[Análise/Resumo] The Elder Scrolls Online - Tamriel Unlimited

Sumuok

Jogador
Julho 24, 2011
1,460
458
N/A
CIteqDj.jpg
Opa pessoal tudo certo! Depois de jogar esse título por algumas semanas e ter arrecadado cerca de 90 horas de jogo (o que ainda é pouco para os padrões Elder Scrolls rs), resolvi fazer uma análise pra galera do PXB que ainda não decidiu se vai comprar ou não.
Mais do que uma análise, isso é pra servir como um resumão para quem nunca jogou, pra não ter que ficar caçando informação picotada em vários sites e wikis na net, em sua maioria em inglês.

Sem mais delongas, vamos começar.

1. O JOGO
The Elder Scrolls Online se passa cerca de 1.000 anos antes dos eventos de Skyrim. Assim como em todos os Elder Scrolls, o jogador inicia sua aventura como um prisioneiro, e precisa achar um meio de escapar da cadeia. Porém, antes de iniciar sua quest, deverá criar seu personagem (é claro) e escolher entre uma das três alianças disponíveis:​
  • Aldmeri Dominion, populada pelas raças dos High Elves, Wood Elves e Khajit;
  • Daggerfall Covenant, dos Orcs, Bretons e Redguards;
  • Ebonheart Pact dos Dunmer, Argonians e Nords.
Após a escolha da sua aliança e raça, o jogador escolherá também qual a sua classe preferida. Apesar de cada classe possuir 3 skills específicas para a própria classe, vale lembrar que assim como nos seus sucessores, em Elder Scrolls Online os jogadores são livres para explorar qualquer combinação possível de seu personagem. Por exemplo, apesar de o Sorcerer ser uma classe com 3 skills específicas para o combate à distância com o uso de magias, o jogador pode também treinar sua skill de Heavy Armor e Two-Handed Weapon para usar armaduras e o machado de duas mãos.
As classes são:​
  • Dragonknight
  • Templar
  • Sorcerer
  • Nightblade
Após concluir uma série de missões iniciais e escapar da prisão, os jogadores serão enviados para o mapa inicial de sua Aliança. Cada Aliança possui seis mapas, e o jogador só libera os outros 5 em ordem após completar uma série de missões principais para alcançar certos níveis. Segue o mapa de toda Tamriel com as áreas de cada Aliança:
Elder_Scrolls_Online_Interactive_Tamriel_Map.png

Cada mapa desses é realmente grande. Estima-se que todos os mapas juntos cheguem a ser quase 4 vezes maiores do que Skyrim.
O mapa em verde no meio é Cyrodill, uma grande zona de guerra liberada a todos no nível 10 onde o PVP é livre, e os jogadores são encorajados a completarem várias missões para ganhar ouro e experiência em meio à guerra.
Uma coisa importante notar neste momento: a princípio, os jogadores só terão acesso aos mapas de sua própria Aliança. Só poderá acessar os mapas das outras Alianças depois que alcançar o último nível que é o 50, e assim novas missões irão liberar nessas novas regiões. Portanto, se tiver em mente comprar o jogo para jogar com algum amigo, lembre disso! Criem personagens da mesma aliança ou terão de jogar separados até o nível 50, e isso vai demorar pra caramba.
Ou crie um novo personagem; Seu limite é de até 8 no mesmo perfil.

2. NÍVEL 50: O CÉU É O LIMITE?
Como disse anteriormente, o último nível do jogo seria o 50. Isso é uma verdade, mas também é uma mentira.
Depois de atingir o nível 50, você terá uma das novas regiões liberadas para explorar. E a partir daí, seus próximos níveis serão chamados de Veteran Rank. O sistema de Veteran Rank basicamente foi introduzido para que os jogadores continuassem a explorar os novos mapas e tivessem um novo objetivo para alcançar. Mas para ser bem franco, o Veteran Rank se resume em algo muito conhecido pelos jogadores de MMO: grindar, grindar, grindar.

Além de servir como um título bonitinho, o Veteran Rank (conhecido como VR) vai do VR 1 ao VR 12, e concede aos jogadores uma nova skill chamada de Champion System. Jogadores ganham Champion Points ao completar várias atividades no jogo, e podem gastar esses pontos em um sistema de skills em forma de constelação (bem parecido com aquele do Skyrim) dividido em três ramos: The Mage, The Warrior e The Thief. Lembrando que essas três constelações são exclusivas para os jogadores que alcançam o Veteran Rank, e possuem skills únicas para se adquirir. Muito bom pra quem tem saco de ficar jogando a longo prazo, mas bastante repetitivo e que requer horas de dedicação e paciência.

3. SKILLS: O BÁSICO
Já dei uma rápida pincelada sobre duas linhas de skill específicas: as skills exclusivas de cada uma das 4 classes, e as skills exclusivas dos jogadores do Veteran Rank. Mas vamos falar sobre as mais importantes: as skills básicas.
Todo jogador, independente de sua classe, raça, aliança ou nível, terá uma enorme quantidade de linhas de skill disponíveis para serem desenvolvidas e melhoradas de acordo com o estilo de jogo de cada um. Pra quem já jogou os Elder Scrolls anteriores, funciona exatamente na mesma pegada: todas começam no nível 0 e podem ser melhoradas até o nível 50 que é o máximo, independente do nível do jogador. Assim, alguém muito dedicado pode trabalhar em sua skill de Blacksmithing (criação de armaduras pesadas) até o nível 50, enquanto o personagem ainda está no nível 12. Vai exigir um tempo absurdo, mas é totalmente possível.
Não vou detalhar exatamente cada skill uma a uma, seria um saco pra ler. Mas elas se dividem nos seguintes ramos:
  • Skills de Raça (Racial): cada raça tem uma skill única.
  • Skills de Classe (Class): 3 skills para cada uma das 4 classes.
  • Skills de Armas (Weapos): Two-handed, one-handed, one-handed and shield, axe, bow, destruction staff e restoration staff.
  • Skills de Guilda (Guild): Como nos jogos anteriores, ao se juntar à Mages Guild ou à Fighters Guild, poderá ganhar skills exclusivas.
  • Skills do Mundo (World): Skills de habilidades praticadas ou ganhas ao longo do jogo. Vampire, Werewolve (sim, é possível se transformar em vampiro e lobisomem também), e uma skill com nome complicadíssimo conhecido como 'Legerdemain' ou 'Truques com as mãos' em uma tradução porca que seria o clássico 'Pickpocketing' se encaixam nesse ramo.
  • Skills da Aliança (Alliance): São skills ganhas ao participar da guerra de Cyrodill.
  • Skills de Criação (Craft): Todas aquelas que envolvem a troca/venda/criação de objetos em geral. Alchemy, Blacksmithing, Clothier, Woodworking, Enchanting, Provisioning. Também muito conhecidas dos jogos anteriores.

Blacksmithing-skill-line.jpg

A imagem acima NÃO é da versão dos consoles, é da versão do PC. Estou incluindo aqui pois ela é beeeem mais organizada do que a nossa e muito mais fácil de visualizar só pra demonstrar como funciona cada classe de skill e sua sub-classe.
Como podem ver, o jogador acima foi direto ao ramo de Craft, e no sub-ramo do Blacksmithing. Ao lado direito, pode ver que ele ainda está no nível 4 dessa skill, e todas aquelas ali são habilidades que trazem benefício aos adeptos do Blacksmithing. Para liberar cada uma daquelas perks, o jogador precisa antes de tudo atingir o nível de skill necessário para desbloquear (as que tem um sinal de + significam que estão disponíveis) e então deverá gastar 1 skill point no que quiser.

Pra quem tá curioso, segue uma screenshot do sistema de skills no Xbox One.
AecvN0l.png


Skill Points são ganhos ao passar de nível, completar algumas missões da campanha principal ou após juntar 3 shards. Essas shards estão distribuídas em todos os mapas, cerca de 16 por mapa. Significa que o jogador conseguirá skill points para investir em praticamente tudo aquilo que almeja. Na pior das hipóteses, também é possível visitar um altar na capital de cada Aliança para resetar todos os pontos por um certo preço.

reset_skills.jpg

Cada skill que você já gastou vai custar 100 de gold para resetar. Você só pode resetar todas elas de uma vez, e não uma de cada. Por isso cuidado para não colocar uma skill errada e ter de resetar tudo como o cara aí de cima, que teve de resetar as 42 skills dele por conta de uma cagada. Não que 4.200 de gold seja lá uma dinheirama difícil de conseguir, é mais pelo fato de gastar uma quantia considerável de dinheiro e ainda ter que realocar tudo em seu devido lugar.

4. QUESTS: A ARTE DO GRIND
Já falei sobre os níveis, skills, classes e mapas. Agora vamos ver como se sobe de nível em TESO.
O principal modo, de longe, é completando missões; as famosas Quests. Elas estão espalhadas aos milhares por todos os mapas, e muitas estão relativamente escondidas em certas áreas. E isso é uma coisa interessante em TESO: jogadores que gostam de se aventurar pelos mapas e explorar regiões novas são recompensados com missões extras.
Um dos pontos fortes de Elder Scrolls sempre foram as missões muito bem elaboradas. Algumas podem ser chatinhas, mas não podemos tirar o mérito da galera da Bethesda em criar cenários e roterios dignos de filme.

Aí vai um exemplo de uma missão que joguei recentemente.
Certo dia está você galopando em seu cavalo tranquilamente pela floresta, e se depara com um número absurdo de lobos e ursos selvagens em uma certa área. Perto dali, você avista uma pequena vila à distância, e resolve ir até lá pois percebe que esse lugar ainda não foi registrado em seu mapa.
Mas ao se aproximar, você vê algo estranho: diversas estátuas de pessoas no meio das ruas, em diversas posições. Grande parte delas com feições de medo, assustadas. Você avista um ser vivo no centro da vila, o único de toda a área, e se aproxima para saber o que aconteceu.
É um mago, que revela ter petrificado todos os habitantes de sua própria vila de propósito.
O motivo é simples: um poderoso mago Daedra surgiu nos arredores e instalou diversas pedras amaldiçoadas na floresta, tornando os animais pacíficos em agressivos. Seu trabalho agora é desativar estas pedras para acabar com os ataques dos animais à vila e encontrar o Daedra responsável para dar fim naquilo.
Ao concluir seu objetivo, o mago 'bondoso' recupera todos os cidadãos a seu estado normal. Mas novas descobertas são feitas: o Daedra não apareceu por conta no local, mas sim, foi convocado... pelo próprio mago da vila.
Seu objetivo era o de realizar um feitiço específico com o Daedra, mas acabou dando errado pois a criatura era mais forte do que ele imaginava. Ao contar a história, o mago lhe implora que não revele isso para a chefe da vila, pois seria o mesmo que assinar seu atestado de morte.
Ao jogador, existem duas opções para concluir a missão: dizer à chefe sobre o plano falho do mago e assistir a sua morte, ou pedir à ela que tenha clemência pelo sujeito e poupar sua vida, por ter feito o que estava ao seu alcance para remediar a 'cagada' . A escolha é sua.

Achei bem interessante essa missão, e teria inúmeras outras similares para relatar.
Apesar desse lado bom, vamos tratar sobre o outro lado destas quests com uma palavra já usada à extensão neste resumo: Grind.
Sim! Quem diria que em um MMO os jogadores precisariam utilizar do grind para pegar níveis. Que absurdo, não?
Brincadeiras à parte, a melhor maneira de chegar ao nível 50 em TESO é literalmente grindando as missões. Ou seja, completando todas ao máximo, o mais rápido possível. O problema é que muitas missões são super extensas, e algumas requerem diversas etapas um tanto quanto repetitivas para serem completas: entre na caverna, mate o lobo mal, saia, vá até a vila, fale com a joana, volte pra caverna, acenda a fogueira e reze pela alma do lobo, volte e diga pra joana que você rezou, ande mais uns 5 km, entregue a carta da joana sobre a morte do lobo pro joão, volte pra joana e diga que entregou a carta.
Nessa brincadeira, você levou 1 hora e meia pra fazer uma missão e ganhar 1/5 da barra de experiência.
Como disse antes: muitas missões são muito bem elaboradas e divertidas de acompanhar aos poucos, mas acreditem em mim: vai chegar momento que você só vai querer dar skip e correr pra terminar logo.
Não diria que isso seria exatamente um BAITA problema em TESO. O jogo é um MMO, os jogadores já devem esperar por isso e não é nenhuma novidade que passar de nível se torne repetitivo a partir de certo ponto. Mas estejam cientes disto desde já, pois nem tudo são mil maravilhas. You have been warned.

5. GRÁFICOS: DE NOVO, BETHESDA?
Que a Bethesda não é nem um pouco caprichosa com seus gráficos, isso não é nenhuma novidade. À essa altura do campeonato, todo fã de Bethesda ou que ao menos tenha jogado um só jogo da empresa já deve estar ciente de que gráficos não são e nunca foram o seu forte.
"Mas calma aí, quer dizer então que os gráficos de TESO são ruins?" Não amigo, não são ruins. Mas não espere nada espetacular. Nem excelente. No máximo ótimo.
lmIflcB.png

Como alguém do grupo do PXB disse (esqueci nome da fonte): "É como jogar Skyrim no PC com os gráficos no Ultra."
O8AbI1n.png

O jogo tem todo um charme específico, com cores bem vivas e brilho intenso. Mas falha miseravelmente em detalhes mais caprichados, texturas mais bem definidas, movimentações mais fluídas. As interações com NPCs são repletas de gestos repetitivos e pré-definidos.
"Dã, toda interação com NPC é pré-definida!" Mas as de TESO são limitadas a movimentos e acenos de cabeça e braços de 3 segundos que se repetem entre todos eles.

6. ÁUDIO: SEMPRE IMPRESSIONANDO
Apesar de seus gráficos limitados, TESO capricha muito em sua trilha sonora. O que, cá entre nós, também já era de se esperar.
Os antecessores tinham trilhas sonoras dignas de filme, criadas por compositores renomados e vencedoras de diversos prêmios no mundo dos games. Com TESO não foi diferente.
A dublagem do jogo também é muito boa. E essa mesma dublagem, de tão boa, acaba denotando ainda mais como a questão gráfica dos NPCs é mal feita. Em muitos momentos (principalmente com um personagem conhecido como Shegorath) na história, o dublador fará um diálogo fantástico com muita gritaria e risadas, e seu rosto fará expressões que não passam muito longe do que Kristen Stewart faria no momento.
Enfim, a trilha sonora e os diálogos são muito bons. Segue uma palhinha do tema principal do jogo.


7. JOGABILIDADE: ALGUMAS COISAS NUNCA MUDAM
Além de gráficos muito similares com os títulos anteriores, outra coisa se repete em TESO: a jogabilidade.
A todos que já jogaram Skyrim, vai meu resumo: é igual Skyrim.
A quem nunca jogou nada de Elder Scrolls, vai meu resumo: a sensação de controlar ataques em TESO é como bater em uma parede usando um travesseiro. Você até causa dano, mas o inimigo continua agindo como se nada acontecesse e dá a sensação de que seus golpes são de papel. Os ataques de magia estão bem legaizinhos até, mas é mais do mesmo.
Ainda assim, não deixa de ser divertido juntar um grupo de amigos e derrotar os bosses que ficam espalhados pelos mapas. Enquanto dois tankam o monstro, outros ficam atrás atirando magias e debuffs e curando o grupo. O sistema de combate é meio duro, mas funciona.
Em suma, It gets the job done.

8. VEREDITO: VALE A PENA OU NÃO?
Eu vou ser sincero. Tu gosta de MMO ou ao menos de RPG? Se sim, é compra certa. Já jogou Skyrim antes e tem interesse no jogo? Melhor ainda. Odeia RPG, MMO, Elder Scrolls, Bethesda, etc: porquê tá lendo esse resumo então? Passa longe!

The Elder Scrolls Online tem suas falhas, mas no geral traz a mesma qualidade já conhecida dos jogos da Bethesda. O que ele falta em gráficos, compensa em diversão. Missões muito bem elaboradas, modo cooperativo e competitivo bem equilibrados tanto para jogadores novatos como experientes. Um vasto mundo a ser explorado, centenas de habilidades diferentes para serem utilizadas pelos jogadores, e muitos desafios a serem completos. Apenas não se esqueça de que, apesar de tudo, é um MMO e muita repetição também está envolvida.

Pessoalmente, o fato de poder dividir essa experiência do mundo aberto de Elder Scrolls com diversas outras pessoas é muito gratificante. Lembro claramente de ter rido alto quando observei pela primeira vez um jogador tentando roubar o baú de um NPC e sendo pego no ato por um guarda, o pobre coitado até tentou fugir mas de fraco que era, não aguentou duas porradas.
Entre essa e muitas outras experiências, é extremamente divertido observar como cada pessoa tem seu próprio estilo de jogo, e como Elder Scrolls Online possibilita a todos um lugar ao sol, contanto que se dediquem ao título.

MINHAS NOTAS
- GRÁFICO: 7,5
- JOGABILIDADE: 8,5
- ÁUDIO: 10
- QUESTS, 8
- DIVERSÃO: 9
- TOTAL: 8,6/10

É isso pessoal. Espero que tenham gostado. Eu sei que escrevo pra cacete, mas é um mal que não sei controlar :D
Enfim, sintam-se livres para postar críticas, sugestões, correções, perguntas, etc. Estou ao seu dispor.
 
Última edição:

Victor Leão

Novato
Junho 15, 2015
15
4
Porto Alegre
Muito boa tua analise cara! Curti bastante o modo que tu escreve. Era exatamente uma analise assim que eu tava esperando pra decidir se compraria ou não o game hehehehe.
 
  • Curtir
Reações: Sumuok

Sumuok

Jogador
Julho 24, 2011
1,460
458
N/A
Muito boa tua analise cara! Curti bastante o modo que tu escreve. Era exatamente uma analise assim que eu tava esperando pra decidir se compraria ou não o game hehehehe.
Opa valeu, que bom que gostou! Se curte o estilo de jogo, com certeza vale bem a pena. Só dar uma olhada pra pegar um bom preço, porque ainda tá flutuando na casa dos 200 reais na LIVE BR. Tem como comprar cartão na LIVE US e pagar 150 no jogo.
 

Victor Leão

Novato
Junho 15, 2015
15
4
Porto Alegre
Opa valeu, que bom que gostou! Se curte o estilo de jogo, com certeza vale bem a pena. Só dar uma olhada pra pegar um bom preço, porque ainda tá flutuando na casa dos 200 reais na LIVE BR. Tem como comprar cartão na LIVE US e pagar 150 no jogo.
Curto muito o estilo, joguei pra caramba o tesv. O problema é que odeio mídia digital e a física tá muito cara :(
 

Sumuok

Jogador
Julho 24, 2011
1,460
458
N/A
Curto muito o estilo, joguei pra caramba o tesv. O problema é que odeio mídia digital e a física tá muito cara :(
Pô, mas mídia digital é o futuro! :p
Compensa bem quando a diferença de preço é grande. E não sei se TESO vai diminuir tão rapidamente, esses RPGs são duros na queda quando se trata de preço. The Witcher 3 lançou mó tempão e não baixa dos 190 :(
 

felipeserpa

Guerreiro
Julho 25, 2014
1,170
945
Pô, mas mídia digital é o futuro! :p
Compensa bem quando a diferença de preço é grande. E não sei se TESO vai diminuir tão rapidamente, esses RPGs são duros na queda quando se trata de preço. The Witcher 3 lançou mó tempão e não baixa dos 190 :(
Na live rola promoção direto do TESO, achei estranho, exemplo é que a edição que antes custava R$ 289,00 eu ja vi por R$ 180,00 ou 190,00 mais de uma vez e o jogo lançou faz pouco...
 

Sumuok

Jogador
Julho 24, 2011
1,460
458
N/A
@Koumus como está o grind no jogo? Excessivo? Balanceado?
Meu personagem ainda está no nível 19 burga, então ainda não cheguei a sofrer na pele as consequências disso pra passar de nível rs
Pelo que vi de relatos no fórum do TESO de outros jogadores está mais ou menos... Em um post da Zenimax, vi que enquanto os últimos níveis até o 50 levam cerca de 12-14 horas cada, os níveis do Veteran Rank levam até 20 horas cada.
Além de missões é possível pegar XP matando bosses e completando dungeons, e também as missões exclusivas da zona de guerra geram uma quantidade considerável de experiência. Então eu diria que o grind marca presença forte no jogo, mas levando em conta as várias atividades disponíveis isso deve ser algo tolerável pra quem é acostumado com MMO.

A única coisa que eu tô grindando no momento é nível das skills de craft, aquela segunda foto na parte do Blacksmithing é do meu personagem que tava no 42, agora tá no 46 já xD
Nessa parte sim, é um grind desgraçado porque não tem variedade. É roubar itens dos NPCs na cidade, desconstruir eles nas mesas de craft e relogar o jogo pros itens aparecerem de novo. Rinse and repeat. E tem que cuidar ainda pra não ser pego roubando, ganhar bounty, ser preso e ter que devolver tudo :(
O jeito é colocar um podcast maneiro pra ir ouvindo ou fixar Youtube na segunda tela.
 
  • Curtir
Reações: Burga

Victor Leão

Novato
Junho 15, 2015
15
4
Porto Alegre
Pô, mas mídia digital é o futuro! :p
Compensa bem quando a diferença de preço é grande. E não sei se TESO vai diminuir tão rapidamente, esses RPGs são duros na queda quando se trata de preço. The Witcher 3 lançou mó tempão e não baixa dos 190 :(
Pois é... Paguei 230 na minha mídia do The Witcher 3 mas não me arrependo huahuahua. To só esperando alguma promo e compro o teso.
 

Immanuels

Guerreiro
Maio 17, 2015
34
16
Brasil
Alguém poderia me responder umas perguntas, por favor? Quero pegar esse game digital, mas tenho quatro dúvidas:

1) os servers do xbox one estão bem populosos, ou estão vazios?
2) estão tendo problemas com crashes e bugs?
3) Você pode aprender a craftar sem comprar um motif pack na loja?
4) como é o pk nesse jogo? Você perde ítens quando morre no pk?

Obrigado de antemão.
 

Delphos

Novato
Junho 4, 2015
16
3
São Luís
Alguém poderia me responder umas perguntas, por favor? Quero pegar esse game digital, mas tenho quatro dúvidas:

1) os servers do xbox one estão bem populosos, ou estão vazios?
2) estão tendo problemas com crashes e bugs?
3) Você pode aprender a craftar sem comprar um motif pack na loja?
4) como é o pk nesse jogo? Você perde ítens quando morre no pk?

Obrigado de antemão.
1)Os servidores não estão abarrotados de gente, mas tem uma ótima população, ninguém pode reclamar disso.
2) Só encontrei um bug relevante até agora, em uma missão no penúltimo mapa do Dominion
3) Sim, mais mas é difícil achar, droprate um tanto quanto baixo.
4) Não tem world pvp, essa modalidade de jogo até o momento fica restrita ao mapa de cyrodil, como funciona lá receio não saber dizer, ainda não fiz pvp, não é minha praia.
 

Archangel2035

Casual
Setembro 17, 2008
2,445
1,769
Fiz pré venda deste jogo, e apesar de ser um jogo bom não conseguir jogar por muito tempo. Motivo: Witcher.

Toda vez que fazia uma quest ou lutava contra um inimigo na minha cabeça vinha a comparação. Para mim Witcher subiu o nível de qualquer jogo RPG - mesmo nos mmos, estou mais exigente. Não quero ficar fazendo quests só para subir XP, com animações simplificas.

Talvez se tivesse lançado em outra época daria mais atenção.
 

paulo_carl

Guerreiro
Agosto 17, 2014
6
0
Alguém saberia explicar porque não consigo jogar, com quem está no servidor europeu?
Fiz a minha migração no dia do lançamento e não sabia dessa limitação... dai quem eu conheço q tem o jogo acabou fazendo no servidor europeu.

Será q essa situação vai ser "resolvida"?
 

Sumuok

Jogador
Julho 24, 2011
1,460
458
N/A
Fiz pré venda deste jogo, e apesar de ser um jogo bom não conseguir jogar por muito tempo. Motivo: Witcher.

Toda vez que fazia uma quest ou lutava contra um inimigo na minha cabeça vinha a comparação. Para mim Witcher subiu o nível de qualquer jogo RPG - mesmo nos mmos, estou mais exigente. Não quero ficar fazendo quests só para subir XP, com animações simplificas.

Talvez se tivesse lançado em outra época daria mais atenção.
Uma coisa que MMO nenhum sabe fazer é gráfico bom e jogabilidade fácil de entender, isso realmente é mérito de RPG single player.

Alguém saberia explicar porque não consigo jogar, com quem está no servidor europeu?
Fiz a minha migração no dia do lançamento e não sabia dessa limitação... dai quem eu conheço q tem o jogo acabou fazendo no servidor europeu.

Será q essa situação vai ser "resolvida"?
Não... Pois não existe transferência entre servidores.
Mas só de curiosidade, porquê seus amigos fariam conta no servidor Europeu? Pelo que sei no servidor USA o ping seria menor (ao menos logicamente)
 

Sobre o PXB

  • Desde 2005 nossa comunidade se orgulha de oferecer discussões inteligentes e críticas sobre a plataforma Xbox. Estamos trabalhando todos os dias para garantir que nossa comunidade seja uma das melhores.

Sobre a Comunidade

  • As opiniões expressas neste neste site são da inteira responsabilidade dos autores. Microsoft, Xbox, Xbox Live, os logotipos do Xbox e/ou outros produtos da Microsoft mencionados neste site são marcas comerciais ou registradas da Microsoft Corporation.

Assinatura PXB Gold

+ Navegação sem publicidade

+ Upload de imagens nas postagens do fórum

+ Títulos de avatar personalizados.

 

Assinar com PayPal PagSeguro (cartão ou boleto)