Antes do Xbox, Microsoft tentou uma parceria com a Sony e Nintendo

Status
Este tópico está fechado para novas postagens.

xJohnKennedy

Viciado
1,406
1,482
Goiás


Vamos voltar alguns anos na histórias dos games, quando a Microsoft estava tentando encontrar espaço neste mercado, e nessa época havia rumores a Microsoft tentou comprar a Nintendo. Agora, em uma entrevista à IGN, o co-criador do Xbox, Ed Fries, eliminou o tal rumor, mas acrescentou uma nova perspectiva interessante sobre o esforço da Microsoft para entrar nos mercado de videogames.

Ed Fries foi um dos co-fundadores do Xbox, entrou na empresa em 1986, e com sua equipe criou o primeiro console da Microsoft.

Na entrevista, Fries foi perguntando se a Microsoft tentou comprar a Nintendo, ele respondeu:


“Quando começamos a pensar no Xbox, nós nos encontramos com a Nintendo. Sentamos com Iwata e outros e disse ‘isso é o que nós queremos fazer, poderíamos ser parceiros? “E eles disseram, basicamente, não.

Então Bill (Gates) se reuniu com a Sony com o mesmo pensamento para trabalhar juntos, fazermos parcerias. E eles disseram que não.

Então, isso é verdade. Na verdade, se alguém pensou em comprar a Nintendo, eu nunca ouvi isso. “

Aqui está o trecho da conversa no Youtube:


Após a rejeição, a Microsoft passou a criar seu próprio console Xbox, com o primeiro lançamento datado em novembro de 2001.

Fonte: http://www.windowsclub.com.br/antes-do-xbox-microsoft-tentou-uma-parceria-com-a-sony-e-nintendo/
 
  • Curtir
Reações: GameStrike

SouzaRJ

Acho que to ficando velho
PXB Gold
9,463
6,750
Nova Iguaçu - RJ
Qual era a relação da MS com Sega? lembro que o Dreamcast aqui de casa tinha o logo da Microsoft na lateral se não em engano... mas não sei dizer qual foi a parte dela nesse projeto.

Seguindo por esse lado, poderiam ter tentado algo com a Sega, quem sabe não tivesse dado certo.
 
1,187
1,215
Novo Hamburgo
Qual era a relação da MS com Sega? lembro que o Dreamcast aqui de casa tinha o logo da Microsoft na lateral se não em engano... mas não sei dizer qual foi a parte dela nesse projeto.

Seguindo por esse lado, poderiam ter tentado algo com a Sega, quem sabe não tivesse dado certo.
Quando o Dreamcast falhou a Sega virou praticamente uma developer da MS. O Xbox original pegou todas as franquias e sequências que a sega tinha em mente. Devia ter uma parceria em mente sim, mas que não vingou.

Depois que ela focou mais em multi e ficou amiga da nintendo. O sucesso do FM como franquia da sega deve ter aberto mais eles pra idéia de PCs, tanto que a maioria dos jogos deles saem pro steam agora também.
 
1,187
1,215
Novo Hamburgo
PC gaming só não era popular no japão, em todos os outros lugares principalmente europa (MSX e Spectrum criando uma geração de gamers antes mesmo da nintendo pensar em expandir seu famicom) e mercados periféricos sempre foi grande. Não entendi sua colocação. E a febre multiplayer e mods começou com Doom, nos PCs, lá pra 1993... Não vejo a necessidade de querer diminuir as inovações que PC gaming trouxe pra industria de jogos em geral.
 
  • Curtir
Reações: SouzaRJ

SouzaRJ

Acho que to ficando velho
PXB Gold
9,463
6,750
Nova Iguaçu - RJ
PC gaming só não era popular no japão, em todos os outros lugares principalmente europa (MSX e Spectrum criando uma geração de gamers antes mesmo da nintendo pensar em expandir seu famicom) e mercados periféricos sempre foi grande. Não entendi sua colocação. E a febre multiplayer e mods começou com Doom, nos PCs, lá pra 1993... Não vejo a necessidade de querer diminuir as inovações que PC gaming trouxe pra industria de jogos em geral.
Piis é, WOW, Tibia, Diablo II e N outros MMORPG's já estavam cansados de hostear partidas MP antes mesmo da MS pesar em fazer essa proposta para Sony e Nintendo.

Hoje em dia se pegar dota+lol o público online só desses dois games já bate de frente com overall da live e psn.

Tem nem comparação, pois mesmo os consoles tendo ficado mais populares nesse meio, o core do MP ainda é nos computadores.

Enviado de meu Nokia tijolão usando Tapatalk
 

Coruja

Viciado
1,492
771
o multiplayer online ja existia no PC mt antes do xbox. Inclusive ja existia no PS2, game cube e dreamcast. O problema eh que esses 3 consoles nao vinha com isso de fabrica, tinha so um buraco pra encaixar um "modem" e ai precisava comprar isso separado, mas ngm comprava e msm quem quisesse comprar nao achava em lugar nenhum, alem de ser bem caro. E ai o xbox foi lancado ja vindo de fabrica com o conector de internet (cabo de rede) e foi o primeiro console que conseguiu fazer o multiplayer online ir pra frente

Qual era a relação da MS com Sega? lembro que o Dreamcast aqui de casa tinha o logo da Microsoft na lateral se não em engano... mas não sei dizer qual foi a parte dela nesse projeto.

Seguindo por esse lado, poderiam ter tentado algo com a Sega, quem sabe não tivesse dado certo.
pelo que eu lembre a sega tinha uma parceria de programacao com a microsoft, onde o sistema do dreamcast era um windows CE exclusivo feito pro console. A unica vantagem disso era pros desenvolvedores, pq com o sistema rodando windows / DirectX era mais facil de fazer jogos pro console e inclusive de portar os jogos de PC pro console. Mas isso foi fail, pq a maioria dos desenvolvedores preferiu continuar usando a plataforma original da sega ao inves do windows, e tbm foram pouquissimos desenvolvedores de PC que decidiram portar os jogos de PC pro dreamcast. Naquela epoca conhecimento era pra poucos e era um sacrificio pra conseguir aprender uma coisa nova, entao os desenvolvedores de jogos preferiam continuar usando a plataforma antiga que ja tava pronta e que todo mundo ja sabia usar, ao inves de tentar fazer jogos pra essa plataforma do windows que ainda era nova e ngm sabia usar direito

talvez deve ser por isso que mais tarde a microsoft resolveu criar o xbox, deve ter rolado alguma briga da sega querendo rejeitar a microsoft pq a coisa nao tinha ido pra frente e ai a microsoft decidiu pular fora e fazer seu proprio console (xbox), que na epoca ngm acreditava que isso ia pra frente. Mas o mundo da voltas e hj o xbox eh uma das maiores marcas do mundo enquanto a sega eh uma empresa falida. Assim como a nintendo rejeitou a sony, fazendo a sony criar seu console proprio que mais tarde engoliu a nintendo inteira. E tbm quando a sony rejeitou a microsoft, fazendo a microsoft criar seu console proprio que virou o maior concorrente da sony. Isso eh bem comum no mundo das falcatruas corporativas
 
Última edição:

Kassal

The Force is with me
PXB Gold
982
465
Rio de Janeiro
Qual era a relação da MS com Sega? lembro que o Dreamcast aqui de casa tinha o logo da Microsoft na lateral se não em engano... mas não sei dizer qual foi a parte dela nesse projeto.

Seguindo por esse lado, poderiam ter tentado algo com a Sega, quem sabe não tivesse dado certo.
O dreamcast usava windows CE como sistema operacional.
 

jairopicanco

Viciado
4,539
8,931
Manaus
Qual era a relação da MS com Sega? lembro que o Dreamcast aqui de casa tinha o logo da Microsoft na lateral se não em engano... mas não sei dizer qual foi a parte dela nesse projeto.

Seguindo por esse lado, poderiam ter tentado algo com a Sega, quem sabe não tivesse dado certo.
A Microsoft trabalhou em regime de colaboração com a Sega no Dreamcast, oferecendo uma versão otimizada do windows CE, e serviços do Direct X.
Lembro que na época o Dreamcast foi muito elogiado pela facilidade e versatilidade no desenvolvimento de jogos em relação aos outros consoles, como o playstation 2, por exemplo, maior facilidade para o desenvolvedor trabalhar jogos cross Plataform entre PC e console. O console não vingou por diversos motivos, mas hardware definitivamente não foi um deles rs.

Também houve apoio e suporte da M$ com relação ao que havia de mais avançado em gráficos 3d da época, e incluíram essas tecnologias não só por software, mas via hardware também. Por exemplo, o Dreamcast permitia AA e filtro anisotrópico nativamente, o ps2, não, tinham que usar alguns truques.

Em suma, o Dreamcast foi um ensaio do que a Microsoft faria a seguir com o Xbox original.
 
Última edição:
  • Curtir
Reações: SouzaRJ

DoutorGoriBR

Ga♏erssauro
PXB Gold
1,275
1,811
PC gaming só não era popular no japão, em todos os outros lugares principalmente europa (MSX e Spectrum criando uma geração de gamers antes mesmo da nintendo pensar em expandir seu famicom) e mercados periféricos sempre foi grande. Não entendi sua colocação. E a febre multiplayer e mods começou com Doom, nos PCs, lá pra 1993... Não vejo a necessidade de querer diminuir as inovações que PC gaming trouxe pra industria de jogos em geral.
O MSX era muito popular no Japão também, chegou a ser o principal concorrente do Nintendinho inclusive.
Foi no MSX que tivemos o nascimento do agora idolatrado Kogênio.
 
Status
Este tópico está fechado para novas postagens.