Análise às Especificações: Xbox Project Scorpio

JBFM

Guerreiro
Setembro 22, 2014
2,402
2,282
scorpio-xbox-one-s.jpg

imagem Xbox S ilustrativa

Conheça o Project Scorpio
"Quebrar barreiras...Inovação e a tecnologia mais recente...entregando a consola mais poderosa é algo que queremos fazer...o processador gráfico mais poderoso jamais visto numa consola....a maior das resoluções...o melhor dos rácios de fotogramas...sem compromissos...podemos correr a 60Hz...podemos correr com pixeis sem compressão...os pixeis da melhor qualidade...jogos a 4K..."

A proposta da Microsoft para a Project Scorpio foi simples. Enquanto alguns dizem que soa bizarro e até cómico (pixeis sem compressão?), a Microsoft quer recuperar o controlo da superioridade tecnológica com o seu refrescamento de meia geração. Temos um salto ambicioso além da tecnologia na PlayStation 4 Neo e a Microsoft vai usar componentes de topo disponíveis da AMD - tecnologia que já vimos para PC.

Sabemos pouco sobre a performance e especificações mas existe informação suficiente para imaginarmos o que a Scorpio irá oferecer e se poderá cumprir com o que promete.

FG3GlFA.png


GPU: O Quão mais rápida que a PlayStation Neo
Vamos falar sobre a GPU - área em que a Microsoft está muito orgulhosa. Confirmam-se os rumores dos 6 teraFLOPs de poder de processamento, ultrapassando os 4.2TF da Neo. Cerca de 40% mais rápida, relembrando a vantagem da actual PS4 sobre a actual Xbox One.

Sabemos como a Sony chegou a este alvo de performance - usa quase certamente o núcleo gráfico Polaris 10 da AMD, com 36 unidades computacionais GCN de nova geração a 911MHz. É uma versão com relógio inferior da Radeon RX 480 - a próxima gráfica da AMD que custará €199, vocacionada para o jogador mainstream com boas capacidades VR. Temos quase a certeza que esta é uma GPU readaptada de um produto ainda por apresentar, muito possivelmente um com 40 unidades computacionais. Ao deixar uma porção das UCs desactivada, os chips imperfeitos podem ser usados - táctica usada na PS4 e Xbox One, ambas têm duas UCs desactivadas no silício.

baseado no diferencial nas especificações entre a Neo e a Scorpio, é improvável que a nova consola da Microsoft use a Polaris sequer. seria preciso um grande overclock nm componente com 40 UCs para chegar a 6TF, e baseado na imagem que vimos, o esquema de aquecimento planeado para a Scorpio parece vazio. Apostamos numa versão com downclock tura tecnologia Vega da AMD.

Graças a um descuidado engenheiro da AMD, que revelou algumas das especificações da Vega no seu perfil LinkedIn (!) sabemos que o processador completo permite 64 unidades computacionais. Presumindo que são cortadas para 56 (como na Radeon R9 Fury, uma versão inferior da Fury X com 64 UC) um relógio entre 830-850MHz parece provável. Alternativamente, e mais provável, podemos ter 60 UCs a 800MHz. Ambos representam um salto substancial sobre a PS4 Neo, enquanto o aumento na performance sobre a PS4 e Xbox One seria ainda maior.

jpg


Memória: 12GB de GDDR5?
A Microsoft também apresentou dados concretos para a largura de banda da memória, dizendo-nos que terá mais de 320GB/s. Dá-nos pontos muito úteis. Primeiro, quase certamente a experiência ESRAM na Xbox One é coisa do passado - a Microsoft irá seguir uma abordagem estreada pela Sony usando uma só piscina unificada de memória baseada na tecnologia gráfica RAM do PC. Qual delas ainda não sabemos - será GDDR5 ou a mais rápida G5X presente na GTX 1080 da Nvidia?

A figura de 320GB/s pode ser alcançada com 8GB de G5X usando um canal de 256-bit, ou então pode usar uma interface 384-bit juntamente com 12GB de GDDR5. É aqui que as renderizações estilizadas da motherboard Scorpio são úteis pois podemos contar quantos módulos de memória existem - são visíveis 12 chips de memória, confirmando o uso da tecnologia de memória de actual geração e não a HBM2 esperada para a Vega e Titan de nova geração da Nvidia. Isto também sugere que a Scorpio tem outra grande vantagem sobre a PS4 Neo - não apenas mais 100GB/s de largura de banda mas também 4GB adicionais de RAM onboard.

E isto é bom se a Microsoft quiser chegar ao objectivo dos 4K - a PS4 Neo apenas oferecer 512MB adicionais para os programadores comparado com a PS4 original, significando espaço limitado para texturas de maior resolução. A Scorpio não irá oferecer apenas resoluções superiores, irá ter mais espaço para texturas de maior detalhe. A única questão é o quão rápida a RAM pode ser preenchida - presumindo que ainda usam discos rígidos de 5400rpm, 12GB demorará muito tempo para ocupar em pleno. Pelo outro lado, ouvimos de alguns programadores que os 8GB de memória na Neo não são suficientes para tirar o máximo de ecrãs 4K.

jpg


CPU: Oito núcleos, mas como são?
A Microsoft não falou muito sobre a CPU na Scorpio e tal até pode sugerir que é devido à falta de uma grande melhoria sobre a Xbox One. Apenas uma especificação foi revelada - a Scorpio terá 8 núcleos CPU, tal como a actual Xbox One, PS4 e a PS4K Neo.

Na teoria, existem duas tecnologias CPU disponíveis para a Microsoft - os existentes núcleos Jaguar (ou uma visão mais moderna deles), ou a tecnologia Zen da AMD. Olhando para as probabilidades, diríamos que é pouco provável ser a Zen - se fosse, a Microsoft falaria muito mais disto. O que sabemos da Zen de oito núcleos é que é um processador desktop de topo que irá provavelmente precisar de uma grande área de silício. Integrar isso juntamente com um núcleo GPU já grande parece muito ambicioso.

Com isso em mente, esperávamos uma maior disparidade entre poder CPU e GPU nas consolas, e a importância do DX12 e do GPGPU cresce com mais importância - mais tarefas associadas à CPU serão passadas para a GPU. Presumindo que a Scorpio usa mesmo núcleos CPU AMD mais orientados para mobile, devemos esperar maiores velocidades de relógio pelo menos - a PS4 Neo corre os seus núcleos a 2.1GHz vs. os 1.6GHz da PS4 padrão.



Pode a Project Scorpio cumprir a promessa de VR e 4K?
Baseado na existente tecnologia Radeon AMD, a conclusão é que 6TP de poder GPU não chegam para dar vida a uma boa experiência 4K. A R9 390X da AMD oferece cerca de 5.9TF e tem problemas em correr a 4K e 30fps em jogos PC modernos. Podemos presumir que a passagem para a próxima arquitectura GCN nos dará mais melhorias na eficiência, mas é difícil acreditar que isto chega para tornar uma GPU do nível da 390X numa equivalente de topo da Radeon R9 Fury X (8.4TF).

Mas já vimos programadores extrair mais da Xbox One e PS4 do que das equivalentes PC - as demos E3 de Gears of War 4 e Forza Horizon 3 correm em equivalentes a gráfica R7 360 da AMD que custa €109 por isso talvez possa mesmo correr jogos a 4K nativa.

No entanto, também é provável existir upscaling, e apesar de não ser a verdadeira 4K prometida, pode produzir bons resultados. Usar uma Fury X no PC, permite correr Star Wars Battlefront a 4K mas com uma escala de 85% da resolução. Além disso, podemos aumentar as definições de qualidade sobre as equivalentes nas consolas - e o resultado podia ser fenomenal. Também já vimos resultados soberbos de 3200x1800 convertida para 4K. Em termos de VR - não devem haver problemas. Uma GPU Radeon com 6TF terá facilmente melhor performance que a R9 290 padrão e a GTX 970 sugeridas para a VR no PC.

Maiores informações e comparativos detalhados
 
Última edição:
  • Curtir
Reações: GameStrike

xJohnKennedy

Guerreiro
Dezembro 31, 2015
3,321
5,511
Goiás
AMD já provou ser possível rodar 4k em uma Fury X com 4GB de memória HBM, e em mais um chute meu baseado em nada não duvido que a MS e AMD usem o novo padrão HBM2 pra "chutar o pau da barraca" de vez.
 

jairopicanco

Guerreiro
Junho 27, 2015
8,250
19,024
Manaus
Sei não, acho esquisito a Microsoft anunciar o 'poder' do console a 1 ano e 6 meses do lançamento, e é algo que costuma não ser anunciado com tamanha antecedência.
Prefiro crer que tenham margem pra oferecer além dos 6 tflops, embora a prioridade seja encaixar grande poder de processamento sem extrapolar o preço de console.
 
  • Curtir
Reações: GameStrike e JBFM

User 1422

Guerreiro
Março 19, 2009
12,246
11,403
Especificações robustas, significativamente melhores que o NEO.
E acho que não há mais tempo hábil pra Sony mudar o projeto dela, devemos ver uma inversão de poder de fogo nessa nova geração.
Bom pra MS, mas tudo depende do preço da brincadeira.
 
Última edição:

xJohnKennedy

Guerreiro
Dezembro 31, 2015
3,321
5,511
Goiás
Sei não, acho esquisito a Microsoft anunciar o 'poder' do console a 1 ano e 6 meses do lançamento, e é algo que costuma não ser anunciado com tamanha antecedência.
Prefiro crer que tenham margem pra oferecer além dos 6 tflops, embora a prioridade seja encaixar grande poder de processamento sem extrapolar o preço de console.
Bem se esse rumor do Adrenaline estiver certo, teria-se 4 Tflops de margem na possível especificação do Scorpio. Bem de qualquer forma as especificações devem estar definidas bem antes do lançamento até porque o tempo de produção de um único chip é demorado.

Fonte: http://adrenaline.uol.com.br/2016/0...o-vai-contar-com-arquiteturas-zen-e-polaris-/
 
  • Curtir
Reações: jairopicanco e JBFM

felipevasco31

Guerreiro
Janeiro 23, 2015
1,961
2,163
Rio de janeiro
Sei não, acho esquisito a Microsoft anunciar o 'poder' do console a 1 ano e 6 meses do lançamento, e é algo que costuma não ser anunciado com tamanha antecedência.
Prefiro crer que tenham margem pra oferecer além dos 6 tflops, embora a prioridade seja encaixar grande poder de processamento sem extrapolar o preço de console.
É prematuro demais cravar qualquer configuração de hardware agora, o próprio ps4 teve um UP as portas do lançamento.
Dependendo do andar do preço de mercado e da exigência dos users, realmente, pode até vir coisa mais robusta por aí.
 

JBFM

Guerreiro
Setembro 22, 2014
2,402
2,282
Não consegui encontrar uma imagem ilustrativa comparando das especificações do Xbox one, Scorpio, PS4 e Neo. Se alguém encontrar agradeço e atualizo o post.
 

JBFM

Guerreiro
Setembro 22, 2014
2,402
2,282
Valeu @jairopicanco estou tentando aqui mas só tá aparecendo na hora de editar o post vou tentar salvar e subir em outro site de imagens.

Editado; Consegui! Obrigado novamente.
 
  • Curtir
Reações: jairopicanco

Marcus_007

Guerreiro
Fevereiro 1, 2010
3,797
4,380
Esqueçam historinha de 10Tflops nos consoles...isso não existe, é ficção científica, é da mesma alçada de 2º GPU escondida. Jornalista e site que fala isso acredita em pé grande e que o Elvis Presley ainda está vivo. Esse console vai custar $800 então? Porque a única placa do mundo que chega perto dessa performance custa $600 e pertence ao concorrente da AMD. Sem falar que se for para manter a APU Jaguar, um console assim teria o mesmo efeito prático de montar um PC com um Pentium dual core e uma GTX Titan. Esse console seria só gargalo.

6Tflops já é poder demais, e a diferença entre um NEO e um Scorpio seria significativa. Proporcionalmente pode até ser a mesma (40%), mas em termos práticos ela seria monstruosa: texturas BEM melhores, melhores sombras, efeitos de iluminação avançados, framerate BEM maior, maiores resoluções nativas. A título de comparação é como montar dois desktops, um com uma GTX 980 (4.4Tflops) e outro com uma nova GTX 1070 (5.9Tflops). Ambas são excelentes mas a 1070 é um monstro.

............................................Gtx 980...Gtx 1070
Witcher 3 (Ultra) 1080p...........65..........94Fps
Witcher 3 (Ultra) 2,5k...............45.........64Fps
Witcher 3 (Ultra) 4k..................24.........38Fps
Far Cry Primal (Ultra) 1080p...44..........63Fps
Far Cry Primal (Ultra) 2,5k.......33..........45Fps
Far Cry Primal (Ultra) 4k..........17..........25Fps
Rise of the TR (Ultra) 1080p....45..........71Fps
Rise of the TR (Ultra) 2,5k........36..........46Fps
Rise of the TR (Ultra) 4k...........18..........25Fps
 
  • Curtir
Reações: JBFM e Senta a pua

DhiSama®

Jogador
Fevereiro 26, 2016
145
83
Cachoeirinha, RS
Cara, vocês estão mesmo preocupados com o possível fato da Sony poder aumentar as specs dela? Deveriam estar mais preocupados é com o preço dessa brincadeira aí.
 
  • Curtir
Reações: JBFM

DhiSama®

Jogador
Fevereiro 26, 2016
145
83
Cachoeirinha, RS
Esqueçam historinha de 10Tflops nos consoles...isso não existe, é ficção científica, é da mesma alçada de 2º GPU escondida. Jornalista e site que fala isso acredita em pé grande e que o Elvis Presley ainda está vivo. Esse console vai custar $800 então? Porque a única placa do mundo que chega perto dessa performance custa $600 e pertence ao concorrente da AMD. Sem falar que se for para manter a APU Jaguar, um console assim teria o mesmo efeito prático de montar um PC com um Pentium dual core e uma GTX Titan. Esse console seria só gargalo.

6Tflops já é poder demais, e a diferença entre um NEO e um Scorpio seria significativa. Proporcionalmente pode até ser a mesma (40%), mas em termos práticos ela seria monstruosa: texturas BEM melhores, melhores sombras, efeitos de iluminação avançados, framerate BEM maior, maiores resoluções nativas. A título de comparação é como montar dois desktops, um com uma GTX 980 (4.4Tflops) e outro com uma nova GTX 1070 (5.9Tflops). Ambas são excelentes mas a 1070 é um monstro.

............................................Gtx 980...Gtx 1070
Witcher 3 (Ultra) 1080p...........65..........94Fps
Witcher 3 (Ultra) 2,5k...............45.........64Fps
Witcher 3 (Ultra) 4k..................24.........38Fps
Far Cry Primal (Ultra) 1080p...44..........63Fps
Far Cry Primal (Ultra) 2,5k.......33..........45Fps
Far Cry Primal (Ultra) 4k..........17..........25Fps
Rise of the TR (Ultra) 1080p....45..........71Fps
Rise of the TR (Ultra) 2,5k........36..........46Fps
Rise of the TR (Ultra) 4k...........18..........25Fps
Tu tens estes dados com a GTX 1080?
 

Marcus_007

Guerreiro
Fevereiro 1, 2010
3,797
4,380
Será que dá tempo da Sony reestruturar e mudar o Neo?
Não sem perder uma grana legal no processo. Porque as informações vazaram em março, falavam que os specs já tinham sido finalizados e que os kits de desenvolvimento iam ser distribuídos no fim de maio início de junho. Para isso acontecer eles já tinham que estar com toda a linha de produção acertada com os fornecedores e com consoles iniciando a fabricação por agora para um lançamento em outubro. Então eles já estariam com contratos assinados, fábricas reservadas etc. Sendo esse o caso, eles tem basicamente 2 opções:

1) Deixar tudo como está e ver com a AMD a possibilidade de um overclock maior, tanto do lado do CPU quanto do GPU, e acrescentar mais 4Gb de RAM, para ver se empurra esses 4.2Tflops para 4.5-4.7 e diminui a distância entre os dois. Isso iria aumentar o custo de produção e teria que ver se o chip em si aguentaria, porque o Jaguar já é um chip antigo, com mais de 3 anos, então existe um limite até onde ele consegue sofrer esses overclocks;

2) Assumir a perda financeira, renegociar contratos e lançar um PS NEO junto com a Microsoft no fim de 2017.

Tenha certeza que os caras estão analisando essa situação na ponta do lápis, em Tóquio, na Califórnia, em todas as sedes da divisão PS ao redor do mundo. Porque se ele lança agora por $400 ele vai ter mais de 1 ano de vantagem no Scorpio, e mesmo sendo mais fraco ele deve conseguir boas vendas, matando as vendas do PS4 e XB1 no processo. Se lançar depois ele já começa perdendo grana, mas ao menos fica pau a pau com o concorrente em termos de performance. É o xadrez corporativo :D
 
Última edição:
  • Curtir
Reações: User 1422 e Maxximu

Sobre o PXB

  • Desde 2005 nossa comunidade se orgulha de oferecer discussões inteligentes e críticas sobre a plataforma Xbox. Estamos trabalhando todos os dias para garantir que nossa comunidade seja uma das melhores.

Sobre a Comunidade

  • As opiniões expressas neste neste site são da inteira responsabilidade dos autores. Microsoft, Xbox, Xbox Live, os logotipos do Xbox e/ou outros produtos da Microsoft mencionados neste site são marcas comerciais ou registradas da Microsoft Corporation.

Assinatura PXB Gold

+ Navegação sem publicidade

+ Upload de imagens nas postagens do fórum

+ Títulos de avatar personalizados.

 

Assinar com PayPal PagSeguro (cartão ou boleto)