamento pelos mares e ilhas do Caribe;
  • Iron Harvest - E tome estratégia, mais um RTS;
  • Call of Duty: Modern Warfare - O remake de Modern Warfare está chegando e ganhou seu espaço no palco;

Teve outras coisas também, como gameplay de Predator: Hunting Grounds, a apresentação de Erica (já lançado, inclusive) e uma parte bem extensa de quase meia hora do Keighley com seu amigão Kojima falando sobre Death Stranding, mas como não sairão pra Xbox, nem vou me estender nisso. Isso aí é sobre a Gamescom Opening Night Live, o evento mesmo que foi transmitido pela internet e tudo. Mas, durante os dias da feira Gamescom, muitas novidades sobre dezenas de jogos também surgiram, então, vamos a algumas delas:
  • Battletoads - Battletoads estava jogável na Gamescom e também ganhou um vídeo com gameplay, pra mostrar como a coisa tá andando;
  • Beyond a Steel Sky - Pra muita gente, esse aqui é desconhecido total. Já pra quem conhece e jogou Beneath a Steel Sky sabe que ele foi um clássico dos point and click adventures, e devem estar ansiosos por uma sequência mais de 25 anos depois, agora, levando em consideração o jeito 2019 de ser fazer videogame;
  • Biomutant - 20 minutos de gampeplay;
  • Chernobylite - Chernobyl, horror, ficção científica, sobrevivência. Bons elementos. Segunda vez que o jogo aparece no PXB, segunda vez no resumo. Chega em 2020 também, feito pela Farm51 (Dedfall Adventures, Get Even)
  • Cyberpunk 2077 - Novas screenshots já bastam pra manter o hype no talo;
  • Dark Envoy - Inspirado em RPGs não-lineares como Divinity, XCOM, FTL e Mass Effect, Dark Envoy ganhou um novo trailer, lançamento em 2020;
  • Dead by Daylight - Aproveitando o bom momento de Stranger Things na mídia, foi anunciada uma nova leva de personagens baseados na série;
  • Destroy All Humans! Remake - Quase 15 minutos de gameplay, esse tenho interesse porque vejo muita gente falando bem da série;
  • Doom Eternal - Doom Eternal tá logo ali, chega em 22 de novembro, e apresentou um trailer com um dos novos inimigos, chamado Doom Hunter;
  • Dragon Ball Z: Kakarot- Esse RPG tem ganhado cada vez mais atenção dos fãs da franquia, e recebeu um novo trailer, agora sobre a saga Cell. Além disso, foi confirmado que o jogo vai manter uma das passagens mais legais e nonsense de toda a série: Goku tentando tirar sua carteira de motorista;
  • Final Fantasy VIII Remastered - Confirmado o lançamento para 3 de setembro;
  • Ghostrunner - Um "FPS sem S" com pegada futurista e cyberpunk, movimentação fluida e espadas pra cortar inimigos enquanto pula e se pendura e se joga e zás. Parece beeem legal;
  • Journey to the Savage Planet - O jogo de exploração da Typhoon Studios também ganhou um trailer e lançamento confirmado para 28 de janeiro de 2020;
  • Marvel's Avengers - O jogo dos Avengeiros teve seu gameplay da E3 (aquele que vazou) divulgado agora de maneira ofiical;
  • Mortal Kombat 11 - A NetherRealm divulgou os personagens que estão chegando no pacote Kombat Pack: Shang Tsung, Nightwolf, Terminator T-800, Sidnel, Joker e Spawn;
  • Shenmue III - Como será um dia em Shenmue III? Igual um dia em Shenmue e Shenmue II, cheio de coisas pra fazer;
  • Spiritfarer - Esse jogo ganhou bastante atenção durante a revelação na conferência da Microsoft na E3, e agora, ganha 15 minutos de gameplay. Vai ser lançado direto no Game Pass;
  • Streets of Rage 4 - O novo jogo de um dos clássicos dos títulos de "briga de rua" ganhou um gameplay de sete minutos;
  • Two Point Hospital - Jogo nem saiu pra Xbox ainda e já tem DLC (mas é da versão PC), então, deve chegar junto no console;
  • Vampire: The Masquerade - Bloodlines 2 - Tomara que esse siga os passos do predecessor e seja um jogão também. Aqui tem um gameplay de quase meia hora;
  • Wasteland 3 escolhido como melhor RPG - Como todo evento, tem premiação, e quando tem premiação, vale dar uma ressaltada pra elevar a qualidade do que está sendo feito. Wasteland 3, RPG da inXile programado para 2020, venceu como melhor RPG, deixando pra trás competidores de peso como Final Fantasy VII Remake e Pokémon Sword/Shield;
  • Watch Dogs: Legion - Ray tracing é o novo queridinho da indústria, vários jogos estão implementando, inclusive Watch Dogs Legion. Além disso, a Ubisoft explicou como que vai ser o tal de "jogar como qualquer NPC" em um trailer especial sobre isso, com cada um tendo características únicas, chegando ao ponto do personagem morrer do nada caso jogue, por exemplo, como um senhor de idade;

SOBRE AGE OF EMPIRES: DE, AGE II: DE E AGE OF EMPIRES IV
A semana também foi legal pra quem curte essa aclamada série de jogos. Primeiro, porque Age of Empires: Defnitive Edition foi adicionado ao Game Pass/PC, abrindo assim a oportunidade pra muita gente rejogar ou até conhecer esse jogo que deu origem a uma das maiores franquias de RTS e dos videogames de todos os tempos. Essa versão de AOE: DE também foi lançada no Steam, com suporte a cross-play também. Também foi anunciado o lançamento de Age of Empires II: Definitive Edition para 14 de novembro, no Steam e direto no Game Pass/PC também. Quem quiser se inscrever para as fases beta de AOE II: DE, é só clicar aqui e preencher um rápido questionário. Ah, e o Aaron Greenberg sugeriu que teremos gameplay de Age of Empires IV durante a X019, que acontecerá de 14 a 16 de novembro, em Londres.

Algo menor mas que também ficou claro foi como funciona o estúdio de Age of Empieres, que havia sido anunciado em junho durante a E3. Na ocasião, a Microsoft comentou que havia criado uma equipe dedicada para cuidar da franquia, sob a supervisão de Shannon Loftis, que antes estava na Xbox Game Studios Global Publishing. Com isso, muita gente começou a tratar essa equipe com um estúdio de fato, capaz de criar jogos por conta própria e tal, mas parece que a coisa não é bem assim: em em uma entrevista, o diretor criativo Adam Isgreen falou que esta equipe interna de AOE é mais responsável por supervisionar o trabalho de equipes externas com a franquia atualmente, algo como a própria XGSGP faz com outros exclusivos first desenvolvidos por estúdios externos, como Crackdown 3 e ReCore. Atualmente, os estúdios que estão cuidando de jogos da franquia são: Forgotten Empires - AOE: DE e AOE II: DE; Tantalus Media - AOE III: DE; Relic Entertainment: Age of Empires IV. Uma coisa legal é que o time interno de Age está fazendo a ponte para que todas estas equipes conversem entre si, para dar mais unidade aos seus projetos.
Fontes: PC Gamer Insider, Xbox News

MICROSOFT NÃO TEM INTERESSE DE LANÇAR MAIS JOGOS EM OUTRAS PLATAFORMAS
Quando a Microsoft adquiriu seus mais recentes estúdios, ela comentou que deixaria que eles honrassem qualquer compromisso prévio em relação aos jogos já anunciados, ou seja, jogos como Psychonauts 2 ou The Outer Worlds cumpririam os acordos com suas publishers, respeitariam as campanhas de financiamento coletivo (no caso de Psychonauts 2 ou Wasteland 3), essas coisas. Mesmo quando a Microsoft adquiriu também os direitos de publicação destes dois últimos, ainda manteve a palavra de lançar para as plataformas anunciadas. Algo mais recente também foi a decisão de permitir que Cuphead e Ori and the Blind Forest fossem portados para o Switch, a pedido das próprias desenvolvedoras, Studio MDRH e Moon Studios.

Isso acabou por criar um certo desconforto na comunidade Xbox, especialmente a galera mais focada na marca, acreditando que isso de alguma forma enfraqueceria o Xbox. Pra acalmar essa turma, a Microsoft veio a público dizer que não existem planos de expandir as franquias exclusivas first-party para outros consoles, e que, cumprindo todos os acordos prévios, os novos estúdios irão se focar em fazer jogos para a sua plataforma. Vai um pouco em contradição com o que o Matt Booty falou há alguns dias, que seria analisado caso a caso, dependendo do jogo e da sua proposta, ele poderia aparecer em outras plataformas quando o sistema de jogo exigisse uma comunidade ativa maior, por exemplo. Enfim, é uma nove
Fonte: Games Industry

MICROSOFT GOSTARIA DE VER O GAME PASS EM TODAS AS PLATAFORMAS
Durante a Gamescom, o head de gaming services Ben Decker conversou com a imprensa sobre o Xbox Game Pass, e deu uma declaração que, à primeira vista, pode parecer contraditória em relação à notícia anterior. Segundo ele, eles gostariam de ver o Game Pass em todas as plataformas no fim das contas, considerando este um objetivo de longo prazo. Decker complementou que, hoje, não existem planos pra isso acontecer, mas a empresa adoraria ver o Game Pass distribuído por tudo. Mas peraí, então a Microsoft vai ou não vai lançar seus jogos em outras plataformas? Na real, é muito mais simples. O Game Pass é um serviço que transformou a forma como consumimos jogos hoje em dia, e dá pra enxergar tranquilamente um futuro onde ele esteja em outras plataformas, até mesmo concorrentes, caso estas aceitem. Mas também consigo ver o serviço nessas plataformas (novamente, se o serviço se estabelecer de forma avassaladora que seja impossível competir) sem os jogos first party, deixando uma vantagem clara para quem quiser se envolver com a marca Xbox nas plataformas Xbox.
Fonte: Gamereactor

GAMES INDUSTRY | O FUTURO DAS PLATAFORMAS É A COOPERAÇÃO, E NÃO SOMENTE COMPETIÇÃO
Esse aqui é um artigo que li na manhã de sábado e que bom que o resumo saiu um dia depois pra dar tempo de ler ele. Mas é bem interessante porque, como toda indústria que se transforma, é meio difícil dizer exatamente quando essa transformação começou, qual é o "marco zero", qual o "turning point" dela. Existem exemplos claros, como a apresentação do iPhone, mas em outros, a coisa é mais nebulosa e composta de uma série de fatores. Entre estes fatores, Microsoft e Sony lançando seus jogos em outras plataformas (Ori no Switch, ReadySet Heroes no PC). Mais importante do que a plataforma física, o console, está a "plataforma" enquanto um conceito mais amplo, enquanto serviço, não somente em termos de streaming mas também de software e serviços que fazem essas plataformas. Como todo período de mudanças, isso gera um pouco de incertezas e alguns tumultos, onde a maior vantagem pode deixar de ser ter lá seus jogos exclusivos para uma época onde o software ser bom o suficiente para que ele possa tornar os jogos da tal plataforma disponíveis na maior variedade de dispositivos possíveis. Isso já aconteceu na indústria do home video, na música, e, inevitavelmente, vai acontecer com videogames, talvez de maneira mais drástica porque enfim, nós que acompanhamos notícias sabemos como são os fãs e como, para muitos, o mais importante é parecer ser melhor do que o concorrente.

Da mesma forma, ainda existe valor na venda de hardware, ainda existe público para comprar uma dispositivo exclusivo para acessar uma gama de serviços, uma única plataforma. Mas, com tanta coisa mudando na maneira como consumimos conteúdo, até quando a gente vai ficar fechado em um único ecossistema? O público que gosta de Xbox justamente por causa de seus exclusivos existe e ainda é grande, assim como de PlayStation e Nintendo. Porém, o dia chegará em que as fronteiras entre as cores azul, verde e vermelho serão menos contrastantes. E, quando isso chegar, talvez a gente olhe pra trás e veja o tal "turning point" como o lançamento de Ori and the Blind Forest no Switch, ou de ReadySet Heroes na Epic Games Store.
Fonte: Games Industry

XBOX OFFICIAL GEAR CHEGA OFICIALMENTE (BADUNTSSS) AO BRASIL
Imagens meramente ilustrativas. Continuando com as movimentações que estão aproximando a Xbox Brasil da comunidade, foi anunciada ontem a chegada oficial da Xbox Gear Store, uma coleção especial de produtos licenciados com a marca Xbox, pra que nós que gostamos da marca possamos mostrar essa paixão pra todo mundo, além de apoiá-la também. Neste momento, estão disponíveis alguns modelos de camisetas, moletons, almofadas e uma caneca, e os modelos podem ser conferidos no link abaixo.
Fonte: Xbox Gear

FREE PLAY DAYS - GENERATION ZERO
Esse aqui meio que não teve tanta divulgação, mas até o dia 25 de agosto, assinantes Xbox Live Gold/Xbox Game Pass Ultimate podem jogar à vontade Generation Zero, FPS cooperativo da Avalanche Studios (a de Mad Max e Just Cause), que tem também elementos de sobrevivência que pode ser jogado tanto sozinho como em parceria com outros três jogadores. Todo o progresso e conquistas desbloqueadas durante o período de jogo grátis permanecem valendo.
Fonte: Xbox Power

DEALS WITH GOLD COM EA PUBLISHER SALE
As promoções da semana contam com dezenas de jogos da EA , como A Way Out, Anthem, Apex Legends, Battlefield 1 e Battlefield V, Star Wars e muitos outros. Entre esses outros, tem também jogos que não são da EA mas que estão com preços bem bons, como Alien Isolation, Darksiders Fury's Collection, Mortal Kombat 11, Oceanhorn, Outlast 1-2, Red Dead Redemption 2, Superhot e Torment: Tides of Numenera. Pra conferir a lista completa de jogos e DLCs em oferta, é só clicar aqui.

LANÇAMENTOS DESTA SEMANA (19 A 23)
LANÇAMENTOS DA PRÓXIMA SEMANA (26 A 30)
Segunda-feira, 26
  • Wreckfest (Bugbear Entertainment/THQ Nordic) - R$ 147,45
Terça-feira, 27
Quarta-feira, 28
  • Agent A: A Puzzle in Disguise (Yak & Co) - R$ 54,95 (Xbox One X Enhanced)
  • Gaijin Charenji 1: Kiss or Kill - Sem página na Store ainda
  • Headspun (Superstring/Wales Interactive) - R$ 44,45
  • Kamiko (Esquadra/Flyhigh Works) - R$ 15,95
  • Legend of the Sky Fish - Sem página na Store ainda
  • SubaraCity (Esquadra/Flyhigh Works) - R$ 15,95
  • Vambrace: Cold Soul (Devespresso Games/Headup Games/Chorus Worldwide Games) - R$ 92,45
Sexta-feira, 30

LINKS INTERESSANTES
  • Code Vein anuncia versão demo - Em 3 de setembro, a Bandai vai lançar uma versão demo de Code Vein, seu novo RPG que coloca os jogadores em um mundo onde a humanidade foi extinta, com uma inspiração legal nos jogos souls e possibilidade de se jogar sozinho ou em modo cooperativo com um amigo. | Xbox Power
  • Disney+ chegará ao Xbox no lançamento - Há algum tempo, a Disney anunciou seu serviço Disney+ e algumas plataformas confirmadas. Entre os consoles, por algum motivo, estava somente o PS4. Agora, a empresa confirmou que outros consoles também receberão um app do serviço, incluindo nosso querido Xbox. Esta semana, inclusive, foi confirmada a chegada do serviço para algum momento de 2020, possivelmente, no segundo semestre. O serviço Disney+ começará a ser lançado em novembro deste ano. | The Verge
  • How Link's Climbing Animation Works in Breath of the Wild - Esse canal é focado na parte de animação dos videogames, analisando movimentos, efeitos e outras coisas que os devs fazem pra deixar tudo fluido. | YouTube New Frame Plus
  • Janela Indie - Conheça Hollow Knight Silksong - Ah, Hollow Knight, jogo bonito, jogo bem feito, jogo formoso. A sequência, Hollow Knight - Silksong, está chegando em breve e ainda é feita pelas mesmas três pessoas do primeiro jogo, mas como a nova protagonista, Hornet, muda um pouco as mecânicas da série? | YouTube Nautilus
  • Jogaecast #78 - 30 anos do Mega Drive - Em agosto de 1989, chegava ao Ocidente o Mega Drive, console de 16 bits da Sega que marcou época na infância e na criação de muita gente. Se for levar em consideração que saiu em 88 no Japão, são 31 anos, mas naquela época, com lançamentos locais, lançar lá não significava nada pra gente aqui. Já sair do nosso lado do mundo mudava a coisa de figura. Bem legal o papo. | JogaeTV
  • Jogando Papo Nº 123 - O que os Games nos Ensinam? - Esse aqui saiu na real na semana passada, mas acabei não vendo e deixando passar. Enfim, agora compartilhando o podcast, a galera compartilha o que os games ensinam pra gente. Assim como outras mídias, como cinema e literatura, os games também podem transformar nossas vidas, seja em aspectos intelectuais, morais e emocionais. Baita escolha de assunto. | Jogando Papo
  • Jogos pouco conhecidos que estão chegando ao Xbox - E o tópico de jogos independentes e outros maiorzinhos mas com menos mídia e marketing que os grandes AAA voltou a ficar bem movimentado, então, nada como compartilhar aqui as adições da semana, incluindo aí alguns jogos apresentados durante a Gamescom. | PXB
  • Mario Maker 2 : Revenge of RubberRoss - É Mario, é Nintendo, mas eu trago aqui porque tenho me rachado de rir nesses vídeos de Mario Maker do dunkey. | YouTube vidogamedunkey
  • Minecraft - O Super Duper Graphics Pack pode ter ido pro brejo, mas a Mojang anunciou um novo update para Minecraft no Windows 10, para adicionar suporte a ray tracing. Mais informações aqui;
  • Ori and the Blind Forest no Switch em 27 de setembro - Ampliando a parceria entre Microsoft e Nintendo, foi anunciado que o Switch receberá a primeira aventura de Ori no dia 27 de setembro, com Thomas Mahler confirmando 1080p/60fps no modo docked e 720p/30fps no modo portátil. | YouTube Nintendo
  • Our list of top lore theories on the Gears 5 story campaign and where it's headed - Com Gears 5 chegando, junto com novos trailers da campanha e os caminhos trilhados em Gears of War 4, muita gente começa a juntar as peças pra tentar entender o que irá acontecer no próximo jogo da série. Aqui tem algumas teorias. | Windows Central
  • Por que uma galera da Infinity Ward está retornando para fazer Modern Warfare - Depois do sucesso de Modern Warfare 2, a relação entre Infinity Ward e Activision estremeceu, Vince Zampella e Jason West foram expulsos do estúdio e uma galera acompanhou os dois quando estes criaram a Respawn Entertainment, fazendo com que o time de Modern Warfare 3 e os outros jogos dela fossem bem diferentes. Mas, nos últimos anos, está acontecendo o inverso: boa parte dessa gente está voltando à Infinity Ward. Por quê? | Game Informer
  • Should your boyfriend play Undertale - Pra quem está estranhando o nome, existe um canal no YouTube muito bom chamado Gilfriend Reviews, que não é um canal que faz reviews de jogos, mas como é viver com alguém que joga tal jogo (o namorado, no caso). Eles não tem nem um ano mas já fazem relativo sucesso graças à espontaneidade e senso de humor da guria, e aqui, ela fala a sua experiência como carona em Undertale. É um RPG bem legal, feito por um único cara e com uma história e personagem bem envolventes (tem no Game Pass de PC). | YouTube Girlfriend Reviews
  • Sony anuncia compra da Insomniac Games - Essa aqui pode parecer estar estranha estar no resumo de Xbox, mas achei legal trazer aqui por causa de Sunset Overdrive, um título bem querido por uma galera do Xbox e que sonhava com uma continuação. Com essa aquisição, o futuro da franquia ainda é incerto, tipo, se vai ter uma continuação exclusiva pra PS ou se vão deixar ela guardada pra sempre. Até surgiu um site falando que a Sony adquiriu a IP de Sunset Overdrive também, então, ela poderia fazer o que quiser, mas como é de um site que eu nunca vi na vida, nem vou linkar porque pode ser fake. | Kotaku
  • The Best Games from GMTK Game Jam 2019 - Além de fazer excelentes vídeos sobre videogames, o Mark Brown começou a fazer também uma game jam por ano, ou seja, ele dá um tópico ou assunto e a comunidade cria jogos em cima disso. Este é o vídeo dos melhores jogos criados para o GMTK Game Jam 2019, o bom é que dá pra acessar o link do concurso no itch.io e jogar todos eles de graça. | YouTube Game Maker's Toolkit
  • The Halo Story & How to Get Into It - Halo: Outpost Discovery Panel - Se tem uma coisa que o universo Halo tem é que ele é grande, imenso, gigantesco. São tantos mundos, histórias, personagens e maneiras de se relacionar com tudo isso que, tanto pra quem não conhece a série como pra quem gosta um pouco, pode parecer um pouco intimidador ir atrás de tudo - no sentido de ser bastante coisa mesmo. Em um painel durante a Halo: Outpost Discovery, uma equipe de fãs de Halo conversou sobre a presença da série em várias mídias, por onde começar, o que cada obra tem de importante, etc. | YouTube Halo Canon

.
.
.

E chega ao fim mais um resuminho, mais de 7.000 palavras falando sobre essa semana que foi bastante produtiva pra nós que gostamos de videogame. Muita coisa pra aproveitar agora, igualmente muita coisa chegando nas próximas semanas/meses. Como aconteceu muita coisa, as chances são de que diversos assuntos também ficaram de fora, mas acredito que consegui trazer os principais, especialmente, aqueles ligados ao nosso Xbox. Boa jogatina aí pra quem for se divertir nos games, eu vou tentar avançar mais em Vampyr, já sei que não vou conseguir terminar antes de Control ser lançado mas vamos indo aos pouquinhos - e até Blair Witch que iria passar já está dando aquela vontade de jogar (em um sábado de manhã, durante o dia, com um vídeo de gatinhos passando do lado).

Enfim, resumo número 59 finalizado. Até mais, tenham um excelente final de semana também.
Resumo top. Parabéns Ronabs.
 

itotinaru

Guerreiro
Setembro 9, 2017
2,293
2,815
SP
esse eu vou ler com calma. Mas já adiantando..........MEUS PARABÉNS PELO TRABALHO!!!!! Tu é o cara
 

Denik Fortes

Casual
Julho 7, 2009
358
274
Salvador-BA


Muito legal, tem uns designs fantásticos. Eu comprei o elite 1 e hj é um baita arrependimento, investimento muito alto pra funcionalidades que eu pouco aproveito e ainda por cima o controle caindo aos pedaços por uma durabilidade muito menor que a prometida (os grips de borracha).

Tenho muito vontade de comprar um controle novo com bluetooth pra poder usar no pc sem fio e quem sabe no celular futuramente com o xcloud, de repente eu invisto em algum modelo diferente.
 
  • Curtir
Reações: ronabs

ronabs

opa
Moderador
Novembro 8, 2010
26,432
75,013
Rio Grande do Sul
Tenho muito vontade de comprar um controle novo com bluetooth pra poder usar no pc sem fio e quem sabe no celular futuramente com o xcloud, de repente eu invisto em algum modelo diferente.
Eu uso um branco no PC, mas vendo esse vídeo, deu vontade de pegar um diferente. O dia que o Design Labs chegar no Brasil eu faço um na hora.
 

Sobre o PXB

  • Desde 2005 nossa comunidade se orgulha de oferecer discussões inteligentes e críticas sobre a plataforma Xbox. Estamos trabalhando todos os dias para garantir que nossa comunidade seja uma das melhores.

Sobre a Comunidade

  • As opiniões expressas neste neste site são da inteira responsabilidade dos autores. Microsoft, Xbox, Xbox Live, os logotipos do Xbox e/ou outros produtos da Microsoft mencionados neste site são marcas comerciais ou registradas da Microsoft Corporation.

Assinatura PXB Gold

+ Navegação sem publicidade

+ Upload de imagens nas postagens do fórum

+ Títulos de avatar personalizados.

 

Assinar com PayPal PagSeguro (cartão ou boleto)