Opa pessoal tudo certo! Depois de jogar esse título por algumas semanas e ter arrecadado cerca de 90 horas de jogo (o que ainda é pouco para os padrões Elder Scrolls rs), resolvi fazer uma análise pra galera do PXB que ainda não decidiu se vai comprar ou não.
Mais do que uma análise, isso é pra servir como um resumão para quem nunca jogou, pra não ter que ficar caçando informação picotada em vários sites e wikis na net, em sua maioria em inglês.
Sem mais delongas, vamos começar.
1. O JOGO
The Elder Scrolls Online se passa cerca de 1.000 anos antes dos eventos de Skyrim. Assim como em todos os Elder Scrolls, o jogador inicia sua aventura como um prisioneiro, e precisa achar um meio de escapar da cadeia. Porém, antes de iniciar sua quest, deverá criar seu personagem (é claro) e escolher entre uma das três alianças disponíveis:
Mais do que uma análise, isso é pra servir como um resumão para quem nunca jogou, pra não ter que ficar caçando informação picotada em vários sites e wikis na net, em sua maioria em inglês.
Sem mais delongas, vamos começar.
1. O JOGO
The Elder Scrolls Online se passa cerca de 1.000 anos antes dos eventos de Skyrim. Assim como em todos os Elder Scrolls, o jogador inicia sua aventura como um prisioneiro, e precisa achar um meio de escapar da cadeia. Porém, antes de iniciar sua quest, deverá criar seu personagem (é claro) e escolher entre uma das três alianças disponíveis:
- Aldmeri Dominion, populada pelas raças dos High Elves, Wood Elves e Khajit;
- Daggerfall Covenant, dos Orcs, Bretons e Redguards;
- Ebonheart Pact dos Dunmer, Argonians e Nords.
As classes são:
- Dragonknight
- Templar
- Sorcerer
- Nightblade
Cada mapa desses é realmente grande. Estima-se que todos os mapas juntos cheguem a ser quase 4 vezes maiores do que Skyrim.
O mapa em verde no meio é Cyrodill, uma grande zona de guerra liberada a todos no nível 10 onde o PVP é livre, e os jogadores são encorajados a completarem várias missões para ganhar ouro e experiência em meio à guerra.
Uma coisa importante notar neste momento: a princípio, os jogadores só terão acesso aos mapas de sua própria Aliança. Só poderá acessar os mapas das outras Alianças depois que alcançar o último nível que é o 50, e assim novas missões irão liberar nessas novas regiões. Portanto, se tiver em mente comprar o jogo para jogar com algum amigo, lembre disso! Criem personagens da mesma aliança ou terão de jogar separados até o nível 50, e isso vai demorar pra caramba.
Ou crie um novo personagem; Seu limite é de até 8 no mesmo perfil.
2. NÍVEL 50: O CÉU É O LIMITE?
Como disse anteriormente, o último nível do jogo seria o 50. Isso é uma verdade, mas também é uma mentira.
Depois de atingir o nível 50, você terá uma das novas regiões liberadas para explorar. E a partir daí, seus próximos níveis serão chamados de Veteran Rank. O sistema de Veteran Rank basicamente foi introduzido para que os jogadores continuassem a explorar os novos mapas e tivessem um novo objetivo para alcançar. Mas para ser bem franco, o Veteran Rank se resume em algo muito conhecido pelos jogadores de MMO: grindar, grindar, grindar.
Além de servir como um título bonitinho, o Veteran Rank (conhecido como VR) vai do VR 1 ao VR 12, e concede aos jogadores uma nova skill chamada de Champion System. Jogadores ganham Champion Points ao completar várias atividades no jogo, e podem gastar esses pontos em um sistema de skills em forma de constelação (bem parecido com aquele do Skyrim) dividido em três ramos: The Mage, The Warrior e The Thief. Lembrando que essas três constelações são exclusivas para os jogadores que alcançam o Veteran Rank, e possuem skills únicas para se adquirir. Muito bom pra quem tem saco de ficar jogando a longo prazo, mas bastante repetitivo e que requer horas de dedicação e paciência.
3. SKILLS: O BÁSICO
Já dei uma rápida pincelada sobre duas linhas de skill específicas: as skills exclusivas de cada uma das 4 classes, e as skills exclusivas dos jogadores do Veteran Rank. Mas vamos falar sobre as mais importantes: as skills básicas.
Todo jogador, independente de sua classe, raça, aliança ou nível, terá uma enorme quantidade de linhas de skill disponíveis para serem desenvolvidas e melhoradas de acordo com o estilo de jogo de cada um. Pra quem já jogou os Elder Scrolls anteriores, funciona exatamente na mesma pegada: todas começam no nível 0 e podem ser melhoradas até o nível 50 que é o máximo, independente do nível do jogador. Assim, alguém muito dedicado pode trabalhar em sua skill de Blacksmithing (criação de armaduras pesadas) até o nível 50, enquanto o personagem ainda está no nível 12. Vai exigir um tempo absurdo, mas é totalmente possível.
Não vou detalhar exatamente cada skill uma a uma, seria um saco pra ler. Mas elas se dividem nos seguintes ramos:
- Skills de Raça (Racial): cada raça tem uma skill única.
- Skills de Classe (Class): 3 skills para cada uma das 4 classes.
- Skills de Armas (Weapos): Two-handed, one-handed, one-handed and shield, axe, bow, destruction staff e restoration staff.
- Skills de Guilda (Guild): Como nos jogos anteriores, ao se juntar à Mages Guild ou à Fighters Guild, poderá ganhar skills exclusivas.
- Skills do Mundo (World): Skills de habilidades praticadas ou ganhas ao longo do jogo. Vampire, Werewolve (sim, é possível se transformar em vampiro e lobisomem também), e uma skill com nome complicadíssimo conhecido como 'Legerdemain' ou 'Truques com as mãos' em uma tradução porca que seria o clássico 'Pickpocketing' se encaixam nesse ramo.
- Skills da Aliança (Alliance): São skills ganhas ao participar da guerra de Cyrodill.
- Skills de Criação (Craft): Todas aquelas que envolvem a troca/venda/criação de objetos em geral. Alchemy, Blacksmithing, Clothier, Woodworking, Enchanting, Provisioning. Também muito conhecidas dos jogos anteriores.
A imagem acima NÃO é da versão dos consoles, é da versão do PC. Estou incluindo aqui pois ela é beeeem mais organizada do que a nossa e muito mais fácil de visualizar só pra demonstrar como funciona cada classe de skill e sua sub-classe.
Como podem ver, o jogador acima foi direto ao ramo de Craft, e no sub-ramo do Blacksmithing. Ao lado direito, pode ver que ele ainda está no nível 4 dessa skill, e todas aquelas ali são habilidades que trazem benefício aos adeptos do Blacksmithing. Para liberar cada uma daquelas perks, o jogador precisa antes de tudo atingir o nível de skill necessário para desbloquear (as que tem um sinal de + significam que estão disponíveis) e então deverá gastar 1 skill point no que quiser.
Pra quem tá curioso, segue uma screenshot do sistema de skills no Xbox One.
Skill Points são ganhos ao passar de nível, completar algumas missões da campanha principal ou após juntar 3 shards. Essas shards estão distribuídas em todos os mapas, cerca de 16 por mapa. Significa que o jogador conseguirá skill points para investir em praticamente tudo aquilo que almeja. Na pior das hipóteses, também é possível visitar um altar na capital de cada Aliança para resetar todos os pontos por um certo preço.
Cada skill que você já gastou vai custar 100 de gold para resetar. Você só pode resetar todas elas de uma vez, e não uma de cada. Por isso cuidado para não colocar uma skill errada e ter de resetar tudo como o cara aí de cima, que teve de resetar as 42 skills dele por conta de uma cagada. Não que 4.200 de gold seja lá uma dinheirama difícil de conseguir, é mais pelo fato de gastar uma quantia considerável de dinheiro e ainda ter que realocar tudo em seu devido lugar.
4. QUESTS: A ARTE DO GRIND
Já falei sobre os níveis, skills, classes e mapas. Agora vamos ver como se sobe de nível em TESO.
O principal modo, de longe, é completando missões; as famosas Quests. Elas estão espalhadas aos milhares por todos os mapas, e muitas estão relativamente escondidas em certas áreas. E isso é uma coisa interessante em TESO: jogadores que gostam de se aventurar pelos mapas e explorar regiões novas são recompensados com missões extras.
Um dos pontos fortes de Elder Scrolls sempre foram as missões muito bem elaboradas. Algumas podem ser chatinhas, mas não podemos tirar o mérito da galera da Bethesda em criar cenários e roterios dignos de filme.
Aí vai um exemplo de uma missão que joguei recentemente.
Certo dia está você galopando em seu cavalo tranquilamente pela floresta, e se depara com um número absurdo de lobos e ursos selvagens em uma certa área. Perto dali, você avista uma pequena vila à distância, e resolve ir até lá pois percebe que esse lugar ainda não foi registrado em seu mapa.
Mas ao se aproximar, você vê algo estranho: diversas estátuas de pessoas no meio das ruas, em diversas posições. Grande parte delas com feições de medo, assustadas. Você avista um ser vivo no centro da vila, o único de toda a área, e se aproxima para saber o que aconteceu.
É um mago, que revela ter petrificado todos os habitantes de sua própria vila de propósito.
O motivo é simples: um poderoso mago Daedra surgiu nos arredores e instalou diversas pedras amaldiçoadas na floresta, tornando os animais pacíficos em agressivos. Seu trabalho agora é desativar estas pedras para acabar com os ataques dos animais à vila e encontrar o Daedra responsável para dar fim naquilo.
Ao concluir seu objetivo, o mago 'bondoso' recupera todos os cidadãos a seu estado normal. Mas novas descobertas são feitas: o Daedra não apareceu por conta no local, mas sim, foi convocado... pelo próprio mago da vila.
Seu objetivo era o de realizar um feitiço específico com o Daedra, mas acabou dando errado pois a criatura era mais forte do que ele imaginava. Ao contar a história, o mago lhe implora que não revele isso para a chefe da vila, pois seria o mesmo que assinar seu atestado de morte.
Ao jogador, existem duas opções para concluir a missão: dizer à chefe sobre o plano falho do mago e assistir a sua morte, ou pedir à ela que tenha clemência pelo sujeito e poupar sua vida, por ter feito o que estava ao seu alcance para remediar a 'cagada' . A escolha é sua.
Achei bem interessante essa missão, e teria inúmeras outras similares para relatar.
Apesar desse lado bom, vamos tratar sobre o outro lado destas quests com uma palavra já usada à extensão neste resumo: Grind.
Sim! Quem diria que em um MMO os jogadores precisariam utilizar do grind para pegar níveis. Que absurdo, não?
Brincadeiras à parte, a melhor maneira de chegar ao nível 50 em TESO é literalmente grindando as missões. Ou seja, completando todas ao máximo, o mais rápido possível. O problema é que muitas missões são super extensas, e algumas requerem diversas etapas um tanto quanto repetitivas para serem completas: entre na caverna, mate o lobo mal, saia, vá até a vila, fale com a joana, volte pra caverna, acenda a fogueira e reze pela alma do lobo, volte e diga pra joana que você rezou, ande mais uns 5 km, entregue a carta da joana sobre a morte do lobo pro joão, volte pra joana e diga que entregou a carta.
Nessa brincadeira, você levou 1 hora e meia pra fazer uma missão e ganhar 1/5 da barra de experiência.
Como disse antes: muitas missões são muito bem elaboradas e divertidas de acompanhar aos poucos, mas acreditem em mim: vai chegar momento que você só vai querer dar skip e correr pra terminar logo.
Não diria que isso seria exatamente um BAITA problema em TESO. O jogo é um MMO, os jogadores já devem esperar por isso e não é nenhuma novidade que passar de nível se torne repetitivo a partir de certo ponto. Mas estejam cientes disto desde já, pois nem tudo são mil maravilhas. You have been warned.
5. GRÁFICOS: DE NOVO, BETHESDA?
Que a Bethesda não é nem um pouco caprichosa com seus gráficos, isso não é nenhuma novidade. À essa altura do campeonato, todo fã de Bethesda ou que ao menos tenha jogado um só jogo da empresa já deve estar ciente de que gráficos não são e nunca foram o seu forte.
"Mas calma aí, quer dizer então que os gráficos de TESO são ruins?" Não amigo, não são ruins. Mas não espere nada espetacular. Nem excelente. No máximo ótimo.
Como alguém do grupo do PXB disse (esqueci nome da fonte): "É como jogar Skyrim no PC com os gráficos no Ultra."
O jogo tem todo um charme específico, com cores bem vivas e brilho intenso. Mas falha miseravelmente em detalhes mais caprichados, texturas mais bem definidas, movimentações mais fluídas. As interações com NPCs são repletas de gestos repetitivos e pré-definidos.
"Dã, toda interação com NPC é pré-definida!" Mas as de TESO são limitadas a movimentos e acenos de cabeça e braços de 3 segundos que se repetem entre todos eles.
6. ÁUDIO: SEMPRE IMPRESSIONANDO
Apesar de seus gráficos limitados, TESO capricha muito em sua trilha sonora. O que, cá entre nós, também já era de se esperar.
Os antecessores tinham trilhas sonoras dignas de filme, criadas por compositores renomados e vencedoras de diversos prêmios no mundo dos games. Com TESO não foi diferente.
A dublagem do jogo também é muito boa. E essa mesma dublagem, de tão boa, acaba denotando ainda mais como a questão gráfica dos NPCs é mal feita. Em muitos momentos (principalmente com um personagem conhecido como Shegorath) na história, o dublador fará um diálogo fantástico com muita gritaria e risadas, e seu rosto fará expressões que não passam muito longe do que Kristen Stewart faria no momento.
Enfim, a trilha sonora e os diálogos são muito bons. Segue uma palhinha do tema principal do jogo.
7. JOGABILIDADE: ALGUMAS COISAS NUNCA MUDAM
Além de gráficos muito similares com os títulos anteriores, outra coisa se repete em TESO: a jogabilidade.
A todos que já jogaram Skyrim, vai meu resumo: é igual Skyrim.
A quem nunca jogou nada de Elder Scrolls, vai meu resumo: a sensação de controlar ataques em TESO é como bater em uma parede usando um travesseiro. Você até causa dano, mas o inimigo continua agindo como se nada acontecesse e dá a sensação de que seus golpes são de papel. Os ataques de magia estão bem legaizinhos até, mas é mais do mesmo.
Ainda assim, não deixa de ser divertido juntar um grupo de amigos e derrotar os bosses que ficam espalhados pelos mapas. Enquanto dois tankam o monstro, outros ficam atrás atirando magias e debuffs e curando o grupo. O sistema de combate é meio duro, mas funciona.
Em suma, It gets the job done.
8. VEREDITO: VALE A PENA OU NÃO?
Eu vou ser sincero. Tu gosta de MMO ou ao menos de RPG? Se sim, é compra certa. Já jogou Skyrim antes e tem interesse no jogo? Melhor ainda. Odeia RPG, MMO, Elder Scrolls, Bethesda, etc: porquê tá lendo esse resumo então? Passa longe!
The Elder Scrolls Online tem suas falhas, mas no geral traz a mesma qualidade já conhecida dos jogos da Bethesda. O que ele falta em gráficos, compensa em diversão. Missões muito bem elaboradas, modo cooperativo e competitivo bem equilibrados tanto para jogadores novatos como experientes. Um vasto mundo a ser explorado, centenas de habilidades diferentes para serem utilizadas pelos jogadores, e muitos desafios a serem completos. Apenas não se esqueça de que, apesar de tudo, é um MMO e muita repetição também está envolvida.
Pessoalmente, o fato de poder dividir essa experiência do mundo aberto de Elder Scrolls com diversas outras pessoas é muito gratificante. Lembro claramente de ter rido alto quando observei pela primeira vez um jogador tentando roubar o baú de um NPC e sendo pego no ato por um guarda, o pobre coitado até tentou fugir mas de fraco que era, não aguentou duas porradas.
Entre essa e muitas outras experiências, é extremamente divertido observar como cada pessoa tem seu próprio estilo de jogo, e como Elder Scrolls Online possibilita a todos um lugar ao sol, contanto que se dediquem ao título.
MINHAS NOTAS
- GRÁFICO: 7,5
- JOGABILIDADE: 8,5
- ÁUDIO: 10
- QUESTS, 8
- DIVERSÃO: 9
- TOTAL: 8,6/10
É isso pessoal. Espero que tenham gostado. Eu sei que escrevo pra cacete, mas é um mal que não sei controlar
Enfim, sintam-se livres para postar críticas, sugestões, correções, perguntas, etc. Estou ao seu dispor.
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