O que esperar da próxima geração de Xbox - 12 TF, RDNA2, ZEN 2, VRS, DirectX Raytracing e mais

Edu Barros

#TeamFPS
Fevereiro 16, 2008
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Ribeirão Preto
Eu vejo da seguinte maneira: todo hardware tem uma limitação. Com isso em mente, o desenvolvedor pode optar por melhorar ainda mais alguns detalhes gráficos ou deixar o jogo menos detalhado rodando a 30 fps. Sabemos que para o público médio (até mais que isso, na verdade) o detalhamento gráfico, a qualidade das texturas e etc chama muito mais atenção que uma taxa de quadros mais alta. Pra mim parece uma escolha óbvia por parte da desenvolvedora.
Concordo.

Continuo achando que o público de consoles prefere resolução e qualidade gráfica ao invés de 60 FPS. O problema é que algumas publicações venderam por aí que na próxima geração não seria mais necessário escolher entre FPS e qualidade gráfica pq os novos consoles seriam muito poderosos. Colt Eastwood foi um que propagou essa besteira sem tamanho.
 
Agosto 30, 2019
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Rio de Janeiro
Eu não acho que pessoas que compram um console e ainda pagam por um jogo sejam tão ignorantes a ponto de não conseguirem diferenciar taxa de frames. Elas podem até não saberem o nome técnico, mas certamente enxergam um maior conforto visual em 60FPS.

Consumidores que não se importam isso estão jogando no celular.

Além disso, sites e fóruns influenciam bastante todos os consumidores, direta ou indiretamente. Se a Microsoft realmente focar em 60FPS será uma grande vantagem comercial contra a Sony, através da influência dos comparativos entre os consoles.
 

RAYMON

XBOX MVP
Administrador
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Volto a repetir: aguardem o anúncio do iPhone em setembro e verão o mundo se ajoelhar sobre as taxas de atualização de quadros por segundo. A Apple será a maior responsável por popularizar esses numeros como algo de alto nível ao colocar as telas de 120hz no telefone mais cobiçado e comprado do planeta.
 

jairopicanco

Guerreiro
Junho 27, 2015
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Manaus
Concordo.

Continuo achando que o público de consoles prefere resolução e qualidade gráfica ao invés de 60 FPS. O problema é que algumas publicações venderam por aí que na próxima geração não seria mais necessário escolher entre FPS e qualidade gráfica pq os novos consoles seriam muito poderosos. Colt Eastwood foi um que propagou essa besteira sem tamanho.
Eu queria o novo Forza Horizon com opção pra 60fps, mesmo em 4k dinâmicos. Acho que dessa vez dá pra oferecer.
Tem o modo 1080p 60fps no Forza Horizon 4, mas eu optei pelo 4k 30fps porque a diferença visual é relevante numa TV 4k.
 
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Lightwarrior8

Xbox Gamepass , vê se me dá um tempo....
PXB Gold
Fevereiro 9, 2019
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Juiz de fora
Uai , muito " fácil" de sobressair sobre esse papinho de 30 fps é melhor para os jogadores. Basta deixar ativado 60 na versão do Xbox , dificilmente alguma desenvolvedora teria essa coragem , mas quem sabe se a MS incentivar isso.
Isso partindo do ponto que não vai prejudicar o restante dos aspectos do jogo...
Ae quero ver continuar com essa historinha.
 

Edu Barros

#TeamFPS
Fevereiro 16, 2008
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Ribeirão Preto
Eu queria o novo Forza Horizon com opção pra 60fps, mesmo em 4k dinâmicos. Acho que dessa vez dá pra oferecer.
Tem o modo 1080p 60fps no Forza Horizon 4, mas eu optei pelo 4k 30fps porque a diferença visual é relevante numa TV 4k.
60 FPS com resolução 4K via upscale ou dinâmica já era perfeitamente possível no Xbox One X, era só uma questão de estabelecer cortes em outras áreas. A sua escolha em FH4 é reflexo da opção da maioria dos jogadores de console.

Não tem jeito, o próximo Forza Horizon vai oferecer 2160p/60 ou 1440p/30 + RT. Adivinhem qual modo os jogadores vão preferir?
 
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CaioNF

Membro da Outer Wilds Ventures
PXB Gold
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60 FPS com resolução 4K via upscale ou dinâmica já era perfeitamente possível no Xbox One X, era só uma questão de estabelecer cortes em outras áreas. A sua escolha em FH4 é reflexo da opção da maioria dos jogadores de console.

Não tem jeito, o próximo Forza Horizon vai oferecer 2160p/60 ou 1440p/30 + RT. Adivinhem qual modo os jogadores vão preferir?
Acho que você colocou as resoluções trocadas, mas deu pra entender e concordo com seu posicionamento.
 
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Rafaelkar

Guerreiro
Outubro 6, 2015
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Acho que você colocou as resoluções trocadas, mas deu pra entender e concordo com seu posicionamento.
Pior que acho que não estão trocadas, RT é um recurso MUITO pesado.

E sinceramente, é um recurso que na grande maioria dos jogos não apresenta uma diferença que justifique essa queda absurda de performance, mas isso já é outro papo.
 
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jairopicanco

Guerreiro
Junho 27, 2015
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60 FPS com resolução 4K via upscale ou dinâmica já era perfeitamente possível no Xbox One X, era só uma questão de estabelecer cortes em outras áreas. A sua escolha em FH4 é reflexo da opção da maioria dos jogadores de console.

Não tem jeito, o próximo Forza Horizon vai oferecer 2160p/60 ou 1440p/30 + RT. Adivinhem qual modo os jogadores vão preferir?
Sim, mas há um salto natural do 1080p pro 4k no que diz respeito a qualidade de imagem. Eu experimentei os 2 modos, e me senti mais confortável no 4k 30fps mesmo. Se eu ainda tivesse uma TV Full HD, seria mais natural eu escolher os 1080p 60fps.

Se bem que, uma vez já melhor estabelecido o 4k como parâmetro técnico no Series X, eles podem oferecer uma fidelidade visual sem precedentes, a ponto de me convencer a novamente optar pelos 4k 30fps em detrimento dos 60fps hehehe
 
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Saci

Heimdall dos Pampas
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Uai , muito " fácil" de sobressair sobre esse papinho de 30 fps é melhor para os jogadores. Basta deixar ativado 60 na versão do Xbox , dificilmente alguma desenvolvedora teria essa coragem , mas quem sabe se a MS incentivar isso.
Isso partindo do ponto que não vai prejudicar o restante dos aspectos do jogo...
Ae quero ver continuar com essa historinha.

Eu li o artigo e o que foi dito ali não foi que 30 fps é melhor para os jogadores.
Ele quis dizer que um jogo do One X que hoje roda em 4k 30 fps consumiria bastante poder pra entregar a mesma coisa em 60 fps. Ele supõe que se todo mundo for pra 60 fps, a gente vai ver menos jogos com uma diferença gráfica significativa da geração atual (bombada), pois vai sobrar pouco poder pra gastar com as melhorias gráficas. A estratégia da Sony, pelo menos, será manter muitos de seus jogos a 30 fps para que possam diferenciar mais drasticamente uma geração da outra graficamente.

Eu não tenho como discordar de um fato que é o seguinte: se você mantém um jogo em 30 frames, dá pra levantar a régua dos efeitos bem mais do que se o alvo for 60 - é uma obviedade; PORÉM, eu creio que a comparação matemática dele em termos de poder entre um One X e um Series X provavelmente não é adequada. Ele inconscientemente usou os TFLOPs da GPU para fazer essa afirmação, embora seja dele mesmo um dos artigos que explica que os TFLOPs das duas gerações não se equivalem. Eu acredito que dá, sim, pra pular um jogo de 30 fps dessa geração para 60 fps e ainda embelezar razoavelmente o jogo. Principalmente por todas as novidades tecnológicas que foram implementadas para facilitar o carregamento de texturas.
 

RAYMON

XBOX MVP
Administrador
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E sinceramente, é um recurso que na grande maioria dos jogos não apresenta uma diferença que justifique essa queda absurda de performance, mas isso já é outro papo.
RT muda uma cena da água pro vinho. Claro que é possível sempre gerenciar o que é ou não é influenciado por ele, mas é como um toque de mágica a adição desse recurso.

Pra mim, by far, é uma das técnicas mais lindas e impressionantes da computação gráfica.
 

Pegazuswarri0R

Te baniram sem você merecer, volte lá e mereça!
PXB Gold
Outubro 19, 2016
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Eu li o artigo e o que foi dito ali não foi que 30 fps é melhor para os jogadores.
Ele quis dizer que um jogo do One X que hoje roda em 4k 30 fps consumiria bastante poder pra entregar a mesma coisa em 60 fps. Ele supõe que se todo mundo for pra 60 fps, a gente vai ver menos jogos com uma diferença gráfica significativa da geração atual (bombada), pois vai sobrar pouco poder pra gastar com as melhorias gráficas. A estratégia da Sony, pelo menos, será manter muitos de seus jogos a 30 fps para que possam diferenciar mais drasticamente uma geração da outra graficamente.

Eu não tenho como discordar de um fato que é o seguinte: se você mantém um jogo em 30 frames, dá pra levantar a régua dos efeitos bem mais do que se o alvo for 60 - é uma obviedade; PORÉM, eu creio que a comparação matemática dele em termos de poder entre um One X e um Series X provavelmente não é adequada. Ele inconscientemente usou os TFLOPs da GPU para fazer essa afirmação, embora seja dele mesmo um dos artigos que explica que os TFLOPs das duas gerações não se equivalem. Eu acredito que dá, sim, pra pular um jogo de 30 fps dessa geração para 60 fps e ainda embelezar razoavelmente o jogo. Principalmente por todas as novidades tecnológicas que foram implementadas para facilitar o carregamento de texturas.
Eu ia levantar essa lebre do comentário deles do TFLOPS que você levantou e o que me espantou é que foram palavras deles mesmos.

Não quero ficar caindo naquela velha máxima do console war, embora aqui fica fácil cair nela, mas ficou muito estranho e dá muita margem pra narrativa do controle de dano$$$$.

Vamos aguardar e conferir com a mão na 'massa'!
 

Edu Barros

#TeamFPS
Fevereiro 16, 2008
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Eu acho que, se os devs em geral costumam priorizar 30 FPS e maior qualidade gráfica nos jogos de consoles, é pq eles devem ter alguma estatística que aponte para uma preferência dos jogadores, já que não há qualquer limitação de hardware que os impeça de rodar todos os jogos a 60 FPS. Mesmo assim, como o @Rafael Marques e o @jairopicanco já comentaram várias vezes, o ideal seria sempre poder escolher qual modo mais nos agrada.

Vou montar uma enquete pra ver qual é a preferência do pessoal aqui do PXB.
 

Saci

Heimdall dos Pampas
Moderador
Abril 11, 2007
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Eu acredito que dá, sim, pra pular um jogo de 30 fps dessa geração para 60 fps e ainda embelezar razoavelmente o jogo. Principalmente por todas as novidades tecnológicas que foram implementadas para facilitar o carregamento de texturas.
Eu ia levantar essa lebre do comentário deles do TFLOPS que você levantou e o que me espantou é que foram palavras deles mesmos.

Tem um porém. Você pega um jogo cross-gen como o AC Valhalla; se o código do jogo for extremamente reaproveitado no Series X, acrescentando apenas melhorias parciais, possivelmente o que o R. Ledbetter do Digital Foundry comentou vai fazer sentido, porque o jogo não terá uma atualização estrutural significativa para aproveitar todos os recursos da próxima geração. Pelo que vazou do devkit do Xbox esses dias, somente na atualização de junho desse ano (mês passado, portanto) é que dava pra finalizar um jogo utilizando o devkit do Scarlett. E ainda tem MUITO bug pra exterminar, conforme relatos de quem viu os documentos. Aquele modo de funcionamento da CPU que usa 16 threads, por exemplo, não estava habilitado ainda.
Dito isso, eu não espero as melhores performances dos jogos do Series X que forem lançados até o primeiro semestre do ano que vem. Como ocorre em toda mudança de geração, a gente vai ver uma evolução bacana a medida que os devs tiverem mais tempo para experimentar com o novo hardware. Em jogos que já estão na reta final, as publishers não vão deixar postergar mais o lançamento, especialmente por uma base instalada pequena.
 

Rafaelkar

Guerreiro
Outubro 6, 2015
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Eu acho que, se os devs em geral costumam priorizar 30 FPS e maior qualidade gráfica nos jogos de consoles, é pq eles devem ter alguma estatística que aponte para uma preferência dos jogadores
Eu não sei até que ponto os 30fps são uma preferência também. Quer dizer, eu não vejo usuários cobrando desenvolvedoras para que games a 60fps se tornem 30fps, como acontece o contrário.

Gears 4 é um jogo que roda a 30fps na versão "padrão", com gráficos em 4K nativos na Xbox One X, e um modo performance em 60fps. Já Gears 5, que é um jogo bastante parecido em termos de estrutura geral, roda a 60fps em todos os modos, sem exceção. Eu não vi, nem aqui nem nos fóruns lá fora, alguém pedindo pela volta dos 30fps para que os gráficos fossem ainda mais aprimorados. Vi, na verdade, um aplauso generalizado e em uníssono pelos 60fps de quem ainda se importa com questões técnicas.

E exemplo como Gears 5 não faltam. RAGE 2 foi outro game que não possui modo 30fps e roda em 1080p tanto na PS4 Pro quanto na Xbox One X, ao contrário das versões base, e foi muito aplaudido. Acredito que se tivessem extinto o modo 30fps de Forza Horizon, assim como extinguiram o de Gears, e colocassem uma resolução dinâmica + 60fps, ninguém ligaria ou reclamaria como (aparentemente) não reclamaram de outros games.

O jogador casual de fato vai jogar o que estiver ali disponível, não sei se ele tem tanta preferência se é 30fps ou 60fps.
 

Edu Barros

#TeamFPS
Fevereiro 16, 2008
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Ribeirão Preto
O jogador casual de fato vai jogar o que estiver ali disponível, não sei se ele tem tanta preferência se é 30fps ou 60fps.
Acho que esse é o ponto principal mesmo. O que pode acontecer é o que o @Saci comentou, em jogos onde a jogabilidade não é tão impactada pelo framerate, os devs podem acabar preferindo rodar a 30 FPS para poder reservar mais recursos para a qualidade visual.
 

Samuel DW

Jogador
PXB Gold
Maio 25, 2008
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Irlanda
O jogador casual de fato vai jogar o que estiver ali disponível, não sei se ele tem tanta preferência se é 30fps ou 60fps.

O jogador casual nao vai ter ideia se é 30 ou 60, mas se o game for 30, o casual vai ver um jogo mais 'bonito' no youtube.

Mas nao vejo por que as devs nao poderiam sempre colocar um modo perfomance pra quem preferir e marketear o o jogo com as imagems geradas a 30fps
 

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