Resumo Resumo da Semana Xbox #127 - 4 a 8 de janeiro/21

ronabs

opa
Moderador
Novembro 8, 2010
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Rio Grande do Sul
E aí, pessoal.

Depois de duas semanas de folga, voltamos com o resumo da semana, aquele compilado legal de notícias de Xbox para relembrarmos ou até aprofundarmos, em detalhes, alguns dos assuntos que marcaram esta primeira semana de janeiro.
Tivemos nodas adições para o Xbox Game Pass; um artigo espetacular sobre a história do surgimento do Xbox (que completa 20 anos em novembro); uma análise sobre o que representou (mesmo) 2020 para o Xbox e como o ano foi importante para a próxima década; mais detalhes sobre The Medium, que lança no final do mês; onde o Xbox pode melhorar ainda mais em 2021; uma pesquisa da Microsoft sobre a satisfação da galera com o Series X e também sobre funcionalidades da concorrência; o motivo do Xbox ainda utilizar pilhas em seus controles tradicionais; uma atualização sobre o Xbox Game Pass Quests e Microsoft Rewards, com direito a atividade que tende até 10.000 pontos; o Deals with Gold, com ofertas legais até segunda-feira; os lançamentos desta e da próxima semana; e alguns links recomendados sobre Xbox e videogames no geral.

Boa leitura.

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EFOOTBALL PES 2021 E INJUSTICE 2 DISPONÍVEIS NO XBOX GAME PASS
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Depois de algumas semanas sem muitas novidades para o Xbox Game Pass em termos de notícias, já que boa parte do povo estava de recesso descansando e aproveitando o final de ano, a Microsoft voltou a movimentar nosso tão querido serviço de jogos, com sete novos títulos que já estão disponíveis ou que serão adicionados até o dia 14 de janeiro. Os disponíveis são: eFootball PES 2021 (console) é o mais recente título de futebol da Konami, ainda bastante popular no Brasil e que chega pouco tempo depois que PES 2020 foi removido do catálogo, tomara que se torne um padrão ter o jogo mais atualizado no Game Pass; Injustice 2 (console/PC) é um dos principais jogos de luta da atualidade, feito pela NetherRealm (Mortal Kombat), e que continua a história de Gods Among Us; e The Little Acre (console), um simpático adventure que se passa na Irlanda dos anos 50. Já para a próxima semana, teremos as seguintes adições: Neoverse (PC), Torchlight III (console), What Remains of Edith Finch (PC) e YIIK: A Postmodern RPG (PC). Ainda sobre a esta semana, era pra ter sido lançado Killer Queen Black no dia 5, mas a desenvolvedora adiou o jogo com uma janela prevista ainda no primeiro trimestre deste ano, para dar uma polida no jogo e chegar a um melhor resultado final. Para o restante do mês, é bem possível que tenhamos algumas novidades mais pra frente, além dos já anunciados lançamentos de Cyber Shadow (26, console/PC), Projekt Winter (26, console/PC), The Medium (28, console/PC - lembrando que, nos consoles, apenas no Xbox Series X|S) e Yakuza Remastered Collection (28, console/PC) - neste pacote, estão inclusas as versões remasterizadas de Yakuka 3, Yakuza 4 e Yakuza 5. Por outro lado, temos também as datas confirmadas das próximas remoções, todas elas em 15 de janeiro: FTL: Faster Than Light (PC), My Friend Pedro (console/PC), Sword Art Online: Fatal Bullet (console), Tekken 7 (console).

Ah, uma outra coisinha: pra quem está interessado nos títulos de Final Fantasy que ainda faltam entrar no catálogo, jogos anunciados lá na XO19 e que começaram a ser adicionados em 2020 - esses: Final Fantasy X HD Remaster, Final Fantasy X-2 HD Remaster, Final Fantasy XII The Zodiac Age, Final Fantasy XIII, Final Fantasy XIII-2 e Lightning Returns: Final Fantasy XIII -, um representante da Microsoft informou que eles seguirão sendo adicionados em 2021 e além, ou seja, é bem possível que nem todos sejam incluídos ainda neste ano. Pra saber tudo sobre o Xbox Game Pass, o que vai entrar no catálogo, o que vai sair e até pra compartilhar suas percepções sobre os jogos com o pessoal, acesse nossos tópicos oficias do serviço: Xbox Game Pass/console e Xbox Game Pass/PC.
(Xbox Wire)

A HISTÓRIA CONTADA DE UM IMPÉRIO AMERICANO DE VIDEOGAMES
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Em 2021, mais especificamente, em 15 de novembro de 2021, a marca Xbox completará 21 anos de existência - na verdade, é um pouquinho mais, porque anunciaram oficialmente na GDC de 2000, mas essa foi a data de lançamento do primeiro console da Microsoft. Aproveitando esta data comemorativa, a jornalista Dina Bass, da Bloomberg, fez um extenso artigo contando um pouco mais sobre a história da marca, com entrevistas e declarações de pessoas importantes e que fizeram parte de todos os acontecimentos, como Ed Fries, Howard Lincoln (Nintendo), J Allard, Jennifer Booth, John Riccitiello, Kevin Bachus, Marty O'Donnell, Peter Moore, Rick Thompson, Robbie Bach, Seamus Blackley, Steve Ballmer, Todd Howard (Bethesda), Tomonobu Itagaki (Dead or Alive) e muitos outros. São centenas de declarações, vou abordar bem por cima em alguns tópicos abaixo, mas recomendo muito a leitura completa. O artigo está todo em inglês, mas nada que um Google Tradutor não ajude. Pra quem curte a história do Xbox, tem um prato cheio - e, se quiserem saber mais sobre o assunto, o livro "Game of X V1. Xbox", de Rusel DeMaria, é excelente e trata desses e muitos outros assuntos sobre a criação do Xbox.
  • O surgimento da ideia - Quando Seamus Blackley estava voltando de uma visita à sua namorada, em Boston, ele começou a pensar sobre a Sony, que havia recém anunciado o PS2 e divulgado que rodaria o sistema Linux, sendo um competidor aos PCs. Para Kevin Bachus, diretor de relações com third parties, o que chamou a atenção da Microsoft foi a Sony falar que "o PlayStation 2 vai redefinir o mundo dos computadores". Nesta mesma época, 47 executivos estavam em um retiro anual e, em uma das dinâmicas, a ideia que originou o Xbox começou a tomar forma: a Microsoft poderia explorar o mercado e como entrar nele. Steve Ballmer, que era presidente e depois se tornou CEO, comprou muito a ideia da Sonu de colocar 3-4 PlayStations na casa da galera, sem nenhum computador, e óbvio, achou que isso não era nada legal. As equipes começaram a trabalhar separadas, cada uma fazendo seu projeto e buscando a melhor abordagem, uma com Seamus/Bachus, chamada DirectX, e outra que havia trabalhado no 3DO. O projeto desse segundo grupo era um console tradicional: hardware, software, tudo customizado. O DirectX apresentou, basicamente, um PC, em um formato diferente - e levou.
  • O Massacre do Dia dos Namorados - Essa história é fantástica. No Valentine's Day, às 16h, nove funcionários que trabalhavam no Xbox tiveram uma reunião com Bill Gates e Steve Ballmer. Robbie Bach (que viria a ser head de Xbox) estava empolgadaço, mas, nas palavras de Ed Fries (head de jogos first party), esqueceram de "pre-disaster" , ou seja, deixar no ar antes da reunião que havia algum problema e que eles resolveriam antes da reunião, mas isso não aconteceu. Gates chegou uns 20 minutos atrasado, dizendo que eles estavam estragando o Windows, e, referindo-se ao projeto do Xbox, que "isso é um insulto a tudo o que eu conquistei nessa companhia". Todo mundo se virou ao J Allard (diretor geral), um cara de 30 anos que estava há 10 na Microsoft e havia lançado vários produtos, e que, além disso, sabia falar nesse tipo de situação - e nada saía da boca dele. Nas palavras de Fries, ele estava "com um olhar de veado na frente do farol". Bill Gates estava gritando com todo mundo, aí Ballmer (que, nessa reunião, já era CEO) começou a olhar a análise financeira e pensar com ele mesmo: "sou CEO há um mês, então, tenho que estar em um modo diferente. Tipo, OK, a decisão é minha, não do Bill". às 19h, Fries estava preocupado que a coisa não andava e eles estavam perdendo as reservas de jantares com suas esposas, estando em problema tanto no trabalho quanto em casa (kkkk). Conversa vai, conversa vem, até que um VP fala "what about Sony?". Todo mundo para, Bill repete "what about Sony?", depois Ballmer, "what about Sony?". Aí, Bill Gates fala "eu acho que temos que fazer", aí Gates e Ballmer falam coisas como "vamos aprovar este plano que vocês nos apresentaram. Vamos dar a vocês tudo o que vocês querem. Vocês querem $500 milhões de marketing. Vocês querem ir pra um prédio diferente pra que as pessoas deixem vocês em paz." Em cinco minutos, a coisa se resolveu, a reunião acabou e o Xbox foi ganhou luz verde enqunato projeto dentro da Microsoft. Nas palavras de Fries, "essa foi a reunião mais estranha que já tive em meus 15 anos de empresa". Essa história também é contada em uma excelente entrevista do IGN Unfiltered com Ed Fries.
  • Quem são vocês - Com os planos aprovados, eles precisavam de jogos, e eles foram atrás de gente experiente para conseguir firmar parcerias. Uma das reuniões foi com a EA, que disse à Microsoft que a empresa tinha o costume de colocar o pé na água e, se as coisas não funcionassem, eles tiravam e fingiam que isso nunca aconteceu. Se eles fizessem uma parceria com a EA e, depois de algum tempo, saíssem do mercado, a EA ficaria sem ter onde vender seus jogos e quebraria. Bachus comenta que uma dica boa veio de Jennifer Booth, que trabalhou no lançamento do PlayStation: bifurque sua mensagem, fale sobre tecnologia, conquiste os desenvolvedores, depois fale sobre o negócio em si. Todd Howard (produtor e designer na Bethesda e líder de projeto de TES III: Morrowind) não estava tão convencido no início, após ver o console pela primeira vez na GDC 2000, mas quando começaram a mostrar o equipamento, eles entraram de cabeça: "o disco rígido e a memória faziam muita diferença no que poderíamos fazer. Foi um salto muito grande do PlayStation 2", que já estava no mercado há quase um ano. Com a Tecmo, por exemplo, conseguiram um novo Dead or Alive exclusivo.
  • Tentativas de aquisições - A Microsoft tentou comprar várias empresas grandes no início da vida do Xbox. A primeira foi a EA, que disse "não, obrigado". A segunda foi a Nintendo (é). A galera viajou para o Japão para apresentar a proposta e, nas palavras de Bachus, "eles só riram da nossa cara. Tipo, pense em uma hora de alguém só rindo de você. Foi mais ou menos desse jeito que a reunião andou". Antes do Xbox ser aprovado, eles até conversaram com a Nintendo sobre uma parceria, onde a Microsoft seria responsável pela parte de hardware e eles de software, mas eles também negaram. Uma que quase foi comprada foi a Square. Em novembro de 1999, eles foram para o Japão com uma carta de intenção de compra e estavam até acordados de que iriam vender, até que, no outro dia, na hora de assinar, um dos diretores disse que um cara do financeiro queria falar uma coisinha, e a coisinha foi "a Square não pode prosseguir com esse acordo porque o preço é muito baixo". Basicamente, queriam mais dinheiro, se não me engano, era $1.5 bilhão por 50% da empresa na época. Já com a Bungie, a história foi diferente. Peter Tamte (VP executivo da Bungie) ligou para Fries alguns meses após aquela reunião do Valentine's Day pra dizer que a empresa estava com problemas financeiros, já em conversas com a Take-Two. Nessa época, Fries estava louco correndo atrás de conteúdo para o Xbox. Marty O'Donnell (compositor na Bungie) lembra que estavam fazendo o jogo para o Mac, aí viram que o PS2 saiu, começaram a ouvir rumores do Xbox e pensarem "como colocamos esse jogo nos consoles?", mas sempre falavam "bom, talvez depois que lançarmos no PC". Muita gente também duvidou da eficiência dessa aquisição, afinal, a Bungie era uma desenvolvedora de jogos pra PC e "jogos fps não se dão bem em consoles" (a história mostrou justamente o contrário). Em 2000, o acordo estava finalizado e toda a empresa se mudou para um escritório em Redmond. Halo teve muita desconfiança, e nas palavras de Aaron Greenberg (head de planejamento), Halo nem aparecia entre as melhores previsões da equipe em pesquisas de mercado e projeções.
  • Criando o Xbox - O protótipo apresentado por Bill Gates na GDC 2000, um grande X prateado, era lindo, mas nada prático, e eles precisavam transformar aquilo em um produto para o consumidor. Eles pegaram um PS2 e desmontaram o console pra ver como ele era montado, onde cada peça ia - nas palavras de Bach, "nós tínhamos feito bonecos de pelúcia, mouse e teclados e designs de referência, mas nunca projetamos algo parecido". Foi preciso contar cada parafuso pra poder saber, mais ou menos, quanto sairia essa brincadeira toda. Michael Marks (CEO da Flextronics) disse que "eles foram muito transparentes sobre o fato de que eles não sabiam o que estavam fazendo" - mas, mesmo assim, a empresa abriu uma fábrica especial para o Xbox em Guadalajara. A primeira versão do hardware tinha uma taxa de falha de 20% a 25%, mas eles foram aprimorando até chegar a um resultado final aceitável. Um ponto princila foi a Xbox Live, que não seria lançada até 2002, mas o Xbox tinha que ser lançado já com tudo pronto para ela, e eles não sabiam se colocavam um modem rápido ou um daqueles de 56k. Em grupos focais, Boyd Multerer (gerente de desenvolvimento da Xbox Live) comenta que falavam com jogadores e eles diziam "eu convido meus amigos, eles trazem algumas cervejas, sentamos no sofá e jogamos FIFA ou futebol americano", não expressando nenhuma vontade de jogar online. Mas Peter Moore (presidente e COO da Sega America) acreditava que a capacidade online do Xbox seria crucial para o sucesso do produto. A Xbox Live também possibilitava às desenvolvedoras venderem conteúdos extras para os jogos.
  • A grande revelação - O Xbox foi apresentado oficialmente, como produto, em 6 de janeiro de 2001, na CES de Las Vegas, com Bill Gates e The Rock. Cindy Dickey (gerente de promoção nacional) comenta que, em levantamentos, gamers eram muito associados a fast food e WWE, aí alguém sugeriu "será que conseguimos levar alguns lutadores no palco?", e outro cara respondeu "não precisamos de alguns. Só precisamos do The Rock". Para Phil Spencer (head da unidade de software para crianças), o adjetivo que as pessoas iriam relacionar ao Xbox era: poderoso. Alguns meses antes do lançamento, ainda ocorreram os ataques de 11 de setembro, então, viajar para Guadalajara pra acompanhar a produção era impossível, e eles precisavam trazer produtos de lá pela fronteira, que estava bem restrita na época, dificultando bastante a coisa e colocando mais estresse no processo inteiro.
  • O lançamento - Em 15 de novembro de 2001, o console foi lançado nos Estados Unidos, com um Bill Gates bem empolgado, aparecendo no lançamento em uma Toys R Us da Times Square. Imagina ir comprar lá seu Xbox e ver Bill Gates entregando o console pra ti! E, contrariando expectativas, ficou claro que Halo seria o grande chamariz do console: eles não haviam criado uma cópia do PS2, mas sim algo que abriria um novo mercado, algo entre Mario e jogos de PC. Alex Seropian (co-fundador e CEO da Bungie) nunca pensou que chegariam a vender 10 milhões de cópias - ele até comenta de uma vez onde um assistente do Tom Cruise ligou pra que alguém pudesse ajudar o Tom Cruise a passar de uma fase. Nos meses que se passaram, Bach disse que ficou claro que eles perderiam bastante dinheiro, alguns bilhões com isso: quanto mais vendiam, maior era o prejuízo. Mas, no longo prazo, a coisa se pagou, pois naquela época, eles estavam não só lançando um produto, mas estruturando um negócio. Para Bill Gates, "uma das coisas favoritas da Microsoft - e algo que eu amo fazer até hoje - é explorar ideias grandes e novas que pareçam impossíveis para outras pessoas. Nós construímos toda uma companhia em torno disso. O início do Xbox foi um bom exemplo - com um grupo de pessoas que sabia que videogames seriam um grande mercado, e acreditavam que a Microsoft tinha um papel a desempenhar, mesmo que isso significasse começar algo completamente novo".
(Bloomberg)

2020 PARA O XBOX FOI MENOS SOBRE O ANO E MAIS SOBRE A PRÓXIMA DÉCADA
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O ano de 2020 ficou para trás, mas muitas coisas que vivemos durante o ano passado serão sentidas e irão reverberar nos próximos. Isso porque, analisando a marca Xbox em janeiro e dezembro, é perceptível o quanto ela mudou: Series X|S lançados, Game Pass consolidado, streaming de jogos também disponibilizado em alguns países, aquisição da Bethesda, até alguns eventos próprios durante o ano. Por tudo isso, 2020 foi como uma mola que prepara para o impulso. A apresentação de Halo Infinite, e as críticas da recepção, também influenciaram o desenvolvimento do jogo, que teve uma mudança de cadeiras na 343i e seu adiamento, mirando um lançamento mais redondo em 2021. Além disso, o anúncio de que o multiplayer de Infinite será free to play é uma amostra de que a empresa está atenta aos modelos de negócios que fazem sucesso no mercado e a evolução dos shooters em si, que estão apostando cada vez mais em diminuir o preço de entrada e até evitando o lançamento de sequências numeradas para evitar a quebra da comunidade, construindo uma base de usuários ativa mais perene. Já na parte single player de Infinite, bom, temos o exemplo recente de Cyberpunk 2077 para provar que um jogo não tão bem otimizado pode arranhar a imagem de qualquer um (mesmo que venda milhões em questão de dias), porque o prejuízo maior é para a desenvolvedora, que perde confiança dos consumidores - e isso é algo que a 343 Industries não tem mais margem pra perder. Além disso, a pandemia afetou todo mundo de maneira geral, freando alguns planos que a empresa tinha. Em 2021, apesar da pandemia ainda estar fora de controle, o cenário é mais promissor, com a chegada de grandes lançamentos, a ampliação do streaming de jogos do Xbox Game Pass para dispositivos iOs e PCs, além de possíveis novas parcerias para o Xbox Game Pass.

Somado a isso, temos a estruturação de um verdadeiro colosso de estúdios first party, que vai se tornar a maior publisher first party quando a ZeniMax/Bethesda for absorvida em definitivo - se é que já não são a maior atualmente, não sei. Phil Spencer e outros executivos do Xbox já comentaram que a Bethesda é fundamental para a estratégia de futuro do Xbox, seja lá como eles vão lidar com a situação toda (em termos de jogos exclusivos permanentes ou temporários). Como a negociação tem previsão de ser concluída ainda nos primeiros meses de 2021, deveremos ter novidades em breve. Relembrando ainda o acordo com a EA para a inclusão do EA Play entre os benefícios do Xbox Game Pass Ultimate, que inseriu mais de 80 jogos aos assinantes sem custo adicional. Quando olhamos tudo isso de cima, com uma visão geral, não tem como dizer que 2020 foi um ano ruim. Ficou aquém do que muita gente esperava, principalmente por ter o lançamento do Series X|S como um grande chamariz, mas é inegável que, analisando o quadro geral, muita coisa foi feita, coisas estas que serão sentidas logo ali na frente. Aos fãs de Xbox, a terceira década da marca tem tudo pra ser a melhor da sua história, não só em termos de resultados financeiros, mas também de relevância e, claro, jogos.
(Escapist)

THE MEDIUM - BLOOBER TEAM FALA SOBRE EXCLUSIVIDADE, RAY TRACING E MAIS
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Apesar de não ser um estúdio first party, a Bloober Team tem uma relação bem próxima da Microsoft, lançando Blair Witch primeiro nos consoles Xbox e direto no Xbox Game Pass em 2019, e repetindo a dose em 2021 com The Medium, um dos primeiros jogos exclusivos next-gen do Series X|S e que também estará no Xbox Game Pass no dia do lançamento. The Medium é um jogo de terror psicológico que tem como destaque o gameplay em duas realidades, ou seja, controlamos a mesma personagem em duas realidades distintas mas que são complementares e que devem ser utilizadas em conjunto para avançar na história. Comparado aos outros jogos do estúdio (Observer, Layers of Fear e Blair Witch), The Medium tem bastante foco em sua narrativa, tendo este elemento intrinsecamente ligado às mecânicas do jogo, criando uma experiência mais coesa aos jogadores. Somado a isso, a questão das duas realidades permite aos designers criarem novas oportunidades de gameplay, graças a resolução dos puzzles e os novos caminhos que eles abrem. O jogo terá, sim, combate, utilizando os poderes da personagem, mas não é o foco, já que o objetivo é envolver os jogadores em seus mistérios junto com Marianne, a personagem principal. Para a Bloober Team, as partes de ação serão, majoritariamente, sobre a sobrevivência, tipo em jogos como Amnesia ao invés de algo na linha de Resident Evil, com os poderes da personagem sendo utilizados para sua defesa e fuga.

Sobre a parte técnica, a Bloober confirmou que teremos ray tracing em dois modos: Performance, com reflexos e ambient oclusion (técnica que calcula o quão exposto os objetos estão a luz, para criar sombras mais realistas) em todos os locais possíveis (quando apenas um mundo estiver sendo renderizado), e Quality Mode, que tem reflexos, ambient oclusion, hybrid translucent (para objetos translúcidos) e sombras em todo o jogo. Falando sobre a escolha do Xbox Series X|S, eles comentam que fizeram isso por três motivos: uma consequência da boa relação com a Microsoft, o hardware que eles precisavam para materializar sua visão, e os processos de desenvolvimento alinhados aos planos da Microsoft para esta geração. The Medium será lançado no Xbox Series X|S de forma exclusiva nos consoles, no dia 28 de janeiro, direto no Xbox Game Pass (no Windows 10 também). Ah, e pra quem quer ver um pouco do jogo em ação, foi divulgado um vídeo de 14 minutos com gameplay em 4K.
(Wccftech)

LISTA DE MELHORIAS - ONDE O XBOX PODE MELHORAR AINDA MAIS
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Com tudo o que a Microsoft tem feito nos últimos anos, pode parecer encheção de saco ficar falando sobre pontos onde a marca Xbox pode melhorar ainda mais. Por outro lado, esta é uma das formas que fazem a marca avançar e buscar melhorar, afinal, se todo mundo estivesse 100% satisfeito, não precisariam fazer mais nada e tudo ficaria estagnado. O Windows Central reuniu alguns pontos onde a Microsoft pode melhorar, deixando a experiência com o console e a marca muito mais completas.
  • Localização - quem acompanha um pouco o Jez Corden sabe como ele bate nessa tecla há bastante tempo. Aqui no Brasil, até nem sofremos tanto, mas em muitos países, a falta de localização é um impeditivo para os consumidores utilizarem a loja, além de não fornecer opções de, por exemplo, filtrar os jogos que possuem localização em determinados idiomas - tipo, encontrar jogos dublados ou legendados em português, onde muitas vezes não tem como saber essas informações antes da compra apenas pela loja.
  • Aplicativo Xbox e compartilhamento - no final do ano, o aplicativo do Xbox para mobile foi atualizado e se aproximou da linha visual do Xbox Game Pass, porém, perdeu diversas funcionalidades, como procurar por jogos na loja, ver conquistas, resgatar códigos, entre outras coisas. Além disso, o Upload Studio foi perdendo utilidade ao longo dos anos, e nem é mais pré-instalado nos consoles. O compartilhamento de imagens e vídeos nunca foi tão benéfico para os jogos, ampliando seu alcance orgânico, então é bom fortalecer esses movimentos.
  • Melhorar o Project xCloud - O xCloud é a arma nada secreta da Microsoft pra expandir a marca Xbox além do console, que de certa forma, não tem muito mais pra onde ir (falando do mercado de consoles em geral, no sentido de novos consumidores). Com isso, seria legal dar um up nos servidores, para alcançar resoluções maiores (hoje, o serviço roda em chapas do Xbox One S), com HDDs ainda, e até está nos planos da Microsoft dar uma melhorada para o hardware do Series X em algum momento.
  • Consertar o Quick Resume no Series X|S - Felizmente, ainda não tive problemas com essa funcionalidade, mas vejo bastante gente tendo um probleminha aqui, outro ali, já que muitos jogos ainda não são suportados, e às vezes, alguns que até funcionam são removidos e fecham completamente sem aviso prévio.
  • Reabastecer os estoques de Series X|S - Jura? Desde que foram lançados, ambos os consoles tem voado das prateleiras e sites em quase todos os lugares, mas existe uma barreira física que impede a produção de mais chips e componentes no momento. Spencer, recentemente, comentou no podcast do Major Nelson que conversou com Lisa Su (AMD) pra ver o que eles poderiam fazer pra produzir mais chips.
  • Melhorar as conquistas - As conquistas foram, lá atrás, pioneiras e diferenciais para o Xbox 360, e se tornou padrão hoje em dia em quase todas as plataformas. Nos últimos anos, a única adição da Microsoft foi a inclusão daquela conquista "rara", com um diamante e um barulhinho diferente na hora que libera. O Jez cita o modelo dos troféus da PSN, envolvendo a platina, separação de jogos/DLCs, recompensas, entre outros. E até lembro da Microsoft falando um tempo atrás que estava trabalhando em mudanças nesse sistema, mas não tivemos novidades até o momento.
  • Expansão da retrocompatibilidade - A iniciativa da retrocompatibilidade é um dos pilares do Xbox e, embora centenas de jogos do Xbox e Xbox 360 estejam disponíveis no Xbox One e Series X|S (612, pra ser mais exato), muitos jogos famosos ficaram de fora. Seria legal ver mais títulos antigos compatíveis com os novos consoles, ainda mais agora que eles possuem diversas melhorias automáticas, como loadings, resolução e até auto HDR.
(Windows Central)

MICROSOFT FAZ PESQUISA SOBRE SATISFAÇÃO DE CONSUMIDORES E DUALSENSE
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Com os novos consoles lançados há quase dois meses, é natural que as empresas passem a dar uma analisada no que o outro lado está fazendo de bom, afinal, é preciso evoluir sempre, concorrência é top e quem ganha com isso somos nós, jogadores. Um dos pontos onde o Xbox Series X|S perdeu alguns pontos em análises da mídia, e até de jogadores, foi em seu controle, bastante similar ao do Xbox One, apesar de ter uma pegada e responsividade bem melhores. Pra muita gente, faltou um "plus a mais" além da inclusão de um botão "share", pra facilitar o compartilhamento de capturas de tela e vídeo. Por outro lado, o DualSense do PS5 tem sido elogiado por suas funcionalidades, como um haptic feedback mais trabalhado e, especialmente, os addaptive triggers, gatilhos que se adaptam ao que está acontecendo na tela para oferecer diferentes sensações - por exemplo, ficar mais duro ao caminhar sobre areia e mais leves ao deslizar sobre o gelo. No fim das contas, a definição de "melhor controle" é extremamente pessoal e conta com muitas questões subjetivas, mas a Microsoft percebeu o movimento da Sony e, agora, quer saber o que os usuários de Xbox pensam sobre isso. Em uma pesquisa enviada a alguns usuários, a Microsoft questiona como está a satisfação da galera com o Xbox Series X|S, se consideram que o console tem uma alta qualidade, se é desejável ou se parece "next-gen", entre outras coisas, naquela escala de concordo/discordo totalmente. Mas uma pergunta é bem específica: "estou ciente das funcionalidades dos controles PlayStation e gostaria que estivessem no controle que acompanha o console". Buscar inspirações em controles concorrentes não é novidade no mundo dos videogames, muita gente se inspirou no N64 com o analógico e rumble, no GameCube e Xbox para os analógicos não lineares, no Wii para sensor de movimento, entre muitos outros exemplos. E nem sempre esse tipo de pesquisa significa que algo vai, efetivamente, acontecer, mas é bom para mostrar como as empresas estão sempre de olho no que acontece no mercado, porque ninguém quer ficar pra trás.
(TechRadar)

CONTROLE DE XBOX UTILIZA PILHAS PARA DAR OPÇÕES AOS JOGADORES
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Ahh, aquela velha discussão se é melhor ter um controle com pilhas ou com bateria. Essa é uma questão que divide um pouco a comunidade, pois cada um tem suas preferências, e a gente sabe que gosto não se discute. Recentemente, um novo capítulo dessa história aconteceu quando Luke Anderson, gerente de marketing da Duracell no Reino Unido, comentou em uma entrevista que "sempre houve esta parceria da Duracell com o Xbox, é um acordo duradouro que a Duracell e a Microsoft possuem. O acordo é para o fornecimento de baterias inclusas para a alimentação de energia dos consoles e também a bateria dos controles. Então, esse acordo existe já há algum tempo e acredito que vai durar mais um tanto". Estas declarações resultaram em artigos afirmando que, com isso, a Microsoft estaria presa contratualmente à Duracel e que, apenas por causa disso, os controles dos consoles Xbox ainda utilizam pilhas. Alguns dias depois, um representante da Microsoft comentou que "nós oferecemos intencionalmente aos consumidores a opção para sua solução de bateria para nossos controles Xbox. Isso inclui o uso de pilhas AA de qualquer marca, uma bateria recarregável, soluções de carregamento de nossos parceiros, ou um cabo USB-C, que pode carregar o controle quando está plugado em um console ou PC". Deixar claro que podem ser utilizadas baterias de "qualquer marca" é um claro indício de que não existe um acordo nocivo para a Microsoft. E, no final do ano passado, Jason Ronald até tinha comentado que, quando conversavam com jogadores, essa questão de pilha x bateria era bem polarizada, e com o formato atual, eles tinham uma maneira de agradar ambas as partes.

Particularmente, eu acredito que também existe aí um grande fator financeiro envolvido, já que não incluir uma bateria interna reduz os custos de produção do controle, porém esse desconto não é repassado ao consumidor, já que o controle segue os tradicionais $60. Pensando em quantas dezenas de milhões de controles são vendidos a cada geração, no fim das contas, temos aí algumas centenas de milhões de dólares economizados pela Microsoft. E, além disso, a empresa vende a sua própria solução de bateria à parte, por $25 (sei que existem produtos de terceiros mais baratos, mas esse é o preço oficial dela), fazendo assim com que o kit completo oficial de controle + bateria do Xbox saia por nada mais, nada menos que $85 - 42% mais caro do que a proposta concorrente nesta geração. Ainda sonho com o dia que a Microsoft vai oferecer opções de verdade e mandar um controle com bateria interna removível, aí quem gosta de bateria recarrega com o cabo (sem precisar pagar um preço extra por isso) e quem prefere pilhas pode tirar ela e comprar dois pares recarregáveis, deixando um sempre pronto para uso - dificilmente mandariam com bateria interna removível + pilhas, hehe.
(Eurogamer)

XBOX GAME PASS QUESTS E MICROSOFT REWARDS - ATUALIZAÇÃO MENSAL
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Um novo ano se inicia e, com ele, novas oportunidades de ganharmos pontos com o Microsoft Rewards e as Xbox Game Pass Quests. As atividades abaixo estão todas liberadas, um excelente benefício que nos premia enquanto jogadores por, simplesmente, jogar. Além disso, vale destacar que o Microsoft Rewards está de volta com aquela promoção que oferece até 10.000 pontos: cada 1G desbloqueado vira 1 ponto no Microsoft Rewards, com limite de até 10.000. Mas atenção, este desafio é válido só até o dia 26 de janeiro, portanto, temos 21 dias pra aproveitar aqueles joguinhos fáceis que dão gamerscore rápido pra dar não só aquele boost na gamertag, mas também acumular pontos e, depois, trocar por dinheiro ou assinaturas do Xbox. Se você quer saber mais sobre o Microsoft Rewards e Xbox Game Pass Quests, conferir todas as atividades disponíveis agora, temos um tópico completo com todas as informações aqui no PXB. Quem quiser algumas dicas de jogos pra facilitar essa função toda de 10.000G, é só acessar esse mesmo tópico que o pessoal está compartilhando bons jogos de gamerscore, tem esse link do True Achievements também.

Xbox Game Pass Quests | semanais, até 11 de janeiro
  • Dead by Daylight (100 pontos) - Torne-se um Especialista Médico três vezes. Atividade exclusiva para assinantes Ultimate.
  • No Man's Sky (50 pontos) - Explore e sobreviva em No Man's Sky.
  • Ganhe uma uma conquista no Xbox Game Pass (10 pontos) - Desbloquear uma conquista em um jogo do catálogo do Xbox Game Pass.
  • Conclua quatro solicitações diárias (10 pontos) – Fazer quatro daquelas solicitações diárias: jogar um jogo do Xbox Game Pass e logar no app do Xbox Game Pass.
  • Conquiste mais pontos (10 pontos) – Desbloquear três conquistas ou jogar três jogos diferentes do Xbox Game Pass, moleza.
Xbox Game Pass Quests | mensais, até 1º de fevereiro
  • Tales of Vesperia: Definitive Edition (75 pontos) - Derrote 15 inimigos.
  • Expansão "Cardigan" Hivebusters para Gears 5 (75 pontos) - Desbloquear uma conquista.
  • Monster Hunter World (75 pontos) - Caçar um monstro grande.
  • Middle-Earth: Shadow of War (75 pontos) - Matar 75 inimigos.
  • Game Pass Explorer (10 pontos) - Jogar quatro títulos diferentes do Xbox Game Pass.
  • Game Pass Adventurer (25 pontos) - Jogar 10 títulos diferentes do Xbox Game Pass.
  • Novato em Solicitações (10 pontos) - Concluir quatro atividades semanais neste mês.
  • Aprendiz em Solicitações (25 pontos) - Concluir oito atividades semanais neste mês.
  • Dedicação às Solicitações (100 pontos) - Concluir 12 atividades diárias e 12 semanais neste mês.
  • Jogos do Game Pass em qualquer lugar (100 pontos) - Instalar cinco jogos utilizando o aplicativo do Xbox Game Pass no celular.
  • Complecionista de Solicitações (1000 pontos) - Concluir 45 atividades diárias e 15 semanais este mês.
Microsoft Rewards | semanais, até 11 de janeiro
  • Confira o jogo em destaque (10 pontos) - Só clicar no card de Immortals: Fenyx Rising.
  • Caçador de conquistas (40 pontos) - Desbloquear três conquistas em qualquer jogo do Xbox One.
  • Faça buscas no Bing (50 pontos) - Fazer 50 buscas no Bing utilizando dispositivos móveis.
Além disso, tem uma nova atividade de Roblox também:
  • Roblox (2.500 pontos, até 31 de janeiro) - Ativar o cartão de pontos, comprar pelo menos 800 Robux (R$ 37,90) e jogar Roblox.

DEALS WITH GOLD COM LAST CHANCE SALE
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Como o próprio nome diz, os jogos em oferta da semana fazem parte de um saldão de "últimos dias", a última oportunidade pra comprar alguns jogos como Assassin's Creed Odyssey, Deus Ex: Mankind Divided, Devil May Cry V, Hitman 2 e Shadow of the Tomb Raider com preços especiais - até a vez em que eles entrarem em promoção novamente. Mas tem bem mais coisas também, de diversos gêneros e não somente AAA, com independentes, AA e tals. Ao todo, são quase 200 itens em oferta, entre jogos e complementos, e pra conferir tudo, é só clicar no link abaixo - esses preços especiais serão válidos até segunda-feira, 11 de janeiro.
(PXB)

LANÇAMENTOS DESTA SEMANA (4 A 8/JAN)

LANÇAMENTOS DA PRÓXIMA SEMANA (11 A 15/JAN)
Quarta, 13
Quinta, 14
Sexta, 15

LINKS RECOMENDADOS
  • Arkane Studios: diretor de Dishonored está trabalhando em novo jogo - Em uma entrevista para o site Vandal, Harvey Smith, designer que criou Deus Ex e Dishonored, afirmou que está trabalhando em um novo projeto na Arkane Austin, mas não deu a entender se é um novo jogo dessa última franquia ou uma nova IP. | Arena Xbox
  • Batalha do Backlog 5 - Nem ganhar, nem perder, mas procurar evoluir - Pelo quinto ano consecutivo, estamos promovendo a Batalha do Backlog, que, ao contrário do que o nome diz, nem tem tanto a intenção de ser uma competição contra os outros, e mais um desafio contra si mesmo, para jogarmos os jogos que já possuímos ao invés de sair comprando tudo o que está em promoção (ou não). Se você quiser participar, fique à vontade. | PXB
  • Fã cria edição especial da Evo com Forza Horizon 4 - A Evo é uma tradicional revista de automobilismo britânica, e Forza Horizon 4 se passa por lá também. Unindo as duas coisas, mais sua paixão por games e fotografia, um fã criou uma edição especial da revista toda com imagens de Forza Horizon 4, o cara fez até as propagandas. | Eric Yui
  • Fallout: New Vegas Is Genius, And Here's Why [vídeo] - Fallout é uma das franquias mais clássicas da história dos videogames, marcando gerações e ditando algumas regras que, depois, muita gente seguiu. Mas Fallout: New Vegas talvez seja o grande queridinho da série, e este vídeo explica o porquê deste jogo específico ser tão bom - e tão adorado. | hbomberguy
  • Jogos pouco conhecidos que estão chegando ao Xbox - Com muitos jogos grandes, os menorzinhos às vezes ficam esquecidos - mas não aqui. Gods Will Fall, Harvest Moon: One World e Iris: Fall são os jogos que apareceram no tópico esta semana. Confira os trailers. | PXB
  • Metas Gamers PXB - Edição 2021 - No começo do ano, é bom traçar metas profissionais e pessoais, e pode até sobrar um espaço para as metas que envolvem games. O @IronLexPM fez um tópico desses novamente, onde colocamos nossos objetivos envolvendo videogames em 2021 e, lá em dezembro, a gente confere o que conseguiu alcançar - ou não. | PXB
  • My Favorite Game Animation of 2020 [vídeo] - Uma boa animação faz toda a diferença para a qualidade gráfica de um jogo, de nada adianta ser bonito se a movimentação dos personagens e cenários não for condizente. Este é um vídeo com as melhores animações em videogames em 2020, incluindo jogos como Ori and the Will of the Wisps e Spiritfarer - ambos inclusos no Xbox Game Pass. | New Frame Plus
  • O ambicioso RPG de ação da inXile tem mais alguns possíveis detalhes descobertos - Volta e meia, surgem rumores do novo RPG AAA da inXile, e desta vez, as descrições de vagas indicam que o jogo buscará criar um extraordinário mundo novo (nova IP, possivelmente) e com visão em primeira pessoa. | Xbox Power
  • O Legado de Half-Life | Documentário (Parte 1) [vídeo] - Vídeos ensaio ainda são bem raros no Brasil, esses que pegam um assunto específico e debulham ele de cima a baixo. E este vídeo é um exemplo desse tipo de conteúdo, um apanhado geral sobre o desenvolvimento, as inovações, curiosidades e os mods, que deram um gás e transformaram a indústria para sempre. | Carpenedo
  • Os Melhores Jogos da Década [vídeo] - Mais listas, mais jogos, esse aqui olhando mais pra trás, para a década inteira. Uma década marcada por momentos históricos, muitas mudanças na maneira como jogamos e nos jogos em si. | Nautilus
  • Souls Logic Supercut [vídeo] - Uma das boas "descobertas" desse descanso de final de ano pra mim foi esse canal, que cria esquetes de humor baseadas em jogos. Essa daqui é dos jogos da franquia Souls, mas tem outros tipo de FPS ou Red Dead Redemption 2. Tem muitas outras séries e brincadeiras, assisti muita coisa deles nas últimas semanas, recomendo muito ser inscrito. | Viva La Dirt League
  • Where Does Your Feedback Go? - Acompanhamento e feedback são duas das principais formas de melhorar um produto, através das contribuições dos consumidores. A Microsoft faz isso de forma constante com o Xbox, e criou um artigo para explicar como todo esse processo funciona, pra onde as solicitações vão, quem atende, como as sugestões são implementadas, etc. | Xbox Wire

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E, pra esse retorno, é isso, pessoal. Começamos o ano sem tantas novidades, mas entrando em um 2021 importante para a história da marca e também de suas franquias, como Halo. Desejo, de verdade, um excelente ano novo pra todos vocês e também para o nosso Xbox. Aproveitem a promoção dos 10.000 pontos do Rewards pra jogar bastante e até semana que vem.


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Última edição:

Nightwolf

Lobo Solitário
Maio 5, 2013
4,233
4,555
Minha opinião sobre duas noticias:

- Colocar os recursos do Dual Sense no controle do Xbox seria bom pra todo mundo. O controle do Xbox tem a melhor pegada devido a posição dos analógicos, mas no resto o Dual Sense está um passo a frente.

- Não entrem nessa de pilha vs bateria. O melhor dos mundos é bateria externa (pilha recarregável é uma bateria externa), que se possa trocar facilmente. A briga tem que ser: por que o controle do Xbox já não vem com um kit play & charge se o do Playstation vem com bateria interna e cabo? Porque a bateria do Playstation não é removível igual a do Xbox?
 

Edu Barros

#TeamFPS
Fevereiro 16, 2008
12,786
27,403
Ribeirão Preto
Minha opinião sobre duas noticias:

- Colocar os recursos do Dual Sense no controle do Xbox seria bom pra todo mundo. O controle do Xbox tem a melhor pegada devido a posição dos analógicos, mas no resto o Dual Sense está um passo a frente.

- Não entrem nessa de pilha vs bateria. O melhor dos mundos é bateria externa (pilha recarregável é uma bateria externa), que se possa trocar facilmente. A briga tem que ser: por que o controle do Xbox já não vem com um kit play & charge se o do Playstation vem com bateria interna e cabo? Porque a bateria do Playstation não é removível igual a do Xbox?
Microsoft: "PILHAS!!!"

Sony: "BATERIAS!!!"

8bitDo:
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Um detalhe: mais barato e com mais recursos que o controle do Xbox Series.
 

JucaTollabur

Guerreiro
Maio 13, 2007
1,351
1,072
Patos de Minas-MG
- Não entrem nessa de pilha vs bateria. O melhor dos mundos é bateria externa (pilha recarregável é uma bateria externa), que se possa trocar facilmente. A briga tem que ser: por que o controle do Xbox já não vem com um kit play & charge se o do Playstation vem com bateria interna e cabo? Porque a bateria do Playstation não é removível igual a do Xbox?
É exatamente o que eu penso.
??
 

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