A história da Bizarre Creations

Daniel Atilio

Jogador
PXB Gold
Julho 1, 2008
863
1,961
Bauru
Salve salve pessoal…

Trago para vocês hoje a história da Bizarre Creations, empresa conhecida por seus jogos de Corrida. E qual é a relação dela com a aclamada série Forza Horizon?

A empresa começou a operar na década de 1990 com o nome Raising Hell Software, porém a SEGA (que tinha uma parceria com o estúdio) não gostou muito do Hell no nome (Inferno em inglês) e eles decidiram então mudar. Com o tempo passando, em 1994, prontos para firmarem uma parceria com a Psygnosis / Sony, tentaram o nome “Weird Concepts” (algo como Conceitos Estanhos), em seguida, um membro procurou por sinônimos no dicionário do Microsoft Word, e descobriu Bizarre Creations (algo como Criações Bizarras), assim nascia a empresa que fica localizada na Inglaterra.

01-bizarre-logo.png

Logo da Bizarre Creations​

A parceria com a Sony resultou no jogo Formula 1 e Formula 1 97, ambos lançados para Playstation e PC. O jogo se tornou um sucesso, se tornando um best seller na Europa em 1996.

02-f1-1996.jpg

F1 1996 para PC​

Após a parceria para o F1, eles começam 2 novos projetos, Fur Fighters, que era um jogo de plataforma/ação competitivo com tiros que contava com bichos que se matavam entre si, esse jogo foi lançado para o DreamCast e PC, depois foi portado para o Playstation 2.

Mas o que chamaria a atenção, seria o outro projeto deles, exclusivo para o DreamCast, Metropolis Street Racer (MSR), o jogo contava com várias características marcantes, como a implementação do sistema de Kudos (pontos são dados aos jogadores conforme dirigem o veículo), estações de rádio fictícias (como em GTA) e as pistas alternavam entre dia e noite, por exemplo, ao colocar o DreamCast na região inglesa, e colocar as 8 AM na memória do console, se você jogar em alguma pista em São Francisco, estará às 12 AM (calculando automaticamente onde é o horário das cidades do jogo).

03-msr.png

Metropolis Street Racer para DreamCast​

Vendo como o jogo MSR estava bem polido e bem feito, a Microsoft queria trazer uma line-up diversificada para o lançamento do Xbox (como por exemplo, Halo – FPS, Dead Or Alive 3 – Luta, etc), isso resultou em uma parceria com a Bizarre Creations para a criação de um jogo que veio a fazer muito sucesso para os fãs da caixa verde, o Project Gotham Racing (PGR).

04-pgr.jpg

Project Gotham Racing​

O PGR é considerado um sucessor espiritual do MSR e rapidamente se tornou um sucesso, ganhando sequências. Inclusive Bill Gates disse que era sua série de jogos favorita.

Até hoje muitas pessoas se perguntam o motivo por trás do nome do Metropolis Street Racer e do Project Gotham Racing, a verdade é que só foi divulgado boatos, mas nada que explicasse o nome. O boato mais difundido, é que os criadores dos jogos são fãs dos quadrinhos da DC Comics, assim o nome do MSR vem da cidade do Superman, Metropolis, enquanto o PGR vem da cidade do Batman, Gotham.

Na continuação, no PGR 2, ele possuía um mini game chamado Geometry Wars que era um jogo de nave bem divertido. Esse mini game fez muito sucesso, tanto que quando a Microsoft lançou o Xbox 360 e com ele a Live Arcade, a Bizarre lançou uma versão dele na rede para download.

05-geometry-wars.jpg

Geometry Wars​

A Bizarre Creations começou a chamar muito a atenção por sua qualidade nos games, e assim, a Activision faz uma oferta e compra a empresa. Após a compra muitos fãs ficaram com dúvidas sobre a franquia PGR, mas a Activision logo deixou claro que não comprou a franquia, sendo esta pertencente a Microsoft. O último PGR produzido foi o PGR 4 para o Xbox 360.

06-pgr-4.jpg

Project Gotham Racing 4, último PGR lançado​

Na nova casa, a Bizarre Creations estava se adaptando e começaram a desenvolver um jogo de corrida, a Activision queria que esse jogo pegasse um público bem amplo, então eles falaram que o jogo teria que ter poderes (similar ao Mario Kart, Nascar Rumble, Twisted Metal, etc) e que deveria chamar a atenção com luzes de Neon, com essas premissas nascia o projeto Blur (crianças gostavam de poderes, adolescentes gostavam de jogos com explosões e bastante luzes, e os adultos gostavam de jogos de corrida, foi assim que a Activision pensou).

Os criadores disseram que a Activision se intrometia muito no desenvolvimento do projeto, para piorar a situação, eles alegaram que a Activision não conseguia fazer uma propaganda ideal para a venda do produto, parecia até mesmo que eles não estavam se esforçando ou em que público iriam mirar o lançamento.

O jogo em si é divertido, porém ele não alcançou as expectativas em vendas que a Activision tinha criado para ele.

07-blur.jpg

Blur, jogo desenvolvido na gestão Activision​

Após Blur, a Activision passou para o estúdio o desenvolvimento de James Bond 007: Blood Stone, que também ficou abaixo do que a Activision esperava das vendas.

Devido aos números não agradarem, a Activision coloca a empresa a venda, inclusive com a opção de que a Bizarre poderia recomprar a sua parte. Porém a Bizarre não possuía esse dinheiro, e como ninguém quis comprar, a Activision opta por fechar o estúdio. Eles até estavam desenvolvendo uma continuação para o Blur, mas infelizmente tudo foi cancelado, abaixo um vídeo do projeto cancelado.


Isso aconteceu em 2011, que coincidentemente também foi o ano que outro estúdio veterano em jogos de corrida foi fechado, o Black Rock Studio (ATV, Pure, MotoGP, etc), que havia desenvolvido o Split Second, porém não atingiu as expectativas da Disney.

Com esses cenários, alguns veteranos dos jogos de corrida da Bizarre Creations, Codemasters (TOCA, Colin McRae, Dirt, etc) e Criterion Games (Burnout, Need For Speed Hot Pursuit, etc) quiseram se unir e tinham a vontade de criar um grande projeto de corrida em mundo aberto, nascia assim a Playground Games.

09-playground.png

Playground Games​

Porém a Playground Games precisava de uma publisher, e começaram a ir atrás de empresas, conseguiram a parceria com a Microsoft. Demonstrando seu entusiasmo e a ideia de fazer um mundo aberto em um jogo de corrida, a Microsoft gostou da ideia, e nasceu o conceito para Forza Horizon.

No começo, muitos críticos tinham receio e até tachavam o projeto como um pequeno spinoff, mas a Playground queria mostrar que o jogo tinha uma qualidade única, e que ele seria tão bom quanto a linha Motorsport e que não seria apenas um spinoff. Após o lançamento o jogo se consolidou, fazendo muito sucesso e ganhando sequências.

Sem contar que isso casou perfeitamente com a ideia da Microsoft, pois antes era Forza Motorsport para os fãs de simuladores, e PGR para quem gostava mais de corridas arcade, hoje o Forza Horizon preencheu essa lacuna que antes era do PGR.

08-forza-horizon-3.jpg

Forza Horizon 3, desenvolvido pela Playground Games​

Então jovens, essa foi a história da Bizarre, uma empresa ímpar na qualidade de games de corrida, que infelizmente não existe mais nos dias de hoje, mas seu legado continua com o pessoal na Playground Games.

Fonte: Terminal de Informação

Pessoal, se tiverem sugestões para novos artigos, podem entrar em contato, toda sexta eu faço uma nova postagem, obrigado XD.
 
Última edição:

CaptainXbox

Guerreiro
Março 13, 2017
1,835
4,262
São Paulo
Isso aconteceu em 2011, que coincidentemente também foi o ano que outro estúdio veterano em jogos de corrida foi fechado, o Black Rock Studio (ATV, Pure, MotoGP, etc), que havia desenvolvido o Split Second, porém não atingiu as expectativas da Disney.​

Com esses cenários, alguns veteranos dos jogos de corrida da Bizarre Creations, Codemasters (TOCA, Colin McRae, Dirt, etc) e Criterion Games (Burnout, Need For Speed Hot Pursuit, etc) quiseram se unir e tinham a vontade de criar um grande projeto de corrida em mundo aberto, nascia assim a Playground Games.

09-playground.png

Playground Games​



Cara tá explicado do porque do sucesso do Forza Horizon, todos já trabalharam com jogos de corrida. Estou na busca do Horizon 3 é a única franquia de corridas que me chama a atenção.

Mas seria interessante se caso decidissem voltar com PGR, agora entendo do porque a franquia entrou em hiato, não tem do porque voltarem com ela se Horizon já está dando conta, além do mais é uma franquia que com certeza arrasta mais fãs do que os de PGR.

Eu lembro brevemente que os funcionários da Bizarre Creations foram pra Playground mas o antes disso eu não fazia ideia, muito bom o texto.​
 

patrickfb

Guerreiro
Abril 8, 2017
2,523
4,137
Vila Velha - ES
Mais um excelente tópico.
Como sugestão, eu gostaria de saber da história de Halo com a rockstar.

Sobre o tópico, não sabia da história da playground, juntaram uma galera que entende do assunto.

Queria que a MS voltasse com o PGR, mas fazendo um jogo no estilo NFS, com perseguições da polícia e missões, meio most wanted. Acho que precisa de um terceiro game de corrida pra não saturar.
 

Guilherme Augusto

Guerreiro
Outubro 18, 2015
4,098
3,814
a
Ótima matéria @Daniel Atilio, os caras tem muita qualidade e acabaram perdendo um grande tempo com a Activision, ela descartou mesmo o Studio, bom que isso veio a Playground e o Horizon, mas lembro de ter jogado o PGR e o jogo também era muito bom e elogiado na época, que hoje, se sairia um jogo muito bom também.
 

JucaTollabur

Guerreiro
Maio 13, 2007
1,351
1,072
Patos de Minas-MG
Parabéns pelo excelente tópico @Daniel Atilio. Agora é possível entender de onde vem toda essa qualidade que Forza Horizon possui. Bem que podiam trazer as motos para o Horizon, como tinha no PGR. Outra, ainda espero uma sequência do ótimo PURE, que aliás está na retrocompatibilidade.
 
  • Curtir
Reações: Daniel Atilio

ronabs

opa
Moderador
Novembro 8, 2010
26,427
74,993
Rio Grande do Sul
Conhecia a história, mas é sempre bom reconhecer estúdios acima da média. Aquela entrevista recente pro GameIndustry mostrou que ainda parece ser um lugar bom de trabalhar, onde a qualidade de vida dos profissionais é valorizada, gostam de ver a galera saindo junto depois do trabalho, interagindo, se preocupam de estar localizados em uma cidade que tem oportunidades de trabalho caso algo aconteça, essas coisas. Recentemente, eles abriram uma segunda equipe pra criar um jogo de mundo aberto, contratando pessoas e aumentando o tamanho pra quase 200 pessoas. Aguardo já com expectativa, esses caras manjam dos paranauê.
 
Última edição:

SynC

Guerreiro
Julho 26, 2016
524
330
São Paulo
Deis de criança sempre joguei de tudo, os únicos estilos que nunca me agradaram eram corrida e futebol (e ainda continuam sendo) más isso mudou depois que comprei o meu X360 e conheci Forza, hoje eu sou a universal! :laughing:

OBS: Excelente tópico, bastante curioso, parabéns :grinning:
 

Edu Barros

#TeamFPS
Fevereiro 16, 2008
12,786
27,401
Ribeirão Preto
Parabéns por mais um tópico, Daniel.

Eu joguei muito PGR, gostava bastante do sistema de Kudos. Hoje em dia não tenho mais muita paciência pra jogos de corrida, mas a nostalgia da época de Top Gear e Gran Turismo (o primeiro) ainda me fazem gastar dinheiro nesses jogos, infelizmente. Parece que eu fico cego e acabo comprando, igual fiz com Forza Motorsport 6. Project Cars 2 tem me atraído, mas estou resistindo bravamente.
 
  • Curtir
Reações: Daniel Atilio

Germânio

Jogador
Outubro 25, 2011
937
301
Jaraguá do Sul/SC
Nunca joguei o PGR, mas vou te dizer que a franquia Horizon tem sido minha franquia de "jogo de carros" preferida desde o primeiro...

Ela me lembra muito o que o NFS costumava ser antigamente, além de incluir vários elementos do Test Drive Unlimited, que mesmo bugado foi um dos melhores jogos de carros que já joguei.
The Crew podia ter se dado bem nessa também, mas não conseguir sequer jogar com câmbio manual decentemente matou por completo o jogo pra mim...
 

Daniel Atilio

Jogador
PXB Gold
Julho 1, 2008
863
1,961
Bauru
Mais um excelente tópico.
Como sugestão, eu gostaria de saber da história de Halo com a rockstar.

Sobre o tópico, não sabia da história da playground, juntaram uma galera que entende do assunto.

Queria que a MS voltasse com o PGR, mas fazendo um jogo no estilo NFS, com perseguições da polícia e missões, meio most wanted. Acho que precisa de um terceiro game de corrida pra não saturar.
Opa, valeu pelo feedback, adicionado aqui na lista de sugestões XD.
 
  • Curtir
Reações: patrickfb

Sobre o PXB

  • Desde 2005 nossa comunidade se orgulha de oferecer discussões inteligentes e críticas sobre a plataforma Xbox. Estamos trabalhando todos os dias para garantir que nossa comunidade seja uma das melhores.

Sobre a Comunidade

  • As opiniões expressas neste neste site são da inteira responsabilidade dos autores. Microsoft, Xbox, Xbox Live, os logotipos do Xbox e/ou outros produtos da Microsoft mencionados neste site são marcas comerciais ou registradas da Microsoft Corporation.

Assinatura PXB Gold

+ Navegação sem publicidade

+ Upload de imagens nas postagens do fórum

+ Títulos de avatar personalizados.

 

Assinar com PayPal PagSeguro (cartão ou boleto)