[Análise] Shadow of Mordor

Ronan Barros

Novato
Junho 13, 2014
906
1,053
Se alguem me perguntasse algum tempo atrás o que deveria ter em um game para me agradar, eu responderia que teria que ser um game que se passasse entre a alta e baixa idade média, com combate de armas brancas coreografado como o do Batman e com algum modo stealth pois não faz sentindo enfrentar todo um exercito chutando a porta de entrada de um forte. Na verdade eu até descartaria uso de magias, seres mitológicos e armas magicas a qual acho que tiram muito do realismo e nao sei porque todo jogo medieval insiste nisto. Já passei da idade de ficar enfrentado orcs.... Quero dizer.... Achava que tinha passado neh... até que comecei a jogar Shadow of Mordor.

Quando começou a sair as primeiras notícias sobre este game eu fiquei extremamente entusiasmado, afinal, da minha concepção de game ideal, o game estava apresentando um combate com espadas largas coreografado e um sistema de steath. Apesar de possuir seres mitologicos e diferente tipo de magias, era um game que apresentava duas das caracteristicas que eu sempre quis ver juntas. Meu hype foi tanto que este game se tornou o verdadeiro motivo para compra do xbox one em junho deste ano. Sim, sei que o game vai sair para a geração anterior, mas este seria um game que eu queria experimentar em sua totalidade.

Para minha surpresa, o game não estava levantando grandes expectativas nem entre o publico xiita de senhor dos aneis (a qual eu não faço parte, apesar de adimirar a obra), o que se via era, em sua maioria, votos de desconfiança ou acusaçoes de plágio quanto as mecânicas envolvida. Em um determinado site especializado em jogos, após testarem o game na E3, chegaram até a afirmar que seria um game que dividiria opniões.... Mas o game saiu... E para a surpresa de muitos e minha alegria, ele é ótimo na maioria de seus aspectos.

A história do game se passa entre as história das obras "O Hobbit" e "O Senhor dos Aneis". Como não sou um grande fã da franquia, não saberei dizer o quão intocável ficou a obra original ou se ocorreu alguma heresia. No game vemos o guardiao Talion, sua esposa e filho serem assassinados por capagas de Sauron que busca retomar as terras de Mordor. Mas Talion é renegado da morte e volta a andar no mundo dos vivos como um imortal que sempre retorna a vida mesmo que seja derrotado em algum combate. Mas ele não volta sozinho... aliado agora, dentro de seu corpo, a um espirito de um antigo elfo da qual ainda não sabemos o passado. A história é contada como na maioria dos games de mundo aberto onde você escolhe as missões que a fazem progredir, não há grandes reviravoltas ou mesmo grandes descobertas, mas, é bem conduzida dentro do game e os personagens principais se tornam um tanto quanto carismáticos. Destaque para o tutorial inicial que se passa mesclado em flashbacks de forma bastante interativa e divertida.

Os gráficos e visual do game são ótimos, mas, não acredito que sejam o suprassumo que o console poderá fazer. Talion tem um típico visual de ranger (como o Aragorn de Senhor dos Aneis) usando uma espada larga e uma espada quebrada como adaga. Os orcs, ou melhor, uruks, tem um visual próximo de um punk pós-holocausto como aqueles vistos nos filmes do Mad Max. E isto é muito bacana. Os cenários variam em dois grandes mapas. Um dentro de Mordor, com um aspecto mais devastado e seco, e outro aos arredores de Mordor, que é mais flórido e mais selvagem. Os mapas de ambos os locais são grandes e com diversas localidades para ir, mas não chegam a ser imensos. É facil atravessar o mapa de canto a canto sem contar ainda a existência das viagens rápidas que agilizam o processo.

A jogabilidade do game remente e muito as obras de Assassins Creed (pelo parkour) e Batman (pelo sistema de combate). Mas, não se engane, isto definitivamente não é uma cópia genérica, muito pelo contrario, nas minhas mais de 80 horas de jogo foram poucas vezes que vi o personagem não responder como o esperado aos comandos de parkour e o combate está simplesmente VISERAL! É o melhor sistema de combate com espadas largas que eu ja presenciei em um game. Além do parkour e combate, o game permite você dominar uruks para que estes possam lutar ao seu lado. Existe ainda um sistema de progressão tanto nas habilidades de Talion quanto para as armas usadas. Mas nada tão burocrático quanto aos típicos rpg onde se fica somando os mais diversos modificadores.

O som se enquadra bem ao game onde se mescla momentos de silêncio e outros com músicas orquestradas. As músicas são muito boas, mas não chegam a ser destaque. Elas apenas completam o serviço. Acho que ficaria mais legal se, mesmo que fosse em algum pequeno momento, a gente ouvisse trechos da música tema dos filmes do Senhor dos Aneis. Seria um easter egg e tanto. Um destaque especial vai para a dublagem em português que esta ÓTIMA. Cheia de vozes ja conhecidas do mundo dos desenhos e filmes e as falas dos uruks são, definitivamente, hilárias, com direito a erros de português (alguns uruks mal conseguem concluir suas frases) e insultos do mais variados tipos.

Agora, se o game já é extremamente funcional em tudo que já disse acima, ele ganha vida com o brilhante e novíssimo sistema de nêmesis. Este se trata de um sistema onde os uruks possuem hierarquia que os fazem andar pelo mapa fazendo missoes, festejando, caçando, recrutando e etc... Sempre numa tentativa de evoluírem dentro do sistema. Matar o Talion, lógico, é uma das coisas que promovem os uruks e os fazem aumentarem seu poder. Isto é interessantíssimo pois cria na gente uma sensação de rixa pessoal e, não serão poucas as vezes, que os uruks o insultarão por algum encontro anterior que vcs já tiveram e que ele saiu vivo. Sério. Parece até que o persoangens pensam e tem memórias. Além de todo este lado "orgânico", o sistema de nemesis lista para cada uruk uma série aparentemente aleatória de Fraquezas e Forças. Ou seja, você dificilmente encontrará dois uruks no sistema de nemesis que sejam idênticos na forma de lutar. Então, como os uruks vagam pelo mapa realizando ações, lembram de você e possuem diferentes tipos de forças e fraquezas, nunca que a minha jogatina será igual a sua. São muitas variáveis envolvidas. Este foi uma grande e brilhante contribuição ao mundo dos games. Espero muito que faça escola.

Um game que apresenta tanta maestria em tantos aspectos, fica dificil de negativar algo, porém, algo a se ressaltar, o vilões finais da história do game são muito fáceis de se enfrentar e não causam aquela sensaçao de cartase esperado. Eu fiquei literalmente com aquela cara de "ué... Só isto?". Outra coisa que também não funcionou direito são as batalhas onde seu pequeno exercito de uruks enfrenta um exercito rival. Várias vezes você vai se ver executando algum uruk aliado por engano. Mas... Mesmo estes por menores, nao tiram o brilhantismo do game.

Enfim, um game que mistura parkour de assassin creed, visual mad max, imortalidade alá highlander, combate de batman, narrativa alá red dead redemption, o universo de senhor dos anéis e ainda apresenta o novo sistema de hieraquia dos inimigos, de boa, se toda esta mistura não for algo original... Eu realmente não sei o que seria. No geral.... Nota 9. E é, pelo menos até agora, o melhor game que joguei no xbox one.

Espero que gostem do review. Como ele foi escrito em um tablet, deve ter mais erros de português que o meu normal... E infelizmente não je possibilita a colocar fotos.
 

User 1422

Guerreiro
Março 19, 2009
12,246
11,403
Ótima análise e o jogo me parece melhor a cada descrição que vejo.
Acho o sistema Nemesis incrível e torço para que ele seja copiado na cara larga para vários outros jogos. Pô, AC e Batman mesmo, dos quais Shadow of Mordor tanto se inspirou, poderiam comportar muito bem o sistema e seriam imensamente beneficiados por ele.
 
  • Curtir
Reações: Ronan Barros

Ronan Barros

Novato
Junho 13, 2014
906
1,053
Ótima análise e o jogo me parece melhor a cada descrição que vejo.
Acho o sistema Nemesis incrível e torço para que ele seja copiado na cara larga para vários outros jogos. Pô, AC e Batman mesmo, dos quais Shadow of Mordor tanto se inspirou, poderiam comportar muito bem o sistema e seriam imensamente beneficiados por ele.
Penso o mesmo Victal!!! O modo que o sistema nemesis está no game já esta ótimo... mas com certeza é algo que, se as produtoras investirem, só tende a se tornar cada vez melhor. Imagina um jogo do Batman com vilões vagando pelo mapa e realizando suas ambições!! Seja roubar bancos, disputa por territórios e etc... É impressionante como o sistema de nemesis torna o game orgânico.. as vezes vc esbarra com um dos capitães uruks a qual vc nem mesmo esperava... as vezes vc esbarra com uns 3 de uma vez. rsrsrs.... Quero muito que este sistema faça escola e seja copiado na "cara larga" como vc disse!!! rsrsrs
 

arcanjo

Jogador
Outubro 7, 2014
11
1
Sao Paulo
Ótima análise, descreve muito bem o que o jogo é.
Este jogo também foi o que motivou a comprar o one, mas somente yma coisa me deixou triste na sua análise, eu só tenho 18 horas de jogo.

Em outras palavras, estou ferrado.

Abraços
 
  • Curtir
Reações: Ronan Barros

Ronan Barros

Novato
Junho 13, 2014
906
1,053
Ótima análise, descreve muito bem o que o jogo é.
Este jogo também foi o que motivou a comprar o one, mas somente yma coisa me deixou triste na sua análise, eu só tenho 18 horas de jogo.

Em outras palavras, estou ferrado.

Abraços
kkkkkkk.... mas aqui.... minhas já 90 horas de jogo é porque eu fiz de tudo e mais um pouco no game. :)
Se vc jogar apenas pensando em concluir a historia... da pra terminar em bem menos tempo (meu primo terminou em +/- 30h).
Eu já peguei todos os colecionáveis, conquistas e desafios disponíveis. E ainda assim... eu entro pra jogar ele pela simples diversão que ele me proporciona!!! :)


Hoje o jogo sofreu uma atualização de uns 700 megas.... e acrescentou o direito de tirar fotos durante a partida. A gente clica o analógico esquerdo e o jogo pausa a cena, mas, mantem a camera livre para vc captar o angulo que quizer. Vc ainda pode colocar molduras e até filtros na imagem. Eu até consigo entrar no modo... mas não sei como fazer a captura... alguém já entendeu como funciona isto?
 

Morts

Guerreiro
Agosto 21, 2009
14,455
10,146
Cotia
olha eu to com mais de 30 horas de jogo...já peguei todos os ithilien e faltam apenas 5 coletáveis....
Depois vou começar a fazer todas as missões de arco, adaga e espada...
O jogo tem muita coisa pra fazer mesmo...Quero terminar a historia dele pra partir de cabeça para o TEW
 
  • Curtir
Reações: Ronan Barros

Ronan Barros

Novato
Junho 13, 2014
906
1,053
Pois eh.... Vi um post outro dia no face onde alguem afirma:
"
* Destiny, watch dogs, the evil within --- muito market----jogos medianos/bons
* Shadow of Mordor --- quase despercebido --- um jogaço
"

Eu nao posso fazer esta mesma observação pois joguei apenas os shadow... Mas que o shadow ta realmente animal.... Nao da pra negar.
 
  • Curtir
Reações: Rilazari e Morts

Morts

Guerreiro
Agosto 21, 2009
14,455
10,146
Cotia
Pois eh.... Vi um post outro dia no face onde alguem afirma:
"
* Destiny, watch dogs, the evil within --- muito market----jogos medianos/bons
* Shadow of Mordor --- quase despercebido --- um jogaço
"

Eu nao posso fazer esta mesma observação pois joguei apenas os shadow... Mas que o shadow ta realmente animal.... Nao da pra negar.
concordo com vc....Apesar que The Evil Within até o momento eu to curtindo, mas o sombras de mordor acho que tá melhor.
 
  • Curtir
Reações: Ronan Barros

blas1980

Guerreiro
Outubro 16, 2014
571
268
Lauro de freitas
kkkkkkk.... mas aqui.... minhas já 90 horas de jogo é porque eu fiz de tudo e mais um pouco no game. :)
Se vc jogar apenas pensando em concluir a historia... da pra terminar em bem menos tempo (meu primo terminou em +/- 30h).
Eu já peguei todos os colecionáveis, conquistas e desafios disponíveis. E ainda assim... eu entro pra jogar ele pela simples diversão que ele me proporciona!!! :)


Hoje o jogo sofreu uma atualização de uns 700 megas.... e acrescentou o direito de tirar fotos durante a partida. A gente clica o analógico esquerdo e o jogo pausa a cena, mas, mantem a camera livre para vc captar o angulo que quizer. Vc ainda pode colocar molduras e até filtros na imagem. Eu até consigo entrar no modo... mas não sei como fazer a captura... alguém já entendeu como funciona isto?
existe um problema com o xo para ppoder salvar a foto uma vez que intenta fazer. Eu li em outra web, que é pelo problema de salvar as imagens diretamente no game, e que por isso a ms estaria trabalhando para poder fazer um printscreen (rsrsrs) junto com as mudanças de tela de fundo e demáis.... so não sei se a monolith conseguirá resolver antes, ou a ms..... no ps4 é sem problemas
 
  • Curtir
Reações: Ronan Barros

Playraphs

Guerreiro
Agosto 29, 2014
353
311
São Paulo
Cara, muito boa a sua análise.
Eu peguei esse game, justamente por várias análises que li, pois antes disso, estava bem desconfiado.
Comecei à jogar na sexta de noite, devo ter umas 7 horas de jogo, mas Shadow of Mordor é o típico jogo que me deixa com vontade de sair correndo do trabalho pra ir pra casa jogar (isso não acontece há muito tempo).
Enfim, ótima análise, ótimo game, to curtindo demais o sistema nêmesis, as falas dos Uruks são hilárias, os erros no português, é muito interessante, e o game tem um conteúdo que dá essa personalidade única.
A jogabilidade tá sensacional, e na boa, nenhum trailer consegue reproduzir o quão bacana é jogar esse game.
De longe, está sendo o melhor dessa geração para mim, de todos os games que joguei.
 
  • Curtir
Reações: Ronan Barros

AyPyCy

Jogador
Fevereiro 12, 2007
1,093
143
México
Tenho me dedicado muito a este jogo, realmente foi uma grande surpresa! Jogo fenomenal, devo estar ainda com uns 30%, mas fazendo tudo que tem direito (coisa que há tempos não faço). A dificuldade é tão calibrada que você sente vontade de matar cada inimigo só para descansar depois, é muito bom.
 
  • Curtir
Reações: Ronan Barros

Morts

Guerreiro
Agosto 21, 2009
14,455
10,146
Cotia
Tenho me dedicado muito a este jogo, realmente foi uma grande surpresa! Jogo fenomenal, devo estar ainda com uns 30%, mas fazendo tudo que tem direito (coisa que há tempos não faço). A dificuldade é tão calibrada que você sente vontade de matar cada inimigo só para descansar depois, é muito bom.
Esse jogo ai é daqueles que vc nao da nada, mas quando começa a jogar ve que ele é muito bom!
Isso pq o marketing do jogo foi quase zero....Poderia vir facilmente um shadow of mordor 2!
 
  • Curtir
Reações: Ronan Barros

dezenove

Its not just a number
Maio 7, 2010
2,653
3,398
Esse jogo ai é daqueles que vc nao da nada, mas quando começa a jogar ve que ele é muito bom!
Isso pq o marketing do jogo foi quase zero....Poderia vir facilmente um shadow of mordor 2!
Eu tenho um serio problema com jogo assim, é tanta coisa para fazer que não sei o que fazer primeiro.

Realmente é um jogo que facilmente alguém não daria nada para ele e foi simplesmente delicioso ver que o jogo é muito bom. Jogo que vale a pena fazer todas as conquistas para quem gosta. O Sistema Nemesis dele é sensacional, as falas dos uruks quando te encontram, a variedade deles é muito bacana, o tanto que joguei, não lembro de ter visto um orc igual ao outro.
 

Morts

Guerreiro
Agosto 21, 2009
14,455
10,146
Cotia
Eu tenho um serio problema com jogo assim, é tanta coisa para fazer que não sei o que fazer primeiro.

Realmente é um jogo que facilmente alguém não daria nada para ele e foi simplesmente delicioso ver que o jogo é muito bom. Jogo que vale a pena fazer todas as conquistas para quem gosta. O Sistema Nemesis dele é sensacional, as falas dos uruks quando te encontram, a variedade deles é muito bacana, o tanto que joguei, não lembro de ter visto um orc igual ao outro.
sem contar as frases que tbm não repetem nenhuma...Eu pretendo fechar ele inteiro...
Ninguem dava nada e surpreendeu.
 

dezenove

Its not just a number
Maio 7, 2010
2,653
3,398
sem contar as frases que tbm não repetem nenhuma...Eu pretendo fechar ele inteiro...
Ninguem dava nada e surpreendeu.
As frases, com orcs diferentes nunca repetiu, mas teve um orc que eu deixava ele matar eu repetidas vezes para ele subir ao posto mais alto, e ele repetiu a mesma frase umas 3 vezes, mas de umas 10x que encontrei ele repetir a mesma frase 3x ainda sim é pouco.
 

Sobre o PXB

  • Desde 2005 nossa comunidade se orgulha de oferecer discussões inteligentes e críticas sobre a plataforma Xbox. Estamos trabalhando todos os dias para garantir que nossa comunidade seja uma das melhores.

Sobre a Comunidade

  • As opiniões expressas neste neste site são da inteira responsabilidade dos autores. Microsoft, Xbox, Xbox Live, os logotipos do Xbox e/ou outros produtos da Microsoft mencionados neste site são marcas comerciais ou registradas da Microsoft Corporation.

Assinatura PXB Gold

+ Navegação sem publicidade

+ Upload de imagens nas postagens do fórum

+ Títulos de avatar personalizados.

 

Assinar com PayPal PagSeguro (cartão ou boleto)