AMD Vega pode diminuir distância de poder entre XB1 X e PS4 Pro

Marcus_007

Guerreiro
Fevereiro 1, 2010
3,797
4,380
PlayStation-4-Pro-Enhanced-Vega-1030x557.png

O lançamento das novas GPUs da AMD - RX Vega - é iminente. E o sucesso potencial delas no PC pode também ter um impacto indireto na diferença de performance do PlayStation 4 Pro e o próximo Xbox One X, que estará disponível nas lojas a partir de 7 de novembro por um preço de $499.

Mas por quê? A RX Vega apresentará, pela primeira vez em GPUs de desktop, um recurso chamado Rapid Packed Math (RPM) ou Matemática Empacotada Rápida. Isso permite que duas operações de 16 bits sejam executadas ao mesmo tempo que levaria para uma operação de 32 bits. Nas palavras da AMD: "Esse novo recurso fornece caminhos supercarregados para duplicar a taxa de processamento nos casos em que não são necessários 32 bits de precisão completos para obter o resultado desejado. Isto é ideal para uma ampla gama de aplicações computacionalmente intensivas, incluindo processamento de imagem / vídeo, inteligência artificial e renderização de jogos."

O desenvolvedor Dan Horbury do Mad Fellows Games, descreveu essa tecnologia como sendo "hiper-threading para GPUs". O Hyper-threading é usado em CPUs para permitir que partes não utilizadas de um processador atuem em paralelo para executar mais ações simultaneamente. Falando com outros desenvolvedores de jogos, também obtivemos a mesma resposta .

O slide da AMD abaixo mostra a diferença na quantidade de fios de cabelo renderizados com RPM ativado e desligado utilizando a mesma quantidade de recursos do sistema.
AMD-Radeon-RX-Vega-GPU-Architecture_Tress-FX-NCU-RPM-1030x531.png


Logo antes do lançamento do PlayStation 4 Pro, o arquiteto do sistema Mark Cerny revelou que o console incluiria alguns recursos futuros ainda em desenvolvimento pela AMD. E um deles é justamente o Rapid Packed Math. Na época, Cerny disse: "Alguns recursos do roteiro sugerido pela AMD nos interessou bastante em adicionar no PS4 Pro. Um deles que aparece pela primeira vez é o tratamento de variáveis de 16 bits. Com isso, podemos até falar de 8,4 teraflops na computação de 16 bits. Isso tem o potencial de aumentar radicalmente o desempenho."

E não é a primeira vez que algo assim ocorre na plataforma. Em 2016 quando jogos, filmes e seriados em HDR começaram a se tornar realidade, a Sony surpreendeu os donos de Playstation 4 alegando que todas as unidades vendidas do aparelho receberiam uma atualização por software para transformar suas saídas HDMI 1.4 em 2.0 e aproveitar o novo recurso. O que a princípio é tecnicamente impossível. A façanha só virou realidade porque no seu lançamento o Playstation 4 foi produzido com o hardware necessário para transmitir informações na versão HDMI 2.0. Entretanto, como o formato ainda não estava finalizado na época ele foi vendido como compatível apenas para 1.4, deixando todos os chips e controladores responsáveis pelo novo formato adormecidos dentro do aparelho. Quando HDR se tornou uma realidade a empresa simplesmente ativou os componentes.

Curiosamente, a Microsoft não optou por adicionar esta característica particular ao seu design personalizado do Xbox One X. Talvez eles decidiram que não era necessário já que possuíam memória extra e uma GPU melhor. Além disso, é preciso estressar que RPM é uma característica que os desenvolvedores teriam que colocar tempo em pesquisa para implementação, o que é algo que muitos desenvolvedores multiplataforma podem optar por ignorar. Em todo caso é uma excelente premissa para os próximos jogos exclusivos da plataforma, que certamente utilizarão o recurso.

As coisas ficaram ainda mais interessantes recentemente quando a AMD revelou na semana passada que Wolfenstein II: The New Colossus e Far Cry 5, dois jogos de tiro primeira pessoa dentre os mais esperados nos próximos meses, apoiarão Rapid Packed Math já no lançamento. Você pode assistir o Steve Mcauley da Ubisoft louvar o recurso no vídeo abaixo.



Isso é um passo significativo, pois com o recurso agora também disponível no PC com as GPUs RX Vega da AMD, mais desenvolvedores de jogos podem ser encorajados a usar o Rapid Packed Math em outros aparelhos que o suportam, como o PlayStation 4 Pro. Em todo caso é muito importante salientar que ainda que mais jogos utilizem de fato o RPM e o Pro receba os benefícios, isso não será suficiente para fechar por completo a distância de desempenho entre ele e o Xbox One X, uma vez que outros fatores devem ser levados em consideração como quantidade e banda de memória e a força bruta da GPU do Xbox One X.

Ainda assim, se a adoção do Rapid Packed Math for generalizada, ela definitivamente ajudará as versões dos jogos multiplataforma do PlayStation 4 Pro a se aproximarem bem mais das do Xbox One X. É difícil dizer o quanto exatamente, uma vez que os benefícios podem variar dependendo da tecnologia específica usada em cada jogo, mas estaremos atentos a esse recurso promissor à medida que mais desenvolvedores optarem por usá-lo e os primeiros jogos começarem a sair com ela.

Fonte: http://wccftech.com/rapid-packed-math-ps4-pro-gap-xb1x/
http://www.techradar.com/news/why-amds-new-graphics-cards-could-mean-good-news-for-ps4-pro-owners

***
Minha opinião. É legal saber que o Cerny teve essa visão de "apostar no futuro", mas por enquanto tudo está muito no plano das ideias. É evidente que não vai transformar o Pro num aparelho de 4.2 para 8.4 Tflops, pois como bem apontou o artigo a RPM só pode ser usada quando processos de 32 bits não são necessários e também não é algo de implementação automática, os devs tem que criar o jogo deixando espaço para usar esse recurso. Mas é interessante pensar nessa possibilidade de "Hyper-threading para GPU" pois no PC, os jogos que usam hyper-treading dão um ganho bem legal para os CPUs que o possuem. Ainda assim eu prefiro ficar cautelosamente animado, afinal de contas, na indústria de jogos o que não falta são promessas milagrosas....cof cof... cloud power....cof cof.

E é óbvio que não vai fechar a distância entre Pro e X. Isso pode esquecer mesmo. Até pode ser que diminua, sei lá, transforme o Pro num console de 4.8 ou 5 Tflps nos jogos que usarem RPM, mas o X ainda continuará seguro em seu lugar. Acho que se ficar confirmado mesmo que a versão de FC 5 e New Order 2 do Pro receberá a RPM poderemos ver de verdade que ganhos serão esses e se eles serão significativos de fato. Mas até lá é tudo possibilidade.
 
  • Curtir
Reações: Aelurio e User 1422

SouzaRJ

Desde o Portal Xbox.
PXB Gold
Julho 18, 2012
9,793
7,392
Rio de Janeiro
Realmente, agora nego está igual São Tomé... só acreditam vendo.

Pode ser verdade, ou pode ser história para boi dormir.

Essa geração é a que tem mais "poder oculto" hahahaha... vamos ver se algum deles vai funcionar na prática rs.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
  • Curtir
Reações: Edu Barros

Ferreiraces

Guerreiro
Novembro 19, 2015
2,648
1,954
Porto Alegre / RS
Acho que o maior trunfo da microsoft com o novo Xbox One X nem é o console ou algum conjunto de hardware do console em si e sim o novo Dev Kit, esse sim trás muitas mudanças e vantagens para os desenvolvedores e traz o grosso da otimização pelo próprio dev kit e sua compilação, facilitando e simplificando o desenvolvimento de forma imensa....

A grande vantagem é que os desenvolvedores não precisam ficar quebrando a cabeça e aprendendo codificações mágicas para tirar o máximo do console.... E o melhor de tudo é que essa facilidade e praticidade vem para o Xbox One Original também...

features de hardware mágicas sempre vão existir, mas nesse caso do PS4 Pro, vem de brinde um trabalho imenso por parte do desenvolvedor para utilizar esses recursos além do que a programação tera que ser diferente para o ps4 tradicional... e tudo isso gera gastos....
 

Saci

Heimdall dos Pampas
Moderador
Abril 11, 2007
24,911
51,196
É, o mundo dá voltas mesmo.

Enfim, se tiver uma forma de tirarem mais um caldo do hardware, que bom. Só não criar muita expectativa.

Enviado do meu ASUS_Z012DC usando o app mobile do PXB!
 
  • Curtir
Reações: Edu Barros

Aelurio

Guerreiro
Julho 21, 2015
1,081
776
BRAZIL
Se for real, e se mesmo que só as devs First party da Sony usassem isso, já seria uma boa.

Enviado do meu Moto G (5) plus, usando telepatia.
 

Marcus_007

Guerreiro
Fevereiro 1, 2010
3,797
4,380
Mas o engraçado nisso tudo é que acabou colocando Sony e MS dentro dessa história toda por completo acidente. Porque por mais que o Cerny fale que pode ser um recurso legal, que vai melhorar a performance do console e tudo mais, não é a Sony que vai ser responsável pelo RPM ser bem sucedido ou não. É a AMD. Porque esse foi um recurso desenvolvido, investido e implantado pelos caras para competir com o concorrente direto deles - a Nvidia. Então na realidade o palco todo dessa história será no PC e não nos videogames. E lá que a AMD tem que suar a camisa e provar que usar o tal do RPM é interessante aos devs, porque isso favorecerá, claro, as GPUs Vega e não as GTXs. Se, e somente se, isso funcionar no PC e mais devs utilizarem, daí sim pode ser que respingue para os consoles e o Pro veja algum benefício.
 
  • Curtir
Reações: Edu Barros

Saci

Heimdall dos Pampas
Moderador
Abril 11, 2007
24,911
51,196
@Marcus_007 mas me parece mais fácil o Pro ajudar as Vegas. Não que tenha muitos no mercado, mas é difícil imaginar os devs se esforçando muito para colocar um recurso que só funciona em um grupo restrito de placas de vídeo. Ainda mais se boa parte delas estiverem na mão de mineradores ao invés de gamers. Um Steam Survey vai dar a dica pra eles.

Então acho que na hora de montar a versão turbinada do jogo no Playstation (PS4 Pro) é que surgirá o maior chamariz para experimentar algo diferente.
No PC será mais fácil ignorar o recurso, por uns 2 anos, pelo menos.

Enviado do meu ASUS_Z012DC usando o app mobile do PXB!
 

Marcus_007

Guerreiro
Fevereiro 1, 2010
3,797
4,380
Não sei @Saci, eu tenho minhas dúvidas quanto a isso. O interesse maior de fazer isso funcionar é da AMD. Pode ver que no vídeo promocional acima a AMD já está indo atrás de parceiros para utilizar esse novo recurso deles. Repare que em nenhum momento esse pessoal fala em plataforma alguma, mas por ser algo da AMD esse vídeo é voltado para o PC. Inclusive nos créditos finais do vídeo fala que os ganhos num computador rodando Ryzen e Vega foi de 15% mais fps do que no mesmo sistema rodando com RPM desativado. Pode até ser que a AMD enquanto estiver "vendendo seu peixe" para devs inclua o fato do Pro também ser compatível então seriam duas plataformas para usar ao invés de uma, mas vai saber. Vai da dificuldade de implementar isso também. Como sabemos devs são preguiçosos :imp:, se for relativamente fácil de aplicar, blz, porque não fazer. Mas se der trabalho iiiiihhhhhhh pode esquecer. Acho que garantido, 100% mesmo, serão futuros exclusivos da Sony utilizarem isso ai. Já 3rd party são outros quinhentos....: unamused:
 
  • Curtir
Reações: Saci

Schwarzz

Guerreiro
Fevereiro 18, 2008
12,914
11,039
Meu bullshit detector está apitando no maximo.

Mas é aquela coisa, independente de tecnologias, teraflops, poderes mágicos, algumas developers sabem tirar leite de pedra, e elas vão continuar tirando independente do hardware disponível


Enviado do meu iPhone usando o app mobile do PXB!
 
  • Curtir
Reações: Edu Barros
M

MASTER JNO

Visitante
Estressar o PS4 PRO pra tentar alcançar o XOX não é uma boa, a melhor opção é evoluir o Kit de Desenvolvimento para as Produtoras conseguirem extrair o melhor que a máquina tem a oferecer. Vendo jogos como Uncharted 4 e Horizon que são um colírio para olhos e olha que nem estou jogando numa TV 4k ainda, fica evidente que não precisa apelar pra isso, eu sinceramente estou satisfeito com o que o PS4 Pro tem a oferecer.

Agora ou melhor dizendo, já passou da hora dessa geração tanto pela parte da Sony quanto da parte da MS de focarem no que importa, que são os jogos e mais jogos. Hoje em dia você entra nos sites e fóruns buscando informações sobre jogos e o que reina são assuntos sobre hardware, acho que isso já deu né?! Acho que a Sony e MS precisam entender que seus clientes adoram um hardware poderoso sim, mas adoram ainda mais os jogos, então que eles acabem logo com isso e voltem a falar de jogos.

Hoje em dia os consoles já possuem um poder de fogo muito bom (dane-se se o PC é mais forte porque o PC sempre será o mais forte por motivos óbvios!), já passou da hora de falar de jogos com mais exclusividade.
 
Editado por um moderador:

Sobre o PXB

  • Desde 2005 nossa comunidade se orgulha de oferecer discussões inteligentes e críticas sobre a plataforma Xbox. Estamos trabalhando todos os dias para garantir que nossa comunidade seja uma das melhores.

Sobre a Comunidade

  • As opiniões expressas neste neste site são da inteira responsabilidade dos autores. Microsoft, Xbox, Xbox Live, os logotipos do Xbox e/ou outros produtos da Microsoft mencionados neste site são marcas comerciais ou registradas da Microsoft Corporation.

Assinatura PXB Gold

+ Navegação sem publicidade

+ Upload de imagens nas postagens do fórum

+ Títulos de avatar personalizados.

 

Assinar com PayPal PagSeguro (cartão ou boleto)