[Análise Rápida] Xbox One Elite Wireless Controller

fporto

Guerreiro
Setembro 23, 2006
1,518
1,385
Planeta Terra
Olá, amigos. É com prazer que trago até vocês hoje essa análise rápida com minhas impressões iniciais sobre o controle Elite Wireless para Xbox One e PC. Antes de mais nada, algumas imagens com a embalagem e seu conteúdo.

ZT0eRUt.jpg

Caixa ENORME! E não reparem o preço: são $194.90 dólares de Cingapura, equivalentes aos oficiais 149 dólares americanos.

Xc39CR8.jpg

De cara, a case de transporte.

ty6QNuU.jpg

Fundo falso: tem mais coisa aí.

16QqAh0.jpg

Cabo USB, pilhas e manual, é claro.

112KgBm.jpg

Jogar com amigos? Ele está sempre pronto pra viagem!

O controle Elite, como já muito comentado pela mídia especializada, é sem dúvida montado com componentes de qualidade superior. E isso fica claro pela aparência, pelo toque e pelo peso. Visualmente, é possível perceber a escolha de materiais mais nobres de cara, com os "paddles" traseiros, d-pads digitais e pescoço dos analógicos feitos em metal, para que possam ficar magneticamente presos ao controle. Nas mãos, percebe-se o uso de uma pintura eletroestática na parte frontal do controle, que dá uma sensação levemente aveludada e muito agradável ao toque. Os grips traseiros são emborrachados com uma textura para evitar o deslizamento das mãos, mesmo suadas.

Os bits removíveis (analógicos, digitais e paddles traseiros) são todos em metal. Os analógicos recebem acabamento polido enquanto os digitais e paddles são em alumínio. É muito interessante, em especial, o digital côncavo. Com todos os componentes montados, o controle tem um peso que impressiona. Não é desconfortável, mas é claramente mais pesado que o controle wireless padrão, o que transmite uma impressão de qualidade e solidez dignas do preço pedido.


z6Jm0fL.jpg

Bits e paddles nos devidos lugares.

E0hT19r.jpg

Todos os componentes para customização reunidos... e o controle "pelado".

Na parte frontal do controle, percebe-se a presença de algo a mais: a chave seletora de configuração personalizada. Com ela, é possível alternar entre perfis de controle diferente para dois jogos "on the fly", ou seja, podemos alternar o ajuste de todos os botões e dos paddles traseiros sem precisar mexer nas configurações dos próprios jogos. Prático.

P7pBAlb.jpg

Traseira pelada: grips emborrachados, limitador dos gatilhos e botões dos paddles.

FEkSN3I.jpg

Paddles nos lugares: YEAH BITCH! MAGNETS!

azF0Mfk.jpg

Conectores: jack para plug de áudio 3.5" (headphones com microfone) e o conector para o headset original do Xbox One.

O primeiro estranhamento com o controle é táctil: os componentes de alumínio são frios ao contrário dos plásticos do controle padrão. É bobagem, mas as mãos parecem ficar mais frescas. A área traseira do controle fica um pouco menor com a presença dos paddles, mas nada que não dê pra se acostumar. Mas isso também traz problemas, como explicarei a seguir.

akV9i8A.jpg

i79fWkP.jpg

Limitando o movimento dos gatilhos: praticidade

As chaves traseiras para limitar o movimento dos gatilhos (muito útil para jogos de tiro), tem um clique forte e positivo. Deslizam com facilidade, mas ficam firmes em posição, garantindo o uso dos gatilhos com brutalidade, sem risco de quebra. Aliás, essa é outra impressão ocasionada pela solidez do Elite: você vai jogar até o fim do mundo e ele não vai quebrar.

USANDO O CONTROLE

A primeira sensação é a de que o controle realmente foi feito pra durar. As molas dos gatilhos e retorno dos analógicos são um pouco mais pesados que os do controle padrão, o que é uma vantagem, pois sempre os achei muito leves. Nesse ponto, o controle do Xbox 360 era melhor e o Elite traz de volta essa boa característica. Os paddles na traseira exigem adaptação, pois eles reduzem o espaço para segurar o controle com firmeza e, infelizmente, tem um clique muito leve e sensível, que exige mãos cuidadosas para não serem acionados desnecessariamente. Esse é, pra mim, o primeiro ponto negativo pois, com paddles no lugar, não é possível segurar o controle com máxima firmeza.

Com o controle pareado, a primeira atitude é verificar se há atualização para seu firmware. Esse trabalho pode ser feito rapidamente e sem fio nas configurações do console. Em instantes, ele está atualizado e, imediatamente, você é conduzido para o software de configuração do controle. O jogador dá um nome para o controle e pode definir as funções e usos de cada botão, atribuindo diferentes ajustes para cada uma das duas posições disponíveis na chave seletora localizada na frente do Elite.

Aí surge o segundo problema do Elite: pelo que se eu havia entendido anteriormente, cada um dos 4 paddles era um novo botão, que poderia ser configurado para novas funções específicas. Mas não é verdade: os paddles apenas repetem botões que já existem no controle, duplicando-os. Ou seja: não há como adicionar mais funcionalidades. Isso se mostrou uma frustração pra mim, pois eu esperava poder usar 4 botões extras para as inúmeras funcionalidades adicionais de Project CARS. Em Forza 6, pude configurar a embreagem, que normalmente fica no ombro esquerdo (LB) para ambos os paddles da esquerda (essa é uma das opções apresentadas no software do controle) e, finalmente, pude usar a embreagem depois de anos desejando tal função. Obviamente, há uma curva de aprendizado, mas não será longa.

O analógico de pescoço longo, no lugar do padrão que veio preso ao controle, também foi de enorme utilidade. Com ele, aumentou a sensibilidade direcional, facilitando manter ângulos de volante nos jogos de corrida. Muito útil pra mim. Além disso, o peso um pouco maior da mola de retorno auxilia e os batentes ao redor do analógico são de acrílico mais macio que o plástico do controle padrão, reduzindo o impacto em movimentos de batente-a-batente. Já o digital côncavo provou ser de enorme auxílio para fazer movimentos em jogos de luta. O ímã do controle segura com bastante força e os cliques são suaves, deixando tudo mais rápido e preciso.


Um último problema (esse, de cunho pessoal) foi a escolha da textura diamantada utilizada nos grips de borracha. Com os paddles colocados na traseira, a área de agarre dos grips já fica limitada... segurar o controle fica ainda pior com eles pois eu, particularmente, sinto que a textura deixa as mãos deslizarem mais. Creio que um emborrachado liso ou simplesmente a pintura eletroestática (como a utilizada no restante do controle) manteriam minhas mãos mais firmes no controle. Mas, como eu disse, é uma preferência pessoal. Talvez outras pessoas curtam mais esse grip. Pra mim, não foi tão bom.

PRA ENCERRAR

No geral, estou feliz com a aquisição. O controle Elite realmente se mostra um produto de qualidade e merece todos os bons reviews que recebe na imprensa especializada. É muito superior ao controle wireless original, oferece um nível de customização bacana, que o adapta às diferentes necessidades de diferentes tipos de jogadores. Infelizmente, ele também tem sua pequena dose de idiossincrasias, que precisam ser superadas pelo uso diário (paddles que roubam espaço, impossibilitam boa pegada e não adicionam funções extras, textura dos grips traseiros).

Apenas a questão preço precisa ser muito bem pensada: o controle, com todo seu conteúdo extra, custa 150 gringoletas, o que numa cotação média hoje fica na faixa dos 550 a 600 reais. Vale isso tudo? Ao meu ver, sim. Com o preço do controle original variando entre R$ 279-319, o conteúdo da embalagem do Elite compensa o maior investimento. Mas, por esse preço, bem que ele merecia vir acompanhado de um kit Play & Charge. Infelizmente, a Microsoft deu preferência a manter o uso de pilhas (o que, pra mim, nem é tão ruim - já utilizo um carregador externo e 6 pares de pilhas recarregáveis sempre a postos). Na embalagem, você recebe apenas as indefectíveis alcalinas Duracell e um excelente cabo USB, bem longo e feito com material trançado para maior resistência.

Última reclamação (e essa, bem bestinha por sinal): a case do controle vem com uma tela para que você possa colocar o cabo USB ou algumas pilhas reservas ali dentro. Infelizmente, com o cabo fornecido, é impossível fechá-la, como podem ver na imagem abaixo.

jLq7mhz.jpg

First world problems...


Então, na melhor das hipóteses, é melhor deixar o cabo na parte inferior, junto aos bits e pilhas... assim, fecha sem problemas!

tyPTL3q.jpg


De qualquer forma, fica aqui minha recomendação: o controle Elite Wireless é uma opção MUITO bacana pra quem quer algo a mais na sua jogatina. Apenas peçam para que um amigo em viagem o traga para vocês... pois pagar as 1000 pratas pedidas nos livres mercados da vida é absolutamente insano!
 

SouzaRJ

Desde o Portal Xbox.
PXB Gold
Julho 18, 2012
9,793
7,392
Rio de Janeiro
Parabéns pela aquisição Fábio! pela foto que você postou ontem no face nem tinha como ver que a caixa era desse tamanho todo, parece até embalagem desses headsets grandalhões.

Também estou de olho num desses, mas atualmente nego está metendo faca no preço aqui em terras tupiniquins. To pensando em importar, mas ai vem também a chance de ser taxado em até e acabar saindo um pouco só abaixo dos 1k que tem no ML.

Já achei para vender por 900 aqui no RJ, mas não peguei por ainda achar demais para um joystick. Um preço que eu estaria disposto a pagar é algo na faixa de 600 reais.

Abraços e boa jogatina com o brinquedo novo.
 
  • Curtir
Reações: Thyago Rezier

freedowsRoO

Guerreiro
PXB Gold
Janeiro 7, 2010
3,760
4,185
Rondonópolis - MT
Parabéns pela aquisição!
Eu estou de olho nesse elite, mas está 1300 no ML ai me quebra as pernas é quase um XONE novo, Meus analógicos estão indo pro vinagre por causa do Killer Instinct e esse elite resolveria meu problema.
 

HenriquePerche

Guerreiro
Janeiro 12, 2016
7,821
8,336
Ribeirão Preto
Sonho de consumo. Isso resume bem.

Uma dúvida, não dá dó de usar?
Acho que se eu comprar o meu vai ser pra ficar do lado dos Action Figures e jogos paradinhos lá hahaha
 

felipeserpa

Guerreiro
Julho 25, 2014
1,170
945
Eu vendi o meu xbox one e comprei o bundle elite assim foi a forma menos custosa de conseguir tanto o controle como o console que vem com HD híbrido que realmente faz diferença.
Baita análise e digo que é um ótimo controle, fiquei abismado com a qualidade.
 

freedowsRoO

Guerreiro
PXB Gold
Janeiro 7, 2010
3,760
4,185
Rondonópolis - MT
  • Curtir
Reações: SouzaRJ

jackzsul EX

Guerreiro
Março 10, 2014
3,067
2,582
Cara vc respondeu com clareza uma.pergunta que venho fazendo há tempos sobre esse controle. Os gatilhos traseiros não adicionam novas funções.....

Isso que é trazer algo de útil. Quando vi o tópico pensei que seria mais um review que só repete o que todo mundo já disse.

Parabéns man

Enviado de meu ASUS_Z00AD usando Tapatalk
 

Carlitos

Casual
Janeiro 2, 2007
168
53
São Paulo
Sim, eles são removíveis... é bem bacana isso, essa parte de customização do Elite é sensacional.

Souza, outra pergunta, removendo eles tem alguma borrachinha pra tampar a parte que fica aberta? Vi nas fotos que ficam dois "buracos" ali.

Devo pegar o meu esse mês, jogo 90% das vezes apenas futebol, mas não aguento mais os controles do One, essa semana o LB de um quebrou, o outro não aceita a bateria do Kit Play'n Charge... Tô de saco cheio! Rs
 

SouzaRJ

Desde o Portal Xbox.
PXB Gold
Julho 18, 2012
9,793
7,392
Rio de Janeiro
Souza, outra pergunta, removendo eles tem alguma borrachinha pra tampar a parte que fica aberta? Vi nas fotos que ficam dois "buracos" ali.

Devo pegar o meu esse mês, jogo 90% das vezes apenas futebol, mas não aguento mais os controles do One, essa semana o LB de um quebrou, o outro não aceita a bateria do Kit Play'n Charge... Tô de saco cheio! Rs
Eu ainda não tenho o meu, então não sei te dizer... mas acho que não vem nada para tampar aqueles slots ali não.

O @fporto pode te responder melhor essa pergunta rs.

Abraços.
 

freedowsRoO

Guerreiro
PXB Gold
Janeiro 7, 2010
3,760
4,185
Rondonópolis - MT
Souza, outra pergunta, removendo eles tem alguma borrachinha pra tampar a parte que fica aberta? Vi nas fotos que ficam dois "buracos" ali.

Devo pegar o meu esse mês, jogo 90% das vezes apenas futebol, mas não aguento mais os controles do One, essa semana o LB de um quebrou, o outro não aceita a bateria do Kit Play'n Charge... Tô de saco cheio! Rs

Pow mano postei um link ai esses dias preço bom pra caramba, eu não aguentei e comprei, meus controles do ONE estão bons ainda só os analógicos estão todos comidos já. Acho que o esquema do elite é usar o controle e já guardar no case né mano todo cuidado é pouco, eu vou fazer assim quando o meu chegar kkkk
 

Darth_Darwin

Prost!
Novembro 22, 2010
1,179
621
Eu to morando em Assunção no Paraguay (estudos) e vou voltar para o Br em Julho, to pensando em levar uns para venda e fazer um preço camarada para a galera.

Não vou esconder o jogo, vou comprar no Atacado games que é o mais receptivo ao meu ver e o que tem maior estoque. Quem tiver interesse favor mandar msg em private.
 
  • Curtir
Reações: freedowsRoO

fporto

Guerreiro
Setembro 23, 2006
1,518
1,385
Planeta Terra
Souza, outra pergunta, removendo eles tem alguma borrachinha pra tampar a parte que fica aberta? Vi nas fotos que ficam dois "buracos" ali.

Devo pegar o meu esse mês, jogo 90% das vezes apenas futebol, mas não aguento mais os controles do One, essa semana o LB de um quebrou, o outro não aceita a bateria do Kit Play'n Charge... Tô de saco cheio! Rs
 
  • Curtir
Reações: HenriquePerche

AdailsonSilva

Jogador
Novembro 9, 2015
8
3
Manaus Amazonas
Olá, amigos. É com prazer que trago até vocês hoje essa análise rápida com minhas impressões iniciais sobre o controle Elite Wireless para Xbox One e PC. Antes de mais nada, algumas imagens com a embalagem e seu conteúdo.

ZT0eRUt.jpg

Caixa ENORME! E não reparem o preço: são $194.90 dólares de Cingapura, equivalentes aos oficiais 149 dólares americanos.

Xc39CR8.jpg

De cara, a case de transporte.

ty6QNuU.jpg

Fundo falso: tem mais coisa aí.

16QqAh0.jpg

Cabo USB, pilhas e manual, é claro.

112KgBm.jpg

Jogar com amigos? Ele está sempre pronto pra viagem!

O controle Elite, como já muito comentado pela mídia especializada, é sem dúvida montado com componentes de qualidade superior. E isso fica claro pela aparência, pelo toque e pelo peso. Visualmente, é possível perceber a escolha de materiais mais nobres de cara, com os "paddles" traseiros, d-pads digitais e pescoço dos analógicos feitos em metal, para que possam ficar magneticamente presos ao controle. Nas mãos, percebe-se o uso de uma pintura eletroestática na parte frontal do controle, que dá uma sensação levemente aveludada e muito agradável ao toque. Os grips traseiros são emborrachados com uma textura para evitar o deslizamento das mãos, mesmo suadas.

Os bits removíveis (analógicos, digitais e paddles traseiros) são todos em metal. Os analógicos recebem acabamento polido enquanto os digitais e paddles são em alumínio. É muito interessante, em especial, o digital côncavo. Com todos os componentes montados, o controle tem um peso que impressiona. Não é desconfortável, mas é claramente mais pesado que o controle wireless padrão, o que transmite uma impressão de qualidade e solidez dignas do preço pedido.


z6Jm0fL.jpg

Bits e paddles nos devidos lugares.

E0hT19r.jpg

Todos os componentes para customização reunidos... e o controle "pelado".

Na parte frontal do controle, percebe-se a presença de algo a mais: a chave seletora de configuração personalizada. Com ela, é possível alternar entre perfis de controle diferente para dois jogos "on the fly", ou seja, podemos alternar o ajuste de todos os botões e dos paddles traseiros sem precisar mexer nas configurações dos próprios jogos. Prático.

P7pBAlb.jpg

Traseira pelada: grips emborrachados, limitador dos gatilhos e botões dos paddles.

FEkSN3I.jpg

Paddles nos lugares: YEAH BITCH! MAGNETS!

azF0Mfk.jpg

Conectores: jack para plug de áudio 3.5" (headphones com microfone) e o conector para o headset original do Xbox One.

O primeiro estranhamento com o controle é táctil: os componentes de alumínio são frios ao contrário dos plásticos do controle padrão. É bobagem, mas as mãos parecem ficar mais frescas. A área traseira do controle fica um pouco menor com a presença dos paddles, mas nada que não dê pra se acostumar. Mas isso também traz problemas, como explicarei a seguir.

akV9i8A.jpg

i79fWkP.jpg

Limitando o movimento dos gatilhos: praticidade

As chaves traseiras para limitar o movimento dos gatilhos (muito útil para jogos de tiro), tem um clique forte e positivo. Deslizam com facilidade, mas ficam firmes em posição, garantindo o uso dos gatilhos com brutalidade, sem risco de quebra. Aliás, essa é outra impressão ocasionada pela solidez do Elite: você vai jogar até o fim do mundo e ele não vai quebrar.

USANDO O CONTROLE

A primeira sensação é a de que o controle realmente foi feito pra durar. As molas dos gatilhos e retorno dos analógicos são um pouco mais pesados que os do controle padrão, o que é uma vantagem, pois sempre os achei muito leves. Nesse ponto, o controle do Xbox 360 era melhor e o Elite traz de volta essa boa característica. Os paddles na traseira exigem adaptação, pois eles reduzem o espaço para segurar o controle com firmeza e, infelizmente, tem um clique muito leve e sensível, que exige mãos cuidadosas para não serem acionados desnecessariamente. Esse é, pra mim, o primeiro ponto negativo pois, com paddles no lugar, não é possível segurar o controle com máxima firmeza.

Com o controle pareado, a primeira atitude é verificar se há atualização para seu firmware. Esse trabalho pode ser feito rapidamente e sem fio nas configurações do console. Em instantes, ele está atualizado e, imediatamente, você é conduzido para o software de configuração do controle. O jogador dá um nome para o controle e pode definir as funções e usos de cada botão, atribuindo diferentes ajustes para cada uma das duas posições disponíveis na chave seletora localizada na frente do Elite.

Aí surge o segundo problema do Elite: pelo que se eu havia entendido anteriormente, cada um dos 4 paddles era um novo botão, que poderia ser configurado para novas funções específicas. Mas não é verdade: os paddles apenas repetem botões que já existem no controle, duplicando-os. Ou seja: não há como adicionar mais funcionalidades. Isso se mostrou uma frustração pra mim, pois eu esperava poder usar 4 botões extras para as inúmeras funcionalidades adicionais de Project CARS. Em Forza 6, pude configurar a embreagem, que normalmente fica no ombro esquerdo (LB) para ambos os paddles da esquerda (essa é uma das opções apresentadas no software do controle) e, finalmente, pude usar a embreagem depois de anos desejando tal função. Obviamente, há uma curva de aprendizado, mas não será longa.

O analógico de pescoço longo, no lugar do padrão que veio preso ao controle, também foi de enorme utilidade. Com ele, aumentou a sensibilidade direcional, facilitando manter ângulos de volante nos jogos de corrida. Muito útil pra mim. Além disso, o peso um pouco maior da mola de retorno auxilia e os batentes ao redor do analógico são de acrílico mais macio que o plástico do controle padrão, reduzindo o impacto em movimentos de batente-a-batente. Já o digital côncavo provou ser de enorme auxílio para fazer movimentos em jogos de luta. O ímã do controle segura com bastante força e os cliques são suaves, deixando tudo mais rápido e preciso.


Um último problema (esse, de cunho pessoal) foi a escolha da textura diamantada utilizada nos grips de borracha. Com os paddles colocados na traseira, a área de agarre dos grips já fica limitada... segurar o controle fica ainda pior com eles pois eu, particularmente, sinto que a textura deixa as mãos deslizarem mais. Creio que um emborrachado liso ou simplesmente a pintura eletroestática (como a utilizada no restante do controle) manteriam minhas mãos mais firmes no controle. Mas, como eu disse, é uma preferência pessoal. Talvez outras pessoas curtam mais esse grip. Pra mim, não foi tão bom.

PRA ENCERRAR

No geral, estou feliz com a aquisição. O controle Elite realmente se mostra um produto de qualidade e merece todos os bons reviews que recebe na imprensa especializada. É muito superior ao controle wireless original, oferece um nível de customização bacana, que o adapta às diferentes necessidades de diferentes tipos de jogadores. Infelizmente, ele também tem sua pequena dose de idiossincrasias, que precisam ser superadas pelo uso diário (paddles que roubam espaço, impossibilitam boa pegada e não adicionam funções extras, textura dos grips traseiros).

Apenas a questão preço precisa ser muito bem pensada: o controle, com todo seu conteúdo extra, custa 150 gringoletas, o que numa cotação média hoje fica na faixa dos 550 a 600 reais. Vale isso tudo? Ao meu ver, sim. Com o preço do controle original variando entre R$ 279-319, o conteúdo da embalagem do Elite compensa o maior investimento. Mas, por esse preço, bem que ele merecia vir acompanhado de um kit Play & Charge. Infelizmente, a Microsoft deu preferência a manter o uso de pilhas (o que, pra mim, nem é tão ruim - já utilizo um carregador externo e 6 pares de pilhas recarregáveis sempre a postos). Na embalagem, você recebe apenas as indefectíveis alcalinas Duracell e um excelente cabo USB, bem longo e feito com material trançado para maior resistência.

Última reclamação (e essa, bem bestinha por sinal): a case do controle vem com uma tela para que você possa colocar o cabo USB ou algumas pilhas reservas ali dentro. Infelizmente, com o cabo fornecido, é impossível fechá-la, como podem ver na imagem abaixo.

jLq7mhz.jpg

First world problems...


Então, na melhor das hipóteses, é melhor deixar o cabo na parte inferior, junto aos bits e pilhas... assim, fecha sem problemas!

tyPTL3q.jpg


De qualquer forma, fica aqui minha recomendação: o controle Elite Wireless é uma opção MUITO bacana pra quem quer algo a mais na sua jogatina. Apenas peçam para que um amigo em viagem o traga para vocês... pois pagar as 1000 pratas pedidas nos livres mercados da vida é absolutamente insano!
Parabens!!!!
 

freedowsRoO

Guerreiro
PXB Gold
Janeiro 7, 2010
3,760
4,185
Rondonópolis - MT
@fporto cara não entendi uma coisa, eu posso fazer uma porrada de customização e deixar salva lá. Essa config vai funcionar para todos os jogos que eu jogar? se eu quiser deixar o controle com os botões padrões pra um jogo e customizado pra outro eu tenho que deixar no slot1 a configuração custom e no slot 2 a padrão é isso?
 

Sobre o PXB

  • Desde 2005 nossa comunidade se orgulha de oferecer discussões inteligentes e críticas sobre a plataforma Xbox. Estamos trabalhando todos os dias para garantir que nossa comunidade seja uma das melhores.

Sobre a Comunidade

  • As opiniões expressas neste neste site são da inteira responsabilidade dos autores. Microsoft, Xbox, Xbox Live, os logotipos do Xbox e/ou outros produtos da Microsoft mencionados neste site são marcas comerciais ou registradas da Microsoft Corporation.

Assinatura PXB Gold

+ Navegação sem publicidade

+ Upload de imagens nas postagens do fórum

+ Títulos de avatar personalizados.

 

Assinar com PayPal PagSeguro (cartão ou boleto)