Modos de jogo/Menus/Localização
O jogo conta com um modo "Carreira", que nada mais é que uma coleção de eventos sem profundidade alguma ou moldes de temporada e não há um sistema de evolução ou premiação para o piloto; pois, assim como Project CARS, Assetto Corsa tem todo o seu conteúdo liberado. Outro modo é o Time Attack que tem um sistema de pontuação meio arcade que vai sendo abatido conforme você comete barbeiragens ou não alcança os pontos de verificação a tempo, modo "Drift", tem também o modo corrida rápida e o modo "Eventos", que consistem em desafios que rendem medalhas de ouro, prata ou bronze. Além disso tem um modo de "Final de semana", no qual o jogador encara sessões de treino, qualify e corrida. Por último, o modo Online. Eu achei muito estranho ao final das corridas o carro é teletransportado para os boxes, por mais que você seja o vencedor ou perdeu, o seu carro "Bum!" aparece do nada no pit. Poderia rolar pelo menos uma cutscene ou uma tela "victory", pode parecer frescura mas quem vê pela primeira vez isso rolando estranha bastante, eu cheguei a achar que tinha dado bug no jogo.
Os menus do game foram todos refeitos para os consoles, estão bem mais simples e de acesso rápido; porém , tem certas opções que estão fora de lugar (exemplo: Lig./Desl embreagem).
O jogo está totalmente em português, mas eu achei muito estranho os caras traduzirem "Livery" como "uniforme", num primeiro momento achei que fosse possível alterar a roupa do piloto quando li "Uniforme", mas não era a livery do carro. Talvez eles poderiam ter traduzido como "Skin" ou "pintura" ou "conjunto de design", mas não uniforme.
Pistas
As pistas do game são muito bem feitas, porém o jogo só oferece pistas européias. Tem opção de variação climática, hora da corrida e a velocidade com que tudo irá ocorrer. Um detalhe, o game não possui chuva e nem noite, as definições de horário só podem ser estabelecidas entre as 6:00 e as 18:00.
Ao pilotar em Nordscheleife, senti muita diferença no traçado da pista se comparada ao Project CARS ou Forza, realmente parece outra pista, em alguns trechos mais estreita em outros mais larga. Como exemplo, a curva Carrossel está maior, mais aberta e menos íngreme. Gostei muito da inclusão de uma versão história de Monza 1966 Full, com direito ao segmento oval da pista.
Danos
Assetto Corsa tem um sistema de danos que lembra o Forza, com direito a um layout do veículo indicando onde o problema está acentuando. Visualmente, o carro não fica muito detonado, apenas afeta na performance podendo até mesmo parar. Interessante que Assetto tem opções nas tunagens que podem influenciar muito negativamente no carro, inclusive eu ajustei o limitador do motor para o valor máximo e na largada ele não aguentou e nem sequer saiu do lugar.
Visual
Graficamente o jogo está muito bonito, carros bem detalhados e com framerate bem fluido. Rola um pouco de screen tearing, mas é quase que imperceptível. Só não curti muito a qualidade do replay e a ausência de Photo Mode. Em contrapartida, o jogo não faz uso do efeito motion blur, algo que me desagrada em Project CARS.
Som
No geral o som está excelente, não está estridente como em Project CARS (o que eu particularmente não gostei, pois me priva de ouvir os outros carros no ambiente). Tem carros que o som está espetacular, e tem outros que nem tanto. Mas no geral, tá excelente. O som das frenagens está excelente, pelo menos não parecem com ratos transando como em Driveclub.
Jogabilidade
Assetto acertou justamente onde a concorrência pecou, na jogabilidade. Project Cars no seu lançamento era praticamente injogável com controle do Xbox e não fazia uso dos impulse triggers do controle, era um verdadeiro martírio buscar a configuração ideal para o controle. Além disso, a jogabilidade com o controle tanto no Project cars quanto em Forza, não refletiam o esterçamento do volante acima dos 90° (no caso do Forza, nem jogando com volante isso acontece). Assetto Corsa reparou essa falha, quando o jogador direciona o analógico totalmente para o lado, o volante do carro vai girando até passar dos 90°, e isso é muito bom para quem precisa daquele movimento a mais naquela curva fechada. Porém, é extremamente sensível e requer um pouco de prática para que o jogador pegue a manha, pois chega ser de uma precisão quase cirúrgica.
Ao jogar com o meu volante, o Assetto se mostrou como o simulador que melhor se encaixou com o meu volante. A experiência de curvas e frenagens é espetacular.
Mas nem tudo são flores, o jogo inexplicavelmente não possui mapeamento de botões! Isso mesmo, se você quiser trocar a posição do freio de mão ou da embreagem, terá que se contentar com um das duas pré definições que o jogo oferece. Achei uma falha a opção de ligar/desligar embreagem aparecer somente num menu antes da corrida e não estar presente no menu de configurações normal. E o mesmo se aplica ao volante! Isso mesmo! Se o jogador quiser mapear botões, não pode. E o pior de tudo, não tem configurações dos pedais e do volante propriamente dito. Pelo menos, a jogabilidade padrão/Default do game é excelente, e disso não posso queixa. Entretanto, só levantei essa questão, pois nem todo jogador poderá se dar por satisfeito e querer uma experiência mais profunda.
Outra coisa muito importante, para quem tem volante que possui os shifters e o câmbio H, acontece muito de na hora da largada o carro estar em ponto morto e o piloto se atrapalhar todo na hora de engatar a primeira. Com Assetto Corsa, ainda bem que não rola esse problema, tanto a borboleta quanto o câmbio H não se atrapalham. Entretanto, o game não tem queimada de largada como em Project CARS.
Multiplayer
Infelizmente o game não conta com a opção de criação de partidas privadas, o jogador tem que se contentar com os eventos pré estabelecidos pelo game. O ponto forte desse game é ter um qualifying que funciona e ter um sistema de punições bem rígidos (quando digo rígido pense em "10 segundos sem tocar no acelerador por cortar caminho"), features que imploro de joelhos para que um dia apareçam no Forza. O multiplayer do Forza está injogável por conta dos trolls e a ausência de um qualify dificultam muito a vida dos fãs que tentam fazer um campeonato decente no forza. O multiplayer do Assetto Corsa conta com até 16 players, na minha opinião uma quantidade excelente; entretanto já estou jogando há 4 dias e não vi nenhum jogador no modo multiplayer. Mais uma vez, citarei como exemplo o Forza 6, cujo multiplayer tem suporte para 24 jogadores. No primeiro acidente, boa parte abandona a corrida, quando não, os remanescentes viram verdadeiras bolas de demolição tornando o game em um verdadeiro destruction derby.
E o mais grave de tudo, o jogo não conta com Leaderboards. Isso mesmo, uma das mais importantes features sobretudo em um game de simulação. Um modo rivals instiga o jogador a desafiar e ser desafiado, e sempre buscar o fazer o seu melhor. Assetto Corsa pecou feio em não entregar essa opção, torço para que seja incluída em uma atualização.
Por mais que muitas features tenham ficado de fora, Assetto Corsa é sim um ótimo simulador, porém precisa ser ajustado no quesito conteúdo e no uso desse conteúdo. É uma excelente adição ao catálogo do XOne e uma incrível experiência para quem tem volante.
Nota: 7.5