E aí, gente. Que Inside Xbox foi esse, hein? Muitas novidades para fãs de Xbox e com algo que nunca é demais: jogos! Este resumo tem um compilado do que foi apresentado no Inside Xbox, as dezenas de novidades que estão chegando ao Xbox Game Pass, entrevistas com Phil Spencer e Matt Booty, novidades do xCloud, jogos japoneses, inXile contratando gente de peso, Chris Charla falando sobre jogos independentes, Free Play Days, Deals with Gold, os lançamentos desta e da próxima semana e alguns links sobre jogos e assuntos relacionados.
O MAIOR INSIDE XBOX DA HISTÓRIA ACONTECEU NA X019
A Microsoft falou que este seria o maior Inside Xbox de todos os tempos. A Microsoft também comentou que este Inside Xbox e toda a X019 seria sobre jogos, jogos e jogos, como disse Aaron Greenberg. E a Microsoft cumpriu sua palavra de maneira formidável ao apresentar um programa que, como todo Inside Xbox, teve seus altos e baixos mas que, no fim do dia, teve um saldo extremamente positivo para os jogadores de Xbox. Vamos aos assuntos que foram discutidos por lá:
77 JOGOS CHEGANDO AO XBOX GAME PASS - ALGUNS JÁ DISPONÍVEIS
Alguém anotou a placa? Acho que até quem viu o Inside Xbox com bastante cuidado pode ter deixado passar um ou outro jogo que chegará ao Xbox Game Pass nos próximos meses. Eu vou até botar em lista pra ficar claro o nível da ignorância que foi essa apresentação. Os que estão com asterisco foram ditos pelo Phil Spencer, mas não foram confirmados na lista do Xbox News nem na parte da Square, então não sei se foi um erro ou se vão chegar mesmo.
IGN CONVERSA COM MATT BOOTY E PHIL SPENCER SOBRE ESTÚDIOS E FUTURO DO XBOX
Após o término do Inside Xbox, a IGN americana fez uma live com entrevistas e mais detalhes sobre jogos apresentados. Entre os entrevistados, Matt Booty e Phil Spencer. Como o resumo vai ser grande, vamos direto ao assunto. O vídeo da entrevista com Matt Booty pode ser conferido aqui; já o do Phil Spencer é este aqui.
Streaming é o futuro e é quase o presente do Xbox também. Nesta semana, vimos o lançamento do Stadia no mercado, mais uma plataforma de streaming lançada, mas a recepção não foi lá tão boa. Do outro lado, temos a Microsoft preparando seus testes e divulgando novas informações, como a de que mais de 50 títulos já são compatíveis com a plataforma, e disponíveis para quem estiver no Preview do serviço. Além disso, a Microsoft reforçou parcerias com dezenas de publishers para que seja possível transmitir seus jogos no xCloud, pois ela sabe o quanto a parte de "conteúdo" será primordial pra qualquer empresa que queira sair vencedora na batalha do streaming - jogos como Crackdown 3, Forza Horizon 4, Devil May Cry 5, Hitman e NFL 20, por exemplo, estão no preview. Mas o mais legal, acredito eu, foi a confirmação de que será possível fazer streaming de jogos do Xbox Game Pass através do xCloud, e aqui a parte de conteúdo fica muito atraente, pois hoje, temos mais de 255 jogos disponíveis no catálogo do Game Pass de console. Além disso, o projeto vai expandir a fase de testes para o Canadá, Índia, Japão e Leste Europeu em 2020.
Fontes: Games Industry. Xbox News
DIVERSOS JOGOS JAPONESES ESTÃO CHEGANDO AO XBOX
Uma das coisas que mais define uma plataforma é a sua oferta de jogos, tanto de exclusivos como no geral. Por este motivo, oferecer uma line-up grande e diversificada não garante, mas aumenta as chances de conquistar mais pessoas, porque uma chega ao console por franquia X, outra vem pelo Y, e o conjunto da obra, o restante do pacote que a plataforma faz o resto e transforma esta pessoa em consumidor. Dito isso, é animador ver que Phil Spencer tem feito um excelente trabalho em trazer jogos tradicionalmente orientais e disponíveis apenas em outras plataformas também para o Xbox. A chegada de jogos clássicos das séries Final Fantasy e Kingdom Hearts, além de Yakuza que também tem seu público, tornam o Xbox mais atrativo para quem optava por outros consoles por estes contarem com tais jogos. Essa busca por jogos japoneses não é de hoje e é um pedido de uma parcela da comunidade verde, tanto que Spencer comentou que escutou muito dos fãs coisas como "por que esse jogo é lançado em outros lugares e não no Xbox?". E ele respondeu esta pergunta com serenidade, arregaçou as mangas e foi atrás pra fazer acontecer. Não é nem uma notícia, não tem novidade alguma aqui, é tudo coisa que a gente já sabe, mas como falei em outras oportunidades, elogiar quando acerta é tão ou mais importante do que jogar pedra quando erra. Parabéns à Microsoft por ouvir seus consumidores e trabalhar pra agradar todos eles, desde o grande público até aqueles nichos de mercado.
INXILE CONTRATA EX-LEAD PRODUCER DE WORLD OF WARCRAFT
Na X018, a Microsoft anunciou a compra de dois estúdios: Obsidian e inXile. A primeira é bastante conhecida pelo público de PC e de console, já a segunda era mais conhecida no PC. Ambas, porém, contam com grandes nomes do gênero RPG em seus staffs. As duas também se encaixam em um elemento que a Microsoft buscava em suas aquisições: estúdios consolidados que podem fazer ainda mais com o investimento correto. E assim tem sido: praticamente todos os estúdios da Microsoft estão crescendo bastante, atraindo profissionais de calibre não somente para os figurões grandes como 343i, Playgroung, The Coalition e The Initiative.
A inXile conseguiu atrair apenas o cara que foi Lead Producer de World of Warcraft, com 10 anos de Blizzard. Ray Cobo chega para ser produtor executivo da inXile, e mostra como o estúdio tem ambição de crescer e fazer mais. Para o presidente do estúdio, Chris Keenan, “a aquisição pela Microsoft permitiu que contratássemos alguns talentos excepcionais, e estamos ansiosos pela riqueza de experiência que Ray traz para o nosso estúdio em crescimento”. É mais um passo que mostra o comprometimento da Microsoft com a produção de jogos ainda melhores, e quem sai ganhando somos nós, jogadores.
Fonte: Windows Central
CHRIS CHARLA SOBRE DESAFIOS E OPORTUNIDADES DO MERCADO INDIE
No último episódio do Game Maker's Notebook, episódio semanal publicado pela Academy of Interactive Arts & Sciences, Chris Charla, head de Xbox, conversou bastante com Ted Price, da Insomniac, para contar um pouco mais sobre o seu trabalho, especialmente, o mercado independente. Na real, ele falou bastante sobre a vida dele, a formação em geografia, o seu início como jogador de Xbox 360 (e como a descoberta da Xbox Live Arcade abriu seus olhos sobre as oportunidades de mercado dali pra frente, especialmente para estúdios menores), o estado da XBLA na transição 360/One e como eles tiveram que mudar pra se adaptar ao mercado, entre outras coisas.
Entrando no conteúdo mais legal, o apoio da Microsoft a independentes passou a ser menos de disponibilizar dev kits a desenvolvedores independentes, e mais em questão de promover os jogos, em vender esses jogos para o público, dar uma vitrine. Como exemplo, ele cita que devs podem demorar cinco, seis anos entre um jogo e outro, e o mercado pode mudar completamente nesse período; ou então que, analisando o mercado do Xbox, é melhor para ele lançar em determinado dia da semana; poder oferecer esse reforço comercial faz toda a diferença para a equipe do ID@Xbox e também para os desenvolvedores. Além disso, em uma época de mídias sociais, o ID@Xbox precisa ser transparente e aberto, não pode esconder nada, porque isso pode comprometer todo o trabalho realizado até aqui. Acompanhando devs de perto, eles conseguem ver a evolução de quem começou lançando seu primeiro jogo pelo programa e hoje tem uma carreira mais conhecida pelo público. Ele também fala como é legal trabalhar na Microsoft nessa fase mais "aberta" da empresa, quanto mais a empresa se abre, mais sucesso ela tem, então habilitar o crossplay, a Live em outros dispositivos, tudo facilita a vida dos desenvolvedores e acaba gerando benefícios para os consumidores também. Uma dica interessante também é sobre a importância da box art: mesmo com muitas visualizações no YouTube, muitos jogadores vão ver um jogo pela primeira vez na aba "novos jogos", então, se a arte da capa não for boa e não chamar a atenção, grandes chances do jogador pular para o próximo.
Aproveitando a deixa, acho que é um podcast pouco conhecido e divulgado aqui no Brasil, mas muita gente boa já passou por lá: Leonard Boyarski (Obsidian), Darren Korn (Supergiant), Gareth Coker (Ori and the Blind Forest/Will of the Wisps), Shuhei Yoshida (SIE), Tim Schafer (Double Fine), entre vários outros. Entra naquela categoria de um excelente conteúdo que está disponível pra gente de graça, ouvir criadores falarem sobre suas obras, motivações, é bem enriquecedor. Outro exemplo desses que usei essa semana foi o canal do YouTube da GDC (Game Developer's Conference), tá cheio de palestras e talks de designers, diretores, escritores, falando sobre conceitos que acabam chegando a seus jogos.
Fonte: Academy of Interactive Arts & Sciences
FREE PLAY DAYS DE CONTRA: ROGUE COPRS E NASCAR HEAT 4
Como se não bastasse o Inside Xbox e a X019, a Microsoft ainda oferece jogos liberados sem custo adicional para assinantes Xbox Live Gold/Xbox Game Pass Ultimate por alguns dias. Quem curte corrida pode testar Nascar Heat 4, e quem quer uma diversão mais arcade tem Contra Rogue Corps como possibilidade. Os jogos ficarão disponíveis pra jogar até segunda-feira, 18 de novembro, às 4h59min.
Fonte: Xbox News
DEALS WITH GOLD COM ALGUMAS OFERTAS INTERESSANTES
Estamos nos aproximando da Black Friday, aquele momento onde todas as empresas do mundo decidem que vão tirar todas as moedas dos nossos bolsos. Com isso, as semanas anteriores a ela são de um certo marasmo, uma calmaria que antecede a tormenta. Mas isso não quer dizer que não tem nada de interessante pra comprar. Tem lá os ACA NeoGeo pra quem quer dar um up no gamerscore rapidinho, Guns, Gore and Cannoli que muita gente elogia, um pacote baratíssimo com Shiness: The Lightning Kingdom e Seasons After Fall, Redout pra quem curte corrida com navinhas futuristas no estilo Wipeout, além de vários outros jogos. Pra ver a lista completa e comprar com os links do PXB, é só clicar aqui nessa frase inteira.
LANÇAMENTOS DESTA SEMANA (11 A 15/NOV)
LANÇAMENTOS DA PRÓXIMA SEMANA (18 a 22/NOV)
Terça, 19
LINKS DA SEMANA
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E por hoje é só, gente. Com tantos jogos pra jogar, essa finalização vai ser menor. Hoje e amanhã, ainda tem conteúdo sobre a X019, então, amanhã eu volto com o que foi dito hoje e amanhã. Excelente feriado e final de semana a todos.
O MAIOR INSIDE XBOX DA HISTÓRIA ACONTECEU NA X019
A Microsoft falou que este seria o maior Inside Xbox de todos os tempos. A Microsoft também comentou que este Inside Xbox e toda a X019 seria sobre jogos, jogos e jogos, como disse Aaron Greenberg. E a Microsoft cumpriu sua palavra de maneira formidável ao apresentar um programa que, como todo Inside Xbox, teve seus altos e baixos mas que, no fim do dia, teve um saldo extremamente positivo para os jogadores de Xbox. Vamos aos assuntos que foram discutidos por lá:
- Fortnite Battle Pass - Começou com uma propaganda do Battle Pass de Fortnite, natural abrir um show com o jogo mais popular do momento;
- Star Wars Jedi: Fallen Order - Become a Jedi trailer - Em um novo trailer, agora live action, foi promovido o novo jogo de Star Wars da Respawn/EA, que foi lançado hoje, inclusive;
- Everwild, nova IP da Rare - Aqui a coisa começou a pegar no tranco, com a Rare apresentando seu mais novo projeto. Apesar de possuir um catálogo gigante de IPs, o estúdio já falou inúmeras vezes que quer trabalhar em coisas novas, jogos diferentes. Ainda não se sabe muita coisa sobre o jogo, não tem nem previsão de lançamento já que está em fase inicial de desenvolvimento, mas o objetivo da Rare é construir uma experiência que permita maneiras diferentes de jogar em um ambiente natural, mágico. O trailer tem uma pegada de Ori, no sentido de ambientação: cenários lindos, criaturas bonitas, um perigo iminente. Fiquei interessado;
- Matt Booty - Matt Booty subiu ao palco e aí todo mundo já se ajeitou na cadeira esperando um novo estúdio para a Xbox Game Studios, mas na real, ele foi lá para falar sobre os diferentes times que cada estúdio possui e a mudança da XGS, deixando de focar no crescimento e aquisições e passando a falar sobre a execução e entregas. Segundo ele, o Game Pass permite que todos os jogos, de todos os tipos, possam ter uma audiência, podem ter seu lugar ao sol;
- Grounded, nova IP da Obsidian - O próximo projeto da criadora do sucesso The Outer Worlds é um jogo de survival co-op, que será lançado no outono de 2020 para o Xbox One no modelo Game Preview. O trailer mostra pessoinhas pequenas em um mundo gigante, ou seja, deveremos sobreviver no nosso mundo mas em uma escala minúscula, do tamanho de insetos - tendo que sobreviver a eles também. Grounded está sendo feito por uma equipe de menos de 15 pessoas dentro da Obsidian;
- West of Dead - Logo na primeira cena, esse jogo já chamou a atenção pela arte. Trata-se de um shooter isométrico que se passa no Purgatório, e é dublado pelo ator Ron Perlman. West of Dead está em fase beta aberta, e você pode jogar essa belezinha no Xbox One, só baixar por aqui ou procurar pelo jogo na Store. Segundo o Xbox News, chega no Game Pass;
- Sea of Thieves - The Seabound Soul - A Rare voltou para falar sobre o novo update de Sea of Thieves, jogo que tem recebido muito conteúdo novo após seu lançamento. Além de uma nova história e itens cosméticos, tem também novas armas. Disponível em 20 de novembro e ainda é grátis;
- Rust - Rust é um survival que já tem seu público cativo no PC e agora chegará também ao Xbox One, em 2020;
- KartRider: Drift - Um simpático joguinho de kart free to play apareceu no show. É um jogo bastante popular na Ásia e conta com o apoio financeiro da Nexon, uma grande publisher japonesa;
- Bleeding Edge vai ser lançado em 24 de março de 2020 - O novo multiplayer 4x4 da Ninja Theory teve sua data de lançamento confirmada para 24 de março de 2020, além de duas fases beta para quem comprar o jogo ou tiver o Xbox Game Pass, para os dias 14 de fevereiro e 13 de março. Aliás, o preço do jogo será de R$ 99,00. Quem fizer pre-order ou jogar até 21 de março de 2020, vão receber um pacote bônus de conteúdo chamado The Punk Pack, com skins, hoverdoard e mais;
- Planet Coaster - O jogo de simulação de parques de diversão mais bem avaliado da história vai chegar também ao Xbox One, completamente adaptado para ser jogado com um controle. Planet Coaster será lançado durante o inverno de 2020;
- Tell Me Why, novo jogo exclusivo da DontNod - Em 2018, Aaron Greenberg deu uma entrevista a um site europeu falando sobre parcerias com estúdios de lá, falou sobre Rare, Playground, Ninja Theory e outros jogos da XGS, mas falou também da DontNod. Ninguém ligou na época. Recentemente, essa entrevista voltou à tona e aí começaram as especulações: era compra ou era jogo? A resposta: era jogo. Tell Me Why será lançado a partir do próximo inverno, e trata-se de uma história envolvendo duas pessoas, Tyler e Alyson, que utilizam sua ligação emocional para relembrar memórias de uma infância problemática, com cada personagem lembrando situações de maneiras diferentes. O estúdio agradeceu também à Microsoft por sua abertura e apoio sobre a identidade de Tyler, um homem transgênero. É o primeiro jogo onde um personagem principal é abertamente transgênero, quem quiser saber mais sobre essa parte específica do jogo, tem uma entrevista legal com Florent Guillaume, no The Guardian, só clicar aqui. Ah, por ser um jogo da XGS, será lançado no Xbox Game Pass;
- The Artful Escape - Ahhh, The Artful Escape está de volta com um novo trailer e lançamento confirmado para 2020;
- xCloud- Catherine Gluckstein e Kareem Choudhry foram ao palco para falar sobre o xCloud, nova plataforma de streaming da Microsoft. É um assunto importante e denso, então, vou falar mais sobre ele nas notícias abaixo;
- Deals de Black Friday - Major Nelson e Rukari Austin falaram sobre alguns descontos da Black Friday;
- Yakuza 0, Kiwami e Kiwami 2 no Game Pass - Aqui a coisa começou a ficar doida. Uma franquia bastante amada no Japão e até então exclusiva dos consoles PlayStation está chegando com vários jogos de uma vez no Xbox Game Pass. Pra quem não conhece Yakuza, fizeram um post no Xbox News explicando do que se trata. Uma adição e tanto ao catálogo do Xbox One;
- Drake Hollow - Com elementos de construção e cooperação, Drake Hollow chega ao Xbox One e Windows 10 em 2020;
- Halo Reach chega à Master Chief Collection em 3 de dezembro - A tão aguardada adição de Halo: Reach na Master Chief Collection teve sua data confirmada para agora, 3 de dezembro. Está no Game Pass de console e PC;
- Microsoft Flight Simulator - Dizer que Flight Simulator está belíssimo, lindo, de cair o queixo, ainda não faz jus ao quão bonito está esse negócio. Desenvolvido pela Asobo Studio, o jogo será lançado em 2020 para PC e, posteriormente, em data ainda a ser divulgada, no console Xbox;
- Age of Empires IV recebe trailer bonitão - Age of Empires IV finalmente mostrou suas primeiras imagens de gameplay, algo bastante esperado pelos amantes de uma das franquias mais clássicas e marcantes não somente do PC, mas dos videogames como um todo. Ainda não existe uma previsão de lançamento, nem se sabe se chegará aos consoles - a IGN disse que sim em um vídeo, mas só ela, então, cautela. A Shannon Loftis esteve no palco para falar também sobre o novo estúdio da XGS, que já cuida da franquia Age of Empires há alguns anos, chamado World’s Edge, além de confirmar a ambientação na era Medieval e duas civilizações, mongóis e ingleses;
- Age of Empires II - Definitive Edition - Age of Empires II foi relançado e agora está em todo o esplendor, com 4K e tudo o que esse jogaço merece. Já está disponível no Game Pass de PC, e pode ser comprado no Steam também;
- Crossfire X - Um dos jogos mais jogados do PC vai chegar primeiro aos consoles Xbox, free to play e tudo. A equipe do Inside Xbox foi até a Coréia do Sul e Finlândia para falar com as desenvolvedoras do jogo, Smilegate e Remedy;
- Last Stop, novo jogo da Annapurna - A Annapurna Interactive mostrou o novo jogo dos criadores de Virginia. Bem bonitinho;
- Minecraft Dungeons chega em abril de 2020 - Em um trailer curtinho, foi confirmado que Minecraft Dungeons chega aos consoles e PC em abril de 2020, sem uma data específica ainda. O jogo não terá boss battles, e pode parecer um Diablo à primeira vista, mas ele não será dividido em classes: seu personagem pega itens pelo caminho e é por ali que ele vai seguir;
- Square faz a festa e vai trazer bacia de jogos ao Xbox One - Se em Yakuza a coisa estava doida, aqui ela explodiu. Shinji Hashimoto e Ichiro Hazama fizeram a alegria dos jogadores de Xbox e PC ao anunciar que diversos jogos clássicos da franquia Final Fantasy chegarão ao Xbox Game Pass a partir de 2020: Final Fantasy VII, VIII Remastered, IX, X HD Remaster, X-2 HD Remaster, XII The Zodiac Age, XIII, XIII-2, Lightning Returns: Final Fantasy XII e XV. Só aqui foram 10 jogos anunciados. Não foi comentado durante o show, mas Phil Spencer confirmou que Final Fantasy XIV também vai chegar ao serviço mais pra frente. Mas ainda tem mais: Kingdom Hearts HD 1.5+2.5 Remix e Kingdom Hearts HD 2.8 Final Chapter Prologue chegarão aos consoles Xbox em 2020;
- Xbox Game Pass Ultimate passa a oferecer também uma assinatura Discord Nitro e até EA Access - Até as festas de fim de ano, assinantes Xbox Game Pass Ultimate podem resgatar assinaturas Discord Nitro e até um mês de EA Access. É, até EA Access. Já peguei aqui pra jogar A Way Out;
- Segmentos Game Pass - Aqui a coisa que já era boa virou palhaçada de vez. Foram muitos jogos apresentados, muitos mesmo, tanto sobre os jogos grandes como também do ID@Xbox (clique aqui pro ID). Como foi muita coisa, vou falar com mais detalhes sobre eles abaixo;
- Phil Spencer - O cara, o mito, foi ao palco para falar sobre coisas relacionadas a Xbox, e algo que ele deixou claro foi que o Xbox está em um nível capaz de apresentar jogos em qualquer evento: são muitos jogos em desenvolvimento e tão poucos show que a gente pode se acostumar a sempre esperar novidades first party da Microsoft. Além disso, Spencer disse que sabe que os consumidores querem grandes jogos third party, e eles estão atrás disso. Outra coisa que Spencer disse é estar atento a quem diz que quer novas IPs no Xbox e jogos que existem em outros lugares também, e ele está comprometido a fazer mais pra essa gente também.
- Wasteland 3 - O show encerrou com a revelação da data de lançamento de Wasteland 3, marcada para 19 de maio de 2020.
77 JOGOS CHEGANDO AO XBOX GAME PASS - ALGUNS JÁ DISPONÍVEIS
Alguém anotou a placa? Acho que até quem viu o Inside Xbox com bastante cuidado pode ter deixado passar um ou outro jogo que chegará ao Xbox Game Pass nos próximos meses. Eu vou até botar em lista pra ficar claro o nível da ignorância que foi essa apresentação. Os que estão com asterisco foram ditos pelo Phil Spencer, mas não foram confirmados na lista do Xbox News nem na parte da Square, então não sei se foi um erro ou se vão chegar mesmo.
Se você acha isso bastante, saiba que ainda tem mais. Os jogos abaixo já foram confirmados no Xbox Game Pass de console, alguns de PC também mas não tenho certeza de todos então desculpa já de antemão por trazer informação pela metade. Mas assim: são mais 22 jogos, que somando aos 55 ali de cima, totalizam 77 jogos. Setenta e sete. É de perder de vista.
- Age of Empires II - Definitive Edition - PC
- Age of Empires IV - PC
- Age of Wonders: Planetfall - console
- Bleeding Edge - console/PC
- Carrion - console/PC
- Cris Tales - console/PC
- Cyber Shadow - console/PC
- Darksiders III - console/PC
- Double Kick Heroes - console/PC
- Edge of Eternity – console/PC
- Everwild - sem plataformas
- Final Fantasy IX - console/PC
- Final Fantasy VII - console/PC
- Final Fantasy VIII Remastered - console/PC
- Final Fantasy X HD Remaster - console/PC
- Final Fantasy XII The Zodiac Age - console/PC
- Final Fantasy XIII - console/PC
- Final Fantasy XIII-2 - console/PC
- Final Fantasy XV - console/PC
- Final Fantaxy X-2 HD Remaster - console/PC
- Forager - console/PC
- Grounded - console/PC
- Halo Reach/MCC - console/PC
- Haven - console/PC
- It Lurks Below - console/PC
- Lego NinjaGo - console
- Levelhead - console/PC
- Life is Strange 2 - Episódios 4 e 5 - console
- Lightning Returns: Final Fantasy XII - console/PC
- Microsoft Flight Simulator - PC
- Minecraft Dungeons - console/PC
- My Friend Pedro - console/PC
- Pandemic - PC
- Ori and the Will of the Wisps - console/PC
- Phogs - console/PC
- Rage 2 - console/PC
- Remnant: From the Ashes - console
- Scourge Bringer - console/PC
- She Dreams Elsewhere - console/PC
- Skatebird - console/PC
- Streets of Rage 4 - console/PC
- Supraland - console
- Tell Me Why - console/PC
- Tekken 7 - console
- The Red Lantern - console
- The Red Strings Club - PC
- The Talos Principle - console/PC
- The Witcher 3: Wild Hunt - console
- Touhou Luna Nights - console/PC
- Tracks - The Train Set Game - console/PC
- Wasteland 3 - console/PC
- West of Dead - console/PC
- Yakuza 0 - console/PC
- Yakuza Kiwami - console/PC
- Yakuza Kiwami 2 - console/PC
De todos estes jogos, alguns já estão disponíveis pra galera jogar: Age of Empires II: Definitive Edition (PC), Age of Wonders: Planetfall (console), Hearts of Iron IV (PC, não apareceu mas já tinha sido anunciado), Rage 2 (console), Lego NinjaGO (console), Remnant: From the Ashes (console), The Talos Principle (console/PC) e Tracks - The Train Set Game (console/PC). Por outro lado, alguns jogos vão sair do serviço no fim do mês, sem data definida: Abzu (console/PC), Below (console), Football Manager 2019 (PC), Grid 2 (console), Kingdom Two Crowns (console) e Strange Brigade (console). Então, se quiser jogar algum deles, é bom correr.
- Battletoads (console/PC)
- DeadStatic Drive
- Demon's Tilt
- Halo Infinite (console/PC)
- Ikenfell
- Killer Queen Black
- Munchkin: Quacked Quest
- Night Call (console, já tá no PC)
- Pathologic 2
- Phoenix Point
- Psychonauts 2
- RPG Time: The Legend of Wright
- Spiritfarer
- Star Renegades
- TABS - Total Accurate Battle Simulator
- The Good Life
- Totem Teller
- Undermine
- Unto the End
- Vambrace: Cold Soul
- Wasteland 30th Year Anniversary
- Way to the Woods
IGN CONVERSA COM MATT BOOTY E PHIL SPENCER SOBRE ESTÚDIOS E FUTURO DO XBOX
Após o término do Inside Xbox, a IGN americana fez uma live com entrevistas e mais detalhes sobre jogos apresentados. Entre os entrevistados, Matt Booty e Phil Spencer. Como o resumo vai ser grande, vamos direto ao assunto. O vídeo da entrevista com Matt Booty pode ser conferido aqui; já o do Phil Spencer é este aqui.
- Matt Booty - a mudança de nome, de Microsoft Game Studios para Xbox Game Studios, foi feita para deixar claro o que é o foco do negócio, trazer grandes jogos para os fãs. Sobre os estúdios, todos eles tem alguém criativo na liderança, ou seja, pessoas que muito botaram a mão na massa e hoje podem inspirar os novos desenvolvedores. Ter estúdios diferentes, com culturas, tecnologias, é legal, e eles estão trabalhando disciplinas como arte, animação, programação, ou seja, melhorar toda a parte de apresentação dos jogos, algo que sempre salta aos olhos. Sobre o xCloud, é importante ter uma grande line-up, e com todos os jogos de Xbox podendo ser transmitidos pelo xCloud, eles já saem muito na frente. Sobre a Initiative, ele viu o que estão fazendo recentemente, está tudo rolando bem, mas não é a hora. E ele finaliza dizendo que a Microsoft ainda vai mostrar alguns jogos este ano;
- Phil Spencer - quando Phil Spencer assumiu a divisão Xbox, eles queriam acertar no hardware, por isso, fizeram o Xbox One X. Também sabia que eles tinham que melhorar sua oferta de jogos first party, ele escutou e está atendendo a pedidos dos fãs. Ele reforçou que ainda falarão mais sobre outros jogos até o fim do ano e também outro compromisso, de que nossos jogos atuais funcionem nos próximos consoles. Phil Spencer comenta que quer ter um excelente conteúdo e jogos, enquanto publisher; já enquanto dona de uma plataforma, o objetivo é dar aos desenvolvedores a melhor plataforma para eles publicarem seus jogos, tanto no sentido de hardware como o modelo de negócios. Sobre a DontNod, Phil Spencer diz ser um grande fã dos jogos do estúdio, e quando tiveram a oportunidade de fazer algo com eles, uma história mais comovente e que nunca tinha sido abordada nos games, eles embarcaram na hora. Sobre os jogos japoneses, Spencer se diz um ouvinte do que os fãs querem, e que ele ouve muito que jogos são lançados e não chegam ao Xbox, e ele foi atrás pra poder trazer esses jogos ao console, ao Game Pass se possível - e ele diz que ainda há trabalho a ser feito. Spencer reforça que muita gente que assina o Xbox Game Pass hoje já assina o Game Pass do Scarlett, então, vamos continuar com nossos jogos
Streaming é o futuro e é quase o presente do Xbox também. Nesta semana, vimos o lançamento do Stadia no mercado, mais uma plataforma de streaming lançada, mas a recepção não foi lá tão boa. Do outro lado, temos a Microsoft preparando seus testes e divulgando novas informações, como a de que mais de 50 títulos já são compatíveis com a plataforma, e disponíveis para quem estiver no Preview do serviço. Além disso, a Microsoft reforçou parcerias com dezenas de publishers para que seja possível transmitir seus jogos no xCloud, pois ela sabe o quanto a parte de "conteúdo" será primordial pra qualquer empresa que queira sair vencedora na batalha do streaming - jogos como Crackdown 3, Forza Horizon 4, Devil May Cry 5, Hitman e NFL 20, por exemplo, estão no preview. Mas o mais legal, acredito eu, foi a confirmação de que será possível fazer streaming de jogos do Xbox Game Pass através do xCloud, e aqui a parte de conteúdo fica muito atraente, pois hoje, temos mais de 255 jogos disponíveis no catálogo do Game Pass de console. Além disso, o projeto vai expandir a fase de testes para o Canadá, Índia, Japão e Leste Europeu em 2020.
Fontes: Games Industry. Xbox News
DIVERSOS JOGOS JAPONESES ESTÃO CHEGANDO AO XBOX
Uma das coisas que mais define uma plataforma é a sua oferta de jogos, tanto de exclusivos como no geral. Por este motivo, oferecer uma line-up grande e diversificada não garante, mas aumenta as chances de conquistar mais pessoas, porque uma chega ao console por franquia X, outra vem pelo Y, e o conjunto da obra, o restante do pacote que a plataforma faz o resto e transforma esta pessoa em consumidor. Dito isso, é animador ver que Phil Spencer tem feito um excelente trabalho em trazer jogos tradicionalmente orientais e disponíveis apenas em outras plataformas também para o Xbox. A chegada de jogos clássicos das séries Final Fantasy e Kingdom Hearts, além de Yakuza que também tem seu público, tornam o Xbox mais atrativo para quem optava por outros consoles por estes contarem com tais jogos. Essa busca por jogos japoneses não é de hoje e é um pedido de uma parcela da comunidade verde, tanto que Spencer comentou que escutou muito dos fãs coisas como "por que esse jogo é lançado em outros lugares e não no Xbox?". E ele respondeu esta pergunta com serenidade, arregaçou as mangas e foi atrás pra fazer acontecer. Não é nem uma notícia, não tem novidade alguma aqui, é tudo coisa que a gente já sabe, mas como falei em outras oportunidades, elogiar quando acerta é tão ou mais importante do que jogar pedra quando erra. Parabéns à Microsoft por ouvir seus consumidores e trabalhar pra agradar todos eles, desde o grande público até aqueles nichos de mercado.
INXILE CONTRATA EX-LEAD PRODUCER DE WORLD OF WARCRAFT
Na X018, a Microsoft anunciou a compra de dois estúdios: Obsidian e inXile. A primeira é bastante conhecida pelo público de PC e de console, já a segunda era mais conhecida no PC. Ambas, porém, contam com grandes nomes do gênero RPG em seus staffs. As duas também se encaixam em um elemento que a Microsoft buscava em suas aquisições: estúdios consolidados que podem fazer ainda mais com o investimento correto. E assim tem sido: praticamente todos os estúdios da Microsoft estão crescendo bastante, atraindo profissionais de calibre não somente para os figurões grandes como 343i, Playgroung, The Coalition e The Initiative.
A inXile conseguiu atrair apenas o cara que foi Lead Producer de World of Warcraft, com 10 anos de Blizzard. Ray Cobo chega para ser produtor executivo da inXile, e mostra como o estúdio tem ambição de crescer e fazer mais. Para o presidente do estúdio, Chris Keenan, “a aquisição pela Microsoft permitiu que contratássemos alguns talentos excepcionais, e estamos ansiosos pela riqueza de experiência que Ray traz para o nosso estúdio em crescimento”. É mais um passo que mostra o comprometimento da Microsoft com a produção de jogos ainda melhores, e quem sai ganhando somos nós, jogadores.
Fonte: Windows Central
CHRIS CHARLA SOBRE DESAFIOS E OPORTUNIDADES DO MERCADO INDIE
No último episódio do Game Maker's Notebook, episódio semanal publicado pela Academy of Interactive Arts & Sciences, Chris Charla, head de Xbox, conversou bastante com Ted Price, da Insomniac, para contar um pouco mais sobre o seu trabalho, especialmente, o mercado independente. Na real, ele falou bastante sobre a vida dele, a formação em geografia, o seu início como jogador de Xbox 360 (e como a descoberta da Xbox Live Arcade abriu seus olhos sobre as oportunidades de mercado dali pra frente, especialmente para estúdios menores), o estado da XBLA na transição 360/One e como eles tiveram que mudar pra se adaptar ao mercado, entre outras coisas.
Entrando no conteúdo mais legal, o apoio da Microsoft a independentes passou a ser menos de disponibilizar dev kits a desenvolvedores independentes, e mais em questão de promover os jogos, em vender esses jogos para o público, dar uma vitrine. Como exemplo, ele cita que devs podem demorar cinco, seis anos entre um jogo e outro, e o mercado pode mudar completamente nesse período; ou então que, analisando o mercado do Xbox, é melhor para ele lançar em determinado dia da semana; poder oferecer esse reforço comercial faz toda a diferença para a equipe do ID@Xbox e também para os desenvolvedores. Além disso, em uma época de mídias sociais, o ID@Xbox precisa ser transparente e aberto, não pode esconder nada, porque isso pode comprometer todo o trabalho realizado até aqui. Acompanhando devs de perto, eles conseguem ver a evolução de quem começou lançando seu primeiro jogo pelo programa e hoje tem uma carreira mais conhecida pelo público. Ele também fala como é legal trabalhar na Microsoft nessa fase mais "aberta" da empresa, quanto mais a empresa se abre, mais sucesso ela tem, então habilitar o crossplay, a Live em outros dispositivos, tudo facilita a vida dos desenvolvedores e acaba gerando benefícios para os consumidores também. Uma dica interessante também é sobre a importância da box art: mesmo com muitas visualizações no YouTube, muitos jogadores vão ver um jogo pela primeira vez na aba "novos jogos", então, se a arte da capa não for boa e não chamar a atenção, grandes chances do jogador pular para o próximo.
Aproveitando a deixa, acho que é um podcast pouco conhecido e divulgado aqui no Brasil, mas muita gente boa já passou por lá: Leonard Boyarski (Obsidian), Darren Korn (Supergiant), Gareth Coker (Ori and the Blind Forest/Will of the Wisps), Shuhei Yoshida (SIE), Tim Schafer (Double Fine), entre vários outros. Entra naquela categoria de um excelente conteúdo que está disponível pra gente de graça, ouvir criadores falarem sobre suas obras, motivações, é bem enriquecedor. Outro exemplo desses que usei essa semana foi o canal do YouTube da GDC (Game Developer's Conference), tá cheio de palestras e talks de designers, diretores, escritores, falando sobre conceitos que acabam chegando a seus jogos.
Fonte: Academy of Interactive Arts & Sciences
FREE PLAY DAYS DE CONTRA: ROGUE COPRS E NASCAR HEAT 4
Como se não bastasse o Inside Xbox e a X019, a Microsoft ainda oferece jogos liberados sem custo adicional para assinantes Xbox Live Gold/Xbox Game Pass Ultimate por alguns dias. Quem curte corrida pode testar Nascar Heat 4, e quem quer uma diversão mais arcade tem Contra Rogue Corps como possibilidade. Os jogos ficarão disponíveis pra jogar até segunda-feira, 18 de novembro, às 4h59min.
Fonte: Xbox News
DEALS WITH GOLD COM ALGUMAS OFERTAS INTERESSANTES
Estamos nos aproximando da Black Friday, aquele momento onde todas as empresas do mundo decidem que vão tirar todas as moedas dos nossos bolsos. Com isso, as semanas anteriores a ela são de um certo marasmo, uma calmaria que antecede a tormenta. Mas isso não quer dizer que não tem nada de interessante pra comprar. Tem lá os ACA NeoGeo pra quem quer dar um up no gamerscore rapidinho, Guns, Gore and Cannoli que muita gente elogia, um pacote baratíssimo com Shiness: The Lightning Kingdom e Seasons After Fall, Redout pra quem curte corrida com navinhas futuristas no estilo Wipeout, além de vários outros jogos. Pra ver a lista completa e comprar com os links do PXB, é só clicar aqui nessa frase inteira.
LANÇAMENTOS DESTA SEMANA (11 A 15/NOV)
- Bee Simulator (Varsav Game Studios/Bigben Interactive) - R$ 154,95
- Fractured Minds (Emily M Games/Le Cortex/Epiphany Games/Wired Produtions)- R$ 4,00
- Jumanji: The Video Game (Funsolve Ltd/Outright Games) - R$ 147,45 (Xbox One X Enhanced)
- Romancing Saga 3 (Square Enix) - R$ 112,45
- Scarlett Mysteries: Cursed Child (Full) (Artifex Mundi) - R$ 25,95
- Sparklite (Red Blue Games/Merge Games) - R$ 89,95
- Spider Solitaire F (Flyhigh Works) - R$ 15,95 (Xbox Play Anywhere)
- Star Wars Jedi: Fallen Order (Respawn Entertainment/Electronic Arts) - A partir de R$ 239,00 (Xbox One X Enhanced)
- Tokyo Warfare Turbo (Pablo Vidaurre Sanz) - R$ 54,95 (Xbox One X Enhanced)
- Tracks - The Train Set Game (Whoop Group/Excalibur Games) - R$ 74,95 (Xbox Game Pass, Xbox One X Enhanced)
- Valfaris (Steel Mantis/Stage Clear Studios/Big Sugar) - R$ 92,45 (Xbox One X Enhanced)
- Woven the Game (Alterego Games/Stickylock) - R$ 74,95 (Xbox One X Enhanced)
- Yaga (Breadcrumbs Interactive/Versus Evil) - R$ 92,45
LANÇAMENTOS DA PRÓXIMA SEMANA (18 a 22/NOV)
Terça, 19
- Munchkin: Quacked Quest (Asmodee Digital) - R$ 92,45 (Xbox Game Pass, Xbox Play Anywhere)
- Asterix & Obelix XXL3: The Crystal Menhir (OSome Studio/Microids) - Sem preço na Store
- Farmer's Dinasty (Toplitz Productions/Bigben Interactive) - R$ 194,95
- Sniper: Ghost Warrior Contracts (CI Games) - R$ 179,95
- Titeuf: The Game - Sem página na Store
- Lost Ember - Sem página na Store
- Narcos: Rise of the Cartels - Sem página na Store
- Sid Meier's Civilization VI (Firaxis Games/2K) - R$ 249,95 (Xbox One X Enhanced)
LINKS DA SEMANA
- Bethesda anuncia novo estúdio - De mansinho, a Bethesda anunciou a formação da Roundhouse Studios, composta por ex-desenvolvedores da Human Head Studios (que fizeram jogos como Rune, Brink e Prey - não o novo Prey, mas aquele da geração passada). É mais uma aquisição para a Bethesda, que conta com vários estúdios de nome sob sua vigia, como Arkane Studios, iD Software, Machine Games e Tango Gameworks, além da própria Bethesada atuar tanto como publisher quanto desenvolvedora. | Arena Xbox
- Jogue Sea of Thieves até 22 de novembro e ganhe skins personalizadas de Gears of War - Ampliando a oferta e a parceria com outros jogos da Microsoft, a Rare vai disponibilizar a todos que jogarem Sea of Thieves até 22 de novembro algumas skins personalizadas de Gears of War. Casco, velas, tem de tudo ali, para que os amantes da franquia possam desfilar sua paixão pelo mar de ladrões. | Twitter Sea of Thieves
- Jogos da segunda quinzena do Games with Gold liberados - Mais jogos estão disponíveis para assinantes Xbox Live Gold e Xbox Game Pass Ultimate. The Final Station e Joy Ride turbo já podem ser baixados por assinantes destas assinaturas, como parte do Games with Gold. | PXB
- Resgate uma assinatura Discord Nitro com XGPU - e depois, resgate XGP com Discord Nitro - No Inside Xbox, a Microsoft confirmou que uma das novas vantagens do Xbox Game Pass Ultimate é poder ter uma assinatura Discord Nitro junto. O que eles não falaram é que, dentro do Discord, sendo Discord Nitro, dá pra resgatar três meses de Xbox Game Pass pra console ou PC - ou converter em dois de Game Pass Ultimate. | PXB
- The History of Kingdoms of Amalur: Reckoning - Kingdoms of Amalur: Reckoning é bastante lembrado na categoria de jóias perdidas da geração passada, jogos legais que nem todo mundo sequer conheceu. Fundada por uma ex-estrela da MLB, a 38Studios foi fundada em um lugar específico pela promessa de um empréstimo milionário, chegou lá, fez o jogo, não soube gerir a grana e, três meses depois de lançar o jogo, teve que mandar todo mundo embora e fechar. Mesmo nesse ambiente conturbado, Kingdoms of Amalur conseguiu atrair sua fanbase. Uma história bem interessante. | YouTube GVMERS
- We Happy Few mostra DLC We All Fall Down - A Compulsion Games está crescendo, contratando e tudo, mas segue trabalhando em We Happy Few para entregar todos os DLCs prometidos antes da compra pela Microsoft. O conteúdo extra será lançado na próxima semana, 19 de novembro. | YouTube Gearbox
- Why is every indie game made with Pixel Art? - A ascensão de jogos independentes trouxe de volta a paixão pela pixel art, aquele estilo que foi bem característico nos anos 80 e 90 mas que, com os videogames tendo gráficos 3D, perdeu espaço. Este vídeo tenta explicar o motivo desse tipo de jogo fazer tanto sucesso, os atalhos que podem ser aplicados hoje e como alguns desenvolvedores estão evoluindo esta fórmula. | YouTube Out of Sight
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E por hoje é só, gente. Com tantos jogos pra jogar, essa finalização vai ser menor. Hoje e amanhã, ainda tem conteúdo sobre a X019, então, amanhã eu volto com o que foi dito hoje e amanhã. Excelente feriado e final de semana a todos.
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