Phil Spencer diz que novo Xbox Scarlett não perderá em preço e poder

kitoXbox

Novato
Abril 14, 2014
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O modelo é esse mesmo, o que estou falando é que ele não será aplicado na transição para a próxima geração. Scarlett e um novo console, uma nova geração, um novo Xbox. Jogos feitos para o Scarlett não irão rodar no Xbox One, e isso já está definido.

Esse é o ponto, quem falou isso? Quem falou que os jogos para Scarlett não serão compatíveis com o Xbox One? que não irão funcionar nas versões anteriores dos consoles?

Se você notar na mais recente entrevista Matt Booty para Gameradar ele fala algo bem curioso sobre a biblioteca de jogos rodar normalmente no Projeto Scarllet:

We want – when you invest in Xbox – to know that you're bringing that legacy content library with you. It's why we think we’ve got an advantage with Project Scarlett, because our goal is that any game that runs on an Xbox One will run on Scarlett. You're not porting to a different operating system; you're not porting to a different graphics API; you're just running an Xbox game, right? So we hope that that’s a big advantage in terms of our initial content library.

Em português seria algo como:

quando você investe no Xbox - saber que você está trazendo essa biblioteca de conteúdo herdada. É por isso que achamos que temos uma vantagem com o Projeto Scarlett, porque nosso objetivo é que qualquer jogo executado em um Xbox One seja executado em Scarlett. Você não está migrando para um sistema operacional diferente; você não está migrando para uma API gráfica diferente; você está apenas rodando um jogo Xbox, certo? Portanto, esperamos que essa seja uma grande vantagem em termos de nossa biblioteca de conteúdo inicial.

O grande destaque é em "Você não está migrando para um sistema operacional diferente; você não está migrando para uma API gráfica diferente" isso que tô querendo dizer, o novo console será mais poderoso no hardware, mas ainda terá o mesmo sistema e API, ou seja, se o SDK continuar suportando o Xbox One, as desenvolvedoras ainda irão criar apenas um jogo que será compatível com todos os consoles que possuem requisitos mínimos para funcionar corretamente.

Em tese não teria motivos para deixar os consoles mais antigos de lado, já que todos possuem o mesmo sistema e API, utilizando o mesmo SDK, então deveria funcionar igual a um PC, você desenvolve um jogo, escolhe os requisitos mínimos e se a pessoa tem um console (computador) compatível com aquele requisito ele irá funcionar.

Mas de qualquer forma, ainda teremos que esperar até o ano que vem, para ver o que a Microsoft irá fazer, para mim não tem sentido deixar no mínimo o Xbox One X de lado, ainda mais com os rumores falando que a Microsoft está pensando em lançar uma versão mais simples do Scarlett com poder parecido do Xbox One X.

No fim, se ela abandonar os consoles anteriores, que é algo tradicional que já vem acontecendo há anos nos consoles, seria algo bem diferente do que a própria empresa vem falando ao longo do tempo.
 
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sehloco

Guerreiro
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Esse é o ponto, quem falou isso? Quem falou que os jogos para Scarlett não serão compatíveis com o Xbox One? que não irão funcionar nas versões anteriores dos consoles?

Se você notar na mais recente entrevista Matt Booty para Gameradar ele fala algo bem curioso sobre a biblioteca de jogos rodar normalmente no Projeto Scarllet:

We want – when you invest in Xbox – to know that you're bringing that legacy content library with you. It's why we think we’ve got an advantage with Project Scarlett, because our goal is that any game that runs on an Xbox One will run on Scarlett. You're not porting to a different operating system; you're not porting to a different graphics API; you're just running an Xbox game, right? So we hope that that’s a big advantage in terms of our initial content library.

Em português seria algo como:

quando você investe no Xbox - saber que você está trazendo essa biblioteca de conteúdo herdada. É por isso que achamos que temos uma vantagem com o Projeto Scarlett, porque nosso objetivo é que qualquer jogo executado em um Xbox One seja executado em Scarlett. Você não está migrando para um sistema operacional diferente; você não está migrando para uma API gráfica diferente; você está apenas rodando um jogo Xbox, certo? Portanto, esperamos que essa seja uma grande vantagem em termos de nossa biblioteca de conteúdo inicial.

O grande destaque é em "Você não está migrando para um sistema operacional diferente; você não está migrando para uma API gráfica diferente" isso que tô querendo dizer, o novo console será mais poderoso no hardware, mas ainda terá o mesmo sistema e API, ou seja, se o SDK continuar suportando o Xbox One, as desenvolvedoras ainda irão criar apenas um jogo que será compatível com todos os consoles que possuem requisitos mínimos para funcionar corretamente.

Em tese não teria motivos para deixar os consoles mais antigos de lado, já que todos possuem o mesmo sistema e API, utilizando o mesmo SDK, então deveria funcionar igual a um PC, você desenvolve um jogo, escolhe os requisitos mínimos e se a pessoa tem um console (computador) compatível com aquele requisito ele irá funcionar.

Mas de qualquer forma, ainda teremos que esperar até o ano que vem, para ver o que a Microsoft irá fazer, para mim não tem sentido deixar no mínimo o Xbox One X de lado, ainda mais com os rumores falando que a Microsoft está pensando em lançar uma versão mais simples do Scarlett com poder parecido do Xbox One X.

No fim, se ela abandonar os consoles anteriores, que é algo tradicional que já vem acontecendo há anos nos consoles, seria algo bem diferente do que a própria empresa vem falando ao longo do tempo.

Pra MS manter os usuários no Xbox One é lucrativo independente do sucesso do Scarlatt, pq como mencionei, a MS não ta vendendo mais um hardware e seus jogos avulsos exclusivos, ela ta vendendo uma plataforma completa e o centro de tudo isso é a Gamepass/Xcloud.

E estou com vc nessa, o Scarlatt não terá qualquer tipo de exclusividade Xbox pq o foco não é vender o console. (A exclusividade irá vir de forma natural quando o One S for absoleto em números de inscritos na GP/Hardware).
Ja para thirds e vendas avulsas de jogos fora da GP provavelmente o jogo continua o mesmo.
 

fblipe

?️‍??
Março 15, 2015
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Curitiba
Sei lá gente, nem precisa ir longe pra imaginar. Pega qualquer AAA lançado nos últimos 2 anos e tenta imaginar ele rodando num Xbox 360. Um Assassin's Creed Odyssey, Forza Horizon 4...
Isso NÃO vai acontecer. Seria a decisão mais imbecil do mundo e fugiria completamente da proposta de qualquer console. Consoles sempre foram plataformas fechadas, justamente pra oferecer a melhor experiência. É por isso que um jogo de N64 não rodava do Super Nintendo. É por isso que um jogo de PS3 não rodava no PS2. Existe uma barreira tecnológica. Mesmo que fosse possível seria inviável. Desenvolvedor nenhum no mundo aceitaria fazer isso.
 

kitoXbox

Novato
Abril 14, 2014
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Sei lá gente, nem precisa ir longe pra imaginar. Pega qualquer AAA lançado nos últimos 2 anos e tenta imaginar ele rodando num Xbox 360. Um Assassin's Creed Odyssey, Forza Horizon 4...
Isso NÃO vai acontecer. Seria a decisão mais imbecil do mundo e fugiria completamente da proposta de qualquer console. Consoles sempre foram plataformas fechadas, justamente pra oferecer a melhor experiência. É por isso que um jogo de N64 não rodava do Super Nintendo. É por isso que um jogo de PS3 não rodava no PS2. Existe uma barreira tecnológica. Mesmo que fosse possível seria inviável. Desenvolvedor nenhum no mundo aceitaria fazer isso.
Isso que vocês não estão entendo, todos os consoles atuais utilizam a plataforma x86 do PC, todos os Xbox chegam com o mesmo sistema, mesma API, mesma loja e tudo mais, o que está mudando é apenas o limite de cada hardware.
No passado existia várias limitações diferentes, CD, DVD, Blue-RAy, chips dedicados, a plataforma era uma dessas limitações, inclusive a plataforma do Xbox 360 que atrapalhou a retrocompatibilidade para o Xbox One, se fosse x86 como o do Xbox One, a compatibilidade seria instantânea.
Em tese, tudo irá funcionar como no PC e nos telefones, você faz apenas um jogo e irá rodar nos aparelhos compatíveis, já que a plataforma é a mesma, o que muda é apenas o aparelho utilizado.
O que ta me parecendo é que todo mundo pensa que só pq o ray tracing é o foco do novo console, que essa tecnologia irá fazer os jogos não funcionarem nos consoles anteriores, mas isso seria a mesma coisa que dizer que os jogos de PC com ray tracing também não irão funcionar em placas de vídeos que não possuem suporte para essa tecnologia.
Se fosse só por causa dos avanços da tecnologia, todo mundo iria precisar comprar peças novas todos os anos para rodar os jogos atuais, mas isso só é preciso se você realmente quiser aproveitar todas as mais recentes novidades do mercado, se quiser, pode comprar uma placa de vídeo poderosa e ficar com ela e rodar jogos atuais por alguns anos, sem se importar com as novas tecnologias, já que a placa ainda irá rodar os games, só não irá aproveitar as novidades que foram aparecendo depois do seu lançamento.
O que estou dizendo, é que o importante para a Microsoft é a plataforma e não mais o hardware, para ela não importa se o jogo rodar ou não nos consoles antigos, mas se o SD, API e plataforma continuar a mesma, as desenvolvedoras que irão escolher onde quer que seus jogos rodem, apenas no console mais poderoso ou também nas versões anteriores.
 
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kitoXbox

Novato
Abril 14, 2014
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Beleza um jogo de PC lançado amanhã roda em um Pentium 4 de 5 GHz?
Por isso eu falei em requisitos míninos, por exemplo, os jogos que rodam em um Ryzen 2 também irão rodar no primeiro Ryzen, só pq o novo Ryzen 2 tem novas tecnologias não significa que os jogos são exclusivos para ele, os jogos são desenvolvido para a plataforma PC, e aproveitam o que cada hardware consegue fazer naquela plataforma que foi desenvolvido.
Nesse mesmo pensamento, você quer dizer que um jogo como Red Dead Redemption 2 não deveria funcionar com a placa de vídeo Nvidia GeForce GTX 770 2 GB que foi lançada em 2013, mas ela tá lá no requisitos míninos para rodar o jogo, então o jogo só deveria funcionar nas placas de vídeos mais atuais? já que se passaram mais de 6 anos de lançamento da placa e muitas tecnologias foram lançadas nesse tempo.
Quando você trabalha com plataforma, não importa se seja PC, console ou smartphone, o que irá limitar é o sistema ou o hardware, mas no caso dos Xbox todos utilizam o Windows 10, então o limitador seria o hardware.
Mais uma vez aí que entra o SDK do Xbox, se ele continuar suportando os consoles antigos, o jogo será desenvolvido apenas uma vez, mas irá funcionar e aproveitar o hardware de cada Xbox, mas sempre respeitando os requisitos míninos para funcionar.
 

sehloco

Guerreiro
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Sei lá gente, nem precisa ir longe pra imaginar. Pega qualquer AAA lançado nos últimos 2 anos e tenta imaginar ele rodando num Xbox 360. Um Assassin's Creed Odyssey, Forza Horizon 4...
Isso NÃO vai acontecer. Seria a decisão mais imbecil do mundo e fugiria completamente da proposta de qualquer console. Consoles sempre foram plataformas fechadas, justamente pra oferecer a melhor experiência. É por isso que um jogo de N64 não rodava do Super Nintendo. É por isso que um jogo de PS3 não rodava no PS2. Existe uma barreira tecnológica. Mesmo que fosse possível seria inviável. Desenvolvedor nenhum no mundo aceitaria fazer isso.
Acredito que kito respondeu tudo.

Outro detalhe, a Steam tem a maior biblioteca de jogos hoje, de várias gerações, rodando tudo em 1 plataforma, seja no teu pc pika ou no notebook padrão, oq vai impedir de vc jogar algo no pc é o teu hardware e não a geração em sí.

E vai ter sim Halo Infinite capado, meia boca e versão Scarlatt, com tecnologias diferentes para cada xbox/pc.
 
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meu chute é $499 anaconda e $250 lockhart

Meu palpite:

Anaconda - 4K@60fps, 10 Teraflops, SSD de 2 TB, com disc drive - U$500,00.

Lockhart - 1440p@60fps, 4 Teraflops, SSD 1 TB, sem disc drive - U$300,00.

Tanto a CPU quanto a velocidade do SSD seriam as mesmas, portanto, todos os detalhes dos jogos também, como número de NPCs, cenários destrutíveis, folhagens, taxa de frames. A diferença seria basicamente na resolução e talvez, no anti aliasing e nas sombras.

Não creio que haveria nenhuma dificuldade para os programadores produzirem duas versões dos jogos, seria algo como o Switch dock / undock. Só muda a frequência da GPU, a resolução e alguns efeitos são reduzidos, mas os jogos são os mesmos.
 
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xJohnKennedy

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Dezembro 31, 2015
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Por isso eu falei em requisitos míninos, por exemplo, os jogos que rodam em um Ryzen 2 também irão rodar no primeiro Ryzen, só pq o novo Ryzen 2 tem novas tecnologias não significa que os jogos são exclusivos para ele, os jogos são desenvolvido para a plataforma PC, e aproveitam o que cada hardware consegue fazer naquela plataforma que foi desenvolvido.
Nesse mesmo pensamento, você quer dizer que um jogo como Red Dead Redemption 2 não deveria funcionar com a placa de vídeo Nvidia GeForce GTX 770 2 GB que foi lançada em 2013, mas ela tá lá no requisitos míninos para rodar o jogo, então o jogo só deveria funcionar nas placas de vídeos mais atuais? já que se passaram mais de 6 anos de lançamento da placa e muitas tecnologias foram lançadas nesse tempo.
Quando você trabalha com plataforma, não importa se seja PC, console ou smartphone, o que irá limitar é o sistema ou o hardware, mas no caso dos Xbox todos utilizam o Windows 10, então o limitador seria o hardware.
Mais uma vez aí que entra o SDK do Xbox, se ele continuar suportando os consoles antigos, o jogo será desenvolvido apenas uma vez, mas irá funcionar e aproveitar o hardware de cada Xbox, mas sempre respeitando os requisitos míninos para funcionar.
Tu tá ligado que o Jaguar é um processador que lá em 2013 já era datado, sendo uma opção low-cost comparado aos processadores daquela época e o que os desenvolvedores fazem hj é literalmente "tirar leite de pedra"?
 
D

Deleted member 20402

Visitante
Gente, esquece esse negócio de X. O One X faz parte da família Xbox One. O objetivo dele era entregar um visual mais avançado para os jogos da atual geração, assim com o PS4 Pro. Versões premium da atual geração.
Ele não vai coexistir com a próxima geração em relação a lançamentos.
Exato. Mesmo que seja 6 meses após a nova geração mas eu não consigo ver um cenário onde o X rode um game mas que ele não seja compatível com o fat.
 
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kitoXbox

Novato
Abril 14, 2014
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Tu tá ligado que o Jaguar é um processador que lá em 2013 já era datado, sendo uma opção low-cost comparado aos processadores daquela época e o que os desenvolvedores fazem hj é literalmente "tirar leite de pedra"?
Não importa a data de lançamento, importa o poder e suas capacidades, no mesmo caso do Red Dead Redemption 2, o requisito minimo é o Intel Core i5 2500k, ele foi lançado em 2011, são 8 anos do seu lançamento e ele ainda roda um game atual.
Nessa sua visão ele também não deveria rodar mais nenhum jogo de 2019, mas ela está ai, rodando um game que foi lançando esse ano e com a maioria das novas tecnologias e recursos que estão disponível no mercado, mesmo assim o processador de 8 anos atrás, sem quase nenhuma das novas tecnologias, ainda tem capacidade de rodar um game que acabou de ser lançado, isso graças a plataforma e seu poder de hardware.
 

RAYMON

XBOX MVP
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Outubro 29, 2005
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Esse é o ponto, quem falou isso? Quem falou que os jogos para Scarlett não serão compatíveis com o Xbox One? que não irão funcionar nas versões anteriores dos consoles?

Se você notar na mais recente entrevista Matt Booty para Gameradar ele fala algo bem curioso sobre a biblioteca de jogos rodar normalmente no Projeto Scarllet:

We want – when you invest in Xbox – to know that you're bringing that legacy content library with you. It's why we think we’ve got an advantage with Project Scarlett, because our goal is that any game that runs on an Xbox One will run on Scarlett. You're not porting to a different operating system; you're not porting to a different graphics API; you're just running an Xbox game, right? So we hope that that’s a big advantage in terms of our initial content library.

Em português seria algo como:

quando você investe no Xbox - saber que você está trazendo essa biblioteca de conteúdo herdada. É por isso que achamos que temos uma vantagem com o Projeto Scarlett, porque nosso objetivo é que qualquer jogo executado em um Xbox One seja executado em Scarlett. Você não está migrando para um sistema operacional diferente; você não está migrando para uma API gráfica diferente; você está apenas rodando um jogo Xbox, certo? Portanto, esperamos que essa seja uma grande vantagem em termos de nossa biblioteca de conteúdo inicial.

O grande destaque é em "Você não está migrando para um sistema operacional diferente; você não está migrando para uma API gráfica diferente" isso que tô querendo dizer, o novo console será mais poderoso no hardware, mas ainda terá o mesmo sistema e API, ou seja, se o SDK continuar suportando o Xbox One, as desenvolvedoras ainda irão criar apenas um jogo que será compatível com todos os consoles que possuem requisitos mínimos para funcionar corretamente.

Em tese não teria motivos para deixar os consoles mais antigos de lado, já que todos possuem o mesmo sistema e API, utilizando o mesmo SDK, então deveria funcionar igual a um PC, você desenvolve um jogo, escolhe os requisitos mínimos e se a pessoa tem um console (computador) compatível com aquele requisito ele irá funcionar.

Mas de qualquer forma, ainda teremos que esperar até o ano que vem, para ver o que a Microsoft irá fazer, para mim não tem sentido deixar no mínimo o Xbox One X de lado, ainda mais com os rumores falando que a Microsoft está pensando em lançar uma versão mais simples do Scarlett com poder parecido do Xbox One X.

No fim, se ela abandonar os consoles anteriores, que é algo tradicional que já vem acontecendo há anos nos consoles, seria algo bem diferente do que a própria empresa vem falando ao longo do tempo.
Se você desenvolve pro Xbox One, e o Xbox Scarlett tem mais recursos, precisará desenvolver esses novos recursos em algum momento. A Microsoft pode ter um discurso lindo, mas quem faz a mágica são os desenvolvedores, e a história nos mostra claramente que essas magias de "um código que funciona em tudo" nunca funcionaram. A partir do momento em que uma nova geração é lançada, todos os desenvolvedores se voltam pra ela, pelo simples fato de que é uma versão atualizada. Nenhum desenvolver do planeta Terra desenvolve pra algo que está obsoleto, isso em qualquer área. Teremos jogos saindo pro Xbox One enquanto o Scarlett for lançado? Sim, como também tivemos para o Xbox 360 quando o One foi lançado. Mas é só isso, depois fim.
 
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kitoXbox

Novato
Abril 14, 2014
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Se você desenvolve pro Xbox One, e o Xbox Scarlett tem mais recursos, precisará desenvolver esses novos recursos em algum momento. A Microsoft pode ter um discurso lindo, mas quem faz a mágica são os desenvolvedores, e a história nos mostra claramente que essas magias de "um código que funciona em tudo" nunca funcionaram. A partir do momento em que uma nova geração é lançada, todos os desenvolvedores se voltam pra ela, pelo simples fato de que é uma versão atualizada. Nenhum desenvolver do planeta Terra desenvolve pra algo que está obsoleto, isso em qualquer área. Teremos jogos saindo pro Xbox One enquanto o Scarlett for lançado? Sim, como também tivemos para o Xbox 360 quando o One foi lançado. Mas é só isso, depois fim.
Você sabe que o conceito de plataforma é bem diferente do que você ta falando né?
Plataforma depende do hardware, para o desenvolvedor nada muda, o jogo será desenvolvido normalmente e o jogo será compatível com aquilo que o hardware pode suportar, mas seguindo os requisitos mínimos.
Sobre "a história nos mostra claramente que essas magias de "um código que funciona em tudo" nunca funcionaram", isso tá errado, um bom exemplo é o sistema Android, não é pq você desenvolveu um game para o Android 10, isso não significa que ele não irá funcionar nas versões anteriores do sistema, isso é o mesmo que acontece no PC, no mesmo caso do Red Dead Redemption 2, ele foi desenvolvido para o Windows 10, mas ainda assim funciona no Windows 7 ou superior, se fosse assim, ele iria funcionar apenas no Windows 10 e no caso dos consoles, isso de funcionar os jogos nos diferentes consoles é ainda mais fácil, já que todos possuem o Windows 10.
Plataforma é diferente de geração, a geração acaba quando uma nova começa, a plataforma se mantem mesmo com novos dispositivos e uma geração começa, mas é limitada pelo hardware ou software, mas no caso dos Xbox como é o Windows 10, o que limita realmente é o hardware.
Faz um bom tempo que a Microsoft vem falando na plataforma Xbox e não em geração Xbox One, até mesmo no anuncio do Xbox Scarlett e na mais recente entrevista que citei, eles falam em plataforma, mesmo que uma nova geração chegue, a plataforma que é importante, ela que permite que um game seja desenvolvido uma unica vez e rode em aparelhos com diferentes hardwares.
Se fosse como você está falando, então jogos de PC seriam praticamente impossíveis de serem desenvolvidos como são hoje, teriam que ser criados para rodar em um hardware especifico e não para a plataforma PC em geral (Nesse caso Windows), que possui uma variação enorme de hardware, a plataforma serve exatamente para isso, unir os dispositivos compatíveis e o desenvolvedor só trabalhar no jogo e escolher os requisitos mínimos para o jogo rodar decentemente.
Ai que entra o SDK e o suporte para os Xbox One anteriores, se o SDK suportar os modelos antigos, os desenvolvedores só irão desenvolver o game uma vez, será compatível com os requisitos mínimos e será vendido na loja para quem tem um aparelho que suporte o game, para a desenvolvedora é mais lucrativo que o game esteja sendo vendido para o maior número de consoles, ela vai ganhar o dela, não importa se o jogo está rodando no Xbox One, no X ou no Scalertt, tudo irá depender do kit de desenvolvimento, se elas não precisarem ter muito trabalho para isso, os games ainda devem continuar saindo para as versões mais simples do Xbox.
 
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RAYMON

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Você sabe que o conceito de plataforma é bem diferente do que você ta falando né?
Plataforma depende do hardware, para o desenvolvedor nada muda, o jogo será desenvolvido normalmente e o jogo será compatível com aquilo que o hardware pode suportar, mas seguindo os requisitos mínimos.
Sobre "a história nos mostra claramente que essas magias de "um código que funciona em tudo" nunca funcionaram", isso tá errado, um bom exemplo é o sistema Android, não é pq você desenvolveu um game para o Android 10, isso não significa que ele não irá funcionar nas versões anteriores do sistema, isso é o mesmo que acontece no PC, no mesmo caso do Red Dead Redemption 2, ele foi desenvolvido para o Windows 10, mas ainda assim funciona no Windows 7 ou superior, se fosse assim, ele iria funcionar apenas no Windows 10 e no caso dos consoles, isso de funcionar os jogos nos diferentes consoles é ainda mais fácil, já que todos possuem o Windows 10.
Plataforma é diferente de geração, a geração acaba quando uma nova começa, a plataforma se mantem mesmo com novos dispositivos e uma geração começa, mas é limitada pelo hardware ou software, mas no caso dos Xbox como é o Windows 10, o que limita realmente é o hardware.
Faz um bom tempo que a Microsoft vem falando na plataforma Xbox e não em geração Xbox One, até mesmo no anuncio do Xbox Scarlett e na mais recente entrevista que citei, eles falam em plataforma, mesmo que uma nova geração chegue, a plataforma que é importante, ela que permite que um game seja desenvolvido uma unica vez e rode em aparelhos com diferentes hardwares.
Se fosse como você está falando, então jogos de PC seriam praticamente impossíveis de serem desenvolvidos como são hoje, teriam que ser criados para rodar em um hardware especifico e não para a plataforma PC em geral (Nesse caso Windows), que possui uma variação enorme de hardware, a plataforma serve exatamente para isso, unir os dispositivos compatíveis e o desenvolvedor só trabalhar no jogo e escolher os requisitos mínimos para o jogo rodar decentemente.
Ai que entra o SDK e o suporte para os Xbox One anteriores, se o SDK suportar os modelos antigos, os desenvolvedores só irão desenvolver o game uma vez, será compatível com os requisitos mínimos e será vendido na loja para quem tem um aparelho que suporte o game, para a desenvolvedora é mais lucrativo que o game esteja sendo vendido para o maior número de consoles, ela vai ganhar o dela, não importa se o jogo está rodando no Xbox One, no X ou no Scalertt, tudo irá depender do kit de desenvolvimento, se elas não precisarem ter muito trabalho para isso, os games ainda devem continuar saindo para as versões mais simples do Xbox.
Ponto bem importante mesmo: SDK. Como falei, a Microsoft tem esse sonho e esse discurso, mas na prática a coisa é completamente diferente. Eu trabalho de perto com desenvolvimento, e sei que apenas uma vírgula de atualização de sistema pode resultar em um dia de atualização pro seu software (isso em Android e iOS sim. A Apple lançou o iOS 13 e centenas de dependências destruíram muitos apps do dia para a noite, a diferença é que a Apple é uma deusa e ela simplesmente mandou um e-mail dizendo "atualizem seus apps ou iremos tirar da loja em 2020. A Microsoft está muito longe de ter esse poder).

Novamente, trazendo isso para o mundo dos jogos, onde existem diversas dependência e bibliotecas para centenas de assets (som, física, textura, modelagem, animação, etc) esse único dia pode se transformar em um mês, agora imagina um mês para uma equipe produzindo um jogo. Caríssimo. Quem paga essa conta? Tenho certeza que não vai ser o discurso unificado da Microsoft. É um sonho, mas pra esse sonho funcionar da maneira correta em hardware produzidos especificamente para jogos, tem muita coisa pra se fazer e pra mostrar que realmente funciona. A primeira palavra que precisamos ouvir pra realmente acreditar nisso é dos desenvolvedores, quando isso virar trending Topic numa GDC da vida, aí sim poderemos nos agarrar nesse conceito com segurança.
 
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kitoXbox

Novato
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Ponto bem importante mesmo: SDK. Como falei, a Microsoft tem esse sonho e esse discurso, mas na prática a coisa é completamente diferente. Eu trabalho de perto com desenvolvimento, e sei que apenas uma vírgula de atualização de sistema pode resultar em um dia de atualização pro seu software (isso em Android e iOS sim. A Apple lançou o iOS 13 e centenas de dependências destruíram muitos apps do dia para a noite, a diferença é que a Apple é uma deusa e ela simplesmente mandou um e-mail dizendo "atualizem seus apps ou iremos tirar da loja em 2020. A Microsoft está muito longe de ter esse poder).

Novamente, trazendo isso para o mundo dos jogos, onde existem diversas dependência e bibliotecas para centenas de assets (som, física, textura, modelagem, animação, etc) esse único dia pode se transformar em um mês, agora imagina um mês para uma equipe produzindo um jogo. Caríssimo. Quem paga essa conta? Tenho certeza que não vai ser o discurso unificado da Microsoft. É um sonho, mas pra esse sonho funcionar da maneira correta em hardware produzidos especificamente para jogos, tem muita coisa pra se fazer e pra mostrar que realmente funciona. A primeira palavra que precisamos ouvir pra realmente acreditar nisso é dos desenvolvedores, quando isso virar trending Topic numa GDC da vida, aí sim poderemos nos agarrar nesse conceito com segurança.

Cara, pode ser tudo isso que você está falando, mas ai que está, ainda é o mesmo sistema, Windows 10, não vai ter nada de diferente, ainda vai ser a mesma API, o mesmo SDK, o que está mudando é apenas o hardware, o que iria mudar para o desenvolvedor nesse caso?

Na minha visão o sistema ainda é o Windows 10, que da mesma forma do PC, ainda terá dependência e diferentes bibliotecas, o que mudou para o Xbox One? Apenas o hardware não? ou existe alguma coisa que não sei no momento, pois ainda é um hardware rodando o Windows 10, como qualquer outro PC atual ou do passado, essa limitação que eu quero entender na cabeça de vocês, se o sistema fosse outro, tudo bem, mas ainda é o Windows 10.

Do jeito que você fala, princialmente na ultima parte, parece que não existe uma maneira de desenvolver um jogo para PC que rode em diferentes hardwares, ou você acha que as desenvolvedoras irão testar as milhares de combinações de hardware que podem existir na casa da pessoa e depois deixar compatível com cada uma delas?

Logicamente que eu não sou do ramo de desenvolvimento, mas no PC e no Android, você não desenvolve um jogo apenas para um aparelho em específico, mas sim para a plataforma inteira, depois só seleciona os requisitos mínimos para que o aplicativo ou game funcione corretamente, se for diferente disso, então as desenvolvedoras merecem todo dinheiro do mundo, pq elas iam ter que testar cada tipo de hardware/telefone que existe no mundo para saber se irá funcionar corretamente.

O que vejo é uma limitação que vocês mesmo estão colocando, não algo que parece existir, a plataforma x86 nos consoles praticamente transformou os consoles em computadores, algo que era impossível, como escolher se você quer melhores gráficos ou maior fps agora é possível, com certeza anos atrás muitas pessoas falavam que isso era impossível nos consoles, mas hoje já é uma realidade.

A pergunta que fica na minha cabeça é, como os desenvolvedores podem criar um jogo para o Windows 10 que é compatível com milhares de hardwares diferentes e para três consoles que tem especificações definidas e únicas é algo impossível e mais caro, ainda mais se esses consoles também estão utilizando o mesmo Windows 10?

No fim, falo novamente, se a Microsoft abandonar os Xbox One após o Scarlett será algo tradicional que a empresa vem fazendo a cada geração, mas bem diferente do que a empresa vem falando quando se refere a plataforma Xbox, já que a plataforma permite que um mesmo jogo seja criado para diferentes hardwares sem que o desenvolvedor tenha todos os problemas que você citou, se não, seria impossível ter um game de PC que rode em diferentes hardwares como temos hoje.
 

MicaoX

Fly me to the moon
Setembro 22, 2015
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Irlandinha
O one X não é tão absoleto como to lendo aqui.
Aliás, se ele é um video game absoleto e ainda assim custa caro, vcs realmente acham que do nada a MS vai cortar 50% do X e lançar o Scarlat por 499?

E outra, a GamePass mudou a história do Xbox e o Xcloud vai mudar mais ainda, isso significa que ninguém vai precisar migrar ano que vem de geração pra usufruir 100% dos jogos da nova geração até pq muitos vão poder jogar no One via XCloud e o catálogo da Gamepass vai continuar existindo onde tiver MAIS público.

Acredito que o Scarlatt vai ser um upgrade do X e nada além disso, e sua função vai ser aguentar a nova leva de jogos via GamePass por mais uns 10 anos (nesse caminho outros Xbox Scarlatt mais potente).
Nesse caminho jogos mais pesados vão começar a deixar de existir pro One S e mais pra frente one X, porém todos os jogos da MS rodando neles.

Eu diria que quem tem o X nem precisa se preocupar pq irá estar 100% na nova geração podendo até mesmo receber uma atualização para deixar a dashboard igual ao do Scarlatt.
E quem tem o one S vai perder um ou outro jogo de terceiros por questão de Hardware, mas irá continuar recebendo apoio máximo via gamepass e da Xbox Studios (sem exclusividades para o Scarlatt).
Colocando em uma equiparação "burra"

O Xbox one X é um pc com processador MEDIANO de 2013 com uma placa de vídeo midle de 2017 (oq muitos falaram ser algo entre uma Nvidia 1060-1070).

Então ele é sim Obsoleto. Na teoria. Na prática ele roda muito bem os jogos, mas já tá dando sinal de cansaço (Star Wars Fallen Jedi que o diga). Muitos jogos não rodam a 4k, e muito menos em 4k 60fps (e aqui o problema é mais o processador que está limitando)

O Scarllet teremos um processador middle-high de 2020 com uma vga entre high e ultra High deste mesmo ano, fora outras trocentas tecnologias a mais (Ssd por exemplo)

Então não tem como querer pensar que o Scarllet será uma atualização pontual como foi o X.

O X não apresentou nenhuma mudada substancial para que pudéssemos falar que houve um salto de gerações, visto que os mesmos jogos rodam todos em menor detalhes no Fat que é de 2013. Ele só colocou os jogos rodando a 4k (ou a maioria entre 1440p e 4k) com um ou outro efeito a mais.

Scarllet será outro patamar, teremos novidades gráficas, físicas de jogos e outros, impossíveis de se realizar no hardware do X.

Então SIM, o X está ultrapassado, ele foi um "tampão" pra essa geração. O que não quer dizer que ele seja ruim, muito pelo contrário, é excelente, adoro o meu, mas não vamos ser cegos, ou por desejo pessoal ficar sonhando que o Scarllet será um mero upgrade, é salto de geração, e pelo quem viu, falaram que será um salto tão grande que irá superar o salto de 16 para 32bit.

Obs: é possível que os jogos sejam lançados para o X???

Talvez, mas acredito que o suposto Lockheart sairá, pois muitas das tecnologias novas que estarão presentes nos jogos não são aplicáveis no X.

Obs 2: Lembre-se que o X é um vídeogame de 2013 "bombado".
 

fblipe

?️‍??
Março 15, 2015
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Curitiba
Logicamente que eu não sou do ramo de desenvolvimento, mas no PC e no Android, você não desenvolve um jogo apenas para um aparelho em específico, mas sim para a plataforma inteira, depois só seleciona os requisitos mínimos para que o aplicativo ou game funcione corretamente, se for diferente disso, então as desenvolvedoras merecem todo dinheiro do mundo, pq elas iam ter que testar cada tipo de hardware/telefone que existe no mundo para saber se irá funcionar corretamente.
E é por isso que jogos como RDR2 precisam de um hardware MUITO mais potente para rodar no PC do que num Xbox One ou PS4. Por não desenvolver pra um hardware específico (no caso do PC), você não consegue otimizar o jogo. É também por isso que PC e Android apresentam muito mais problemas de compatibilidade do que Macs e iPhones, que são plataformas mais fechadas.
 

RAYMON

XBOX MVP
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Outubro 29, 2005
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São Paulo
Cara, pode ser tudo isso que você está falando, mas ai que está, ainda é o mesmo sistema, Windows 10, não vai ter nada de diferente, ainda vai ser a mesma API, o mesmo SDK, o que está mudando é apenas o hardware, o que iria mudar para o desenvolvedor nesse caso?

Na minha visão o sistema ainda é o Windows 10, que da mesma forma do PC, ainda terá dependência e diferentes bibliotecas, o que mudou para o Xbox One? Apenas o hardware não? ou existe alguma coisa que não sei no momento, pois ainda é um hardware rodando o Windows 10, como qualquer outro PC atual ou do passado, essa limitação que eu quero entender na cabeça de vocês, se o sistema fosse outro, tudo bem, mas ainda é o Windows 10.

Do jeito que você fala, princialmente na ultima parte, parece que não existe uma maneira de desenvolver um jogo para PC que rode em diferentes hardwares, ou você acha que as desenvolvedoras irão testar as milhares de combinações de hardware que podem existir na casa da pessoa e depois deixar compatível com cada uma delas?

Logicamente que eu não sou do ramo de desenvolvimento, mas no PC e no Android, você não desenvolve um jogo apenas para um aparelho em específico, mas sim para a plataforma inteira, depois só seleciona os requisitos mínimos para que o aplicativo ou game funcione corretamente, se for diferente disso, então as desenvolvedoras merecem todo dinheiro do mundo, pq elas iam ter que testar cada tipo de hardware/telefone que existe no mundo para saber se irá funcionar corretamente.

O que vejo é uma limitação que vocês mesmo estão colocando, não algo que parece existir, a plataforma x86 nos consoles praticamente transformou os consoles em computadores, algo que era impossível, como escolher se você quer melhores gráficos ou maior fps agora é possível, com certeza anos atrás muitas pessoas falavam que isso era impossível nos consoles, mas hoje já é uma realidade.

A pergunta que fica na minha cabeça é, como os desenvolvedores podem criar um jogo para o Windows 10 que é compatível com milhares de hardwares diferentes e para três consoles que tem especificações definidas e únicas é algo impossível e mais caro, ainda mais se esses consoles também estão utilizando o mesmo Windows 10?

No fim, falo novamente, se a Microsoft abandonar os Xbox One após o Scarlett será algo tradicional que a empresa vem fazendo a cada geração, mas bem diferente do que a empresa vem falando quando se refere a plataforma Xbox, já que a plataforma permite que um mesmo jogo seja criado para diferentes hardwares sem que o desenvolvedor tenha todos os problemas que você citou, se não, seria impossível ter um game de PC que rode em diferentes hardwares como temos hoje.
Sabe quando você compra uma placa de vídeo/mouse/impressora/etc e ele precisa de drivers para funcionar? Um jogo roda diferente com placas ATI e NVidia, e roda diferente num Mac com as mesmas configurações. Um site roda diferente no Chrome, Safari, Firefox... O mundo do desenvolvimento tem milhões de pequenos detalhes que são inferno na terra para serem resolvidos, e até por isso desenvolver para um videogame é muitas vezes mais fácil: pq todas as ferramentas estao impecavelmente otimizadas para rodar em um único modelo de fabricante/hardware/potência. Problemas que existiam em 2013 e tinham que ser resolvidos com milhares de linhas de código podem estar completamente resolvidos com um simples "on/off" dentro de um SDK em 2020, mas esse SDK só funciona para uma placa de vídeo X, com ram Y e CPU z, se quiser rodar em outro modelo, vai ter que escrever aquelas milhares de linhas novamente. É esse o drama, e é isso que a Microsoft ou qualquer outra empresa do mundo está longe de resolver. Conceitualmente, o que falei da margem para um representante da Microsoft chegar a a público e soltar essas declarações, mas se a responsabilidade de conduzir isso cair nas mãos das desenvolvedoras, elas vão simplesmente ignorar e focar no mais atual.

A própria retrocompatibilidade é um exemplo disso. Phil Spencer disse que era só "apertar um botão" pra um jogo do 360 rodar no One. Quantas desenvolvedoras fizeram isso? Quantos jogos a própria Microsoft teve que botar seus próprios devs para fazer rodar?
 

kitoXbox

Novato
Abril 14, 2014
570
446
E é por isso que jogos como RDR2 precisam de um hardware MUITO mais potente para rodar no PC do que num Xbox One ou PS4. Por não desenvolver pra um hardware específico (no caso do PC), você não consegue otimizar o jogo. É também por isso que PC e Android apresentam muito mais problemas de compatibilidade do que Macs e iPhones, que são plataformas mais fechadas.
Ok, mas qual seria o problema de desenvolver para três consoles o mesmo jogo? se estão usando o mesmo sistema e se possuem SDK especifico para eles? isso seria algo como os iPhones, que possuem o mesmo SDK, que roda em diferentes aparelhos, mas cada um com sua limitação, ou só pq é console seria diferente?
 

User 1422

Guerreiro
Março 19, 2009
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Uma coisa pra lembrar é que o conceito de "fim das gerações" da MS é um compromisso com a retrocompatibilidade do Xbox One em diante. Significa que o próximo console será retrocompativel com a família One e o próximo depois dele também vai ser retrocompativel e assim por diante. Mas isso é sempre pra frente, o mais novo roda os jogos do mais velho, não o contrário.
 

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