Antes do Xbox, Microsoft tentou uma parceria com a Sony e Nintendo

xJohnKennedy

Guerreiro
Dezembro 31, 2015
3,321
5,511
Goiás
94f867341a2bbdd0ec88eee1987f92c9abea8058b9a664a274ebbe5638d61f19.jpg


Vamos voltar alguns anos na histórias dos games, quando a Microsoft estava tentando encontrar espaço neste mercado, e nessa época havia rumores a Microsoft tentou comprar a Nintendo. Agora, em uma entrevista à IGN, o co-criador do Xbox, Ed Fries, eliminou o tal rumor, mas acrescentou uma nova perspectiva interessante sobre o esforço da Microsoft para entrar nos mercado de videogames.

Ed Fries foi um dos co-fundadores do Xbox, entrou na empresa em 1986, e com sua equipe criou o primeiro console da Microsoft.

Na entrevista, Fries foi perguntando se a Microsoft tentou comprar a Nintendo, ele respondeu:


“Quando começamos a pensar no Xbox, nós nos encontramos com a Nintendo. Sentamos com Iwata e outros e disse ‘isso é o que nós queremos fazer, poderíamos ser parceiros? “E eles disseram, basicamente, não.

Então Bill (Gates) se reuniu com a Sony com o mesmo pensamento para trabalhar juntos, fazermos parcerias. E eles disseram que não.

Então, isso é verdade. Na verdade, se alguém pensou em comprar a Nintendo, eu nunca ouvi isso. “

Aqui está o trecho da conversa no Youtube:



Após a rejeição, a Microsoft passou a criar seu próprio console Xbox, com o primeiro lançamento datado em novembro de 2001.

Fonte: http://www.windowsclub.com.br/antes-do-xbox-microsoft-tentou-uma-parceria-com-a-sony-e-nintendo/
 
  • Curtir
Reações: GameStrike

User 1422

Guerreiro
Março 19, 2009
12,246
11,403
Legal, não sabia.
O Playstation também nasceu de uma rejeição da Nintendo à um projeto da Sony.
Agora os rejeitados reinam.
 
  • Curtir
Reações: predopontocom

SouzaRJ

Desde o Portal Xbox.
PXB Gold
Julho 18, 2012
9,793
7,392
Rio de Janeiro
Qual era a relação da MS com Sega? lembro que o Dreamcast aqui de casa tinha o logo da Microsoft na lateral se não em engano... mas não sei dizer qual foi a parte dela nesse projeto.

Seguindo por esse lado, poderiam ter tentado algo com a Sega, quem sabe não tivesse dado certo.
 

Tonico dos Hotdog

Guerreiro
Abril 12, 2016
1,187
1,215
Novo Hamburgo
Qual era a relação da MS com Sega? lembro que o Dreamcast aqui de casa tinha o logo da Microsoft na lateral se não em engano... mas não sei dizer qual foi a parte dela nesse projeto.

Seguindo por esse lado, poderiam ter tentado algo com a Sega, quem sabe não tivesse dado certo.

Quando o Dreamcast falhou a Sega virou praticamente uma developer da MS. O Xbox original pegou todas as franquias e sequências que a sega tinha em mente. Devia ter uma parceria em mente sim, mas que não vingou.

Depois que ela focou mais em multi e ficou amiga da nintendo. O sucesso do FM como franquia da sega deve ter aberto mais eles pra idéia de PCs, tanto que a maioria dos jogos deles saem pro steam agora também.
 

Tonico dos Hotdog

Guerreiro
Abril 12, 2016
1,187
1,215
Novo Hamburgo
PC gaming só não era popular no japão, em todos os outros lugares principalmente europa (MSX e Spectrum criando uma geração de gamers antes mesmo da nintendo pensar em expandir seu famicom) e mercados periféricos sempre foi grande. Não entendi sua colocação. E a febre multiplayer e mods começou com Doom, nos PCs, lá pra 1993... Não vejo a necessidade de querer diminuir as inovações que PC gaming trouxe pra industria de jogos em geral.
 
  • Curtir
Reações: SouzaRJ

SouzaRJ

Desde o Portal Xbox.
PXB Gold
Julho 18, 2012
9,793
7,392
Rio de Janeiro
PC gaming só não era popular no japão, em todos os outros lugares principalmente europa (MSX e Spectrum criando uma geração de gamers antes mesmo da nintendo pensar em expandir seu famicom) e mercados periféricos sempre foi grande. Não entendi sua colocação. E a febre multiplayer e mods começou com Doom, nos PCs, lá pra 1993... Não vejo a necessidade de querer diminuir as inovações que PC gaming trouxe pra industria de jogos em geral.
Piis é, WOW, Tibia, Diablo II e N outros MMORPG's já estavam cansados de hostear partidas MP antes mesmo da MS pesar em fazer essa proposta para Sony e Nintendo.

Hoje em dia se pegar dota+lol o público online só desses dois games já bate de frente com overall da live e psn.

Tem nem comparação, pois mesmo os consoles tendo ficado mais populares nesse meio, o core do MP ainda é nos computadores.

Enviado de meu Nokia tijolão usando Tapatalk
 

Coruja

Guerreiro
Junho 17, 2014
1,492
772
o multiplayer online ja existia no PC mt antes do xbox. Inclusive ja existia no PS2, game cube e dreamcast. O problema eh que esses 3 consoles nao vinha com isso de fabrica, tinha so um buraco pra encaixar um "modem" e ai precisava comprar isso separado, mas ngm comprava e msm quem quisesse comprar nao achava em lugar nenhum, alem de ser bem caro. E ai o xbox foi lancado ja vindo de fabrica com o conector de internet (cabo de rede) e foi o primeiro console que conseguiu fazer o multiplayer online ir pra frente

Qual era a relação da MS com Sega? lembro que o Dreamcast aqui de casa tinha o logo da Microsoft na lateral se não em engano... mas não sei dizer qual foi a parte dela nesse projeto.

Seguindo por esse lado, poderiam ter tentado algo com a Sega, quem sabe não tivesse dado certo.
pelo que eu lembre a sega tinha uma parceria de programacao com a microsoft, onde o sistema do dreamcast era um windows CE exclusivo feito pro console. A unica vantagem disso era pros desenvolvedores, pq com o sistema rodando windows / DirectX era mais facil de fazer jogos pro console e inclusive de portar os jogos de PC pro console. Mas isso foi fail, pq a maioria dos desenvolvedores preferiu continuar usando a plataforma original da sega ao inves do windows, e tbm foram pouquissimos desenvolvedores de PC que decidiram portar os jogos de PC pro dreamcast. Naquela epoca conhecimento era pra poucos e era um sacrificio pra conseguir aprender uma coisa nova, entao os desenvolvedores de jogos preferiam continuar usando a plataforma antiga que ja tava pronta e que todo mundo ja sabia usar, ao inves de tentar fazer jogos pra essa plataforma do windows que ainda era nova e ngm sabia usar direito

talvez deve ser por isso que mais tarde a microsoft resolveu criar o xbox, deve ter rolado alguma briga da sega querendo rejeitar a microsoft pq a coisa nao tinha ido pra frente e ai a microsoft decidiu pular fora e fazer seu proprio console (xbox), que na epoca ngm acreditava que isso ia pra frente. Mas o mundo da voltas e hj o xbox eh uma das maiores marcas do mundo enquanto a sega eh uma empresa falida. Assim como a nintendo rejeitou a sony, fazendo a sony criar seu console proprio que mais tarde engoliu a nintendo inteira. E tbm quando a sony rejeitou a microsoft, fazendo a microsoft criar seu console proprio que virou o maior concorrente da sony. Isso eh bem comum no mundo das falcatruas corporativas
 
Última edição:

Kassal

The Force is with me
Janeiro 10, 2007
1,080
547
Rio de Janeiro
Qual era a relação da MS com Sega? lembro que o Dreamcast aqui de casa tinha o logo da Microsoft na lateral se não em engano... mas não sei dizer qual foi a parte dela nesse projeto.

Seguindo por esse lado, poderiam ter tentado algo com a Sega, quem sabe não tivesse dado certo.

O dreamcast usava windows CE como sistema operacional.
 

jairopicanco

Guerreiro
Junho 27, 2015
8,224
18,960
Manaus
Qual era a relação da MS com Sega? lembro que o Dreamcast aqui de casa tinha o logo da Microsoft na lateral se não em engano... mas não sei dizer qual foi a parte dela nesse projeto.

Seguindo por esse lado, poderiam ter tentado algo com a Sega, quem sabe não tivesse dado certo.
A Microsoft trabalhou em regime de colaboração com a Sega no Dreamcast, oferecendo uma versão otimizada do windows CE, e serviços do Direct X.
Lembro que na época o Dreamcast foi muito elogiado pela facilidade e versatilidade no desenvolvimento de jogos em relação aos outros consoles, como o playstation 2, por exemplo, maior facilidade para o desenvolvedor trabalhar jogos cross Plataform entre PC e console. O console não vingou por diversos motivos, mas hardware definitivamente não foi um deles rs.

Também houve apoio e suporte da M$ com relação ao que havia de mais avançado em gráficos 3d da época, e incluíram essas tecnologias não só por software, mas via hardware também. Por exemplo, o Dreamcast permitia AA e filtro anisotrópico nativamente, o ps2, não, tinham que usar alguns truques.

Em suma, o Dreamcast foi um ensaio do que a Microsoft faria a seguir com o Xbox original.
 
Última edição:
  • Curtir
Reações: SouzaRJ

DoutorGoriBR

Ga♏erssauro
Março 27, 2007
1,335
1,951
PC gaming só não era popular no japão, em todos os outros lugares principalmente europa (MSX e Spectrum criando uma geração de gamers antes mesmo da nintendo pensar em expandir seu famicom) e mercados periféricos sempre foi grande. Não entendi sua colocação. E a febre multiplayer e mods começou com Doom, nos PCs, lá pra 1993... Não vejo a necessidade de querer diminuir as inovações que PC gaming trouxe pra industria de jogos em geral.
O MSX era muito popular no Japão também, chegou a ser o principal concorrente do Nintendinho inclusive.
Foi no MSX que tivemos o nascimento do agora idolatrado Kogênio.
 

Sobre o PXB

  • Desde 2005 nossa comunidade se orgulha de oferecer discussões inteligentes e críticas sobre a plataforma Xbox. Estamos trabalhando todos os dias para garantir que nossa comunidade seja uma das melhores.

Sobre a Comunidade

  • As opiniões expressas neste neste site são da inteira responsabilidade dos autores. Microsoft, Xbox, Xbox Live, os logotipos do Xbox e/ou outros produtos da Microsoft mencionados neste site são marcas comerciais ou registradas da Microsoft Corporation.

Assinatura PXB Gold

+ Navegação sem publicidade

+ Upload de imagens nas postagens do fórum

+ Títulos de avatar personalizados.

 

Assinar com PayPal PagSeguro (cartão ou boleto)