Análise Celeste

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Daniel Atilio

Jogador
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Bauru
Salve salve pessoal…

Trago para vocês hoje a análise do jogo Celeste, um dos melhores games indies avaliados em 2018.

Introdução
No jogo, você controla Madeline, uma garota que quer chegar ao topo da montanha Celeste, sendo que no começo, você acha que seu objetivo é apenas simples, mas ao desenrolar da história você descobre que ela sofre de depressão e tem crises de pânico, assim sendo, que ao subir a montanha, ela quer se libertar das coisas do passado, demonstrando que ela pode conseguir seguir em frente com a vida.

O jogo foi desenvolvido em parceria pelo estúdio canadense Matt Make Games (responsável pelo desenvolvimento) e do estúdio brasileiro MiniBoss (design do jogo).


Ambientes coloridos​
Som
Os efeitos sonoros do game combinam e são extremamente agradáveis, sendo que um ponto alto, é para as vozes dos personagens, tanto Madeline quanto os personagens secundários, conversam no sistema parecido com o do Banjo Kazooie, ou seja, ao conversar com alguém você ouve um “Blá Blá Blá” cada um com um timbre, e outro detalhe, é que o tom da conversa muda, por exemplo, Madeline quando está com vergonha ou brava, ela fala num tom mais baixo passando um ar de sarcasmo, já quando está alegre ela fala num tom mais alto.


Madeline sendo perseguida​
As músicas do game são excelente, em cada fase do jogo, a música combina com o fundo, e com o animo, passando alegria, preocupação, dó entre outros sentimentos em cada contexto.


Diálogos com bom humor​
Gráfico
Os gráficos e efeitos do jogo são feitos totalmente em Pixel Art, com uma riqueza de detalhes incríveis.

Além disso, ao usar dash por exemplo, a cor do cabelo de Madeline muda, para termos uma noção se ainda podemos ou não usar o dash, além de que outros efeitos, como ao escalar, ela ficar cansada, e ficar piscando perdendo assim as forças ao escalar as paredes.


Nadando um pouco rs​
O jogo possui também algumas imagens conceituais ao passar as fases, e ao tirar selfie no meio da campanha.

O menu para escolher as fases, lembra um pouco o Donkey Kong Country, sendo que é uma montanha em 3D, e facilita você identificar onde que Madeline está exatamente.


Animação de como funciona o Celeste​
Controles
Os controles do game são:
A / Y – Pular
X / B – Usar Dash
RT / LT / RB / LB – Segurar-se na parede (usar para escalar)
B – Conversar com personagens secundários


Fase com animação de vento​
Os controles do game são extremamente exatos e precisos, e cada fase possui partes, se você morre na fase, você volta pro começo de cada parte.

O jogo lembra uma mistura de Super Meat Boy com Mega Man X, mesclando assim uma dificuldade, e algumas vezes alguns puzzles com agilidade, e o sistema de Dash do Mega Man X.


Temas polêmicos​
No jogo existem alguns itens a serem coletados, sendo que os colecionáveis comuns são morangos (alguns com asas), e existe um lado B em cada fase, ao coletar uma fita cassete, você desbloqueia esse lado B, onde muda a música, e a dificuldade fica realmente do mal rs.

Diversão
Celeste conseguiu me cativar de uma forma, que faz tempo que não sinto, onde ao começar a jogar o game, queria passar as fases o mais rápido possível para descobrir o que acontecia com ela, eu realmente fiquei curioso com a história.

Um ponto interessante, é que dificilmente vemos games tratando de assuntos tão tristes, para quem já teve alguém próximo com depressão, ou sabe o quanto essa doença é prejudicial, os autores do game passaram uma forma de encarar o problema, até mesmo dando dicas de como pode enfrentar dando um passo de cada vez e respirando fundo.


Pulando e indo para as nuvens​
O jogo mesmo na campanha normal (sem o lado B) já tem trechos bem difíceis de serem concluídos, eu não me arrisquei a passar as fases no mais difícil. Eu levei cerca de 5 horas e meia para zerar o game, sendo que coletei 60 morangos (de 175) e morri 978 vezes rs.

Apesar do número elevado de mortes, como o nascimento é rápido, não foi algo frustrante, na verdade foi prazeroso zerar o game, e ver o final da história da Madeline.

Outras informações
Ao zerar o game, você entende o motivo de serem Morangos que estão sendo coletados (não vou dizer mais, para não dar spoilers).

Outro detalhe, é que ao terminar o game, você abre uma fase extra dentro da montanha, mas para acessar ela, você precisa encontrar os corações azuis escondidos nas outras fases.


Quebra cabeças com mecânicas precisas​
Preço
Na PSN, o jogo está R$ 61,50, Clique Aqui para saber mais.

Na Steam, o jogo está R$ 36,99, Clique Aqui para saber mais.

Na Xbox Live, o jogo está R$ 39,00, Clique Aqui para saber mais.


Ah esses espinhos rs​
Considerações Finais
Celeste passa um sensação de algo nostálgico e agradável, sendo que ao jogar poucas vezes, você provavelmente irá querer zerar para ver o que acontece na história.

Fazia um certo tempo que um jogo não me prendia tanto assim, se você gosta de desafios, e de pixel art, tente reservar um tempo para jogar Celeste.

Fonte: Terminal de Informação
 

ronabs

Opa
Moderador
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Porto Alegre
Esse tá na wishlist também, no Steam tá até mais barato até o dia 5 de julho, R$ 29,59. E o PicPay tá com 30% de cashback na compra de até R$ 50 de crédito no Steam, ou seja, se comprar R$ 50 ganha R$ 15 de volta no app pra usar como quiser - ou depositar em conta no banco. Já "ganha" metade do Celeste praticamente e é só completar por R$ 14,59. :eyes:

A vontade era pegar agora, mas vou segurar mais um tempo.
 
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Schwarzz

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Olhando as screenshots fica difícil de entender, só com o controle na mão é que cai a ficha.
Celeste está no meu top 3 de jogos do ano que passou, não só por ser um excelente jogo de plataforma, mas a história dele e como ele trata ansiedade é excelente, eu lido com ansiedade há anos, e eles tratam do assunto com delicadeza.
 

Daniel Atilio

Jogador
690
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Bauru
Celeste está no meu top 3 de jogos do ano que passou, não só por ser um excelente jogo de plataforma, mas a história dele e como ele trata ansiedade é excelente, eu lido com ansiedade há anos, e eles tratam do assunto com delicadeza.
Ano passado foi incrível mesmo, principalmente para o mercado brasileiro, curti bastante o Dandara também.
 

RAYMON

XBOX MVP
Administrador
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São Paulo
Não me cativou muito. Gostei do estilo e da historia até, mas o gameplay me cansou um pouco. Mas vou acabar dando uma outra chance depois...
 

CaioNF

Novato
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Comecei a jogar ontem, até agora estou gostando (estou na fase do hotel), apesar de pixel art não fazer meu estilo (prefiro uma arte mais hollow knight). O gameplay é bem preciso, e o fato de não ter que voltar uma parte grande quando morre me mantém interessado no jogo.

Enviado de meu LG-K220 usando o Tapatalk
 

LukeStark

Viciado
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Xbox One
Cara, tô fazendo tudo nesse jogo .. já peguei os morangos, coraçoes e fitas e terminei os lado b, dos capítulos 1,2,3 .. foi tenso, mas tá sendo uma sensação única!!!
 
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Reações: John Doe
Jogo bem legal.

É o tipo de jogo que me prende pela dificuldade.
Bem bonito, música encaixa muito certinho e é muito boa, além de controles muito precisos.
A história é pesada, mas não achei isso tudo (talvez porque eu tenha vindo do Hellblade, que é espetacular).

Recomendo!
 
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BSMoraes

Jogador
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82
BH MG
Galera, me tirem uma dúvida.
Coletar os morangos é essencial para o desenrolar da história? Ou abre algum final secreto?

Tô perguntando porque caí na maldição de Celeste. Fui testar o jogo pra ver se era bom mesmo e agora não consigo parar. Tá igual Ori.
Mais morro do que jogo, é verdade, mas fico naquela: - Agora vai, só mais uma vez!
Como tenho pouco tempo disponível para as jogatinas, gostaria de não perder tempo (morrer tanto) pegando os morangos. Aí posso finalizar o jogo e ver o final.
 

John Doe

Novato
1,168
1,141
Santa Cruz do Sul
Galera, me tirem uma dúvida.
Coletar os morangos é essencial para o desenrolar da história? Ou abre algum final secreto?

Tô perguntando porque caí na maldição de Celeste. Fui testar o jogo pra ver se era bom mesmo e agora não consigo parar. Tá igual Ori.
Mais morro do que jogo, é verdade, mas fico naquela: - Agora vai, só mais uma vez!
Como tenho pouco tempo disponível para as jogatinas, gostaria de não perder tempo (morrer tanto) pegando os morangos. Aí posso finalizar o jogo e ver o final.
Não tem relação com a história e não desbloqueia nenhuma nova área no jogo. É apenas um desafio extra.
Ah, libera algumas conquistas também, se você se importar com isso.
 
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