[Análise] Far Cry Primal

Qual foi o melhor Far Cry na sua opinião?

  • Far Cry - 2004 (Windows)

    Votes: 0 0.0%
  • Far Cry Instincts - 2005 (Xbox, Xbox 360)

    Votes: 0 0.0%
  • Far Cry 2 - 2008 (Xbox 360, PS3, PC)

    Votes: 1 3.1%
  • Far Cry 3 - 2012 (Xbox 360, PS3, PC)

    Votes: 17 53.1%
  • Far Cry 3: Blood Dragon - 2013 (Xbox 360, PS3, PC)

    Votes: 2 6.3%
  • Far Cry 4 - 2014 (Xbox One, PS4, Xbox 360, PS3, PC)

    Votes: 1 3.1%
  • Far Cry Primal - 2016 (XBOX One, PS4, PC)

    Votes: 6 18.8%
  • Nunca joguei nenhum Far Cry.

    Votes: 4 12.5%
  • Não gostei de nenhum Far Cry.

    Votes: 1 3.1%

  • Total voters
    32

LuccasSiguel

Hold The Door.
Fevereiro 5, 2015
1,517
1,123
Curitiba-PR
ANÁLISE
FAR CRY PRIMAL

FarCryPrimalXboxOne.jpg

FICHA TÉCNICA
Data de Lançamento:
23/02/2016
Desenvolvedora: Ubisoft Montreal
Jogadores: 1 (Offline)
Plataformas: Xbox One, PS4, PC
Senhoras e Senhores, essa é a primeira análise de minha autoria que publico no fórum, quando se está no trabalho e você tem vontade de jogar um jogo, ou você pesquisa sobre ele ou você fala sobre ele, eu resolvi falar, só que com as palavras, e trazer este Review para vocês membros do fórum. Dividi em 5 partes: História, Gráficos, Som, Jogabilidade e Diversão. Cada quesito possui 20 pontos, a soma dos 5 totaliza 100 e dará a nota final do jogo.

Agradeço a compreensão e ignorem os erros de português.

HISTÓRIA [13]: Vamos começar com a história para você entender do que se trata o jogo, quesito que nunca foi um ponto forte em nenhum Far Cry, nem o primeiro choro distante lá de 2005 tinha um bom história, mas em Primal o nível caiu mais ainda, não é porque “mim caçar feras” que você deve fazer qualquer coisa para os jogadores, é tudo largado no enredo e goste quem gostar. Você é Takkar, e seu grupo é atacado por um Tigre Dentes De Sabre, só você sobrevive. Então Takkar chega a Terra de Oros onde escondem muitos perigos, e Takkar pertence aos Wenja, seu objetivo em Oros é salvar todos os Wenja possíveis, para isso enfrentara não só os animais presentes em Oros, mas também os Udam, hábeis guerreiros, e os Izila, piromantes que adoram o Deus do sol. Para isso você terá um vasto mapa para exploração (que é o mesmo mapa de Far Cry 4, apenas 10.000 a.c.). Conforme você explora Oros encontrará Wenjas pelo caminho, salve eles e eles irão para a sua vila, conforme sua população aumenta, mais recursos você terá disponível todas os dias. Além disso no avanço da história encontrará também Wenjas com habilidades únicas, Sayla é a coletora, as missões dela consistem em encontrar recursos raros para melhorar a sua Vila. Tensay irá te transformar em Mestre das Feras, irá lhe ensinar a domar as criaturas de Oros, desde Leões a Ursos, Mamute a Dentes de Sabre. Wogah é o confeccionador, ele irá pedir que explore Oros através de itens raros também, que ajudarão a aumentar a quantidade de flechas, lanças, tacapes e recursos que podem carregar em sua bolsa. Jayma é a mestre de caça, ela irá mandar caçar animais raros para domá-los ou mata-los, inclusive o Dente de Sabre de Sangue que foi o animal que matou seu grupo. Karoosh é um lutador, irá lhe ensinar habilidades na arte da porrada e dos Tacapes. Seu objetivo é simples, dome todas as Feras de Oros, salve quantos Wenja puder, e mate os chefes dos Udam (Ull) e dos Izila (Batari), vilões que inclusive são bem fracos comparados a Vaas (Far Cry 3) e Pagan Min (Far Cry 4). E assim que cumprir seus objetivos os créditos irão rolar na tela.

3007161-fcp_02_gatherer_screenshots_preview_pr_160126_6pm_cet_1453716678.jpg

FOTO: Esta é Sayla, a coletora, essas orelhas que usa no colar são dos inimigos que ela mata ou encontra pelo seu caminho, na maioria são os Udam. Ela é doido para ter a orelha de Ull, líder dos Udam. Está disposto a ajudá-la a conseguir esse membro?


GRÁFICOS [17]: O primeiro ponto que mais chama atenção na atual geração são os gráficos, Far Cry Primal exerce muito bem seu papel dentro deste quesito, porém deixa a desejar se comparado ao Far Cry 4. O palco da vez é Oros, um vasto mapa com florestas, montanhas, lagos e neve, algo bem diversificado e de encantar os olhos por onde passamos, típico jogo pra você ficar tirando fotos e colocar o DVR pra trabalhar, além disso a vida selvagem no game está muito bem trabalhada, diferente de qualquer outro jogo, cada 50 passos é um perigo novo, seja por céu, terra ou água. Você irá se deparar com as criaturas mais temidas até as mais inofensivas, você pode estar caçando um Cervo e repentinamente um Lobo pode aparecer para estragar sua caça, e vai aparecer. Diferente dos outros na qual você utilizava uma seringa para ativar o modo caçador, aqui o modo caçador pode ser ativado a qualquer momento, não precisa de injeções ou plantas para que isso ocorra, esse modo irá ajuda-lo a encontrar animais raros e recursos para a sua vila. Mas esse quesito aqui é sobre os gráficos, e não quero fugir do assunto. Como eu já disse contem com cenários lindos para serem explorados, me peguei diversas vezes tirando foto dos animais que eu domava ou dos que eu encontrava pela natureza. Mas tudo isso que apreciamos de belo já foi visto anteriormente. Espera aí, como assim? Os gráficos que vemos em Primal são os mesmos gráficos de Far Cry 4, não entenda mal, os gráficos são muito bonitos, mas não evoluiu, inclusive o rosto dos personagens do game anterior são bem mais trabalhados que o deste novo game (acredite se quiser), o que torna infelizmente o antecessor melhor no que se diz a respeito dos gráficos.

ncsa-far-cry-primal-news-fankit2_232416.jpg

FOTO: Tem o Mamute, tem o Tigre Dentes de Sabre, se colocassem uma Preguiça na foto, o jogo poderia muito bem ser chamado de Far Cry: Ice Age.

SOM [16]: Esqueça em jogar um game dublado, aqui o idioma é o “Uga Buga”, não entendemos nada que os personagens falam, porém as legendas são em português para salvar nossas vidas, uma boa sacada por parte da Ubisoft até, se não tivesse uma história ruim para contar. Aqui não temos músicas de Reggae enquanto queimamos a plantação e muito menos um Should I Stay or Should I Go quando o Vilão te deixa com cara de bunda, esqueça essas músicas, o negócio aqui é apenas você e a vida selvagem, caminhar e ouvir o som de ursos e onças brigando por suas caças (você), lobos uivando na noite, aproveitando que falei da noite temos algo muito semelhante a Dying Light aqui (nem tanto), temos os animais diurnos, e os animais noturnos, adivinha quais apresentam mais perigo? Os noturnos é claro, andar a noite em Oros é muito mais perigoso, se de dia encontramos 1 lobo perdido, por onde vamos encontramos uma alcateia, a chance de encontrar animais raros é maior também, além disso experimente andar a noite com um Lobo ou com um Tigre Dentes de Sabre, existe uma espécie de cadeia alimentar com as suas feras domadas, quanto mais perigosa são as feras, mais medo os inimigos terão, muitos inclusive fugirão ao ver você com um Dentes de Sabre, tanto humanos quanto animais, porém se você estiver com um Lobo que representa a parte mais baixa da cadeia alimentar de Oros, você e seu Lobo correm risco de virar rango de algum animal maior. É importante lembrar que cada fera que você doma em Oros tem atributos únicos, um Urso terá muito mais força que um Leopardo, porém não terá a mesma agilidade e furtividade do mesmo, por isso pense bem na hora de escolher seu parceiro. E fora tudo isso que falei dos animais não espere nada de bacana na Trilha Sonora.
Far-Cry-Primal-Story-Preview.jpg

FOTO: Este é Ull, o líder dos Udam, apesar de ser um cara que dá medo saiba que as aparências enganam, sua pouca presença no game o torna um vilão nada memorável, deveria aprender com Vaas ou Pagan Min.

JOGABILIDADE [16]: Quem jogou Far Cry 4 e chegou na parte de Shangri La já deve ter uma ideia de como seja Primal, é praticamente a mesma coisa, um pouco mais evoluída claro, atirar com o Arco e Flecha se tornou uma tarefa muito mais fácil, utilizar Lanças é prazeroso e simples, Tacapes são eficientes e mortais no corpo a corpo, e por sorte nessa parte com as armas tudo flui muito bem, claro se tratando da primeira pessoa quando esta no controle de Takkar. A partir do momento que você assume o controle de uma das Feras Selvagens de Oros as coisas mudam, é a mesma coisa que controlar veículos, a diferença é que saiu o Quadriciclo e entrou o Dentes de Sabre, saiu o Jipe e entrou o Mamute. Porém os comandos quando se estão em cima desses animais é meio complicado, você consegue percorrer maiores distâncias em cima deles com certeza, mas na hora de atacar é tudo tão confuso, muitas vezes os comandos não funcionam da maneira que você quer para executar aquele tiro letal, complicando totalmente sua vida na hora da ação. Existem algumas missões em que você controla um Mamute e precisava matar alguns rinocerontes, cansei de tentar virar o bicho para longe do penhasco, mas mesmo assim o grandalhão ainda ia lá e caia.

2996295-fcp_screen_riding_sabertooth_beastmaster_reveal_151204_5am_cet_1449234334.jpg

FOTO: Montar nas feras é até divertido. Mas quem sabe não lancem a DLC dos Flintstones com alguns veículos novos, deixando os animais descansarem um pouco.

DIVERSÃO [17]: Nos Far Cry anteriores tínhamos o binóculo que nos ajudava a analisar uma área, um posto avançado e verificar os inimigos, aqui eu fiquei me pensando como seria isso? E eis que você é um Mestre das Feras, e sua leal e primeira companheira é uma coruja, isso mesmo, uma coruja será os seus olhos em Oros, é possível adquirir habilidades únicas com ela, a função é a mesma que o binóculo, porém ela pode realizar ataques mortais, marcar inimigos para sua fera (Dentes de Sabre, Lobo, Leão) atacar, além de jogar bombas nos inimigos, depois que peguei o jeito da Coruja e de analisar tudo na área, todos os postos e piras que tomei foi sem ser detectado, foi uma experiência inclusive bem agradável e divertida. Para alguns a diversão soa tão importante quanto os gráficos, e Far Cry Primal é sim um jogo divertido, para quem gosta de explorar, coletar recursos, caçar, dominar Piras e Postos Avançados é o jogo certo. Ao total temos 16 Piras e 15 Postos Avançados, as Piras são locais em partes altas com alguns inimigos, você matando todos deve colocar fogo na pira para liberar locais de transporte rápido e mais recursos na sua Vila, é a mesma coisa praticamente que os Postos Avançados, a diferença é que um você põe fogo e outro não, bom, na verdade você pode por fogo nos dois, não tem problema. É um game também relativamente curto, levei mais tempo explorando Oros do que fazendo as missões, as missões que inclusive não dão nenhuma empolgação em fazê-las, não há novidades, não há perigos como ser jogado dentro da água com peso nas pernas e as mãos amarradas, ou Rinocerontes enfurecidos atacando uma ponte, as missões são mesmo em níveis mais altos fáceis de serem feitas. Por ser um jogo sem um modo online ele deveria ser muito mais longo e apresentar um conteúdo maior e mais diversificado. Os coletáveis por exemplo, nem sei porque estão lá, são só por Conquistas mesmo, pois não acrescentam nada demais no game, a não ser o XP, coisa que você consegue fazendo as missões para ajudar sua Vila ou coletando recursos.

2947616-fcp_announce_screen_001_embargo_oct_6_9am_pst.jpg

FOTO: Caçar Mamutes no jogo não é uma tarefa muito fácil não, na maioria das vezes eles andam em grupo e tiram muita vida com seus ataques, é aconselhado andar com um Urso ou um Dentes de Sabre por perto, além de ter um bom estoque de lanças antes de partir para a caça.

CONCLUSÃO [79]: No final das contas Far Cry Primal é aquele tipo de jogo que não vale o preço cheio, isso é uma coisa que a maioria dos jogadores já tem em mente, esperar aquelas promoções do meio ou do final do ano e pagar abaixo de R$100, pois Far Cry Primal poderia muito bem ser uma DLC de luxo de Far Cry 4, mas não é, a Ubisoft preferiu lançar um novo jogo e receber as mesmas críticas de sempre sobre o quão repetitivo e monótono são seus jogos. A realidade é que é um jogo curto, e ainda bem que é um jogo curto, as missões são simples demais e não oferecem desafio algum aos jogadores, garanto que se eu tivesse mais umas 2~4 horas de jogo eu provavelmente teria enjoado dele, falta carisma nos personagens, falta uma história boa, não basta apenas gráficos bonitos, montar em feras e exploração. A mais verdade ainda é que a Ubisoft leva muito a sério a velha frase “em time que está ganhando não se mexe”, acertaram em muitos jogos, porém acharam que se mantivessem a mesma fórmula sempre iriam sempre obter aplausos do público, mas estavam enganados. Far Cry 3 foi ótimo, Far Cry 4 foi bom, e Far Cry Primal é mediano. É uma franquia que precisa ficar mais de 2 anos esperando para ser lançado um novo jogo, e eu torço para que isso realmente aconteça, que possamos ver um novo Far Cry em 2019 no mínimo, pois já está evidente que é algo desgastado, os jogadores já não veem Far Cry com os mesmos olhos do segundo ou terceiro game, não tem aquela empolgação de uma Pré-Venda, e sim aquele sentimento de “vou esperar na promoção”, e fazem mais do que certo. Repito: Far Cry Primal não é um jogo bom, mas também não é um jogo ruim, é um jogo mediano. Recomendo guardar seu dinheiro para jogos futuros ou até pegar um outro jogo que tem interesse, deixe para explorar a Idade da Pedra em outro momento, IABADABADU!!!

slideshow_ingame_footage_221058.jpg

FOTO: É uma imagem muito bonita sim, porém quando se está jogando não tem nada de bonito.

PONTOS POSITIVOS
+ EXPLORAÇÃO E CAÇAS+
+ DOMAR FERAS +
+ JOGABILIDADE DIVERSIFICADA +


PONTOS NEGATIVOS
- HISTÓRIA FRACA -
- CAMPANHA CURTA -
- MISSÕES SIMPLES -
- PERSONAGENS SEM CARISMA -


-------------------------
LuccasSiguel
 

Anti-Paladino

Novato
Agosto 7, 2011
562
736
Do pouco que eu joguei, cerca de 1hora, avancei até Oros e busquei algumas plantas para ferimentos. Achei os gráficos bons, com a iluminação sendo o destaque de tudo. O início é bem interessante, caçada de Mamute, fuga de Dente de Sabre. Mas logo em seguida fica sem graça, andando pelo mapa vazio, indo em direção ao próximo objetivo, coletar coisas que eu odeio. A parte boa para quem não pegou no lançamento é que por ser um jogo da Ubisoft daqui a pouco já cai de preço. Excelente análise Luccas.
 
  • Curtir
Reações: LuccasSiguel

SonicSM

Casual
PXB Gold
Agosto 4, 2009
723
633
Conceição dos Ouros - MG
Excelente análise. É um jogo que está no meu radar. Mas estou aguardando uma boa promoção. Estou tentando manter a minha promessa de não pegar nada no lançamento, pois os jogos de lançamento do ano passado cairam de preço muito rapidamente. Espero que isto aconteça este ano também.
 
  • Curtir
Reações: LuccasSiguel

Drfroti

Não tão Novato
Outubro 8, 2013
1,485
1,156
Little Boat City - SC
Excelente análise. Como eu não joguei os Far Cry anteriores, tô achando esse sensacional, muito legal de jogar e apesar de ver e sentir que ele é bem repetitivo, tô curtindo demais. Como nas promoções ele tá saindo em torno de 50 mangos, pra pessoas como eu que não compra nada acima de 70-80 reais, tá valendo a pena investir nesse jogo.
 

jackzsul EX

Guerreiro
Março 10, 2014
3,057
2,569
Vai, a melhor definição para Far Cry Primal é que é uma DLC de Luxo do FC4, até o mapa é o mesmo.

Obrigado cara. vi trocentas análises desse game e nenhuma cita as semelhanças com o jogo anterior. fui procurar ver alguns vídeos de gameplay e aí surgiu esse minha dúvida. Montar numa moto no FC4 e num tigre no FCP é a mesma coisa, não há diferença nem na animação, nem na posição da câmera...

Seja bom ou ruim, meu hype pelo 5 foi embora!
 

Sobre o PXB

  • Desde 2005 nossa comunidade se orgulha de oferecer discussões inteligentes e críticas sobre a plataforma Xbox. Estamos trabalhando todos os dias para garantir que nossa comunidade seja uma das melhores.

Sobre a Comunidade

  • As opiniões expressas neste neste site são da inteira responsabilidade dos autores. Microsoft, Xbox, Xbox Live, os logotipos do Xbox e/ou outros produtos da Microsoft mencionados neste site são marcas comerciais ou registradas da Microsoft Corporation.

Assinatura PXB Gold

+ Navegação sem publicidade

+ Upload de imagens nas postagens do fórum

+ Títulos de avatar personalizados.

 

Assinar com PayPal PagSeguro (cartão ou boleto)