[ANÁLISE] MONOCHROMA

Spartan776

Velho Sumido
Janeiro 30, 2014
1,263
926
Belo Horizonte
Salve, salve, galera,

O game de hoje é um puzzle plataformer/sidescroller chamado MONOCHROMA:

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História (curto e grosso):
Você e seu irmão menor passeiam pelos campos, soltando pipa, até seu irmãozinho se machucar e cabe a você cuidar dele depois disso.

Pode parecer fácil mas o negócio começa a pegar a partir do momento em que você descobre que não pode pular tão alto enquanto carrega seu irmão, não pode se afastar muito dele e principalmente não pode deixá-lo sozinho no escuro.

Com quebra-cabeças medianos, que não chegam a estressar (se não conseguir passar no momento, espere algumas horas e tente de novo. Você verá a resposta se mostrar, de repente!) é um jogo gostoso e intrigante.
Bem ao estilo Inside, com momentos inexplicáveis que vão te fazer pensar que diabos está acontecendo no jogo, até agora eu estou tentando entender a história e só comecei a ver a luz depois de ver o trailer do game (após o jogo, claro!). Mas creio que tem muita coisa no game que está ali como uma metáfora do mundo real.

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Jogabilidade:
A Jogatina é simples: Um botão de pulo, um de carregar/largar o irmão e um de ação, além do direcional, óbvio!
Os comandos poderiam ser mais responsivos e exatos. Algumas vezes você pula e passa do local onde deveria cair. Em outras, pequenos bugs te travam no lugar ou podem aparentar que não há nada a se fazer, quando na verdade há. Isso chateia um pouco a jogatina, mas não a ponto de te fazer desisitir. O estúdio Nowhere (os criadores, de origem turca) poderia ter trabalhado um pouco mais nisso.
Há uma grande variedade de puzzles, no game, mas sem atrapalhar ou sem te fazer recorrer a algum "walkthrough" ou "detonado", o que o mantém sempre num nível de dificuldade aceitável e mediano.

Gráficos e Música:
Os gráficos são bonitos. Não tão belos quanto os de Inside, mas chegam perto.
O game é todo em preto e branco, com tons avermelhados, dando uma ambientação "noir" ao mesmo.
Você tem que ser extremamente atento ao ambiente, pois devido a coloração P&B, pode chegar uma hora em que você acha que está preso no puzzle, mas na verdade, é você que não viu a escada que estava ali o tempo todo, ou uma portinha "escondida" porque achou que era só uma parede e não foi até o final dela para conferir. Confesso que grande parte da minha insatisfação com a jogabilidade do game era por essa confusão com o cenário. Não sei se acidental/descuido da equipe do estúdio ou se proposital. Talvez tenhamos ficado acostumados demais com tudo na mão e fácil. Na época do 16bit não era assim. Relevo por isto.

Às vezes a movimentação dos personagens é estranha como em uma cena onde estão andando numa corda levemente inclinada e as mãos do personagem claramente ultrapassam os limites da corda, dando uma sensação de desleixo na animação. Poderia ser um pouco mais trabalhada também.
A música é agradável e algumas são ótimas, ficando na sua mente, como a parte dos telhados no nível do gueto.

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O game tem toques de Limbo/Inside, embora tenha sido lançado antes de Inside, de acordo com o estúdio Nowhere (entre 2011 e 2014).

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Veredito:
Na minha avaliação (Notas de 0 a 10):

Jogabilidade 7
História 7
Gráficos 7
Variação 7
Fator replay 7

Nota final (média): 7

Na Xbox Live por R$19,00 merrecas (Rende uma porção de 5 horas):
https://www.microsoft.com/pt-br/store/p/monochroma/BRG6J553L5KT
 

freedowsRoO

Guerreiro
PXB Gold
Janeiro 7, 2010
3,760
4,185
Rondonópolis - MT
Achei bem bacana esse jogo mas depois de jogar inside/limbo você sofre com a jogabilidade desse game, fora que bugou minha conquista de coletar as flores rsrsr.... Mesmo tendo problemas o jogo vale os 19, é praticamente 1000G easy.
 

Spartan776

Velho Sumido
Janeiro 30, 2014
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Achei bem bacana esse jogo mas depois de jogar inside/limbo você sofre com a jogabilidade desse game, fora que bugou minha conquista de coletar as flores rsrsr.... Mesmo tendo problemas o jogo vale os 19, é praticamente 1000G easy.
Ouvi muita gente falando dessa conquista das "flowers". Se você jogou, percebeu que toda vez que morre, se voltar para pegar a flor, ela vai anunciar como se fosse a primeira vez que você estivesse pegando. Nos jogos normais isso já fica registrado e não acontece. Vai ver precisa zerar direto, sem morrer...
 
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