Rumor Central de Rumores Xbox: "Eu aumento, mas não invento"

Jogos exclusivos serão multiplataforma, o que você vai fazer?


  • Total voters
    105

ronabs

opa
Moderador
Novembro 8, 2010
26,573
75,536
Rio Grande do Sul
Acho que 25% era só a Nintendo mesmo. Acho que o Xbox era 10% ou 13%, não lembro.
É a minha impressão também.

.
.


Voltando para o assunto do momento, esse post do Zhuge talvez ajude a explicar um pouco sobre o que esperar desse movimento da Microsoft.

Sem contexto, estamos no escuro e podemos ser levados a acreditar que tudo vai virar multiplataforma - quando pode acontecer algo nessa linha:
  • Jogos que já tenham sido lançados há algum tempo chegando no PlayStation/Switch, para recuperar os custos de desenvolvimento através de mais vendas a preço cheio em outras plataformas - algo que acontece menos no Xbox por conta do Game Pass;
  • Jogos no lançamento em outras plataformas quando fizer sentido para a construção e fortalecimento de comunidades on-line.

Ainda tem coisa rolando sobre Starfield e Indiana Jones, por exemplo, tudo no campo dos rumores, mas até semana que vem, não tem muito o que fazer a não ser 1) especular e 2) aguardar.

 
Última edição:

ᴇʟʏsɪᴜᴍ

Guerreiro
PXB Gold
Dezembro 10, 2023
300
847
Hell
Olha, se esse caos tiver sido criado por esse povo pra gerar histeria e engajamento, eu bloqueio todos, inclusive o Jez. Bom senso.
Mas eles sempre geram caos. O meme do Xbox morrer toda semana não é á toa. Tem mortes que vem desse pessoal criando rumores que matam o Xbox. Pode até ser sério agora, mas eles sempre geram histeria.

Quem não lembra do rumor clássico do Xbox não ter mais cheque em branco, aí anos depois gastarem 100 bilhões em estúdios?
 

DinobotGP

Novato
Abril 15, 2009
540
718
Belém
Adicionar jogos da plataforma A na plataforma B, é uma forma de gerar mais renda e lucro.
É claro que tem a contrapartida de perder o apelo do console, mas a margem de lucro sobre os jogos é muito maior que sobre os consoles.
Além do que, se alguém compra jogo de A na plataforma B, possivelmente B deixará de vender alguma coisa, já que as vendas são finitas.
Outro fator, é que os acionistas de B, vendo que jogos multi geram aumento na margem de lucro, a tendencia é que pressionem pelo mesmo caminho.

Lembro que durante o processo com a FTC, o Nadella disse que o mercado deveria ser multi, mas o formato de exclusivos era algo importo pela Sony, líder de mercado.
Quem sabe, no longo prazo, considerando os fatores acima, a MS não consiga forçar essa mudança de paradigma.
 

ronabs

opa
Moderador
Novembro 8, 2010
26,573
75,536
Rio Grande do Sul
Mas eles sempre geram caos. O meme do Xbox morrer toda semana não é á toa. Tem mortes que vem desse pessoal criando rumores que matam o Xbox. Pode até ser sério agora, mas eles sempre geram histeria.

Quem não lembra do rumor clássico do Xbox não ter mais cheque em branco, aí anos depois gastarem 100 bilhões em estúdios?
Esse até era real e não só o Zhuge como o próprio Jez falaram sobre. O erro do Zhuge, que foi o que ficou famoso (tuíte lá do "cut funding" e "blank check"), foi pegar o que existia de fato (divisão Xbox estar pressionada internamente, com budget reduzido por um tempo) e inferir que isso representaria o plano de longo prazo da marca a partir dali, que não tinha mais saída e que as coisas não iriam mudar no futuro próximo.

Foi nessa época, mais ou menos, que rolou uma conversa pesada entre Satya e Spencer, onde o Satya questionou se fazia sentido a Microsoft permanecer no mercado de jogos. Pensa o CEO da Microsoft batendo na porta do Spencer com dúvidas se vale a pena ou não manter uma divisão inteira da companhia que, até aquele momento, era visto por uma parte dos investidores como perda de tempo/dinheiro por ter algo custo de manutenção e baixo retorno em relação às demais divisões.

O resultado de tudo isso é que, alguns meses depois desse tuíte, a Microsoft deu um passo além no Game Pass (colocando lançamentos first party, algo inimaginável na época) e iniciou o processo de aquisição de estúdios e publishers que vemos até hoje, fortalecendo o pilar serviços como uma nova fonte de crescimento e expansão para a marca. Ou seja, existiu um momento em que coisas estavam sendo reavaliadas internamente e houve uma redução de orçamento temporária, é só ver como foram os lançamentos no período 17-19. Mas foi alinhado também um novo plano onde o Xbox não seria mais escanteado na organização, mas atuante no pilar central da empresa (nuvem/multiplataforma), e só por isso a gente viu esses gastos bilionários.

A Microsoft jamais gastaria toda essa quantidade de dinheiro esperando recuperar o investimento apenas no console/PC vendendo jogos de forma tradicional.
 
Última edição:
  • Curtir
Reações: Linho e Lobo Larsen

RodrigoN

Jogador
Agosto 22, 2022
39
51
São Paulo/SP
Se a Microsoft for pro lado multiplataforma, e manter console, bem destravem a UEFI/bios do xbox series lancem os drivers e deixe rodar o windows nele. Sei que essa idéia de exclusivo parece boba, mas é o que no mercado se chama de diferencial. O Xbox perde no diferencial, todos tem bluetooth nós nem isso temos, não temos um jogo exclusivo da plataforma, para acessar a mesma rede que o pc usa precisamos pagar no xbox. Agora se a Microsoft for mestre tem uma unica solução que pode tornar o xbox diferencial, suportar outras lojas de jogos.
Se a Microsoft liberasse a Steam no console Xbox, seria de aplaudir de pé. Quer virar multiplataforma? Então mete o pé na porta de uma vez!
 

Asprobocop

Guerreiro
PXB Gold
Setembro 27, 2019
2,554
4,434
Farroupilha
Ainda acho que tem algo a mais ai.

Lembro de um vazamento que teve na FTC do antigo chefe da Zenix questionando o porque deles não poderem lançar os jogos nos concorrentes.
Imagina você trabalhar tendo que cumprir métricas muito altas e no concorrente você olha mais de 100 milhoes de pessoas em potencial pra te ajudarem a cumprir isso.

Temos ai um grande choque na cultura organizacional, tanto vindo da Zenimax quanto da abk. A divisão xbox mesmo, ou seja, xbox game studios fica sendo a parte mais fraca de toda essa equação.

Em uma queda braço entre os diferentes interesses dentro do xbox quem levaria a razão? Quem trás mais dinheiro a mesa.

Imagino que tenha conflitos muito grandes internamente, tanto de cultura, quanto de ego ou de cumprimento de metas.

Só uma teoria minha, nada mais.
 

Sobre o PXB

  • Desde 2005 nossa comunidade se orgulha de oferecer discussões inteligentes e críticas sobre a plataforma Xbox. Estamos trabalhando todos os dias para garantir que nossa comunidade seja uma das melhores.

Sobre a Comunidade

  • As opiniões expressas neste neste site são da inteira responsabilidade dos autores. Microsoft, Xbox, Xbox Live, os logotipos do Xbox e/ou outros produtos da Microsoft mencionados neste site são marcas comerciais ou registradas da Microsoft Corporation.

Assinatura PXB Gold

+ Navegação sem publicidade

+ Upload de imagens nas postagens do fórum

+ Títulos de avatar personalizados.

 

Assinar com PayPal PagSeguro (cartão ou boleto)