IGN Unlocked - Entrevista com Phil Spencer: Series X, estúdios, parcerias, xCloud e mais

ronabs

opa
Moderador
Novembro 8, 2010
26,433
75,017
Rio Grande do Sul
EUidV0PUUAEr8g1

Estava fazendo esse material para o resumo, mas acabou ficando uma tripa enorme de coisa que deixaria o tópico de sexta muito comprido, e como era suficiente pra ter uma notícia dedicada aqui no PXB, tá aí. Hoje, o podcast IGN Unlocked, focado em Xbox, lançou uma entrevista de 1h com Phil Spencer, abordando diversos tópicos. Quem quiser ver pode acessar o link do YouTube pra ver Spencer em sua casa, ou ainda, procurar pelo programa no Spotify ou em seu agregador de podcasts preferido.

Abaixo, uma passada pelos principais pontos abordados durante a conversa.

  • Lançamento do Xbox Series X: Spencer fiz que o planejamento está correndo conforme esperado, mas que não vai comprometer a saúde e segurança das pessoas. As linhas de produção estão voltando a funcionar na China, e isso está sendo suficiente. Os profissionais envolvidos enfrentam desafios e as coisas estão esticadas, no sentido de terem que fazer um esforço extra por conta das condições trazidas pela pandemia, mas não existe um "plano B" ainda, no sentido do que fazer caso isso afete o lançamento do console. Ainda nesse assunto, eles não gostariam de lançar o console em etapas, como foi no Xbox One, porque sabe que atrasos em determinadas regiões podem prejudicar o produto;

  • Produção de jogos: Minecraft Dungeons foi adiado um pouquinho (de abril para 26 de maio) e Wasteland 3 bastantinho (19 de maio para 28 de agosto), mas tirando casos excepcionais, a Microsoft está em contato constante com estúdios internos e third parties porque entendem que não basta só lançar um console, é preciso ter os jogos para as pessoas se divertirem. Spencer comenta que não pretendem segurar o lançamento do Series X para esperar por algum jogo específico, mas entendem que essa diversidade inicial é importante. Quando o assunto Halo Infinite surgiu, Phil mostra confiança na equipe e nas pessoas, de que tudo vai acontecer da maneira como foi planejado, mesmo com os contratempos enfrentados por todos, e reforçou que pretendem ser sempre transparentes sobre o estado das coisas;

  • Planejamento do Xbox Series X: o console começou a ser feito lá em 2016, antes mesmo do Xbox One X, e eles tinham algumas ideias gerais do que gostariam de atingir como resultado final, o que poderiam resolver no sentido de desenvolvimento, mas que o Xbox One X foi uma boa base para o plano do novo console. Pra isso, eles criaram metas e experiências próprias, começaram a conversar sobre novas tecnologias, aplicar no Xbox One para testar, investir no xCloud, tinham objetivos claros de poder que gostariam de alcançar, e estão bem orgulhosos do trabalho desempenhado. Nesse momento, McCaffrey reforçou uma pergunta feita antes, sobre o que o Spencer sentiu após ver Mark Cerny falando sobre o PS5, e ele comenta que se sentiu ainda melhor sobre o que eles tem preparado para o Series X;

  • Preço do Series X: quando entraram no assunto de preço, Spencer comentou que, para alcançar uma expectativa de preço realista, eles precisam tomar decisões e projetar situações, olhar pra frente, para o que o mercado pode oferecer e precisar daqui a alguns anos. Eles tem um plano sólido nesse sentido, mas para alcançar esse objetivo, algumas concessões precisaram ser feitas, como a remoção da saída óptica de áudio, IR blaster, entrada HDMI e tal. Isso se baseia em custo e até ao formato do console, e o custo é algo escalonável: se uma peça custa $2, é até barato, mas aí tu pensa que será preciso ter 100 milhões dessas peças e aí o compromisso já vira na casa dos $200 milhões. Eles sabem quantas pessoas utilizam cada funcionalidade, e no fim das contas, é uma questão de analisar o custo-benefício de cada funcionalidade e se esse dinheiro poderia ser investido de outra forma melhor;

  • Mudança de pensamento: com o Xbox Game Pass e outras iniciativas, a Microsoft deu um passo para colocar não a marca no centro da experiência com o jogador, mas o jogador no centro de tudo. Com isso, passaram a oferecer as melhores versões dos jogos pra quem dá valor pra isso, respeitar as compras passadas mantendo a compatibilidade com aparelhos futuros (contrariando o modelo atual de ter que comprar de novo algum remaster). Outro exemplo é o de cross-play, a Microsoft não quer levantar essa bandeira como a defensora/criadora desse conceito, mas fica feliz em aproximar os jogadores;

  • Parceria com a Nintendo: o relacionamento com a empresa japonesa é excelente (pra quem não sabe, a Nintendo of America fica, literalmente, do lado da Microsoft em Redmond), Spencer conversa com Doug Bowser frequentemente, mas acredita também que, às vezes, a relação das empresas pode ficar um pouco confusa, especialmente com alguns jogos de Xbox chegando ao Switch, que gera muitas dúvidas dos consumidores. Neste sentido, Spencer diz que vai seguir dando suporte a estúdios que quiserem levar seus jogos para o Switch, caso seja o desejo dos estúdios, mas fica pensando sobre o que é uma "experiência Xbox", querendo deixar mais claro para os consumidores o que é um jogo first-party, por exemplo. Neste tópico, ele clarifica que os jogos de estúdios internos sairão apenas nas plataformas Xbox e PC, mas se algum estúdio externo quiser lançar jogos em outras plataformas, eles podem apoiar essa decisão;

  • Moon Studios: Spencer respeita muito a história e as conquistas da Moon, o crescimento deles enquanto estúdio, acha Ori um jogo fantástico. Mas não tem nada a ser dito no momento sobre as relações futuras das empresas. Animado, cita que eles podem fazer praticamente qualquer coisa que quiserem, mas que é muito bom trabalhar com eles, ter seus jogos lançados no Xbox, e para por aí;

  • xCloud: quando Spencer foi pra Nairobi/Quênia, ele percebeu que os ônibus tinham wi-fi que, se a pessoa assistisse um comercial, ganhava alguns minutos. De lá, se conectou a Londres e depois pro estado de Washington e tentou jogar Crackdown 3. Ele conseguiu alcançar 2 FPS nessas condições. Mas só de ter a possibilidade de trazer os jogos pra mais lugares do mundo, o poder que os jogos podem ter de conectar pessoas e criar interações impossíveis em outras mídias empolga ele a equipe. Uma das possibilidades do xCloud para o console tradicional é poder jogar um jogo de forma instantânea enquanto o jogo é baixado em segundo plano. Além disso, como no Game Pass, eles tem percebido que o público do xCloud experimenta muitos jogos, porque é rápido, e isso pode ser benéfico para a indústria, pois mais desenvolvedores vão acabar passando pelos olhos do público. Mas a melhor experiência sempre será em um console dedicado, por toda a questão de latência e tal, mesmo com uma superconexão, não dá pra competir com apertar um botão ligado diretamente ao console.

  • Cancelamento da E3: o cancelamento da feira afetou um pouco os planos de apresentações, e que as coisas agora estão se ajustando com o passar dos dias. Com isso, não existe ainda um plano detalhado de como apresentar novos jogos, já que eles terão que analisar o que estará pronto para ser mostrado, pois o ritmo de trabalho mudou bastante com a pandemia. Quando tiverem mais certeza quanto a essas variáveis, vão conseguir chegar a um formato legal de apresentação que consiga englobar o conteúdo. Mas a apresentação do Series X foi planejada para, mais uma vez, como foi com o Xbox One, dar espaço na E3 para os jogos, e esse espaço agora deverá ser realizado em outra forma, de outro lugar. Porém, apresentar o Series X no The Game Awards sem um jogo poderia ficar faltando algo

  • Ś̶̼̟̩͓̳̼̲̺͙͔͔̼̫̼̺̫̫͚͕͕͇͋͊͆͗̑͛͌́̈́́͗̂̂̕͜͝͝͝ͅc̷̢̨̹̳͈̮̳̝̝͖̘̣͔̝̝͒͋̿̍͂̿̈́͛a̷͔̜̬̰͖͓͔̦͉̖̗̠̱̦͚̒͗̊̊̐̃̐́́̋͐̿̓͑̀̑̆͒͝ͅl̵̨̙̝̱͔̞͖͓̼͎̘͉̯͇̫̭̓̒̿ę̶̢̛̛̩̦̬͇͕͚̠̬̫̪̻̼̪͉̼̱̤͛̃̔̊̂͐̓̽̈̿̅̀͒̀̓́̕̕̕͘͜͜͜͝͠b̴̧̲̘̘̟̠̺͖̟̽̓́̚͘o̷̢̠̻̱͌̓̂͋̇̓̑̋̿̒͑͌͌̈́̀̈́͋̚̚͠͝͠͝u̸̧̻͈̠͕̳͖̤͙̠͈̪̰͈̺̯̼̠͈͆̽́͌̉́͊͛̚͜͜ṅ̵̨̛̝̹̪̤͎̥͎̱̼͇̝̭̙͝ͅḓ̷̢̢̳͖̖̠̣̲̖̣̖̱̜͍̮̙͍͇̤̊͐̆̈́̀̿̏̆̓̐̚͘͝ (ainda): Ś̶̼̟̩͓̳̼̲̺͙͔͔̼̫̼̺̫̫͚͕͕͇͋͊͆͗̑͛͌́̈́́͗̂̂̕͜͝͝͝ͅc̷̢̨̹̳͈̮̳̝̝͖̘̣͔̝̝͒͋̿̍͂̿̈́͛a̷͔̜̬̰͖͓͔̦͉̖̗̠̱̦͚̒͗̊̊̐̃̐́́̋͐̿̓͑̀̑̆͒͝ͅl̵̨̙̝̱͔̞͖͓̼͎̘͉̯͇̫̭̓̒̿ę̶̢̛̛̩̦̬͇͕͚̠̬̫̪̻̼̪͉̼̱̤͛̃̔̊̂͐̓̽̈̿̅̀͒̀̓́̕̕̕͘͜͜͜͝͠b̴̧̲̘̘̟̠̺͖̟̽̓́̚͘o̷̢̠̻̱͌̓̂͋̇̓̑̋̿̒͑͌͌̈́̀̈́͋̚̚͠͝͠͝u̸̧̻͈̠͕̳͖̤͙̠͈̪̰͈̺̯̼̠͈͆̽́͌̉́͊͛̚͜͜ṅ̵̨̛̝̹̪̤͎̥͎̱̼͇̝̭̙͝ͅḓ̷̢̢̳͖̖̠̣̲̖̣̖̱̜͍̮̙͍͇̤̊͐̆̈́̀̿̏̆̓̐̚͘͝ está morto e enterrado, eles tem muito respeito pela Platinum e a equipe que estava trabalhando no jogo, e não existem ressentimentos, animosidade, nada, só não funcionou no fim das contas. Algumas coisas empolgavam com o jogo, mas durante o desenvolvimento, foram vendo que não estava dando liga, que não ia ser legal, mas como já haviam mostrado, tinham que seguir pra ver qual era, até o momento que chegaram em um beco sem saída e precisaram cancelar, o que deixou todo mundo triste. Mas isso deixou algumas lições também, sobre como mostrar os jogos. Spencer comenta que não tem mais tão fixa aquela história de mostrar jogos apenas próximo do seu lançamento, mas que eles precisam ter muito claro o que é o jogo, o que a equipe pretende alcançar, pra não passar mais pelo mesmo problema. Com a Platinum, isso não aconteceu, e Ś̶̼̟̩͓̳̼̲̺͙͔͔̼̫̼̺̫̫͚͕͕͇͋͊͆͗̑͛͌́̈́́͗̂̂̕͜͝͝͝ͅc̷̢̨̹̳͈̮̳̝̝͖̘̣͔̝̝͒͋̿̍͂̿̈́͛a̷͔̜̬̰͖͓͔̦͉̖̗̠̱̦͚̒͗̊̊̐̃̐́́̋͐̿̓͑̀̑̆͒͝ͅl̵̨̙̝̱͔̞͖͓̼͎̘͉̯͇̫̭̓̒̿ę̶̢̛̛̩̦̬͇͕͚̠̬̫̪̻̼̪͉̼̱̤͛̃̔̊̂͐̓̽̈̿̅̀͒̀̓́̕̕̕͘͜͜͜͝͠b̴̧̲̘̘̟̠̺͖̟̽̓́̚͘o̷̢̠̻̱͌̓̂͋̇̓̑̋̿̒͑͌͌̈́̀̈́͋̚̚͠͝͠͝u̸̧̻͈̠͕̳͖̤͙̠͈̪̰͈̺̯̼̠͈͆̽́͌̉́͊͛̚͜͜ṅ̵̨̛̝̹̪̤͎̥͎̱̼͇̝̭̙͝ͅḓ̷̢̢̳͖̖̠̣̲̖̣̖̱̜͍̮̙͍͇̤̊͐̆̈́̀̿̏̆̓̐̚͘͝ foi apresentado sem que esses pilares estivessem estabelecidos, e deu no que deu. Agora, com mais equipes internas, eles podem mostrar coisas que podem demorar um pouco, porque o controle e o acompanhamento é mais próximo, incluindo aí coisas não anunciadas da Xbox Game Studios Global Publishing;

  • Janela de lançamento: para a janela de lançamento do Series X, é importante encontrar um balanço, porque às vezes, até ter muitos jogos pode ser prejudicial. Aumenta a possibilidade de alcançar diferentes públicos, mas ao mesmo tempo, eles competem entre si, e ele dá até mesmo o exemplo do Xbox One, que contou com oito exclusivos no lançamento - o que pode parecer uma vantagem (ter muitos exclusivos) pode até ser contraprodutivo. Por isso, eles querem dar o tempo necessário para os estúdios construírem seus jogos, ninguém está sendo forçado a lançar um jogo pra coincidir com a chegada do Xbox Series X, tanto porque alguns jogos podem se beneficiar de um tempo extra como também terem uma sequência de lançamentos mais sustentável. Como exemplo de planejamento, ele cita Sunset Overdrive, que ficou meio perdido no meio de tanto barulho quando foi lançado, e que isso é algo que eles dedicam muito tempo agora para o lançamento do Series X;

  • The Initiative: Phil comentou que é muito empolgante construir um estúdio do zero, e ver pessoas experientes entrando no planejamento é ainda melhor, porque eles se desafiam de diferentes formas, e estão ansiosos pra poder compartilhar com todos o que eles tem feito. Algumas pessoas (público/imprensa) gostaria de ver o estúdio fazendo coisas novas, outros preferem que eles tragam algo de volta, mas é algo que o estúdio irá apresentar quando for a hora certa. Nesse sentido, ele comenta de novo em ser aberto e transparente sobre o que estão fazendo, pra não acontecer algo como foi com Shangheist (aquele trailer da E3 2013, quando a Coalition ainda era a Black Tusk), que muita gente ficou empolgada mas, no fim das contas, não era um codinome nem nada de algo que estava em desenvolvimento no estúdio. Mas ter um mix de IPs novas e antigas é positivo, mas no fim das contas, o mais importante é que os jogos sejam bons, independente da marca que carregam;

  • Uma IP que pode voltar: pra fechar, quando perguntado sobre uma IP que está dormente há anos e que ele gostaria de ver voltando, Spencer responde rápido sobre Mech Assault.
 

User 1422

Guerreiro
Março 19, 2009
12,246
11,403
Nada revelador, mas o Phil sempre traz uma segurança e tranquilidade.
Esperava alguma pista do lockheart.
 

Edu Barros

#TeamFPS
Fevereiro 16, 2008
12,786
27,401
Ribeirão Preto
Vou ouvir o podcast amanhã. Eu gosto muito da maneira como o Ryan conduz essas entrevistas que têm alto potencial de console wars. Ele consegue abordar pontos sensíveis sem criar polêmica desnecessária.

  • Moon Studios: Spencer respeita muito a história e as conquistas da Moon, o crescimento deles enquanto estúdio, acha Ori um jogo fantástico. Mas não tem nada a ser dito no momento sobre as relações futuras das empresas. Animado, cita que eles podem fazer praticamente qualquer coisa que quiserem, mas que é muito bom trabalhar com eles, ter seus jogos lançados no Xbox, e para por aí;
Então a Moon Studios realmente quer se manter independente. Estou de olho nesse novo ARPG deles.
 
  • Curtir
Reações: Saci

ronabs

opa
Moderador
Novembro 8, 2010
26,433
75,017
Rio Grande do Sul
Vou ouvir o podcast amanhã. Eu gosto muito da maneira como o Ryan conduz essas entrevistas que têm alto potencial de console wars. Ele consegue abordar pontos sensíveis sem criar polêmica desnecessária.


Então a Moon Studios realmente quer se manter independente. Estou de olho nesse novo ARPG deles.
Não duvido que acabem fechando com uma Epic da vida pra ser publisher. Do que foi divulgado até agora, parecem bem dispostos a dar liberdade criativa, direito de posse da IP e financiamento completo para os estúdios. Pra quem quer crescer e dar o próximo passo, como a Moon, é uma parceira que passa muita segurança pra tomar conta do projeto enquanto o estúdio se preocupa em fazer o melhor jogo possível.
 
D

Deleted member 6394

Visitante
Ś̶̼̟̩͓̳̼̲̺͙͔͔̼̫̼̺̫̫͚͕͕͇͋͊͆͗̑͛͌́̈́́͗̂̂̕͜͝͝͝ͅc̷̢̨̹̳͈̮̳̝̝͖̘̣͔̝̝͒͋̿̍͂̿̈́͛a̷͔̜̬̰͖͓͔̦͉̖̗̠̱̦͚̒͗̊̊̐̃̐́́̋͐̿̓͑̀̑̆͒͝ͅl̵̨̙̝̱͔̞͖͓̼͎̘͉̯͇̫̭̓̒̿ę̶̢̛̛̩̦̬͇͕͚̠̬̫̪̻̼̪͉̼̱̤͛̃̔̊̂͐̓̽̈̿̅̀͒̀̓́̕̕̕͘͜͜͜͝͠b̴̧̲̘̘̟̠̺͖̟̽̓́̚͘o̷̢̠̻̱͌̓̂͋̇̓̑̋̿̒͑͌͌̈́̀̈́͋̚̚͠͝͠͝u̸̧̻͈̠͕̳͖̤͙̠͈̪̰͈̺̯̼̠͈͆̽́͌̉́͊͛̚͜͜ṅ̵̨̛̝̹̪̤͎̥͎̱̼͇̝̭̙͝ͅḓ̷̢̢̳͖̖̠̣̲̖̣̖̱̜͍̮̙͍͇̤̊͐̆̈́̀̿̏̆̓̐̚͘͝ (ainda): Ś̶̼̟̩͓̳̼̲̺͙͔͔̼̫̼̺̫̫͚͕͕͇͋͊͆͗̑͛͌́̈́́͗̂̂̕͜͝͝͝ͅc̷̢̨̹̳͈̮̳̝̝͖̘̣͔̝̝͒͋̿̍͂̿̈́͛a̷͔̜̬̰͖͓͔̦͉̖̗̠̱̦͚̒͗̊̊̐̃̐́́̋͐̿̓͑̀̑̆͒͝ͅl̵̨̙̝̱͔̞͖͓̼͎̘͉̯͇̫̭̓̒̿ę̶̢̛̛̩̦̬͇͕͚̠̬̫̪̻̼̪͉̼̱̤͛̃̔̊̂͐̓̽̈̿̅̀͒̀̓́̕̕̕͘͜͜͜͝͠b̴̧̲̘̘̟̠̺͖̟̽̓́̚͘o̷̢̠̻̱͌̓̂͋̇̓̑̋̿̒͑͌͌̈́̀̈́͋̚̚͠͝͠͝u̸̧̻͈̠͕̳͖̤͙̠͈̪̰͈̺̯̼̠͈͆̽́͌̉́͊͛̚͜͜ṅ̵̨̛̝̹̪̤͎̥͎̱̼͇̝̭̙͝ͅḓ̷̢̢̳͖̖̠̣̲̖̣̖̱̜͍̮̙͍͇̤̊͐̆̈́̀̿̏̆̓̐̚͘͝ está morto e enterrado, eles tem muito respeito pela Platinum e a equipe que estava trabalhando no jogo, e não existem ressentimentos, animosidade, nada, só não funcionou no fim das contas.
Brigado Phil! Era tudo oq eu precisava saber. Deixa essa pobre alma descansar em paz!
 

Lightwarrior8

Xbox Gamepass , vê se me dá um tempo....
PXB Gold
Fevereiro 9, 2019
8,764
18,178
Juiz de fora
Achei que ele fosse dizer que conseguiu jogar pelo wi-fi do ônibus , rs.
Bom que já bateu o último prego no caixão do Ś̶̼̟̩͓̳̼̲̺͙͔͔̼̫̼̺̫̫͚͕͕͇͋͊͆͗̑͛͌́̈́́͗̂̂̕͜͝͝͝ͅc̷̢̨̹̳͈̮̳̝̝͖̘̣͔̝̝͒͋̿̍͂̿̈́͛a̷͔̜̬̰͖͓͔̦͉̖̗̠̱̦͚̒͗̊̊̐̃̐́́̋͐̿̓͑̀̑̆͒͝ͅl̵̨̙̝̱͔̞͖͓̼͎̘͉̯͇̫̭̓̒̿ę̶̢̛̛̩̦̬͇͕͚̠̬̫̪̻̼̪͉̼̱̤͛̃̔̊̂͐̓̽̈̿̅̀͒̀̓́̕̕̕͘͜͜͜͝͠b̴̧̲̘̘̟̠̺͖̟̽̓́̚͘o̷̢̠̻̱͌̓̂͋̇̓̑̋̿̒͑͌͌̈́̀̈́͋̚̚͠͝͠͝u̸̧̻͈̠͕̳͖̤͙̠͈̪̰͈̺̯̼̠͈͆̽́͌̉́͊͛̚͜͜ṅ̵̨̛̝̹̪̤͎̥͎̱̼͇̝̭̙͝ͅḓ̷̢̢̳͖̖̠̣̲̖̣̖̱̜͍̮̙͍͇̤̊͐̆̈́̀̿̏̆̓̐̚͘͝.
Sobre a E3 , a conferência digital deve mesmo ficar para Junho ou além
 
  • Curtir
Reações: Ribeiroluke86Br

Maxximu

? Espinho do PXB ?
Janeiro 29, 2014
5,260
5,527
Brigado Phil! Era tudo oq eu precisava saber. Deixa essa pobre alma descansar em paz!
Curiosamente a midia não deixa Ś̶̼̟̩͓̳̼̲̺͙͔͔̼̫̼̺̫̫͚͕͕͇͋͊͆͗̑͛͌́̈́́͗̂̂̕͜͝͝͝ͅc̷̢̨̹̳͈̮̳̝̝͖̘̣͔̝̝͒͋̿̍͂̿̈́͛a̷͔̜̬̰͖͓͔̦͉̖̗̠̱̦͚̒͗̊̊̐̃̐́́̋͐̿̓͑̀̑̆͒͝ͅl̵̨̙̝̱͔̞͖͓̼͎̘͉̯͇̫̭̓̒̿ę̶̢̛̛̩̦̬͇͕͚̠̬̫̪̻̼̪͉̼̱̤͛̃̔̊̂͐̓̽̈̿̅̀͒̀̓́̕̕̕͘͜͜͜͝͠b̴̧̲̘̘̟̠̺͖̟̽̓́̚͘o̷̢̠̻̱͌̓̂͋̇̓̑̋̿̒͑͌͌̈́̀̈́͋̚̚͠͝͠͝u̸̧̻͈̠͕̳͖̤͙̠͈̪̰͈̺̯̼̠͈͆̽́͌̉́͊͛̚͜͜ṅ̵̨̛̝̹̪̤͎̥͎̱̼͇̝̭̙͝ͅḓ̷̢̢̳͖̖̠̣̲̖̣̖̱̜͍̮̙͍͇̤̊͐̆̈́̀̿̏̆̓̐̚͘͝ morrer, mas DeepDown morreu e ninguem fala. :laughing:

Phil é muito político. Mas é um senhor manager do Xbox.
 

Sobre o PXB

  • Desde 2005 nossa comunidade se orgulha de oferecer discussões inteligentes e críticas sobre a plataforma Xbox. Estamos trabalhando todos os dias para garantir que nossa comunidade seja uma das melhores.

Sobre a Comunidade

  • As opiniões expressas neste neste site são da inteira responsabilidade dos autores. Microsoft, Xbox, Xbox Live, os logotipos do Xbox e/ou outros produtos da Microsoft mencionados neste site são marcas comerciais ou registradas da Microsoft Corporation.

Assinatura PXB Gold

+ Navegação sem publicidade

+ Upload de imagens nas postagens do fórum

+ Títulos de avatar personalizados.

 

Assinar com PayPal PagSeguro (cartão ou boleto)