[Análise] Play Anywhere e Windows Store

Marcus_007

Guerreiro
Fevereiro 1, 2010
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dumpster-fire.gif

TL;DR - O estado atual do serviço é igualzinho esse gif ai em cima, um "dumpster fire" que deve ser evitado a todo custo a não ser que você tenha MUITA paciência e não se importe de passar horas buscando e testando soluções alternativas de problemas que nem deveriam existir.

***

Faz tempo que eu penso em postar uma análise sobre a qualidade do serviço Play Anywhere e da Windows Store. Eu esperei até comprar alguns jogos e usar o serviço por vários meses para ter uma impressão da consistência da qualidade desta proposta da MS que pelo menos no papel parece ser muito boa. Infelizmente como tantas coisas na vida, a propaganda é melhor do que o produto. As promessas de facilidade e comodidade do serviço no final não passam disso, promessas. Eu comecei a utilizar o serviço pouco mais de 4 meses atrás e até o momento comprei 4 jogos nele: Halo Wars 2, Recore, Shadow of War e Gears of Wars 4.

Mas afinal, quais são os problemas do Play Anywhere e Windows Store?

1) Inexistência de pre-load
Essencialmente todos os serviços de distribuição de jogos hoje em dia possuem pre-load (habilidade de baixar o jogo antes do lançamento para já começar jogando no ato da liberação do jogo). Não apenas o Windows Store não possui o recurso de pre-load como também não avisa que não possui e nem bloqueia jogos de tentarem ser baixados antes do lançamento. O que ocorre é que estes jogos que são baixados antes de seu lançamento incorrem um erro fatal tempos depois. E o pior é que esse erro ocorre perto de 90~95% de conclusão, você perde TUDO e deve recomeçar DO ZERO! O WS Store te dá um código de erro genérico que não quer dizer absolutamente nada e fica tudo por isso mesmo. Quer dizer, você compra um jogo na pré-venda, vê que o botão de download está liberado, assume que existe pre-load no site porque afinal de contas todos os demais serviços possuem pre-load, clica para baixar seu jogo de 100~120Gb e quando está em 90% dá erro e o programa nem te fala o que deu errado. Eu cheguei a baixar Shadow of War 10 vezes antes do lançamento - todas com erro - até eu compreender o motivo pelo qual os downloads não estavam funcionando. E não apenas eu. Outros amigos em outras cidades usando outros serviços de internet se viram com o mesmo problema. Então eu propus esperarmos até o dia de lançamento, pois eu acreditava que no cerne o problema é que o site não permite pre-load mas também não te avisa e nem te impede de tentar baixar o jogo se quiser. Dito e feito, no dia do lançamento o download foi concluído sem erros após 10 tentativas falhas.

2) Erros constantes de download
É até estranho dizer isso já que a qualidade de download dos consoles Xbox é boa, mas o mesmo não ocorre no Windows Store. O Steam ainda é o campeão disparado em administração de download para jogos no PC. Eu não faço idea da bruxaria que eles fazem mas jogos no Steam sempre vem na velocidade máxima da sua banda disponível com pouquíssimas quedas abaixo disso, e que são rapidamente contornadas. Origin e Uplay não chegam no nível do Steam mas conseguem também manter uma frequência boa de download na casa de 75~80% da sua banda larga, e com pouca variação de velocidade. Vamos colocar dessa forma, eu possuo acima de 150 jogos no Steam e uso o serviço desde o lançamento há 13 anos atrás, e também possuo perto de 15 jogos no Origin e ao redor de 25 jogos no Uplay, além de 10 jogos no GOG, usando estes últimos distribuidores nos últimos 4~5 anos desde seus lançamentos. Sabe quantas vezes eu tive uma instalação/download de jogo resultando em erro em algum desses serviços? Zero! Em 13 anos de uso, mais de 200 jogos baixados ao longo de 4 plataformas distintas de distribuição de jogos eu tive zero problemas de download. Enquanto isso nos jogos do Play Anywhere do Windows Store eu tive mais de 20 erros, em 4 jogos, em 4 meses....pois é. Duvida? Entra no seu Windows, clica no ícone do Windows Store na sua barra de trabalho e vai dar uma checada nos comentários dos jogos maiores como Halo Wars 2, Gears 4 e Shadow of War. Vai te chocar descobrir que esses bons jogos possuem nota 3 ou inferior e que as críticas não tem nada a ver com qualidade de jogo mas sim com os constantes erros de download.

Mesmo que o jogo já tenha sido lançado e você evite todo o desgaste do problema de pre-load, baixar o jogo depois não é algo 100% garantido. Como eu disse eu tive mais de 20 erros de download com os 4 jogos que possuo no serviço. 10 foram com a falta de pre-load no Shadow of War, 4 erros com Halo Wars 2, 5 foi com erros de download com Gears 4 e 2 erros com Recore. Ocorre algum problema do lado da MS, que eu não faço a menor ideia do que pode ser, que faz com que a velocidade de download dos jogos sofra uma variação muito forte, ocasionando erro em certos momentos. Se você tiver curiosidade em acompanhar a barra de download verá que ela hora fica em 100%, ora em 50% para depois cair para kilobytes....sim kilobytes por vários minutos. E quando isso ocorre, ou ela acaba se recuperando e volta a ficar perto da velocidade da sua banda ou ela dá erro crítico e cancela seu download. E quando cancela o download, ora você consegue retomar do ponto que deu erro sem prejuízo para o que já foi baixado, ora você perde TUDO e deve recomeçar DO ZERO! É por isso que tem tanta gente fula nos feedbacks de jogos grandes do Windows Store. Imagina baixar Gears 4 que possui 170 gigas com o novo pack de texturas 4k várias e várias vezes porque o download continua dando erro de novo e de novo. É de enlouquecer qualquer um.

Depois de muito pesquisar online descobri que existem algumas dicas que diminuem (mas não eliminam) a chance de dar erro nos seus downloads no Windows Store. Force seu app do windows store à fazer upgrade para a última versão, desligue TODO E QUALQUER outro app de download (torrent, steam etc), não use nem mesmo stream de vídeo na TV ou VG, prefira deixar o PC fazendo download durante a madrugada, mudar a localização da pasta de instalação do Windows Store para o seu HD mais rápido, dentre outras.

3) Bugs mil e péssima experiência de usuário
Então depois de você sacar que não deve perder tempo fazendo pre-load, e conseguiu ter paciência com os erros usuais de download e toda essa dificuldade de se instalar os jogos Play Anywhere do WS Store está na hora de curtir seu jogo, certo? Errado. Quando você clica num desses jogos pela 1ª vez você não sabe ao certo se deu certo ou errado. Alguns ficam numa tela preta por minutos à fio, outros ficam parados no logo inicial, outros em pequenas telas, outros ficam indo e voltando para o desktop e você fica se perguntando o que isso quer dizer, se o jogo travou, deu freeze etc. Meu chute é que o WS Store está instalando/atualizando aqueles arquivos como direct x e frameworks antes do uso inicial daquele jogo, algo que é de praxe. O problema é que enquanto TODOS os demais serviços de distribuição te informam isso o WS Store não exibe qualquer tipo de aviso e te deixa questionando por vários minutos se o jogo está bem ou seu PC está dando crash. Uma vez passado mais esse ponto de stress você ainda é pedido para entrar com sua senha e login do xbox....de novo. Porque não basta você já ter colocado ambas na sua windows store, no seu windows 10, baixado pela própria loja no próprio sistema dos caras, e tudo isso com esse login, não não não, você deve entrar o mesmo login e senha mais uma vez in game ou nada feito. E sabe o que é mais engraçado, na liberação de Shadow of War a checagem de login insistia em dar erro de conexão com os servidores da MS. Sem exagero, depois que eu cliquei pela 1º vez no jogo eu só consegui jogar 10 minutos depois esperando todas essas checagens extras e instalações posteriores terminarem. Pelo menos depois de todo esse stress desnecessário de ativação inicial do game ele funciona como esperado, inicia rápido, não preciso mais colocar meu login xbox etc.

A experiência ruim termina por aqui, certo? Nem de perto. Shadow of War e Halo Wars 2 foram jogos "light". Eu tive que passar por toda essa chateação de checagem mas pelo menos eles funcionam direito depois. O mesmo não pode ser dito de Gears of War 4, jogo que existe há 1 ano no Play Anywhere e até hoje não funciona direito. Sim, imagine só essa situação, você pega um jogo de uma franquia exclusiva da MS, feito por um estúdio da MS, usando um protocolo desenvolvido pela MS (DX12), compra ele numa plataforma de distribuição da MS, roda ele num OS da MS....e ele não funciona.
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Se você buscar opções no suporte da MS eles vão te sugerir coisas como reinstalar seu windows, seus drivers de GPU, reinstalar o Gears 4 e atitudes similares. Você pode reinstalar seu windows 10 umas 100 vezes que Gears 4 ainda não vai abrir nele, por mais ridículo que isso possa soar. Não te resta saída a não ser mergulhar na net e tentar as várias dicas de usuários para contornar o problema. E acredite em mim existem centenas de dicas porque esse jogo é completamente quebrado no PC mesmo tendo 1 ano de lançado. Força ai que eventualmente alguma delas vai funcionar para você. No meu caso foi a 11ª dica que encontrei online. Para uns é voltar o driver da GPU para uma versão mais antiga, para outros é forçar um serviço do background do windows a funcionar logo no boot, para outros exige editar o registro do windows, outros tem que começar e cancelar um jogo qualquer do WS Store antes de clicar em Gears, outros precisam desinstalar e reinstalar o WS Store TODA VEZ que for jogar Gears...é um shit show sem fim. Se você quer Gears 4 no Play Anywhere faça as pazes com esse fato - a única forma de Gears 4 funcionar de boa no PC é com muita paciência e crença num poder maior, caso contrário nada feito.

4) Você não tem controle algum
Para piorar a situação, sabe-se lá porque motivo, a MS optou por retirar de você a possibilidade de administrar melhor os jogos no seu HD. Quando você clica em baixar um jogo no seu HD, se o HD escolhido for distinto do "HD padrão" previsto no Windows a chance de acabar dando erro no download é bem alta. O que você deve fazer é entrar em Settings>Storage>"Mudar onde conteúdo novo é salvo" e na barra de New Apps escolher onde será o novo "HD Padrão". Ele já vem escolhido como C:\ mas você deve mudar para o seu HD de jogos, seja ele o D:\, E:\ ou o que for. Porque fazer essa mudança é extremamente importante? Porque o Windows 10 não apaga os jogos baixados na Windows Store. Não de verdade. Ele te fala que apagou mas se você checar o tamanho do espaço usado no HD vai ver que ele não reduziu 1 giga que seja. Então no pior dos casos você enche outro HD com porcaria ao invés do seu HD de sistema onde está instalado o seu OS. Sim, se você clicar com o botão direito do mouse no ícone do jogo vai aparecer "apagar", mas se você clicar o ícone some mas o jogo ainda está lá instalado comendo espaço no seu HD. Para apagar em definitivo o jogo exige de você conhecimentos um pouco mais avançados do que de um usuário padrão de Windows. Existe passo a passo no youtube mas basicamente o Windows não te dá permissão para se quer entrar na pasta dos Apps do Windows Store, se quer modificá-los ou apaga-los. Então você deve se dar permissão na marra, entrando na pasta Windows App, clicar em propriedades de pasta, depois na aba de segurança, achar seu login na lista de usuários ou simplesmente escolher administradores, e mudar as permissões de acesso de "trustedeinstaller" para esse novo login. Tem ainda alguns passo extras mas o processo todo leva uns 5 min, es após isso você pode mandar o windows 10 e o Windows Store se ferrar e você consegue apagar de verdade os jogos do seu HD. Não dá nem para acreditar porque esse sistema foi montado dessa forma.

CONCLUSÃO: O Play Anywhere do Windows Store é uma ideia excelente e inclusive tem forte apelo para quem já tem um PC legal, curte os exclusivos MS como Gears, Halo e Forza mas ao mesmo tempo não quer adquirir um console xbox para desfrutar deles. Infelizmente acaba sendo completamente destruída por uma péssima experiência de usuário, downloads que constantemente dão erro te forçando a reiniciar do zero arquivos de mais de 100 gigas ou jogos que simplesmente não funcionam. O Windows Store é de longe um dos, se não for "O", pior serviço de distribuição de jogos da atualidade. Recore foi meu último jogo comprado no Play Anywhere e WS Store e talvez ele não passe disso, o último. O WS Store pode vir a melhorar? Certamente, mas sabe-se lá quando - ou SE - isso vai ocorrer um dia. É inacreditável que um serviço tão ruim assim tenha sido criado por uma das maiores empresas de tecnologia do mundo. É coisa de dobrar a cabeça mesmo. Da forma que esse serviço se encontra hoje é completamente inviável investir nele. Ele não possui se quer o mínimo de consistência para funcionar corretamente. Não há nem como comparar o Windows Store com Steam, Uplay e Origin. O WS Store é infinitamente inferior a basicamente qualquer outra plataforma de distribuição de jogos.

NOTA FINAL: 0
 
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Johannes

Guerreiro
Novembro 11, 2006
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Eu nunca tive problema com a windows store por um motivo simples: nunca usei pra baixar jogo de PC. rsrs

Eu já sabia de todos esses problemas mesmo sem usar, basta ver os relatos nas páginas dos jogos da WS e por fóruns da internet você lê relatos idênticos de problemas com quem tentou comprar e baixar algum jogo de PC por lá.

Prefiro nem me arriscar, já que o único jogo da MS que não está no Steam hoje e que me interessa é o Forza Horizon, mas não compensa toda essa dor de cabeça pra poder jogar, fora o preço dele sempre elevado. A MS faria um enorme favor aos PC Gamers se colocasse todo o catálogo dela no Steam e fechasse aquela aberração chamada Windows Store.

Parece que quem cuida dessa loja lá em Redmond é uma dupla de estagiários que ficam no porão. Não tem outra explicação pra algo tão ruim e que ainda insistem em manter aberto.
 
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Anderson.lk

Jogador
Janeiro 27, 2016
31
13
Brasil
Tive problemas com download também, a ponto de ter que reiniciar o computador.para conseguir continuar o mesmo. Joguei o halowars do gamepass, o jogo em si funcionou perfeitamente, ou que testei com o crossplay inclusive foi o ARK, tenho ele no xbox e consegui jogar com o xbox+pc em servidores oficiais(com um certo trabalho até conseguir, juntar as duas coisas mais bugadas ARK+WS.).

Enviado do meu SM-J710MN usando o app mobile do PXB!
 
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ronabs

opa
Moderador
Novembro 8, 2010
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Rio Grande do Sul
Agravante do Play Anywhere pra nós brasileiros é que, em boa parte dos casos e especialmente em jogos somente por download, é preciso literalmente pagar 2x pra aproveitar a "comodidade" de jogar no Xbox e no PC. Lá fora é o mesmo preço, mas aqui por algum motivo existe essa diferença de valores em determinados títulos. Quem não se interessa por isso é o que mais se ferra, porque vai pagar mais caro por algo que não vai aproveitar.

Cuphead e Voodoo Vince foram dois jogos que comprei no Steam pagando menos de 50% do valor das lojas da Microsoft.
Abri mão do "benefício" de jogar em duas plataformas e economizei R$ 69,92 somente nesses dois jogos, mesmo comprando ambos no lançamento.
 
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Saci

Heimdall dos Pampas
Moderador
Abril 11, 2007
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Eu vejo da seguinte forma.

Se fosse tecnicamente bem executado, poderia ser um trunfo da MS para conseguir atrair mais desenvolvedores, devido a grande "base instalada".

Contudo, devido a todos esses problemas relatados pelo Marcus, que eu já tinha visto vários relatos e inclusive sofri pessoalmente alguns deles, o programa fica mais conhecido pelas falhas.

Resultado: muitos dizendo que não vão ter o Xbox se o jogo sai pra PC, mas ao mesmo tempo não compram o jogo na Windows Store porque é problemático.

Enviado do meu ASUS_Z012DC usando o app mobile do PXB!
 

R4NIERI

Novato
Agosto 24, 2007
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372
Nova Iguaçu
Concordo em todos os aspectos.
O playanyware, ou qualquer jogo grande na loja do Windows 10 é só dor de cabeça.
Não da pra entender como no console os downloads funcionam e na Windows Store não.
Eu também não gosto do playanyware porque ele prejudica a imagem do console. Não tem nada haver com você jogar seu jogo onde quiser. Quem faz isso é o Nintendo Switch. Tem haver como tentar vender mais. Essa ideia do playanyware só veio porque a base instalada de Xbox não cresceu o suficiente e essa ideia foi posta em prática para que o desenvolvedor não abandonasse a Microsoft e parasse de fazer jogo pra Xbox. O Windows é o sistema mais popular do mundo, com o Android dando uns tapinhas nas costas dele. Abrir mão de cobrar duas vezes em prol de manterem jogos ainda no console ficou tentador pro desenvolvedor e por isso que foi feito.
Nada haver com dar opção.
Não tem como lutar contra uma plataforma consolidada como a Steam, que passou anos melhorando esse serviço enquanto a Microsoft negligenciava seus jogos no PC. Agora pague o preço.
O que mais de deixa bolado bo playanyware é o fato do download só servir pr'aquela instalação do Windows. Se você reinstalar o Windows, e apontar a loja pra uma pasta onde já existia todo o download, ele simplesmente diz que o download está corrompido e simplesmente apaga tudo que está lá. Ora! No Xbox o windows é 10 e se você tem um download num HD externo ele simplesmente re-autentica todo download e pronto.
Na minha visão o playanyware devia ser abolido, os jogos deveriam voltar a ser exclusivos do console e a Microsoft voltar a fazer como antigamente, lançar os jogos anos depois apenas portados sem vínculo com o console. O interesse sobre o console voltaria a crescer.
Agora com o One X, as chances sobem um pouco pois ele não é fraco como o primeiro. Se quiserem fazer o playanyware ser algo que não prejudique o console, que seja uma via de mão única. Só "ganha" a versão do PC se comprar o jogo pelo console. Se comprar o jogo pelo PC, não ganha nada no videogame. O "valor" do videogame voltaria a crescer ao mesmo tempo que o jogador de PC possa jogar um game ou outro sem precisar do console.
Pra mim o playanyware deveria ser abolido.
 
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Guilherme Augusto

Guerreiro
Outubro 18, 2015
4,118
3,843
a
Resultado: muitos dizendo que não vão ter o Xbox se o jogo sai pra PC, mas ao mesmo tempo não compram o jogo na Windows Store porque é problemático.
É exatamente isso que acontece.
Por isso no PC, os jogos que tem bastante sucesso da MS são os que saem na Steam.

Mesmo os grandes saindo no PC, ou o cara muitas vezes tem um Xbox pra jogar o jogo, ou baixa pirata, ou simplesmente não joga.

Fui jogar 2 jogos da TellTale no PC, o download foi bem lento, depois de iniciados não tive problemas(foram apenas 2 horas de jogatina), mas é visivel que a loja tem muitos problemas.
 
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SouzaRJ

Desde o Portal Xbox.
PXB Gold
Julho 18, 2012
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Rio de Janeiro
Já não é de hoje que eu comento isso, a Windows Store é beeem ruim... ainda lembro do dia que falaram que ela ia vir para competir com a Steam (risos).

Removi até o atalho dela da barra de tarefas, para não correr o risco de clicar ali sem querer.

Sobre o play anywhere, é isso que vocês já falaram: uma ótima idéia, mas executada de uma forma incrivelmente mal planejada.
 
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jackzsul EX

Guerreiro
Março 10, 2014
3,068
2,583
Aí vc pensa: Por que uma empresa que tem ótimos profissionais, tem know-how pra coisa faz uma merda dessas? Isso só mancha no nome deles.
 
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