Resumo Resumo da Semana Xbox #95 - 11 a 15 de maio

ronabs

opa
Moderador
Novembro 8, 2010
26,433
75,017
Rio Grande do Sul
Oi, pessoal. Como estão? Pra uma semana aleatória de maio, até que tivemos bastante coisa acontecendo no mundo dos games, hein. Tivemos novidades no Xbox Game Pass, como um bom anúncio e um grande jogo entrando no catálogo; Phil Spencer comentando sobre como a COVID-19 pode impactar a indústria; a Epic Games mostrando um pouquinho do que a Unreal Engine V vai ser capaz de produzir nos consoles da próxima geração e PCs; uma entrevista bem legal com a Mojang sobre o espírito independente de Minecraft Dungeons; a sessão Vale a Pena Ver de Novo, com três anúncios totalizando oito jogos de cinco franquias diferentes (algumas pela primeira vez no Xbox); Free Play Days a todo gás com três jogos incluindo Castle Crashers Remastered que é bem legal pra jogar de galera; os Deals with Gold com duas listas de ofertas paralelas além de todos os jogos da franquia Splinter Cell (retrocompatíveis); os lançamentos desta e da próxima semana, para ficarmos de olho; e o paredão aquele de links sobre videogame, Xbox e zás.


Boa leitura.

.
.
.


FINAL FANTASY IX DISPONÍVEL NO XBOX GAME PASS, ALAN WAKE SEMANA QUE VEM
apps.33539.13789281956126062.a2d65058-36ad-4d31-a486-006394a2aef9.775519b8-f505-494d-9cac-2ba87c6700b8

Dizem que antes da tempestade, vem a calmaria. Pois esta semana foi bem tranquila para assinantes Xbox Game Pass, com a adição de um jogo. Mas é um grande jogo. Final Fantasy IX (console/PC, Xbox Play Anywhere) foi lançado originalmente em 2000, e como um belo zero à esquerda quando o assunto é Final Fantasy, não tenho muita coisa pra falar, mas sei que é um jogo bem querido pelo público da franquia, e também representa a aproximação do Xbox com os jogos japoneses, que já foram de pular completamente o console e agora até chegam no Xbox Game Pass. Então, quem quer relembrar esse clássico da franquia, ou até conhecer pela primeira vez, já está liberado bonitinho. Agora, de anúncios, tivemos dois: Alan Wake está completando 10 anos de lançamento, e durante uma live da Remedy, foi revelado que o jogo chegará ao Xbox Game Pass de console e PC no dia 21 de maio, quinta-feira. Pra quem nunca jogou, Alan Wake é um jogo em terceira pessoa que tem ação mas vai bem mais pra pegada da tensão, de não termos um personagem superpoderoso para combater os inimigos, mas sim um escritor, e uma das coisas mais legais de Alan Wake é sua estrutura dividida em "episódios", que contam atos como se fosse uma série de televisão mesmo, com abertura, um lembrete do que aconteceu anteriormente, e várias referências a filmes de terror e suspense. Vale muito a jogatina e é um jogo que muita gente (eu inclusive) torce por uma sequência em algum momento. Já no PC, ficamos sabendo a data de lançamento de Crusader Kings III (1º de setembro), uma série de estratégia bastante baseada em relações entre reinos e dinastias, personagens com comportamentos, qualidades e defeitos distintos. E, pra lembrar, nas próximas semanas, teremos ainda Fractured Minds (19, console) e Minecraft Dungeons (26, console/PC), novo lançamento da Xbox Game Studios que tá com expectativa bem alta.

Hoje também tem uma penca de jogo sendo removido do serviço, amanhã uma nova lista de jogos vai entrar, aí atualizo o post aqui. Mas esses são os que estão saindo no fim do dia de hoje, sexta-feira, 15 de maio: Doom (console), Black Desert (console) IMperator: Rome (PC), Mega Men Legacy Collection 2 (console), Metal Gear Survive (console), Lego NinjaGO - O filme (console), Rise of the Tomb Raider (PC), The Banner Saga (console/PC) e Wolfenstein II: The New Colossus (console/PC). E, por fim, fiquem sempre de olho nos tópicos oficiais do Xbox Game Pass/console e Xbox Game Pass/PC pra não só saber a lista dos jogos atuais, mas também os que estão saindo em breve e os que estão chegando também - estas informações estão mais no fim da primeira postagem.

EDIT: Atualizando aqui, estes são os jogos que deixarão o catálogo do Xbox Game Pass no final de maio: #IDARB (console), Brothers: A Tale of Two Sons (console/PC), Hydro Thunder Hurricane (console/PC), Old Man's Journey (console/PC), Opus Magnum (PC) e Stealth Inc 2: A Game of Clones (PC).

A INDÚSTRIA VAI COMEÇAR A SENTIR OS IMPACTOS DA COVID-19 EM 2021, DIZ SPENCER
Phil-Spencer-The-Initiative_capa_Cantina_do_Mos-1280x720.jpg

Não é segredo pra ninguém que estamos passando por um momento econômico, político e social bem delicado no mundo todo. No meio dessa bagunça toda, a gente aqui no Brasil ainda está vendo uma disparada do dólar e, pra nós que gostamos de videogame, o sonho de ter um Xbox Series X ficando cada vez mais distante (ou mais caro). Enquanto a indústria como um todo comemora bons resultados financeiros, já que muita gente está em casa e tem visto nos videogames um bom passatempo, as empresas sabem que essa boa onda é passageira. Em outra oportunidade, Phil Spencer já comentou que a produção do console está indo muito bem, obrigado, os prazos estão sendo cumpridos, fábricas funcionando, show. Já na parte de jogos, ele comentou que alguns podem ser, sim, afetados por conta da pandemia - e afetados não quer dizer, necessariamente, adiados. Nessa entrevista para a Business Insider, ele deu mais detalhes sobre o que ele quis dizer. "Para o verão, início do outono [lá no hemisfério norte, inverno e primavera pra gente]? Me sinto muito bem sobre estes jogos. Já jogos que estão mirando daqui a um ano ou mais? Vai ter um impacto, mas eles conseguirão reagir. Mocap (captura de movimentos) é algo que basicamente parou. Nós não estamos indo a nenhum estúdio desses. Se você tem todas as animações captadas e está fazendo um trabalho extra em produções de arte individuais ou áreas como texturas, entre outras, você está em uma posição melhor. Se você está esperando muito trabalho de áudio (seja de sinfonias ou outras coisas), ou mocap, você está preso agora e está tendo que progredir em outras áreas." Sobre o console, Phil afirma estar tranquilo e diz que já tem o seu Series X em casa, joga toda noite e se sente satisfeito. Para o lançamento, pode ser que algumas coisas que seriam feitas de um jeito mais pomposo passem a ser mais pé no chão, e confia na capacidade das empresas parceiras de também seguirem em frente, mesmo podendo ter alguns impactos em algumas franquias na janela de lançamento. Nada muito novo no front, é um momento bem imprevisível, mas é bem legal ver que a Microsoft segue com seus planos sem grandes mudanças até agora. A Imagem do Phil jogando algo na The Initiative é ilustrativa.
(Business Insider)

EPIC APRESENTA POSSIBILIDADES DA UNREAL ENGINE 5 NA NOVA GERAÇÃO
Unreal+Engine%2Fblog%2Fa-first-look-at-unreal-engine-5%2FUnreal_Engine_5_Nanite-2491x1401-110edc43c67b7d81be869bf703cb40a72e557c96.jpg

Em mais um evento que faz parte do Summer Game Fest, tivemos pela primeira vez a exibição da quinta versão da Unreal Engine, uma das engines mais utilizadas do mercado, de propriedade da Epic Games, e que a Xbox Game Studios utiliza bastante inclusive, nos estúdios a seguir: Compulsion Games, Double Fine, inXile, Mojang, Ninja Theory, Obsidian, Rare, The Coalition, The Initiative, Undead Labs e Xbox Game Studios Global Publishing (valeu, Klobrille). Rumores apontam que o RPG da Playground também está sendo feito na Unreal, e só abrindo um parênteses, a The Coalition é bastante reconhecida por ser uma das equipes que mais consegue extrair o potencial da Unreal. Mas voltando, uma engine é um conjunto de ferramentas que possibilita a construção de jogos, abordando características como renderização gráfica, animações, física e colisões, sons, inteligência artificial, iluminação, enfim, é muita coisa. Enfim, em menos de 10 minutos, foi exibida uma tech demo rodando no PlayStation 5 (vídeo aqui, em 4K - embora a tech demo estivesse rodando em 1440p) e que demonstrou saltos gigantescos em comparação ao que vemos hoje em dia, algo esperado para uma nova geração e também para uma engine que estará disponível em maneira preview no início de 2021, com lançamento para o mercado no final do mesmo ano. A Unreal Engine V será compatível com os consoles atuais e novos, PC, Mac, iOs e Android. Mas o que ela mostrou de novo?

Em primeiro lugar, uma nova forma de criar detalhes geométricos com o Nanite, uma tecnologia que consegue importar arte com qualidade impressionante e em tempo real, criando os visuais incríveis e bastante detalhados que podemos ver na imagem acima ou no vídeo. Outra novidade é a Lumen, um sistema de iluminação que reage e mudanças do cenário e da própria luz - até por isso, o gameplay não estava rodando com ray tracing. Um exemplo prático dessa tecnologia é como a luz se comporta não somente onde os pontos de luz alcançam, mas também em seus arredores, criando uma sensação muito mais realista. Esse curto vídeo demonstra o potencial enorme que a próxima geração pode nos trazer, e não consigo nem imaginar o que todo o poder do Xbox Series X e o talento de gente como a Coalition vai conseguir extrair quando essa engine for disponibilizada. A Epic também comentou que será fácil portar jogos da Unreal Engine 4 para a V. Ah, última coisa, mas que precisa ser ressaltada: uma tech demo é exatamente isso que as palavras dizem, uma demonstração da tecnologia, um vislumbre sobre o que ela pode conseguir alcançar. Não que os jogos não chegarão a esse nível muito em breve, longe disso, é só ver essa tech demo da Unreal Engine 4 lá de 2013 e perceber como já superamos essa qualidade há muito tempo.
(Unreal Engine)

MOJANG RETORNA ÀS SUAS ORIGENS EM MINECRAFT DUNGEONS
v3bpu0lpvur41.jpg

Minecraft Dungeons está chegando (pouco menos de duas semanas) e tá na hora de começar a fala mais sobre ele. Feito por uma equipe de 25 pessoas, Dungeons vai um pouco na contramão do que a empresa é hoje: antes independente, adquirida por bilhões por uma das maiores corporações do planeta, a Mojang virou mainstream - mas esta pequena equipe mantém aquele espírito independente livre, leve e solto. Inclusive, pouca gente sabe, mas depois que foi comprada, a Mojang continuou com sua sede em Estocolmo mas abriu um estúdio também em Redmond, sede da Microsoft, além de outros escritórios pelo mundo. Voltando, a equipe de Dungeons conta com pessoas desempenhando diversas funções e tem como objetivo expandir ainda mais a franquia, mas tendo um pouco mais de direcionamento: para Mans Olson, diretor de Dungeons, "o negócio de Minecraft, o jogo base, é que ele é bem abrangente no sentido do que você pode fazer nele. Você tem survival, tem criação, tem muitos mods disponíveis e maneiras de jogar, então, para dar aos jogadores uma nova experiência, algo que eles não poderiam ter no jogo base, você precisa se afastar bastante do jogo base. Nós escolhemos focar em dois pilares - existem mais - que são a fundação de Minecraft, e eles são aventura e exploração".

Minecraft Dungeons começou como um jogo de Nintendo 3DS (isso é novidade pra mim), com escopo bem menor, single player, mas foram testanto e prototipando e perceberam que não tinha muita razão lançar no 3DS. E, no meio do caminho, perceberam que poderia ser legal incluir um multiplayer. Então, o jogo teve seu escopo aumentado e passaram a mirar os consoles e PCs atuais. "Nós olhamos para jogos como Diablo, Torchlight e Gauntlet, que são clássicos do gênero. E olhamos também para jogos modernos, shooter cooperativos em primeira pessoa, como Left 4 Dead e Vermintide, para descobrir como fazer essa cooperação ser justa e interessante", diz Olson. Outra coisa importante é que a equipe de Dungeons se reúne com frequência com a equipe original de Minecraft, para que os conceitos façam sentido no universo do jogo, e algumas criações de Dungeons estão até indo parar no jogo/irmão mais velho. Já outras coisas não estão em Dungeons por este motivo de manter uma coerência, embora alguns estejam preparados para aparecer mais pra frente. Temos dois DLCs anunciados, inclusive. Com Dungeons, a Mojang tenta acertar na lua novamente, ao criar um jogo fiel às suas origens, que pega emprestado diversos conceitos de Minecraft mesmo que não sejam tão comuns em jogos do gênero (como não ter classes). E, pelas impressões até agora, só temos coisas positivas a esperar: para Nathan Rose, produtor sênior na Microsoft, "você não quer ter expectativas muito altas, então, você se surpreende quando as pessoas parecem gostar. A resposta tem sido muito positiva até o momento. Temos visto streamings durante a beta, e tem sido fantástico, é muito legal ver o que as pessoas estão fazendo. E olhamos para o lado negativo também. Nós queremos fazer o jogo melhor. E embora tenhamos recebido muito feedback, não vimos nada de negativo desde que mostramos o jogo, há um ano". Expectativa aqui tá bem boa. E vocês?
(Games Industry)

TONY HAWK'S PRO SKATER ESTÁ DE VOLTA - REMASTER EM 4 DE SETEMBRO
THPS_KA__FINAL_HiRes-scaled.jpg

Vamos, por um momento, lembrar daqueles momentos no fim dos anos 90, início dos anos 2000, onde nos reuníamos na casa de algum amigo que tinha videogame pra passa a tarde inteira jogando Tony Hawk's Pro Skater ou qualquer outro jogo da linha "Pro" do selo O2 da Activision. Agora, vamos por outro momento esquecer daquele remaster horrendo de Tony Hawk's Pro Skater que foi feito na geração passada. Pronto, agora, as coisas estão no eixo e podemos aguardar (talvez/tomara) o retorno daquele antigo espírito mas com as tecnologias atuais que temos nos consoles. Isso porque a Activision aproveitou o aniversário de Tony Hawk para anunciar, também dentro de um evento do Summer Game Fest, que a equipe da Vicarious Visions está refazendo os dois primeiros jogos, mantendo o elenco original e a trilha sonroa (duas coisas bem complicadas, por conta das licenças), além de adicionar algumas funcionalidades novas, animações, estágios, resolução 4K em consoles/PCs que conseguem rodar, e as fases podem ser jogadas tanto solo com objetivos antigos e novos, em modo cooperativo local com outra pessoa e também online. A parte de edição também recebeu atenção, com os modos Create-A-Skater (pra criar um personagem customizável com marcas do mundo real também) e Create-A-Park para criar pistas próprias. A trilha sonora, inclusive, está disponível no Spotify, e o jogo já está disponível na Live a partir de R$ 199,90 (quem fizer o pre-order vai ter acesso a uma demo exclusiva no nível Warehouse, em data a ser divulgada pela Activision), com lançamento previsto para 4 de setembro de 2020.
(Xbox News)

TRÊS CLÁSSICOS DA LUCASARTS SERÃO LANÇADOS NO XBOX AINDA EM 2020
424875-CCC.jpg

A LucasArts foi uma das grandes desenvolvedoras dos anos 80 e 90, lançando diversos jogos clássicos que estão até hoje no coração da galera que jogou eles na época. A empresa existe até hoje, mas desde o fim dos anos 90 até o início da década passada, ela focou muito em jogos da franquia Star Wars, e desde 2013, não atua mais como desenvolvedora. Mas, como disse, seus jogos antigos são especiais, e três deles chegarão ao Xbox ainda em 2020. Day of the Tentacle (1993), Full Throttle (1995) e Grim Fandango (1998) são três dos maiores títulos do estilo point and click adventure, um gênero que fazia bastante sucesso no passado e que consistia em contar uma história em ambientes mais restritos, com cenários estáticos, mas recheados de puzzles e mistérios. Pois bem: no dia 30 de abril, Full Throttle completou 25 anos, e a IGN americana fez uma live especial em comemoração a este aniversário, com a participação de Tim Schafer, fundador e designer da Double Fine, um estúdio pertencente a Xbox Game Studios. Mas o que ele estava fazendo lá? Bom, esse cidadão aí atuou como designer, diretor, escritor, produtor nesses títulos (não todos ao mesmo tempo, mas vários em paralelo), e foi inclusive a Double Fine, em uma parceria (esse texto da Polygon é bem legal) com a Sony em 2014, que conseguiu convencer a Disney de que era uma boa reviver Grim Fandango, e depois outros jogos, em versões remasterizadas. Mas peraí, como assim, Disney? Então, quando a Disney comprou a Lucasfilm em 2012, por $4 bilhões, ela levou junto a LucasArts, que era uma subsidiária da empresa de George Lucas, ficando também com a propriedade sobre todas as IPs da empresa. Voltando: Tim Schafer, streaming da IGN, e no final, ele falou que as versões remasterizadas de Day of the Tentacle, Full Throttle e Grim Fandango, que já estão disponíveis em outras plataformas, também chegarão ao Xbox até o final deste ano. Uma ótima notícia, que mostra que a Microsoft está de olho nos jogos clássicos de pessoas-chave de seus estúdios,
(Twitter Ryan McCaffrey)

MAFIA RETORNARÁ EM TRILOGIA COM REMAKE DO PRIMEIRO
Mafia-Definitive-Edition_screenshot-annonce-4.jpg

Essa foi a semana do Vale a Pena Ver de Novo mesmo, não tem jeito. Nesta semana, depois de reviver a partir da semana passada, o Twitter de Mafia revelou que os rumores de um pacote contendo jogos da franquia incluiria não somente o 2 e o 3, mas também o primeiro, lançado originalmente lá em 2002. E, quando as imagens dos jogos começaram a pipocar por aí, descobrimos que esse primeiro jogo será bastante tunado para a atual geração. Mafia Trilogy é o pacote completo da franquia, contendo os três jogos e todos os seus DLCs, sendo que o primeiro teve um trabalho todo especial de adaptação e recriação, é praticamente um remake mesmo, com visuais renovados, novas animações, carros, iluminação, olhando pela imagem acima, dá pra ver o que podemos esperar. É uma excelente oportunidade de viver a história completa dessa franquia, eu só joguei o primeiro e gosto muito dele, para a época, o que ele fazia era bem impressionante, poucos jogos que vieram depois conseguiram fazer algo próximo daquilo; já o segundo e o terceiro nunca joguei, então, talvez seja uma boa hora pra pegar o segundo também. Com isso, Mafia contará a sua trilogia completa ambientada nos anos 30 (Mafia), 40 e 50 (Mafia II) e 60 (Mafia III). Mais informações serão reveladas em breve, na terça-feira, 19 de maio.
(Twitter Mafia)

FREE PLAY DAYS COM CASTLE CRASHERS REMASTERED, FALLOUT 76 E TERRARIA
apps.12145.65150944809240593.95501054-1618-45c4-8e95-ff96c3b875ce.9c36cd55-88e0-48ed-857f-e1c89c2ce21b

Até a madrugada desta segunda-feira, 18 de maio, às 3h59min, assinantes Xbox Live Gold e Xbox Game Pass Ultimate podem conferir, mais uma vez, três jogos em custo adicional. São eles: Castle Crashers Remastered é a versão remasterizada em alta definição de um dos clássicos da Xbox Live Arcade do Xbox 360, um beat 'em up bastante divertido pra se jogar tanto sozinho quanto em modos cooperativos para até quatro jogadores, tanto online quanto local; Fallout 76 é a tentativa da Bethesda de levar uma de suas maiores franquias para o ambiente online, não deu muito certo no início mas diz que, com constantes atualizações, o jogo deu uma sobrevida e hoje parece que está mais legal, quem quiser experimentar, é uma boa oportunidade; e, por último, Terraria, que até está disponível no Xbox Game Pass, mas quem só tem Gold vai poder tirar uma casquinha, é um jogo de exploração e crafting, também é um jogo bem legal pra jogar com mais gente, tanto online quanto na mesma tela. Pra acessar os jogos, é só clicar nos links dos nomes acima ou procurar pelos mesmos na dash do Xbox One, deve ter um banner lá promovendo esse final de semana com jogos liberados.
(Xbox News)

DEALS WITH GOLD COM OFERTAS DA 505 GAMES E START YOUR ENGINE
de4a26ea-e9ac-4dd8-8eda-c90310ccb861.jpg

Para esta semana, a Microsoft preparou dois conjuntos de ofertas especiais para assinantes Xbox Live Gold e Xbox Game Pass Ultimate. A primeira delas é a 505 Games Publisher Sale, publisher de jogos como Abzu, Control (que tá com 50% de desconto), Journey to the Savage Planet, Terraria, Virginia e outros. Já a segunda é a Start Your Engine Sale, que como o nome já diz, envolve o ronco dos motores: aqui, temos títulos como Burnout Paradise Remastered, Dirt Rally 2.0, Forza Horizon 4, Need for Speed Heat, Wreckfest, enfim, muitos títulos pra quem gosta de acelerar. Ao todo, são quase 140 jogos com preços especiais, e pra conferir quais são, vale clicar aqui, conferir o tópico do @Shivan e comprar utilizando os links do PXB. Além disso, tem também alguns jogos de Xbox 360 em promoção, com todos os títulos da franquia Splinter Cell em oferta (todos eles funcionam no Xbox One graças à retrocompatibilidade). E, como aqui é um tópico pra valorizar não só o Xbox, mas pessoas que fazem a comunidade Xbox acontecer, vou deixar a lista que o @MauroRibeiro faz lá no site dele, o Promoção Games, pra quem quiser conferir os títulos do Xbox 360.

LANÇAMENTOS DESTA SEMANA (11 A 15/MAI)
LANÇAMENTOS DA PRÓXIMA SEMANA (18 A 22/MAI)
Terça, 19
Quarta, 20
Quinta, 21
Sexta, 22

LINKS DA SEMANA
  • An Interview With Sam Lake - Alan Wake completou 10 anos, vai entrar no Xbox Game Pass, e vai também aparecer melhor na nova expansão de Control, AWE. Nessa entrevista, Sam Lake fala sobre a celebração do aniversário desse jogo tão importante para a Remedy e como Control vai tentar amarrar algumas pontas soltas. | Game Informer
  • Disco Elysium recebe update com legendas em português - Um dos jogos mais premiados de 2019, Disco Elysium acaba de ganhar a tradução em português, algo bem importante para um RPG com tantos diálogos e linhas de texto quanto ele. "Mas nem tem pra Xbox ainda, ronabs" - é, ainda não, mas a empresa confirmou ano passado que seria lançado em 2020. | Twitter StudioZAUM
  • Evento digital Guerrilla Collective anunciado para junho - Entre os dias 6 e 8 de junho, vai rolar a Guerrilla Collective, um evento digital para apresentar jogos que já conta com nomes como Funcon, Humble Bundle, Larian Studios, Paradox Interactive, ZA/UM, entre outros. Alguns dias atrás, o ID@Xbox confirmou que vai participar também. | Xbox Power
  • FIFA 20 disponível no Vault do EA Access - Boa notícia pra quem assina EA Access, FIFA 20 está disponível no Vault e já pode ser jogado no Xbox One. A última versão do mais popular jogo de futebol do mundo chega ao serviço pouco menos de 8 meses após seu lançamento. Com isso, o catálogo do EA Access no Xbox One está em 81 - lista completa aqui. - Twitter EA
  • How Grounded Does Base Building Right - Grounded é outro jogo da Xbox Game Studios que vai chegar em breve, e a Game Informer segue na cobertura especial mostrando agora como a Obsidian construiu um sistema de construção de bases que faz sentido. É curtinho, uma pílula pra quem quer mais informações sobre o jogo | YouTube Game Informer
  • Inside the journey to bring Halo back to PC - Esse aqui é um artigo bem longo até sobre como está sendo a jornada de levar Halo, essa franquia gigantesca, para o PC. É um agrado e tanto para os fãs, mas uma trabalheira danada para os desenvolvedores, imagina trazer vários em um período tão curto de tempo. Sim, porque embora parte da Master Chief Collection, cada jogo tem suas particularidades e bugs bizarros que aparecem em circunstâncias novas. | PC Gamer
  • The Elder Scrolls VI só depois de Starfield - Respondendo a um usuário no Twitter, Pete Hines (VP da Bethesda), só veremos mais detalhes de The Elder Scrolls VI (anunciado na E3 2019 com um pequeno vídeo teaser) após o lançamento de Starfield, o RPG espacial da empresa anunciado oficialmente em 2018. Como não sabemos praticamente nada de Starfield também, vai demorar... | Twitter Pete Hines
  • The History of Creative Assembly - Em quase três décadas de vida, a Creative Assembly marcou seu nome como especialista em jogos de estratégia (ela que fez Halo Wars 2, por exemplo), além de se aventurar em outros gêneros de vez em quando, como o elogiadíssimo Alien Isolation. Esse documentário explica como um estúdio que começou com uma pessoa só se tornou um dos maiores e mais importantes do Reino Unido. YouTube Noclip
  • Ubisoft Forward será realizada em 12 de julho - A Ubisoft confirmou para 12 de julho o seu evento digital, onde veremos novos jogos, informações sobre títulos. Em um comunicado para investidores, a empresa disse que pretende lançar cinco jogos AAA até o final do atual ano fiscal, que se encerra em março de 2021: Assassin's Creed Valhalla, Watch Dogs: Legion, Gods & Monsters, Rainbow Six Quarantine e mais um ainda não anunciado. | Twitter Ubisoft
  • Warhammer 40,000: Inquisiton – Martyr e Overlord II disponíveis no Games with Gold - Assinantes Xbox Live Gold ou Xbox Game Pass Ultimate podem baixar sem custo adicional dois jogos: Warhammer 40,000: Inquisition - Martyr até o dia 15 de junho e Overlord II até o dia 31 de maio. Já ouvi falar bem desse Overlord II, especialmente pelos toques de humor que ele tem. | PXB
  • Wasteland 3 - Player Choice Matters (Behind the Scenes) - Um bom RPG que se preze precisa ter entre suas características o poder de decisão do jogador interferindo no ambiente à sua volta. Neste vídeo, a inXile explica como Wasteland 3 faz isso e como as decisões que tomamos são importantes por todo o jogo. | YouTube IGN
  • Why You Get Spooked From 4th Wall Breaks | Psych of Play - Esse vídeo eu achei bem legal por abordar uma técnica bastante utilizada no cinema e um pouco menos nos games, que é a "quebra da quarta parede", aquele conceito onde aquilo que estamos vendo é consciente de que está dentro de algo e conversa diretamente com a gente. Tem spoilers de alguns filmes e jogos, com uma lista na descrição caso você não queira ver. | YouTube Daryl Talks Games
  • Xbox Game Pass Quests - novas quests disponíveis - Mais como um lembrete final, as quests semanais estão valendo até esta terça-feira, 19, na parte da manhã eu acho. Então, quem quiser fazer elas tem um tempinho pra conferir. | PXB


.
.
.

E ficamos por aqui, galera. Continuem se cuidando e jogando, se é bom poder contar com videogames no dia a dia normal, imagina agora o quanto esse meio que tanto gostamos pode nos ajudar. Tenham todos um excelente final de semana.

O gif abaixo é um lembrete de que veremos Halo Infinite no evento de julho da Microsoft (Psychonauts 2 também confirmou presença).

tumblr_mczkqltCvD1rk3gouo1_500.gif
 
Última edição:

Edu Barros

#TeamFPS
Fevereiro 16, 2008
12,786
27,401
Ribeirão Preto
  • Inside the journey to bring Halo back to PC - Esse aqui é um artigo bem longo até sobre como está sendo a jornada de levar Halo, essa franquia gigantesca, para o PC. É um agrado e tanto para os fãs, mas uma trabalheira danada para os desenvolvedores, imagina trazer vários em um período tão curto de tempo. Sim, porque embora parte da Master Chief Collection, cada jogo tem suas particularidades e bugs bizarros que aparecem em circunstâncias novas. | PC Gamer
Eu li esse artigo durante a semana. Bem legal e mostra que as coisas não são nem de longe simples como muitos pensam na hora de portar jogos. Isso tb serve pro pessoal valorizar o trabalho que a Microsoft fez e continua fazendo com a retrocompatibilidade. Um detalhe interessante, e que parece que muitos não perceberam, é que a retro do XSX e do PS5 funciona exatamente da mesma forma, os novos SoC já foram concebidos com essa premissa. A grande diferença entre as duas é que a Microsoft já vem trabalhando nisso há anos e parece que a equipe envolvida é bem maior.
 
  • Curtir
Reações: ronabs e User 1422

ronabs

opa
Moderador
Novembro 8, 2010
26,433
75,017
Rio Grande do Sul
Eu li esse artigo durante a semana. Bem legal e mostra que as coisas não são nem de longe simples como muitos pensam na hora de portar jogos. Isso tb serve pro pessoal valorizar o trabalho que a Microsoft fez e continua fazendo com a retrocompatibilidade. Um detalhe interessante, e que parece que muitos não perceberam, é que a retro do XSX e do PS5 funciona exatamente da mesma forma, os novos SoC já foram concebidos com essa premissa. A grande diferença entre as duas é que a Microsoft já vem trabalhando nisso há anos e parece que a equipe envolvida é bem maior. Ou o clássico de
Já faz um tempo que passei a ver essa questão de port com outros olhos, acho que foi quando deram o exemplo de Forza Horizon na retro, que aconteceu um bug louco em que o sistema de colisão simplesmente deixou de funcionar, o carro atravessava montanha, lago, árvore, tudo. É meio comum acontecerem bugs sem muito sentido, tem aquele clássico de Donkey Kong 64 que não funcionava no Nintendo 64 normal, aí tiveram que incluir aquele pack de expansão de memória de 8 MB junto com cada cópia vendida porque não conseguiram descobrir como resolver, aí era mais fácil só meter o acessório junto e azar é do goleiro.

Tem um texto legal sobre como a degradação das armas de Dark Souls 2 era atrelada ao frame rate no Xbox 360/PS3, (30 fps padrão), aí quando portaram pro PC e para a atual geração, conseguiram aumentar para 60 fps, mas aí as armas passaram a se desgastar 2x mais rápido. Já Vanquish ficou mais difícil quando conseguiram fazer funcionar a 60 fps: em 30 fps, o AR (aquela câmera lenta) era ativado depois de receber dano por 6-7 segundos; já correndo a 60 fps, ele ativava em 1-2 segundos.

30 fps
20180618bovscee.gif


60 fps
20180618ivh6kkv.gif


A gente gosta de 60 fps e tal, e eu pensava que era só uma questão de como o jogo vai rodar mesmo, não que sistemas básicos pudessem ser tão prejudicados com uma modificação "simples" dessas. Até por isso, passei a entender o porquê de fazerem tantos updates de desenvolvimento de Halo para PC, tantos testes com usuários antes e tal.
 

Pegazuswarri0R

Te baniram sem você merecer, volte lá e mereça!
PXB Gold
Outubro 19, 2016
8,043
14,292
Araraquara/SP
Rapaz, vou chover no molhado: Mais uma vez parabéns pelo resumão da semana.

Depois de um dia desgastante, ter que sair, supermercado, trabalho e etc eu tinha esquecido como gente de vez em quando é um bicho desgraçado kkkkkkk,
além de toda tensão com essa doença e chegar em casa, pegar um copão de café e ler calmamente esse resumo é muito bom.

De madrugada vou visitar os links que você tem indicado, a cada semana tenho me deparado com coisas novas que nunca tinha imaginado, aumenta bastante a nossa visão de como é esse universo gamer, não somente o jogo em si ou as questões comuns do dia a dia.

Sucesso e se cuida!
 

Edu Barros

#TeamFPS
Fevereiro 16, 2008
12,786
27,401
Ribeirão Preto
Queria poder dar dois likes pro @ronabs. Puta resumo bem feito. E pensar que "profissionais" da mídia especializada não chegam nem perto disso.
Parabéns!
Lembrando que o @ronabs já é um profissional da área da comunicação e o PXB consta na lista de sites internacionais do Windows Central como referência em Xbox no Brasil. Só falta o patrocínio! :eyes:
 

Lightwarrior8

Xbox Gamepass , vê se me dá um tempo....
PXB Gold
Fevereiro 9, 2019
8,764
18,178
Juiz de fora
Incrível mesmo como sempre surge um tópico interessante e que não sabíamos nos resumos semanais.
Pra mim fica o destaque do Disc Elysium que parece incrível , agora legendado e vindo ao xbox.
E também o vídeo sobre o Wasteland 3
Vlw mestre Ronabs
 

Edu Barros

#TeamFPS
Fevereiro 16, 2008
12,786
27,401
Ribeirão Preto
Já faz um tempo que passei a ver essa questão de port com outros olhos, acho que foi quando deram o exemplo de Forza Horizon na retro, que aconteceu um bug louco em que o sistema de colisão simplesmente deixou de funcionar, o carro atravessava montanha, lago, árvore, tudo. É meio comum acontecerem bugs sem muito sentido, tem aquele clássico de Donkey Kong 64 que não funcionava no Nintendo 64 normal, aí tiveram que incluir aquele pack de expansão de memória de 8 MB junto com cada cópia vendida porque não conseguiram descobrir como resolver, aí era mais fácil só meter o acessório junto e azar é do goleiro.

Tem um texto legal sobre como a degradação das armas de Dark Souls 2 era atrelada ao frame rate no Xbox 360/PS3, (30 fps padrão), aí quando portaram pro PC e para a atual geração, conseguiram aumentar para 60 fps, mas aí as armas passaram a se desgastar 2x mais rápido. Já Vanquish ficou mais difícil quando conseguiram fazer funcionar a 60 fps: em 30 fps, o AR (aquela câmera lenta) era ativado depois de receber dano por 6-7 segundos; já correndo a 60 fps, ele ativava em 1-2 segundos.

30 fps
20180618bovscee.gif


60 fps
20180618ivh6kkv.gif


A gente gosta de 60 fps e tal, e eu pensava que era só uma questão de como o jogo vai rodar mesmo, não que sistemas básicos pudessem ser tão prejudicados com uma modificação "simples" dessas. Até por isso, passei a entender o porquê de fazerem tantos updates de desenvolvimento de Halo para PC, tantos testes com usuários antes e tal.
Sobre essa questão dos ports, a DF liberou um vídeo essa semana justamente falando sobre as versões de console de Ion Fury (antigo Ion Maiden, antes do Iron Maiden decidir que o nome era muito parecido :joy: ) e como portar um jogo que roda em uma engine da década de 90 é muito mais complicado do que parece.

 
  • Curtir
Reações: ronabs

ronabs

opa
Moderador
Novembro 8, 2010
26,433
75,017
Rio Grande do Sul
Atualizei o post com os jogos que deixarão o Game Pass no final do mês: #IDARB (console), Brothers: A Tale of Two Sons (console/PC), Hydro Thunder Hurricane (console/PC), Old Man's Journey (console/PC), Opus Magnum (PC) e Stealth Inc 2: A Game of Clones (PC).

Sobre essa questão dos ports, a DF liberou um vídeo essa semana justamente falando sobre as versões de console de Ion Fury (antigo Ion Maiden, antes do Iron Maiden decidir que o nome era muito parecido :joy: ) e como portar um jogo que roda em uma engine da década de 90 é muito mais complicado do que parece.


Tá muito no meu radar esse jogo, as avaliações no Steam são extremamente positivas.
 
  • Curtir
Reações: Edu Barros

Sobre o PXB

  • Desde 2005 nossa comunidade se orgulha de oferecer discussões inteligentes e críticas sobre a plataforma Xbox. Estamos trabalhando todos os dias para garantir que nossa comunidade seja uma das melhores.

Sobre a Comunidade

  • As opiniões expressas neste neste site são da inteira responsabilidade dos autores. Microsoft, Xbox, Xbox Live, os logotipos do Xbox e/ou outros produtos da Microsoft mencionados neste site são marcas comerciais ou registradas da Microsoft Corporation.

Assinatura PXB Gold

+ Navegação sem publicidade

+ Upload de imagens nas postagens do fórum

+ Títulos de avatar personalizados.

 

Assinar com PayPal PagSeguro (cartão ou boleto)