Rumor Central de Rumores Xbox: "Eu aumento, mas não invento"

Jogos exclusivos serão multiplataforma, o que você vai fazer?


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D3C4

Guerreiro
Janeiro 30, 2019
29
43
São Vicente - SP
Amanhã (ou hoje) começamos então! Que venha Fifa 2020, Star Wars Jedi: Fallen e quem sabe alguma surpresa da EA! O fato do Battlefield V ter entrado no The Vault me chamou atenção (teriamos um novo battlefield?). Sem contar a possibilidade de um novo Need for Speed. Vamos ver...
Entrou porque o EA Acess está fraco, além de o jogo não ter emplacado.
 
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barbaromt92

Guerreiro
Junho 3, 2019
639
730
Mato Grosso
Está em produção, lança em princípio esse ano, mas não vai aparecer na E3. EA avisou esses dias.

Pois é, eu não tinha visto. O jeito é esperar então...

Entrou porque o EA Acess está fraco, além de o jogo não ter emplacado.

Pior que estava prestes a cancelar meu EA Acess até ver que o BF V tinha entrado. Agora vou esperar um pouco mais. Mas achei estranho ter entrado tão rápido assim, ainda que o jogo não tenha de fato emplacado.
 
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DoutorGoriBR

Ga♏erssauro
Março 27, 2007
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Vou esperar o anúncio oficial do jogo da Ninja Theory para opinar, mas seria curioso que quando a ela estava "com" a Sony lançou um single-player e agora com a MS vai lançar um multiplayer.

2HDx.gif


Espero que tenha algum elemento single-player.
Num vai. Single player só nos projetos novos
Acho que a Ninja vai ter que fazer uma coletiva depois da apresentação só pra acalmar os fãs da sony dizendo que esse é só um dos projetos...
Isso enquanto os caixinhas estarão tentando fazer a inscrição pra alpha do BE
 

Tensor Plissken

Guerreiro
Janeiro 25, 2015
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Brasil
Vamos ver a proposta de monetização dele, já vai dar uma dica sobre essa sua hipótese.

Mas, uma coisa que algumas pessoas querem que a MS faça, e QUE JÁ DEU ABSURDAMENTE ERRADO NO PASSADO COM A MS, é dizer pro estúdio que jogo ele precisa fazer.
Ela vai tentar outra abordagem agora, graças a Deus, e já tinha vazado vídeo conceitual do Bleeding Edge anos atrás, logo, não é um SE, é um fato que já existia antes da MS encostar, e ela teve a coerência (com a nova abordagem) de não dizer "ah, não, esse aí vocês esquecem por enquanto porque agora eu preciso de mais jogos tipo Hellblade".

Eu acho que a dica já vai ficar comprometida no momento que a Microsoft comprou a empresa. A monetização do gamepass já é diferente, qualquer estratégia que eles tivessem pensado antes pode ser reavaliada agora. Mas isso é o de menos.

Já adianto que o futuro da Ninja Theory não me preocupa. Tenho uma sensação bastante forte que esse jogo foi escolhido pelo motivo que citei, e não condeno. Já trabalhei em um estúdio de animação de porte médio (médio na comparação brasileira, pequeno na mundial) e sei que muitas decisões são tomadas para a sobrevivência dele. Só essa questão de liberdade criativa eu acho um pouco delicada.

Pra ilustrar: se a Ninja Theory pegar gosto por esse tipo de jogo e a partir de agora só quiser fazer pvp e ser conhecida por isso, é legal pra vocês? Pergunto realmente até que ponto a liberdade criativa deve ser plenamente respeitada quando duas empresas anunciam uma parceria. Os jogos da Ninja Theory agora não significam apenas pra ela, mas pra Microsoft também. Na minha cabeça precisa haver um meio termo entre respeitar a vontade do estúdio e do consumidor. E se a Microsoft interpretar que a vontade do consumidor não condiz com a proposta que eles estão criando, é vilanice aconselhá-los a repensar a estratégia? A Naughty Dog pulou de Crash e Jak and Daxter pra Uncharted e The Last of Us. Há uma gritante reinvenção. E tenho certeza que se eles quiserem pular pra algo no estilo The Witcher vão ser incentivados. Agora se quiserem fazer um PVP de luta de robôs gigantes (por melhor que possa ser esse jogo) vão deixar uma fanbase absurda pra trás e não condenaria nunca a Sony em ter uma conversa com eles.

Mas óbvio que isso saiu da discussão Bleeding Edge especificamente, até porque não acredito que eles vão adotar esse tipo de jogo como personalidade. Mas só essa questão de liberdade criativa eu acho mais complexa. Microsoft e Ninja Theory estão em uma parceria. E parceria é troca. Não funciona muito tu ter plena liberdade criativa se isso não favorece um dos teus parceiros.
 
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Saci

Heimdall dos Pampas
Moderador
Abril 11, 2007
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Pra ilustrar: se a Ninja Theory pegar gosto por esse tipo de jogo, e a partir de agora só quiser fazer pvp e ser conhecida por isso, é legal pra vocês?
Acho uma postura bastante radical de sua parte nesse sentido. "Melhor não deixar eles inventarem muito, vai que eles gostam de fazer uma coisa que eu não quero?"
Mas óbvio que isso saiu da discussão Bleeding Edge especificamente, até porque não acredito que eles vão adotar esse tipo de jogo como personalidade. Mas só essa questão de liberdade criativa eu acho mais complexa. Microsoft e Ninja Theory estão em uma parceria. E parceria é troca.
Como eu disse, isso que você está propondo foi mal executado pela MS. Parte do princípio que terá um executivo da MS que "sabe o que é melhor para o estúdio". O histórico diz que não sabem. Eles então vem repensando a abordagem e observando as críticas e os bons exemplos no mercado, bons no sentido de entender o que acontece (ou não acontece) na produção dos títulos melhor recebidos pela crítica em geral.
Isso que você falou sobre escolher uma proposta que ajude o estúdio a se manter financeiramente, uma aposta "mais segura", aspas porque nunca dá pra ter segurança, eu também não duvido que possa ter sido um fator. Mas também não acredito que eles fariam um projeto de algo que eles não tivessem a mínima paixão em produzir, sabe? Se fosse o caso, eles tinham total liberdade pra abandonar o projeto e se concentrar nos próximos. Mas acho que, ao contrário, aproveitaram a oportunidade de ter acesso ao know-how dos demais estúdios Xbox pra elevar tecnicamente o Bleeding Edge a um ponto que eles não conseguiriam sozinhos.

Segundo declarações do Matt Booty, a escolha das aquisições não passa apenas por "ser um estúdio que produza gênero tal". Uma vez que eles pretendem dar liberdade e recursos, eles primeiro encontram um estúdio que os inspire confiança pra receber tudo isso. Um estúdio que tenha um registro de boa capacidade inventiva e técnica. Sem dúvida é uma aposta, que não tem garantia de dar certo, mas, ao menos pra mim, parece que terá muito mais chances de vingar do que a forma que era feito antes.
 

Creis92

Guerreiro
Novembro 1, 2015
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Pernambuco
O conceito de liberdade criativa nos jogos pra mim é você poder colocar o que você sabe fazer de melhor em algum jogo fora do gênero que você está acostumado a trabalhar. Acho essa a forma mais inteligente de se trabalhar.

No caso da Ninja Theory, que faz muito bem jogos de ação com ótimas mecânicas e com boa história, ir para um jogo totalmente multiplayer corta pela metade as capacidades dela, caso o jogo não tenha um modo história ou uma história de fundo que se desenvolve, como em Overwatch.

Uma coisa é você ser um estúdio que faz jogos focados na história + boas mecânicas de combate ir fazer um jogo de terror + boas mecânicas ou outro gênero que possa ser encaixado o ponto forte do estudio, por que você ainda pode colocar o que você sabe fazer de melhor neles e ainda sim está saindo do tradicional, outra coisa é o shigeru miyamoto ir fazer fifa.

No caso da Ninja, o jogo vai aproveitar muito da qualidade da ação que eles sabem fazer, mas a carga dramática, a história e etc vão fazer falta. Mas minha maior preocupação com esse jogo é que ele é o purê, o extrato do mais do mesmo, se for o que aparenta. Vai precisar de um suporte e de um marketing do caramba pra convencer os jogadores a sair dos Hero Arena mais famosos e ir pra ele.
 

Tensor Plissken

Guerreiro
Janeiro 25, 2015
553
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Brasil
Acho uma postura bastante radical de sua parte nesse sentido. "Melhor não deixar eles inventarem muito, vai que eles gostam de fazer uma coisa que eu não quero?"

Como eu disse, isso que você está propondo foi mal executado pela MS. Parte do princípio que terá um executivo da MS que "sabe o que é melhor para o estúdio". O histórico diz que não sabem. Eles então vem repensando a abordagem e observando as críticas e os bons exemplos no mercado, bons no sentido de entender o que acontece (ou não acontece) na produção dos títulos melhor recebidos pela crítica em geral.
Isso que você falou sobre escolher uma proposta que ajude o estúdio a se manter financeiramente, uma aposta "mais segura", aspas porque nunca dá pra ter segurança, eu também não duvido que possa ter sido um fator. Mas também não acredito que eles fariam um projeto de algo que eles não tivessem a mínima paixão em produzir, sabe? Se fosse o caso, eles tinham total liberdade pra abandonar o projeto e se concentrar nos próximos. Mas acho que, ao contrário, aproveitaram a oportunidade de ter acesso ao know-how dos demais estúdios Xbox pra elevar tecnicamente o Bleeding Edge a um ponto que eles não conseguiriam sozinhos.

Segundo declarações do Matt Booty, a escolha das aquisições não passa apenas por "ser um estúdio que produza gênero tal". Uma vez que eles pretendem dar liberdade e recursos, eles primeiro encontram um estúdio que os inspire confiança pra receber tudo isso. Um estúdio que tenha um registro de boa capacidade inventiva e técnica. Sem dúvida é uma aposta, que não tem garantia de dar certo, mas, ao menos pra mim, parece que terá muito mais chances de vingar do que a forma que era feito antes.

Opa, não foi minha intenção ser radical. E na minha perspectiva tu pode inventar muito sem abdicar completamente do que te fez uma boa empresa (não sei se é esse o caso, mas talvez seja).

E concordo que o mínimo de paixão deve ter. Até mais, na verdade. Se a decisão de fazer um jogo assim pesou pela parte financeira, tenho certeza que o brainstorm foi pra buscar o melhor jogo possível do tipo, e o mais Ninja Theory possível. Só talvez não seja o suficiente pra mim.

E entendo a comparação com o passado, apesar de pessoalmente eu não comparar. O passado da Microsoft, em alguns casos, parece uma sitcom. Eu gosto de acreditar que aquela Microsoft morreu e essa pode dar pitacos sem botar tudo a perder. O Phil me passa essa segurança.

De qualquer forma, voltando pra base da discussão, o que me decepciona é apenas a Ninja Theory fazer um jogo baseado em PVP. Se fosse RPG, ação, plataforma, aventura, survivor horror, stealth ou mundo aberto eu não estaria reclamando.

Mas evidente que tudo se baseia nas minhas preferências. Se bem que imagino que esse projeto vai mais decepcionar do que agradar, pelo menos em um primeiro momento. Muito pela expectativa.
 
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Tensor Plissken

Guerreiro
Janeiro 25, 2015
553
1,025
Brasil
A Playground tá saindo de só fazer jogo de corrida pra fazer um RPG open world e acho que tá todo mundo animado pra ver ela explorando novos ares.

Há vários fatores também. A IP de corrida em questão não vai deixar de existir e RPG open world é um gênero mais popular.

Se a Playground tivesse iniciado sua carreira com RPG open world e anunciasse que começaria a trabalhar em uma franquia de carros não acho que todos ficariam animados por essa mudança de ares.
 

Saci

Heimdall dos Pampas
Moderador
Abril 11, 2007
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51,172
Vou resgatar um trecho dessa matéria da PC Gamer com o chefe da Ninja Theory, antes mesmo de confirmar a aquisição:


"This year, I think we'll start showing some new stuff," Antoniades tells me. "We have 100 people...working on a mix of projects on different sizes and different themes. Some in VR, some in traditional. It's quite a good mix actually." I ask if the success of Hellblade means Antoniades feels any pressure to explore serious subjects in Ninja Theory's next game. "I think that's more down to my own personal interest. We've got other projects on the go, led by different team members who have their own personal slant on what they want to do, and they're not serious subjects, they are much more fun, traditional games if you like.
"You can see it back from Heavenly Sword: I've been interested in the idea of the medium being used in a way that games like Ico and Another World on the Amiga and Prince of Persia. I like that kind of experience, the personal hero journey. And I'd like to explore more interesting subjects like that."


Bom, acho que todos podem ficar tranquilos.
 

Senta a pua

Guerreiro
Maio 14, 2009
2,159
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Salvador
Acho que a discussão está acontecendo antes mesmo de saber direito do que se trata. O carro já está lá no checkpoint enquanto os bois ainda estão na largada.

Nada disso estaria acontecendo se o vídeo mostrasse qualquer coisa single player. Ninguém sabe como vai ser a história do jogo (no caso, o pano de fundo), a jogabilidade, o carisma e a história pessoal de cada personagem.

Como a galera amante apenas de single player já disse, a NT tem experiência em contar história e em hack and slash. Deixa acontecer. Vamos esperar pra ver como eles podem surpreendem num jogo multiplayer.

Outra coisa, é bem bizarra essa tara exclusiva por jogo single player. Soa até como uma arrogância disfarçada, uma coisa meio esnobe: "Ah, não sou um reles jogador de multiplayer." É tipo aquela pessoa chata pra comer que vai em restaurante com a galera e fica: ah, eu não como com tempero à vista, ah eu não gosto de comida japonesa... Às vezes perde a oportunidade de apreciar uma iguaria nova por "princípios".
 

ronabs

opa
Moderador
Novembro 8, 2010
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Rio Grande do Sul
Há vários fatores também. A IP de corrida em questão não vai deixar de existir e RPG open world é um gênero mais popular.

Se a Playground tivesse iniciado sua carreira com RPG open world e anunciasse que começaria a trabalhar em uma franquia de carros não acho que todos ficariam animados por essa mudança de ares.
Mas aí que tá, a Ninja Theory não vai parar de fazer os jogos que ela é conhecida do nada, um dos grandes diferenciais deles é conseguir criar mundos críveis, uma ambientação que faz sentido, só olhar pra Heavenly Sword, Enslaved, DmC (o olhar deles pra Devil May Cry) ou Hellblade. Eu tenho certeza que eles lançarão algo nessa linha em algum momento, só não agora. E Bleeding Edge já estava em desenvolvimento há bastante tempo, esse é o lado bom de possuir equipes diferentes em um mesmo estúdio: é possível lançar jogos distintos que um não vai interferir no outro, um bom exemplo atual é a Respawn, que lançou um FPS multiplayer recentemente (Apex Legends) e tem um Star Wars single-player (Star Wars Jedi: Fallen Order) quase saindo do forno. Ou a The Coalition, que está fazendo dois Gears simultâneos e completamente diferentes.

Eu não tenho problema com vazamentos, tem quem se incomode (ainda mais tão próximo do evento), mas uma coisa que isso acarreta é que o jogo não está sendo apresentado da forma que os desenvolvedores queriam, nos termos deles. Isso impacta de maneira violenta a parada, porque a primeira impressão é muito importante. E, neste contexto, tivemos um vazamento de um jogo diferente do que muitos esperavam (foco no "esperavam", no sentido de querer algo que não necessariamente é o que o estúdio quer no momento), que já trouxe consigo toda a conversa de que a Microsoft mandou a NT fazer um jogo assim, pessoas assumindo que o estúdio agora vai focar só em MP, em um vídeo de baixa resolução que não faz jus ao que o jogo final será e tal. Imagina o quão diferente seria se mostrassem o jogo bonitinho, explicando que está em desenvolvimento há anos e terminando com um "we cannot wait to show the other projects we're working on", a recepção seria bem diferente.

Ontem, rolou uma conversa interessante sobre vazamentos no Twitter.


 
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jairopicanco

Guerreiro
Junho 27, 2015
8,224
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Manaus
Pra ilustrar: se a Ninja Theory pegar gosto por esse tipo de jogo e a partir de agora só quiser fazer pvp e ser conhecida por isso, é legal pra vocês?
Mas aí entra muito o se, né? Tem que acompanhar com calma qual é a do jogo antes de sentenciar pra um lado ou para o outro.
Mas considerando essa sua hipótese, pode até não ser legal pra mim particularmente, mas devemos considerar que o mercado de videogames é plural e multifacetado, e certamente muitos poderão gostar do novo jogo deles.
 

UterFavelado

Guerreiro
Janeiro 20, 2015
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504
Sao paulo
Acho que a discussão está acontecendo antes mesmo de saber direito do que se trata. O carro já está lá no checkpoint enquanto os bois ainda estão na largada.

Nada disso estaria acontecendo se o vídeo mostrasse qualquer coisa single player. Ninguém sabe como vai ser a história do jogo (no caso, o pano de fundo), a jogabilidade, o carisma e a história pessoal de cada personagem.

Como a galera amante apenas de single player já disse, a NT tem experiência em contar história e em hack and slash. Deixa acontecer. Vamos esperar pra ver como eles podem surpreendem num jogo multiplayer.

Outra coisa, é bem bizarra essa tara exclusiva por jogo single player. Soa até como uma arrogância disfarçada, uma coisa meio esnobe: "Ah, não sou um reles jogador de multiplayer." É tipo aquela pessoa chata pra comer que vai em restaurante com a galera e fica: ah, eu não como com tempero à vista, ah eu não gosto de comida japonesa... Às vezes perde a oportunidade de apreciar uma iguaria nova por "princípios".
Fora que os multiplayers sao os que dao maior lucro hj. Normal em algum momento o estudio querer pegar uma fatia do bolo. Soh nao curto quando o estudio passa a ter em seu portfolio apenas jogos multi, o que nao eh o caso da NT.

Concordo com vc mano quando diz que o pessoal esta colocando o carro na frente dos bois. Pessoal anda muito rapido em julgar, sem nem ter visto direito.

Mais uma coisa, sei que a maioria gostou mas eu achei Hellblade chato demais. Para o meu gosto fico feliz que pelo jeito nao vem nada parecido por ai.
 
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MASSA

Novato
Setembro 20, 2006
225
98
Bauru - SP
Falou tudo!
Respeito a opinião e as escolhas de cada um, mais o que mais escuto hoje em dia é isso, muita gente tem tara por jogo single.
Antigamente eu era dessa opinião também, alias odiava qualquer coisa on line, já hoje amo jogos campanha coop, jogo um pouco do battle royale e por ai vai.
Pra fechar, vamos aguardar, pois o trailer do Bleeding edge, não mostrou muita coisa, galera ta sofrendo demais antes da hora.

Acho que a discussão está acontecendo antes mesmo de saber direito do que se trata. O carro já está lá no checkpoint enquanto os bois ainda estão na largada.

Nada disso estaria acontecendo se o vídeo mostrasse qualquer coisa single player. Ninguém sabe como vai ser a história do jogo (no caso, o pano de fundo), a jogabilidade, o carisma e a história pessoal de cada personagem.

Como a galera amante apenas de single player já disse, a NT tem experiência em contar história e em hack and slash. Deixa acontecer. Vamos esperar pra ver como eles podem surpreendem num jogo multiplayer.

Outra coisa, é bem bizarra essa tara exclusiva por jogo single player. Soa até como uma arrogância disfarçada, uma coisa meio esnobe: "Ah, não sou um reles jogador de multiplayer." É tipo aquela pessoa chata pra comer que vai em restaurante com a galera e fica: ah, eu não como com tempero à vista, ah eu não gosto de comida japonesa... Às vezes perde a oportunidade de apreciar uma iguaria nova por "princípios".
 
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Tensor Plissken

Guerreiro
Janeiro 25, 2015
553
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Brasil
Mas aí entra muito o se, né? Tem que acompanhar com calma qual é a do jogo antes de sentenciar pra um lado ou para o outro.
Mas considerando essa sua hipótese, pode até não ser legal pra mim particularmente, mas devemos considerar que o mercado de videogames é plural e multifacetado, e certamente muitos poderão gostar do novo jogo deles.

Essa parte eu estava discutindo até onde vai a liberdade criativa, usando um exemplo extremo pra entender se ainda se manteriam fiel a isso. Mas nunca cheguei a acreditar que eles fossem realmente manter esse estilo.

E sim, pode agradar uma boa parte do mercado. E me desagradar. E então critico. Assim como coisas que me agradam podem ser criticadas por outros. Assim que é legal. hehe
 

Tensor Plissken

Guerreiro
Janeiro 25, 2015
553
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Brasil
Mas aí que tá, a Ninja Theory não vai parar de fazer os jogos que ela é conhecida do nada, um dos grandes diferenciais deles é conseguir criar mundos críveis, uma ambientação que faz sentido, só olhar pra Heavenly Sword, Enslaved, DmC (o olhar deles pra Devil May Cry) ou Hellblade. Eu tenho certeza que eles lançarão algo nessa linha em algum momento, só não agora. E Bleeding Edge já estava em desenvolvimento há bastante tempo, esse é o lado bom de possuir equipes diferentes em um mesmo estúdio: é possível lançar jogos distintos que um não vai interferir no outro, um bom exemplo atual é a Respawn, que lançou um FPS multiplayer recentemente (Apex Legends) e tem um Star Wars single-player (Star Wars Jedi: Fallen Order) quase saindo do forno. Ou a The Coalition, que está fazendo dois Gears simultâneos e completamente diferentes.

Eu não tenho problema com vazamentos, tem quem se incomode (ainda mais tão próximo do evento), mas uma coisa que isso acarreta é que o jogo não está sendo apresentado da forma que os desenvolvedores queriam, nos termos deles. Isso impacta de maneira violenta a parada, porque a primeira impressão é muito importante. E, neste contexto, tivemos um vazamento de um jogo diferente do que muitos esperavam (foco no "esperavam", no sentido de querer algo que não necessariamente é o que o estúdio quer no momento), que já trouxe consigo toda a conversa de que a Microsoft mandou a NT fazer um jogo assim, pessoas assumindo que o estúdio agora vai focar só em MP e tal. Imagina o quão diferente seria se mostrassem o jogo bonitinho, explicando que está em desenvolvimento há anos e terminando com um "we cannot wait to show the other projects we're working on", a recepção seria bem diferente.

Ontem, rolou uma conversa interessante sobre vazamentos no Twitter.




Opa, desculpa se não me fiz entender, posso ter me expressado mal. A frustração é com o agora mesmo. Pela seca de exclusivos que me agradem no xbox, já colocava uma expectativa bem grande nesse da Ninja Theory.

Tenho convicção que no futuro vão entregar jogos que me agradem, mas me frustra em imaginar que pode ser um futuro mais distante do que eu imaginava.
 
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UterFavelado

Guerreiro
Janeiro 20, 2015
313
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Sao paulo
Opa, desculpa se não me fiz entender, posso ter me expressado mal. A frustração é com o agora mesmo. Pela seca de exclusivos que me agradem no xbox, já colocava uma expectativa bem grande nesse da Ninja Theory.

Tenho convicção que no futuro vão entregar jogos que me agradem, mas me frustra em imaginar que pode ser um futuro mais distante do que eu imaginava.
Mas ai posso te falar uma coisa. Sei que vc e todos nos estamos na seca de exclusivos mas game eh game. Tem otimos jogos multiplataformas saindo a todo o momento. Nao faz muita diferenca do ponto de vista da diversao se ele eh exclusivo ou nao. Concorda?

Tambem quero ver o que a microsoft vai mostar com os novos estudios, to doido para que os games sejam lancados logo, mas muito mais por acreditar que esses estudios sao capazes de fazer algo muito bom e divertido agora que tem o suporte e a $$ da Microsoft para ajudar do que pelo fato de eles serem exclusivos.
 

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