2D Ninjas

programad

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Outubro 25, 2007
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Santos/SP
Não sabia se devia postar em W.I.P. ou em Caça talentos então vai aqui mesmo.

Há algum tempo atrás disse que abriria meus projetos antigos de games e cá estou. Vou abrir um projeto que cheguei a tocar por um tempo com o Rodrigo Kazuma, outro membro da "velha guarda" do PXB. O projeto recebeu o nome temporário de "2D Ninjas" pois trata-se basicamente de um jogo de plataforma com mapa modular no melhor estilo Castlevania ou como o mais recente Strider. Só que Strider (ao meu ver) tem uma história quase nula e você joga mesmo só pra sair cortando tudo o que aparecer pela frente, esta é a proposta do jogo. "2D Ninjas" tem uma proposta diferente, focar na história(Ou estória? Nem sei mais) e nos power-ups.

A história foi escrita pelo Kazuma enquanto eu fazia a parte de definição de armas e power-ups, mas o projeto acabou parando porque ambos precisávamos nos concentrar em outras coisas. Ontem conversei com ele e decidimos abrir para a comunidade o projeto.
Introdução
Jogo do tipo aventura e exploração de mapa envolvendo batalhas contra oponentes em cada sala do mapa, coleção de ítens no decorrer da campanha onde o personagem invade um castelo do Japão feudal.
Gênero
"2D Ninja" é um jogo de aventura e exploração de mapa. Utiliza-se de gráficos 2D (2.5D?) e possui elementos dos gêneros plaforma e RPG.
Estória

  • Japão feudal.
  • Século XV?
  • Províncias de Iga/Koga?
  • Rebelião Shimabara?
  • Batalha de Okehazama?
A definir...

Kimura Isamu (confirmar), herdeiro da nobre família Isamu, é um jovem Daymio que vive em seu castelo com seus empregados, esposa e três filhos
Com a aproximação do inverno, Kimura e seus mais valentes samurais embarcam em uma longa viagem para tratar de assuntos políticos e comerciais com outro Daymio.

No retorno para as terras de Kimura, passando pela Lagoa das Tormentas, lugar muito conhecido pelas fortes neblinas, Kimura e sua guarda pessoal caem em uma emboscada. Ninjas surgem de todos os lados e matam todos da caravana deixando apenas Kimura vivo

* ENTRA #M0*,

Depois de ter sido derrotado, Kimura é preso por cordas em um tronco na beira do lago.

Naquela noite, enquanto os seus inimigos festejavam a vitória da batalha e a conquista do jovem daymio, desesperado, Kimura começa a cavar com suas mãos a lama que esta em sua volta na esperança de encontrar algo que corte as cordas. De modo surpreendente, sente algo metálico e com cuidado começa a retirar o objeto estranho. Mesmo sem conseguir olhar para o objeto, tateando percebe que é uma antiga Ninja To enferrujada. Rapidamente, ele esfrega a lâmina nas cordas e consegue se soltar.
Sem pensar, segurando a espada fortemente, corre em direção ao lago e se perde na neblina.
Após uma dia inteiro fugindo, Kimura consegue finalmente chegar ao seu castelo, porém o encontra ardendo em chamas. Tudo está destruído.

Os poucos empregados que estão vivos estão gravemente feridos e tentando se salvar das chamas.
Kimura corre por todos os lados em busca de sua esposa e filhos mas não os encontra.
Sai do castelo e neste momento os portões desabam trancando a passagem de volta.

* ENTRA #M1 *

Percebendo que não há para onde ir, Kimura avança e encontra uma idosa senhora que agarrando-o fortemente lhe diz:
"Perdôe-me Senhor Daymio, levaram sua esposa e seus filhos, não conseguimos detê-los"
Aflito, Kimura, tenta fazer mais perguntas para a idosa mas antes que ela consiga responder, morre em seus braços.
Com a determinação de um tigre, Kimura corre seguindo a rua principal e quando vê 3 bandidos saqueando uma pequena casa que está em chamas.
Sabendo que eles contribuíram para a sua dor, utiliza a velha Ninja To e luta até matar eles.
Antes mesmo de descansar, o sofrido Daymio pega o arco que um dos inimigos usava e retirando as flechas de corpos do chão continua sua busca pelos seus entes enfrentando mais alguns batalhões de ladrões com a velha Ninja To e com o Arco até que ao final da vila, um Ladrão Gigante pula de dentro de uma das casas e o intercepta gritando:

"Vou te matar seu verme!!!!!"

Com o gigante atirando pedras enormes retiradas das casas destruídas inicia-se uma terrível batalha, onde que Kimura terá que usar o arco e flecha para imobilizar o inimigo atacándo-o com violência enquanto este retira as flechas do seu corpo.
Após a batalha, Kimura nota algo no bolso do gigante morto ao chão encontrando assim um mapa contendo todo o trajeto que eles percorreram até chegar ao seu castelo.
Ainda com o sangue do inimigo recém morto ao chão, Kimura diz pra si mesmo:

"EU JURO QUE ME VINGAREI!!! ESTA DOR NÃO FICARÁ IMPUNE!!!!"

E com este pensamento segue em direção a próxima cidade em seu mapa.

* ENTRA #M2 *

Conhecendo o caminho para a cidade indicada ao mapa, Kimura resolve encurtar a distância passando por um atalho no meio de uma pacata plantação de arroz, mas para a infelicidade dele, os inimigos previram isto e estão fazendo ronda e montando guarda por todas as partes.
Após matar o primeiro guarda, Kimura percebe que a honra samurai que aprendeu desde cedo, não tem espaço para a missão que decidiu fazer, e olhando as vestes negras do inimigo no chão, fala:

"A honra samurai, terá que ser esquecida. Os Deuses me deram esta Ninja To por um motivo. Aceitarei meu destino. Deixo de ser Samurai para ser um Ninja. Agora as regras serão diferentes.
NÃO HÁ MAIS REGRAS"

E com isto veste as roupas negras do inimigo que recém matou.
Agora, mais camuflado, anda com cautela e mata os guardas que estavam fazendo as rondas na plantação de arroz, passa por pequenos lagos usando a saya da sua espada para respirar em baixo d'água, até que chega na porta de uma pequena cabana.
Ao se aproximar, ouve o som de crianças chorando e pensando que seriam seus filhos, defronta com 6 inimigos que estavam a ponto de matar uma família. E sem piedade, mata os 6.
Com os 6 corpos no chão, Kimura salva a família e uma das crianças o interroga:

"Senhor, o senhor é um ninja?"

Não querendo revelar sua identidade e nem assustar a família diz que sim. O pai ouvindo isto, vai até o quarto e pega um pergaminho antigo, e entregando à kimura fala:

"Este pergaminho está em nossa família a anos, ele contém uma técnica milenar que só os mais bravos conseguirão dominar, por favor, aceite em agradecimento por ter salvo a nossa família, e por favor, fique aqui esta noite".

Cordialmente Kimura aceita e ao se deitar, abre o pergaminho que está escrito:

"Jutso das chamas - É dado ao mais nobre ninja o poder de controlar as chamas que aquecem as noites, se fores nobre em espírito, foque sua fúria do calor das batalhas transferindo ela até a arma. Ao dominar a sua concentração sobre esta técnica, as chamas estarão junto de suas armas."

Antes mesmo de amanhecer o dia, Kimura segue viagem até a cidade marcada no mapa, a Vila Miamoto, famosa por ser conhecida como a capital das apostas e temida pelo excesso de bandidos que vivem lá.

* ENTRA #M3 *

Avança procurando pistas e na frente de uma casa de jogos, vê um ladrão vestindo uma das suas roupas, antes mesmo do rapaz reagir, matá-o chamando a atenção de todos e com isto muitos outros ladrões saem das casas e lojas para atacar Kimura.
No meio da batalha, Kimura vê um velho sendo arrastado para dentro de uma casa de Gueixas e desconfiando que encontrará alguma pista, entra também.
Logo que entra, várias gueixas atacam Kimura jogando leques e flores envenenadas nele, ele as derrota e entrando na última porta vê uma Linda Gueixa sentada tocando uma instrumento de cordas.

"Sabe Sr. Kimura... Ofereceram a sua filha para mim... Mas eu não quis... Muito mimada para ter a honra de uma Gueixa"

Após ter ditos tais palavras, com uma risada irônica e alta a Gueixa lança de seu instrumento várias pétalas de rosas que drogam Kimura trocando os seus controles.
Após drogar Kimura, a gueixa joga ao chão as suas roupas típicas, mostrando que na verdade ela é uma Kunoichi (Ninja mulher) especializada no uso das garras.

Mesmo com dificuldades, Kimura mata a Kunoichi e ao se aproximar do corpo ouve barulhos vindo de trás de uma porta e quando abre, encontra um senhor amarrado que ao ser solto relata:

"Senhor Kimura, desculpe por não ter conseguido resgatar os seus filhos. Um grupo de Samurais os trouxeram e me amarraram no centro da vila, estas malditas Kunoichi ao verem o senhor se aproximar, me arrastaram para cá"

"Samurais raptando crianças?? Mas, espera aí, como sabe quem eu sou?" Indaga Kimura.

O idoso senhor ainda se desculpando: "Me desculpe senhor, meu nome é Tashiro e servi o seu pai por muitos anos e estou nesta cidade desde que seu pai faleceu. É com todo o respeito, reconheci o senhor pela grande semelhança entre o senhor e ele."

Kimura impaciente diante da situação pergunta:

"Tashiro! Quem fez isto, e para onde levaram meus filhos, e cadê a minha esposa?"

Com medo respondeu o senhor: "Senhor, os samurais que trouxeram os seus filhos trajavam as cores e a insígnia de vossa família e foram em direção á Floresta Negra. Creio que o senhor foi traído!"
Kimura gritou de raiva:

"Traído!?!? Mas por quem?? Quem ousaria isto?? Minha esposa?? Nunca!! Tashiro, só lhe pouparei por respeito aos anos de serviço ao meu pai e principalmente por ter me dado a direção destes que levam meus filhos!! Saia diante de mim seu verme!"

Retirando as garras de ferro das mãos e pés da Gueixa, Kimura segue rapidamente em direção à Floresta Negra.

* ENTRA #M4 *

Ao entrar na Floresta Negra, Kimura se depara com um terreno muito diferente do que já batalhou.
Percebe que terá que usar as garras roubadas da Kunoichi pois há muitas árvores no caminho e o melhor modo para passar pela floresta é pelo alto, já que o chão está cheio de armadilhas e perigos inesperados.
Desta forma, Kimura aprende a escalar as árvores e a utilizar a suas garras para passar de um tronco para o outro.
Quando avança mais para dentro da floresta, descobre que um esconderijo ninja no topo das árvores.
Luta contra vários ninjas e tem que usar todas as suas habilidades para vencê-los, após a vitória, salva algumas pessoas que estavam presas pelos ninjas e as questiona sobre o paradeiro de seus entes, e uma pequena criança responde:

"A dois dias, vários samurais passaram por aqui carregando 3 crianças, eles estavam conversando e escutei que compraram com os Ninjas mantas para que as crianças consigam atravessar a montanha da solidão com vida, só isto meu senho".

Kimura olhando o horizonte, corre em direção ao fim da floresta que se dá ao pé da montanha com a esperança que conseguirá alcançar seus filhos logo pela manhã.
Quase no final da floresta, a sombra de uma besta o agarra e joga ao chão, e ao levantar-se depara com um imenso Tigre negro com um homem montado em sua costas falando:

"Sou o 'Senhor da Floresta Negra' (pegar um nome em Japonês)! Quem ousa invadir minhas terras?"

Kimura se preparando para a luta fale:

"Kimura Isamu, vim atrás de minha esposa e meus filhos, soube que passaram por esta floresta e atravessarei ela você consentindo ou não"

O 'Senhor da Floresta Negra' rebate:

"Só passará por aqui se eu permitir, e só permitirei se mostrar a sua bravura. Venha e me vença!"

Mesmo o Senhor da Floresta usando uma técnica especial das sombras que dá vida a sua sombra, Kimura vence a batalha demonstrando toda a sua bravura.
Após a nítida derrota, o Senhor das Sombras oferece:

"Kimura Isamu, por demonstrar sua bravura de maneira exemplar, irei lhe entregar meu maior bem, o Pergaminho das Sombras, agora, assim como eu, você dominará esta técnica. E sendo assim, deste dia em diante, você e todos os seus herdeiros terão passagem livre pela minha floresta. Está livre para seguir o seu caminho."

Honrado com tal presente, kimura lê o pergaminho:

"Jutso das Sombras - É dado somente aos mais bravos guerreiros o domínio sobre a sua sombra. Este técnica consiste em concentrar todo o seu espírito na projeção de sua sombra e ordenar que esta ganhe vida e que seja submissa ao seu dono."

Com a técnica aprendida, não resta mais nada a fazer senão continuar avançando em direção à Montanha da Solidão

* ENTRA #M4 *

Logo no pé da montanha, Kimura encontra um senhor pescando num pequeno lago. Questionando se este senhor não sabe de nada, Kimura pergunta:

"Senhor, o senhor não viu alguns homens passando com 3 crianças e uma mulher por este caminho?"

O senhor calmamente responde:

"Meu jovem, infelizmente não vi. Contudo sei que eles subiram."

"Como o senhor sabe?" - Kimura intrigado pergunta.

"A montanha me contou. Ela e eu somos muito próximos." - O velho senhor falou.

Kimura irritado:

"Seu velho louco, as montanhas não falam. Vou subir e descobrir por mim mesmo."

O velho:

"Não aconselho isto, a Montanha não aceitará isto facilmente, ela não quer mais a compania de ninguém."

"Não me importo com o que a Montanha pense, passarei por ela!"

O velho vendo que não conseguirá convencer Kimura, pega de sua mochila uma corda com um gancho e estende a Kimura dizendo:

"Pelo menos pegue isto, só não fale para a Montanha que foi eu quem lhe deu, senão ela não me perdoará"

Contrariamente Kimura aceitou o presente do velho senhor que continuou a pescar calmamente, e assim seguiu caminho em direção ao topo da montanha.Logo nos primeiros metros, Kimura percebe que sem o presente do velho, seria praticamente impossível escalar a montanha, e utilizando a corda, Kimura vai subindo.Após alguns degraus, percebe que a caravana que levava seus filhos deixou alguns guardas para segurar o seu caminho.Matou todos e continou a subir.

FIM DA HISTÓRIA ESCRITA ATÉ AGORA

Elementos
Personagens
Jo
gáveis
  • Ninja1:
    • Tag: #J1
    • Nome:
    • Sexo:
    • Aparência: Jovem de uns 25 anos, com roupas da nobreza japonesa.
    • Personalidade: Irritado esnobe

Mapas
Definição: Os mapas são divididos em dois níveis, o nível principal por onde os jogadores podem mover seus personagens, e o nível secundário que é ao fundo do principal, sendo este apenas para NPCs.


MAPA 0 - Lago das Tormentas
Resumo: #J1 está numa carruagem que é abordada por inimigos, ele está com sua espada milenar e Armadura da elite da época.
Luta contra ondas infinitas de inimigos até ficar com a vida 0.
Estes o capturam, mas #J1 consegue fugir, porém sem nenhum item

  • Tag: #M0
  • Ambientação: Lago de profundidade muito baixa com forte neblina
  • Iluminação: Acinzentada clara, neblina forte
  • Cenário:
    • Nível principal: Lago com fina película de água e vegetação baixa
    • Nivel secundário: Continuação do lago, com pequenos barcos pesqueiros e vegetação baixa, por onde sairão os inimigos
  • Background: Apenas barcos escondidos na neblina
  • Características da fase:
    • Carruagens da época
    • Corpos da guarda pessoal espalhados pelo chão
    • Silêncio total
    • Personagem já inicia com armas e armaduras de nível alto
    • Inimigos de dificuldade 7
    • Nível do personagem travado em 0
  • Itens do mapa:
    • Apenas itens caídos dos inimigos
Aplicar aqui conceitos de luta corpo-a-corpo até encontrar os ítens?
MAPA 1 - Portões do Castelo Mijuri
Resumo: #J1 Encontra seu castelo destruído, apenas usando uma espada enferrujada tenta encontrar pistas para entender o que aconteceu.
Inicia o processo de evolução de personagem.
Encontra mapa (visão geral) das fases.

  • Tag: #M1
  • Ambientação: vila japonesa do período feudal
  • Iluminação: Noturna, sombria, com luzes trêmulas lembrando fogo
  • Cenário:
    • Nível principal: Rua que dá acesso ao Castelo, contendo ao fundo casas destruídas e/ou em chamas
    • Nivel secundário: Ruas transversais por onde sairão inimigos e/ou pessoas fugindo.
  • Background: Sombra do Castelo Mijuri destruído
  • Características da fase:
    • Corpos espalhados pelo chão
    • Inimigos de dificuldade 1
    • Sons de gritos
    • Pessoas fugindo e com medo
    • Casas sendo destruídas e saqueadas
  • Itens do mapa:
    • Elixir de vida
    • Espada enferrujada
    • Arco e Flecha - lvl 1
    • Flechas
    • Mapa de visão geral das fases
  • Chefe da Fase:
    • Ladrão Poderos
Roteiro:
A fase inicia com o personagem principal virado para a direita, de costas para o portão em chamas do castelo;

Trocar a palavra video por cena/cinemática?
Entra vídeo: #Cena-M1-1
- #J1 com aparência decisiva grita: - "Buscarei vingança!!!"
Sai vídeo
Jogador ganha o controle do personagem.
Ao lado esquerdo da tela os portões impedem a passagem para o Castelo Mijui, restando apenas o lado direito para avançar.
Andando alguns alguns passos para a direita encontra uma idosa no chão:
Entra vídeo: #Cena-M1-2
- idosa senhora aos prantos, jogando-se na frente de #J1 - "Senhor #J1, isto foi obra do seu irmão Miatora(?)." - Falescendo logo em seguida
- #J1, solta a senhora no chão e grita - "Mentirosa!!!"
sai vídeo
Mais a direita da senhora idosa morta, da porta de uma casa destruída: Carrega inimigos nível 1
Ao matar o último inimigo:
Entra vídeo: #Cena-M1-3
- #J1 segurando o inimigo interrogá-o: "Quem Foi??? (...)

Mapa 2 - Plantação de Arroz
Resumo: Agora com o mapa na mão, começa a seguir o caminho que os inimigos percorreram para atacar seu castelo.

  • Tag: #M2
  • Ambientação: plantação de arroz, com arroz em níveis de crescimento diferente
  • Iluminação: Madrugada, realçando um verde musgo do arrozal
  • Cenário:
    • nível principal: Plantação de arroz, com pequenas piscinas naturais
    • Nível Secundário: Pessoas trabalhando na plantação de ArrozRua principal da vila que contorna o castelo, casas destruídas e/ou em chamas, contendo ruas laterais por onde sairão inimigos e/ou pessoas fugindo.
  • Background: Dia amanhecendo sobre as montanhas ao fundo
  • Características da fase:
    • Tufos de Arroz
    • Inimigos de dificuldade 2
    • Sons de grilos
    • Casas de camponeses com luzes apagadas
  • Itens do mapa:
    • Elixir de vida
    • Flecha
    • Pergaminho ensinando primeira técnica Ninja - Ataque Aério
    • Primeira armadura Ninja
    • Shurikens
  • Chefe da fase:
    • Chefe Ninja 1 - Deixa cair pergaminho de arte ninja, shurikens
  • Ninjutsos Adquiridos/possuídos:
    • Ninjusto do Fogo
Mapa 3 - Vila Miamoto (?)
Após derrotar o Chefe Ninja 1, #J1 passa pela Vila Miamoto para melhorar suas armas;
Ajuda o ferreiro(?) e este para agradecer dá à ele "Garras para escalar"

  • Tag: #M3
  • Ambientação: Vila comercial, com muitas lojas e pessoas passando
  • Iluminação: Dia
  • Cenário:
    • nível principal: Rua principal da Vila
    • Nível Secundário: Lojas e residências, com transversais que poderão sair inimigos
  • Background: Vila
  • Características da fase:
    • Sons urbanos de pessoas falando, música e barulho
    • Inimigos de nível 3 e nível 2
    • Lojas e casas típicas
    • É possível comprar ou fazer upgrade nas armas
  • Itens do mapa:
    • Elixir de vida
    • Elixir de magia
    • Flechas
    • Espada longa
    • Garras para escalar
    • Shurikens
  • Chefe da fase:
    • Chefe do clã dos ladrões - Solta as Garras para escalar
  • Ninjutsos Adquiridos:
Mapa 4 - Floresta Negra
Resumo: #J1 precisa passar pela floresta negra até chegar nas Montanhas da Solidão que dará acesso ao castelo.
Ao final do mapa, enfrenta o grande Senhor das Feras, que diante da coragem dá a ele o pergaminho do Ninjutso das Sombras

  • Tag: #M4
  • Ambientação: Floresta escura, com muitas árvores altas escondendo inimigos
  • Iluminação: Escura, sombria, com alguns feches de luz do dia cruzando a floresta
  • Cenário:
    • nível principal: grama baixa, algumas árvores no caminho (necessita escalar pulando), possibilidade de ficar pulando pela capa das árvores
    • Nível Secundário: Moitas, arbustos e outras árvores
  • Background: Floresta negra
  • Características da fase:
    • Inimigos de nível 4
    • Inimigos de nível 3 pulando de cima das árvores
    • Inimigos de nível 1 - Morcegos
    • Sons de floresta
    • Necessidade de escalar árvores
ESTÁ PREVISTO O TOTAL DE 12 MAPAS ATÉ AGORA.

Ítens
Ítens são coletados durante as batalhas ou comprados de mercadores no castelo. O jogo deve possuir muitos ítens e variações para incentivar o jogador a colecionar, vasculhando por todas as salas do mapa.
Armas principais
As armas variam de forma primária entre os seguintes tipos:

  • Ninja to - Espada curta e reta;
  • Shinobi Katana - Espada longa e curva;
  • Tessen - Leque com lâminas de metal;
  • Kusarigama - Haste com lâmina numa ponta e peso na outra;
  • Scythe - Foice;
  • Shinai -Espada de bambú;
A segunda variação, é dada por:
  • Enferrujada
  • De aprendiz;
  • De mestre;
  • Lendária;
O resultado final fica algo parecido com "Espada curta de mestre".
Armas de arremesso

  • Shurikens - Estrelas;
  • Fuuma Shurikens - Estrelas grandes;
  • Kunai - Facas;
  • Yumi - Arco e flecha;
Equipamentos
  • Kawanaga - Gancho de agarre;
  • Kaginawa - Corda com gancho;
Uma vez o equipamento coletado, pode-se usar uma habilidade pelo resto do jogo.
Habilidades

  • Escalar paredes;
  • Pulo duplo;
  • Pendurar-se usando gancho;
Ninpo
Técnicas especiais de manipulação dos elementos.

  • Água - Arremessa um turbilhão de água contra o oponente;
  • Fogo - Faz os inimigos ao redor queimarem;
  • Terra - ?;
  • Ar - Um ciclone varre a tela eliminando os inimigos;
Trajes
Os trajes são ítens importantes no jogo. Eles definem pontos de defesa, invisibilidade e agilidade. O usuário precisa saber usar a cor correta do traje para cada tipo de ambiente e então ganhar pontos de invisibilidade, aumentando sua vantagem no campo de batalha. Quando em vantagem, o jogador ganha maior experiência a cada inimigo derrotado..

  • Básico - Tecido fino;
  • Reforçado - Tecido grosso;
  • Armadura leve - Metal leve;
  • Armadura pesada - Metal pesado;
  • Armadura lendária - Metal leve e super resistente(não possui variação de cor);
Objetos
Os objetos só podem ser usados uma única vez.

  • Kemuridama - Bomba de fumaça;
A definir...
Jogabilidade
Controles
Os controles básicos são:

  • Mover-se;
  • Ataque leve;
  • Ataque pesado;
  • Arma de arremesso;
  • Pulo;

FIM DA PARTE DOCUMENTADA ATÉ O MOMENTO

Então é isso, galera, este é o jogo que começamos a elaborar e que agora estamos abrindo para a comunidade. Caso mais alguém queira colaborar com o projeto, fique à vontade :)
 
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Reações: RAYMON

programad

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Outubro 25, 2007
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Santos/SP
Bem documentado o teu projeto, parabéns!
Teve algum avaço na produção do game?
abraço
Infelizmente, não. Este projeto está parado. Se quiser contribuir de alguma forma, fique à vontade. :)

A ideia agora, depois de tantos anos com esse projeto engavetado, é justamente abrir pro PXB e quem quiser contribuir de qualquer forma fazê-lo neste tópico. Talvez um dia cheguemos a ter uma documentação extensa que possamos usar para treinar quem quer começar no mercado desenhando, fazendo trilha sonora, programando, fazendo o design geral do jogo, etc.
 
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Reações: Taco Toledo

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