X019 - Eurogamer - Entrevista Phil Spencer

Saci

Heimdall dos Pampas
Moderador
Abril 11, 2007
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Tradução da entrevista publicada em 15 de novembro de 2019 no site eurogamer.net :

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No grande evento XO19 da Microsoft em Londres, ontem, o chefe do Xbox, Phil Spencer, disse à imprensa reunida tudo sobre o Game Pass, a assinatura de videogame da empresa. Ele falou sobre os jogos da Yakuza chegando ao Xbox pela primeira vez. Ele falou sobre os jogos de Final Fantasy chegando ao Xbox pela primeira vez, incluindo até o Final Fantasy 14 . E ele falou sobre o Project xCloud , a visão da Microsoft sobre o streaming de videogames, que já parece uma proposta interessante, pois planeja a integração com o Game Pass em 2020.

Isso é muito Game Pass. E porque não? É um negócio incrivelmente bom para os jogadores e, ao que parece, está cumprindo os objetivos para o Xbox, então parece certo que deve formar a base da estratégia de videogame da Microsoft a curto e médio prazo. E, no entanto, parece que as dúvidas permanecem.

Em uma recente entrevista ao site irmão da Eurogamer , GamesIndustry.biz , a contraparte de Spencer na Sony, Jim Ryan, falou sobre o serviço de assinatura de videogame rival de sua empresa, o PlayStation Now, que está em alta após um recente corte de preço. Essencialmente, é o mesmo que o Game Pass, mas há uma grande diferença: a Sony não lançará seus grandes exclusivos exclusivos do PlayStation no PlayStation Now no lançamento. A Microsoft coloca todos os seus grandes jogos originais no Xbox Game Pass na mesma data com seu lançamento nas lojas. Por que a Sony mantém jogos como God of War, Spider-Man e Days Gone fora do PlayStation Now no lançamento? Para ter esses lançamentos "limpos e puros", disse Ryan.

Isso estava em minha mente quando me sentei para conversar com Phil Spencer no XO19. Isso, seu interesse a longo prazo em streaming , se ele terminou de comprar estúdios depois de adquirir Obsidian, Ninja Theory e inXile e, claro, corrigir os erros do terrível lançamento do Xbox One com o Projeto Scarlett.


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O chefe do Xbox, Phil Spencer.​

O Game Pass é claramente um grande negócio para vocês. Em que você está mais interessado quando tenta medir o sucesso de um título no Game Pass? É engajamento? São downloads? Você está apenas olhando para quantidade de assinaturas? Como você determina se algo que foi colocado no Game Pass é bem-sucedido?

Phil Spencer:
Jogadores. Quantas pessoas jogam um jogo. Mas acho que ficaremos mais sofisticados do que isso ao longo do tempo. À medida que o Game Pass continua a crescer, não quero que pensemos que todo jogo precisa alcançar todos os assinantes. Porque a base de assinantes já é grande demais para isso. O que eu adoro é quando os criadores conseguem entender que, em uma base de jogadores tão grande, existem sub-comunidades dentro do Game Pass onde você pode dizer, "ei, eu vou fazer um jogo em preto e branco porque sei que existem alguns milhões de pessoas que irão jogar esse jogo". Alguém pode dizer:" vou fazer um jogo de estratégia baseado em turnos, porque sei que há pessoas suficientes."

Eu realmente quero promover a diversidade, e não que todos os jogos tentem alcançar todos os jogadores pra que joguem isso até o fim dos tempos, como eu vejo muitos jogos hoje no varejo tentando alcançar. O modelo deles é: veja como trago pessoas e veja como eu mantenho eles jogando para todo o sempre. Isso é ótimo para alguns jogos, mas eu não quero que todo jogo seja esse tipo de jogo, porque não é uma realidade que pessoas criativas tenderão a querer produzir esse tipo de jogo.

Você mencionou isso em suas observações iniciais, onde disse que isso permite jogos com começo, meio e fim . Fiquei maravilhado por torcer para que os jogos possam ser assim novamente, que este é o mundo em que vivemos.

Phil Spencer:
O número de jogos para um jogador que está sendo construído diminuiu como uma porcentagem geral dos jogos que estão sendo criados. Digo isso e as pessoas jogam os exclusivos próprios da Sony ou algo assim em mim, e eles fizeram um ótimo trabalho na criação de jogos para um jogador. Não é realmente sobre isso. Eu vejo todos os jogos que todas as publishers estão construindo. Eu tenho - não porque sou inteligente, mas pelo meu cargo - tenho informações sobre o que está por vir e o que as publishers estão pensando. O que vi alguns anos atrás foi que todo mundo está perseguindo esse perpétuo, como faço para manter todo mundo em todas as minhas franquias o tempo todo? Foi quando eu disse que o Game Pass pode realmente permitir que grandes jogos e histórias para um jogador sejam contados.

Houve um pouco de conflito quando eu disse isso. Mas foi bom ver algo como The Outer Worlds. Sim, é de um de nossos estúdios, mas para iniciar o jogo e saber que, se eu quiser terminar daqui a 20 horas, posso fazê-lo. E se eu quiser jogar por mais tempo, eu posso. Existem certos jogos em que é isso que eles deveriam ser, e eu amo isso.

Nesse contexto, como você vê o sucesso de um título como o Gears 5? Obviamente, não se trata de vendas para você. Então, como você justifica o investimento em um grande projeto como esse? Como você mede seu sucesso quando recebe este jogo que sai no Game Pass dia e data no varejo?

Phil Spencer:
O Gears 5 vendeu bem para nós. Vendeu melhor que o Gears 4 (no mesmo período). E nos sentimos bem com isso. Se as pessoas querem optar por comprar o Gears, é uma opção que queremos oferecer. Não estou tentando canalizar todo mundo que quer jogar o Gears na assinatura. É sobre dar aos jogadores uma escolha. Certos jogadores tomarão a decisão, como parte do Game Pass, de que desejam começar a se inscrever ou já são assinantes e querem continuar no serviço.

No momento, a métrica mais fácil de conversar com Rod ou com alguém sobre o sucesso é: quantos jogadores encontramos neste jogo? E deixe que os jogadores escolham como realmente querem obter o acesso ao jogo. É uma evolução, não há dúvida. Os estúdios sempre foram treinados para isso: o que eu vejo é quais são minhas vendas do primeiro dia, quais são minhas vendas da primeira semana? E como indústria, a imprensa quer saber. Ei, como julgo se o Gears 5 foi um sucesso? O que vou dizer é que estamos incrivelmente felizes com o Gears 5. Ele foi bem avaliado. Tem uma tonelada de jogadores. Estamos recebendo feedback sobre certas coisas, a economia - eu também vejo o feedback sobre o jogo. Mas eu acho que foi um ótimo lançamento na franquia Gears e levou uma tonelada de jogadores que queriam jogar, e isso é incrível.

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Você se comprometeu a lançar seus jogos próprios no Game Pass no lançamento do varejo. Na verdade, você coloca todos eles lá. Isso contrasta fortemente com a abordagem da Sony. A Sony não coloca seus grandes jogos de primeira linha, o God of War, o Spider-Man no PlayStation Now logo na estréia. Há uma citação realmente interessante de Jim Ryan em uma entrevista recente com o site irmão GamesIndustry.biz, onde ele falou sobre o porquê da Sony fazer isso, e eu adoraria ter sua opinião.

Ele disse, e cito: "... dado que parte de nossa propriedade intelectual inicial é incrivelmente especial e valiosa, nós apenas queremos tratá-los com incrível cuidado e respeito, e fazer com que esses lançamentos sejam limpos e puros".

O que eu acho que ele está dizendo é que nossos grandes jogos primários são bons demais para dar assim em uma assinatura. Essa é uma abordagem diferente do que vocês estão fazendo. Como você aplica esse pensamento ao Gears 5, por exemplo? Colocá-lo em uma plataforma de assinatura dia e data diminui a sensação inicial de ser um título grande e excelente ?

Phil Spencer:
Não existe essa relação em nenhuma outra forma de mídia. Eu não acho que as pessoas olhem para Game of Thrones e digam que, de alguma forma, não era de qualidade porque ele era enviado dentro de uma assinatura. Eu acho que a maioria das pessoas consideraria incrivelmente alta a quantidade de investimento e a qualidade de execução que acontece na TV, pelo menos nas assinaturas.

O que vou dizer para nós - e estou tentando descobrir o quanto quero mergulhar nisso porque pode ficar confuso - dando aos desenvolvedores um modelo de negócios que já está trabalhando em escala dentro de uma assinatura - e acho que há alguma confusão por quem está de fora, se o Game Pass funciona. O Game Pass funciona como um modelo de negócios. Não há dúvida sobre isso. Mesmo hoje. Funciona. Funciona incrivelmente bem - nos permite investir nas aquisições de estúdio que fizemos e na qualidade do conteúdo que estamos construindo nos próximos dois ou três anos que virão. É parte integrante do modelo de negócios que permite isso. E também fazemos varejo (a venda tradicional dos jogos).

Eu acho que esses jogos podem ser e serão muito especiais. Acho que o Gears 5 pode ser o vencedor do prêmio do jogo do ano. Acho que Outer Worlds pode ser o vencedor do prêmio do jogo do ano. O fato de ter sido entregue dentro do Game Pass e ter encontrado mais jogadores não tira a experiência. Na verdade, é mais convidativo para mais pessoas.

Para jogadores em geral, às vezes há uma tendência de que quanto mais paredes forem construídas ao redor de algo, mais valioso será. Mas se estamos focados no crescimento da indústria de jogos, não devemos ser menos acessíveis. Deveríamos estar mais acessíveis. Tivemos essa discussão por anos sobre cross-play. Devemos permitir que as pessoas joguem em diferentes plataformas? Ou isso diminui de alguma forma o valor de uma plataforma individual?

A coisa no nível mais alto, que provavelmente me causará problemas, é a seguinte: como jogador, você deve se concentrar no que deseja, e não no meu P&L [demonstração de lucros e perdas] ou no P&L do console que você escolheu investir. Eu vejo esse diálogo sobre alguém preocupado que, de alguma forma, o Xbox ganhará menos dinheiro, ou o console deles ganhará menos dinheiro, se eles me disserem que um jogo estará em uma plataforma diferente antes que ele seja lançado ou estar em uma assinatura - o que é realmente o que eu quero - mas de alguma forma isso significará menos dinheiro para eles, então não quero que façam isso porque prefiro pagar mais dinheiro ...

Você deve se concentrar em você como jogador e nas coisas que são importantes para você. Nós, como pessoas que administram o negócio - sou incentivado a administrar um bom negócio dentro da Microsoft e a longo prazo. Estou aqui há 31 anos. Não sei se vou ter mais 31, mas amanhã não vou a lugar nenhum. Estamos construindo um negócio do Xbox a longo prazo. Eu vou lhe dizer, o Game Pass hoje é uma parte forte disso, e continua a ficar mais forte, e suporta a construção de grandes propriedades intelectuais (IP).


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The Outer Worlds​

Você tem 15 estúdios agora. Você esteve em uma impressionante onda de aquisições. Você está pronto agora?

Phil Spencer:
Não!

Eu acho que às vezes podemos ficar um pouco apaixonados por colocar um monte de logotipos de estúdio em um slide e isso se torna notícia. Eles não são cartas colecionáveis. Eles são estúdios. E queremos que eles construam ótimos jogos. Adoro o fato de estarmos aqui anunciando três novos IPs, dois dos nossos estúdios internos. Quando eu olho o que vem por aí, não há um grande evento de games que eu possa ver onde não anunciaremos novos jogos, apenas por causa da variedade de estúdios que temos. Não é realmente algum tipo de batalha de relações públicas sobre quantas novas aquisições podemos colocar no palco. Porque se não estamos construindo ótimos jogos, as aquisições não importam.

Mas nós terminamos? Acho que não.

Você ainda está caçando?

Phil Spencer:
Sim. Existem ótimos criadores por aí. Nosso negócio continua a crescer. A empresa apoia incrivelmente o que estamos tentando construir. A Microsoft fala sobre os jogos como um pilar fundamental de seu interesse e estratégia. Estamos recebendo uma tonelada de apoio de Satya Nadella, Amy Hood e do conselho. E como administramos um bom negócio hoje, conquistamos o direito de continuar procurando.

O que você está procurando?

Phil Spencer:
Eu olho para a diversidade geográfica de nossos estúdios. Eu amo o fato de termos agora três estúdios aqui no Reino Unido. Você pode voltar décadas ... você poderia argumentar que o Reino Unido é tão forte quanto qualquer país em termos de seu impacto na história dos videogames. Eu amo o fato de estarmos aqui com tanta força. Agora temos estúdios no Canadá, estúdios em outras partes dos EUA. Eu acho que temos um buraco na Ásia. Eu já disse isso para Matt e publicamente. Eu adoraria ter mais influência de criadores asiáticos em nossa equipe . Não há nada iminente, por isso não é um anúncio prévio de algo que vai ser anunciado. Mas se você marcar onde nossos estúdios estão no mapa, essa é uma oportunidade real para nós de melhorar.

Eu amo o fato de podermos ficar aqui e anunciar Yakuza e Kingdom Hearts e Final Fantasy chegando. Isso ocorre por meio de relacionamentos com terceiros, que levam tempo. E estamos realmente focados nisso. Mas acho que poderíamos ter uma capacidade de criação com estúdios próprios mais forte lá. Tivemos no passado e acho que deveríamos ter novamente.

Você poderia comprar a Nintendo e isso seria resolvido! Sei que esse não é o seu foco aqui, mas você está lançando o Projeto Scarlett em um ano, o que não está longe. Você começou a falar um pouco mais sobre isso. Com isso em nossa consciência agora, é difícil vender o Xbox One pelo resto do ano? É, finalmente, um jogo de espera até a próxima geração?

Phil Spencer:
Para certas pessoas, estamos fazendo coisas como o Xbox All Access, que possui o programa de atualização para comprar um Xbox por uma taxa mensal. Você e eu provavelmente estamos muito perto disso. Hoje, existem milhões de pessoas que jogam jogos de console em qualquer plataforma que não conseguiram nomear em que geração estão, ou quando a próxima geração está chegando. Eu olho para as nossas estatísticas do Xbox o tempo todo. Ainda temos milhões de jogadores que jogam no Xbox 360 todos os meses. Ainda. Esse hardware tem 12, 13 anos e ainda está em execução. Talvez eles saibam que existe um Xbox One ou PlayStation 4 por aí. Talvez eles apenas gostem de jogar seus jogos.

Você diz, é mais difícil vender um console? Nós vamos vender milhões de consoles este ano. Sim, para as pessoas que estão cientes, qual é a razão pela qual queríamos falar sobre isso mais cedo, que sabem o que é uma E3, ou uma Gamescom ou um X0, queremos ser transparentes com essas pessoas. Mas não devemos perder de vista que existem milhões e milhões de nossos clientes que, só porque é feriado ou aniversário ou alguém tem algum dinheiro extra, diz: "ei, talvez vamos adicionar um console de jogos à nossa família. Vamos apenas ir à loja hoje e ver o que eles têm". E eles não estão pensando no que está no próximo ano ou no que está no ano passado. É uma decisão muito no agora. Queremos ter uma ótima proposta de valor para eles e ótimos jogos para eles também.

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Halo Infinite​

Você falou sobre novos futuros consoles Xbox no plural. Mas acho que você está falando sobre o Projeto Scarlett no singular agora. Ouvimos falar sobre essa Scarlett lite, ou Projeto Lockhart. Você pode colocar isso de lado e dizer que definitivamente não está fazendo isso? Você ainda está usando o novo Xbox no plural, como você disse no passado?

Phil Spencer:
Eu direi que não estou fazendo algo? Estamos focados no Projeto Scarlett e fornecendo um console de alto desempenho. Não há dúvida sobre isso. Nunca removerei opções para nós. Quando lançamos o Xbox One, eu teria previsto que S teria chegado? Ou X teria chegado? Ou a edição All-Digital teria chegado, e que francamente está indo bem - o que é bom de ver. Também enviamos recentemente os kits de desenvolvimento, que é outro console.

Mas você entende o que quero dizer quando digo o plural de consoles Xbox.

Phil Spencer:
Eu sei o que você está dizendo, mas vou dizer da perspectiva da equipe, enviar o kit de desenvolvimento é tão trabalhoso quanto enviar um produto de varejo. Você está enviando milhares deles para parceiros. É uma peça de plástico dedicada para a qual eles vão conectar e desenvolver. É apenas uma tonelada de trabalho. Portanto, não removerei as opções do futuro.

Diria que, desde o lançamento do Xbox One, eu definitivamente aprendi que ser muito caro e pouco poderoso não é um ótimo lugar para se estar. E preço e desempenho serão importantes, e estamos muito focados em ambas as coisas.

Mark Cerny, falando sobre o PS5 e o preço dos custos de silício e SSD agora, está procurando um preço potencialmente alto para o console. Mas você está sugerindo que você será agressivo no que diz respeito aos preços, que isso é algo que você aprendeu com o lançamento do Xbox One - que de alguma forma dará um salto de geração, mas também manterá um preço razoável.

Phil Spencer:
Se você se lembra do lançamento do Xbox One, éramos US $ 100 mais caros e menos poderosos. Então, eu não vou estar nessa posição. Não há dúvida sobre isso. Como uma indústria que cresce tão rápido, pensamos em preço. Também pensamos em desempenho. Não vou sacrificar o desempenho por uma questão de preço.

Passando para o streaming. Você consideraria trocar a venda de consoles por streaming se você fosse o único? Quero dizer, se o streaming de jogos globalmente fosse todo seu?

Phil Spencer:
Não. Não. O streaming não substitui a experiência do console hoje. Eu vou ser franco: nós conversamos sobre isso. Quando Satya e o conselho nos dão liberdade para dirigir jogos para a Microsoft, eles não exigem que façamos o Projeto Scarlett. Eles não determinam que vamos fazer streaming. Eles dizem que queremos nos tornar um líder global em jogos. Queremos construir nossos próprios estúdios. Queremos construir a plataforma. Temos capacidade de hardware completa. E nós analisamos e nos perguntamos: devemos fazer o Projeto Scarlett? Um pouco como quando fizemos o X, fizemos o Project Scorpio e dissemos: por que o Xbox One X deveria existir? E dissemos que queremos projetar um console 4K. Certas pessoas zombaram de nós quando dissemos isso. É verdadeiro 4K? Acho que agora, quando as pessoas olham, dizem: tudo bem, é capaz de fazer 4K. Nem todo jogo será, mas é capaz.

Então olhamos e dissemos: o Projeto Scarlett desempenhará um papel no futuro dos jogos que vemos? E isso é realmente uma questão de: rodar em um dispositivo local em sua casa ainda é a melhor maneira de jogar por muitos anos? Estamos tão investidos em nuvem quanto qualquer um em termos de custo, e dissemos que sim, a reprodução local em um dispositivo será a melhor maneira de jogar, seja um PC para jogos ou um console. E isso é para muitos anos.

Então, se você me perguntar hoje, eu entraria no streaming e ignoraria o console? O projeto Scarlett é a coisa mais importante que faremos no próximo ano. Liderar o setor de console é algo que queremos fazer tanto em vendas quanto em itens como cross-play, retrocompatibilidade e Game Pass, e todas as inovações que trouxemos para o Xbox One. Sim, vamos continuar a investir em nuvem porque achamos que isso nos permite levar essa experiência a mais e mais pessoas. Mas estamos a anos de distância de competir com a qualidade e sensação que um dispositivo local oferece hoje.
 
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Saci

Heimdall dos Pampas
Moderador
Abril 11, 2007
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A MS não vê o Game Pass como um buraco negro de dinheiro. Spencer afirma que já é um bom negócio para a MS. Mas levem em consideração que isso pode muito bem estar relacionado ao efeito de gastos adicionais que já foi reportado, ou mesmo à quantidade de assinaturas Gold anuais que foram compradas em antecipado para converter em XGP Ultimate, ou a pessoas que mantiveram sua assinatura normal após o primeiro mês grátis. O mais provável: tudo isso junto.

Dito isso, muito se especula quanto à quantidade atual de assinantes, há muita curiosidade sobre esse número. Porque no fundo os curiosos querem fazer as contas de quanto a MS está ganhando. Será que eles vão considerar o que mencionei no parágrafo anterior pra determinar os ganhos? Certamente que não.

Mas, nessa fase onde há promoções massivas de 1 ou 3 meses por 1 dólar/real, esse número pode estar inchado muito além do que será ali na frente. Por isso acho prudente não citar números ainda, pois uma eventual queda abrupta de assinantes será interpretada por leigos como "o Game Pass está mal", e o que está acontecendo nos bastidores, financeiramente falando, pode não ter nada a ver com isso. Creio que em algum momento haverá uma confiança maior em apresentar números.
 

Lightwarrior8

Xbox Gamepass , vê se me dá um tempo....
PXB Gold
Fevereiro 9, 2019
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Juiz de fora
"Você deve se concentrar em você como jogador e nas coisas que são importantes para você. Nós, como pessoas que administram o negócio - sou incentivado a administrar um bom negócio dentro da Microsoft e a longo prazo"

Mano , essa cara é mito demais , pqp.
Tapa na cara dos haters do GP e Xbox , parece que certas pessoas não satisfeitas com suas plataformas ficam procurando brechas para rebaixar as outras , e até mesmo para dormir tranquilas como se o fracasso de uma fosse o sucesso da outra.
 

Saci

Heimdall dos Pampas
Moderador
Abril 11, 2007
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Bom pessoal, como de costume, essas entrevistas mais longas do Spencer costumam gerar várias matérias menores em sites por aí.

Se virem algo estranho, pelo menos já tem uma tradução aqui para comparar.
 

sehloco

Guerreiro
Setembro 11, 2017
3,592
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Santa Catarina
Carai.... as perguntas foram ÓTIMAS e as respostas melhores ainda.
Tudas as dúvidas que eu tinha acredito que foi respondida ai.
Incrível a coerência do Phil Spancer, fala exatamente oq queremos saber, não tem medo de citar seus erros como ter admitido que o Xbox One foi mais fraco que o ps4.. sabe quando que iremos ver um chefe de divisão da concorrência falar abertamente assim?
 

Saci

Heimdall dos Pampas
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Carai.... as perguntas foram ÓTIMAS e as respostas melhores ainda.
Tudas as dúvidas que eu tinha acredito que foi respondida ai.
Incrível a coerência do Phil Spancer, fala exatamente oq queremos saber, não tem medo de citar seus erros como ter admitido que o Xbox One foi mais fraco que o ps4.. sabe quando que iremos ver um chefe de divisão da concorrência falar abertamente assim?
Dessa vez a Eurogamer mandou um cara bom. Na última, era um cara da US Gamer, bem fraquinho. Mas agora foi no quintal deles o evento.
 

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