Rumor Central de Rumores Xbox: "Eu aumento, mas não invento"

Jogos exclusivos serão multiplataforma, o que você vai fazer?


  • Total voters
    105

RAYMON

XBOX MVP
Administrador
Outubro 29, 2005
14,593
35,785
São Paulo
Não tentem colocar Minecraft no mesmo bolo dos jogos "comuns". Ele foi a aquisição mais acertada de toda a história da Microsoft como empresa. Ele é um mega produto cultural que transcende qualquer barreira e eles não tem intenção nenhuma de construir muros ao redor dele.
 

Pedreiros

Guerreiro
Janeiro 28, 2018
2,030
5,059
Rio de Janeiro
O que for "Minecraft" não espere exclusividade. Tem jogos, pequenos, médios, grandes, imensos e tem o Minecraft.

Sobre os outros: eles não se comparam. Tem lógica sua pergunta? Muita! Mas, pela declaração do Phil num podcast, eles mudaram a postura de "vamos ver caso a caso" para "agora só Minecraft, se for produzido por estúdio 1st".
Quer saber se eu ponho minha mão no fogo? Ponho não. Mas você perguntou, e a coisa no momento está posta assim.

Exatamente o que eu penso e também não colocaria minha mão no fogo.
Esse ano poderíamos ter um caso de 3 first party ficarem fora do Xbox(Gears Tatics, Flight Simulator e Age of empires 4).
Não sou nada fã desse posicionamento.
 
  • Curtir
Reações: PerijonesBR

ronabs

opa
Moderador
Novembro 8, 2010
26,566
75,517
Rio Grande do Sul
Mas até aí franquias como Wasteland, We Happy Few, The Outer Worlds, Hellblade etc não eram multiplataformas também?

Então se elas são multiplataformas, continuarão sendo? Ou vale pra algumas franquias, mas outras não? Se a franquia for big então, ela sai em outras plataformas. Se não for, fica só na Xbox. É isso?
Quando Compulsion, Double Fine, inXile, Ninja Theory e Obsidian eram independentes, eles lançavam jogos em diversas plataformas. Agora que deixaram de ser, vão lançar para plataformas da Microsoft, é natural e acontece com a maioria dos estúdios quando são adquiridos por uma publisher first-party. Playground e Undead Labs também eram independentes, mas trabalhavam com IPs da Microsoft desde sua fundação.

Já a Mojang começou independente e multi, se tornou um estúdio interno mas seguiu lançando jogos multiplataforma, foi uma decisão tomada lá atrás no momento da compra, e foi acertadíssima. Em outubro de 2014, um mês depois da Microsoft comprar, tinha vendido 60 milhões de cópias; depois da aquisição, foram outras 117 milhões, totalizando 176 milhões ao todo, tem sei lá uns 120 milhões de pessoas que jogam isso todo mês, fora a força da IP fora dos videogames. Minecraft não seria essa marca gigantesca que é hoje se, lá atrás, tivessem tomado uma decisão diferente e deixando Minecraft atrelado apenas às plataformas Xbox.

Regras costumam ter exceções, e no caso da Microsoft, é Minecraft.

Sobre os outros estúdios e IPs, a tendência é não saírem mesmo. Até Ori and the Will of the Wisps, Blind Forest foi pro Switch porque a Moon pediu (já que a IP é da Microsoft), mas não vejo ela hoje pedindo pra Microsoft a aprovação pra portar a sequência também.
 

leandromede

Guerreiro
Maio 1, 2017
712
928
Interessante ver que quase metade desses jogos ou não estarão no Xbox no lançamento (Gears Tatics e Flight Simulator), ou estarão em outras plataformas como Switch e PS4 (Minecraft Dungeons, Westeland 3). Resta saber se isso é um sintoma de curto prazo das aquisições, já que muitos já estavam sendo desenvolvidos e com contrato fechado com as outras plataformas, ou se isso será uma política permanente. A do first on PC até agora eu não entendi. O produto oficial de jogos da Microsoft é a Xbox, mas ela não parece muito empenhada em garantir lançamentos simultâneos entre suas plataformas. E isso é só o começo, parece que AOE4 vai seguir pelo mesmo caminho.

De qualquer forma, pra mim o ano mais forte da geração de Xbox foi 2015. Halo 5, Rise of the Tomb Raider, Forza Motorsport 7, Ori and the Blind Forest, Gears Ultimate Edition e Rare Replay. Se considerar ainda que os jogos sequer saiam pra PC nesta época, foi um investimento muito maciço na Xbox One.

A Xbox, aliás, teve uma lineup muito robusta até 2016 (Quantum Break, Gears 4, FH3, Halo Wars 2, Recore, Cuphead). Depois disso a coisa ficou bem diferente, mas isso é outra conversa.

images
Mas dessa lista Forza 7, Halo Wars 2 e Cuphead são de 2017 não?
 

Tauguro

I've been waiting for this
PXB Gold
Outubro 25, 2017
8,403
13,679
Rio de Janeiro
É aquela coisa que já comentei alguns posts atrás... mesmo se todos os rumores de anúncios de novos jogos se concretizarem, os insiders ainda não conseguiram vazar a quantidade de jogos não anunciados da Microsoft. Tem bastante areia nesse caminhãozinho, pode ficar tranquilo.
Espalha logo a farofa Raymon CARAMBA
 

xJohnKennedy

Guerreiro
Dezembro 31, 2015
3,321
5,511
Goiás
Galera ainda chorando com essa historinha de Age e FS, o primeiro a galera não vai ter como jogar no controle e o segundo provavelmente somente o Series X irá rodar e eu ainda nem estou considerando o fato de como adaptar isso pra um controle.
 

Lightwarrior8

Xbox Gamepass , vê se me dá um tempo....
PXB Gold
Fevereiro 9, 2019
8,832
18,336
Juiz de fora
Nesse caso, a proposta é bem clara: Minecraft ja era multiplataforma, então embora seja um jogo novo, se trata do mesmo universo, universo esse que cativou milhares de fãs.
Para definir o lançamento de um jogo, vários fatores contam:

Benefícios de ser multiplafaforma
Benefícios de ser exclusivo
Desejo da fã base

No caso de Minecraft, além da grana perdida ser ABSURDA (se fosse exclusivo), ainda tem a possibilidade de fazer um efeito reverso, ou seja, o hate ser tanto, que as pessoas poderiam tomar ódio pelo ecossistema Xbox.
Levando tudo isso na balança, provavelmente optaram pelo multi!
Tentei 2 Likes mas não funcionou ?
 
  • Curtir
Reações: Diego Sousa

Edu Barros

#TeamFPS
Fevereiro 16, 2008
12,786
27,402
Ribeirão Preto
É nesse caso tenho que concordar também.
Flight é focado msm, talvez pra evitar esse tipo de coisa, poderiam deixar claro que na próxima geração pode lançar jogo com suporte só pra teclado e mouse.
Assim não ia ter esse tipo de limitação que um Flight ou Age 4 teria no controle.
Gears Tatics parece ter até suporte pra controle no lançamento, acho isso muita safadeza.


Gears Tactics está listado na Steam com suporte parcial a controle, talvez seja pq só aceita nativamente o controle do Xbox One. Amanhã vou ver isso.
 
  • Curtir
Reações: Pedreiros

ronabs

opa
Moderador
Novembro 8, 2010
26,566
75,517
Rio Grande do Sul
Gears Tactics está listado na Steam com suporte parcial a controle, talvez seja pq só aceita nativamente o controle do Xbox One. Amanhã vou ver isso.
É isso aí mesmo.

The Steam listing for Gears Tactics lists “Partial Controller Support” amongst the game’s features, but that’s far from definitive. Thankfully, we can offer something more concrete: the PC version does feature full Gears Tactics controller support, though it is only compatible with an Xbox controller for the time being.

Lembrando que não é porque o jogo funciona com controle no PC que seria só botar no console também. Tem todo um retrabalho de jogabilidade e, algo que muita gente esquece, UI. Tem bastante diferença fazer um jogo pensado pra ser jogado a 30-50 centímetros de distância da tela com outro que vai pra 2-3 metros.
 

Lightwarrior8

Xbox Gamepass , vê se me dá um tempo....
PXB Gold
Fevereiro 9, 2019
8,832
18,336
Juiz de fora
Ué pq?
Em minecraft realmente não faz sentido.
Um jogo de uma CD projekt ou um Gta da vida também não faria sentido ser exclusivo


CAR&&& FOI MAL!
AGORA EU ENTENDI :joy::joy::joy::joy::joy::joy::joy::joy::joy::joy::joy::joy::joy::joy::joy::joy::joy::joy::joy::joy::joy::joy::joy::joy::joy::joy::joy::joy::joy::joy:
Um jogo da CDPR provavelmente cairia bem como exclusivo , mas GTA deve ficar ali no nível do Minecraft.
Podia até ser exclusivo , mas imagina o custo de compra x lucro multiplataforma x lucro exclusivo.
Seria idiotice deixar exclusivo
 
  • Curtir
Reações: Pedreiros

Sobre o PXB

  • Desde 2005 nossa comunidade se orgulha de oferecer discussões inteligentes e críticas sobre a plataforma Xbox. Estamos trabalhando todos os dias para garantir que nossa comunidade seja uma das melhores.

Sobre a Comunidade

  • As opiniões expressas neste neste site são da inteira responsabilidade dos autores. Microsoft, Xbox, Xbox Live, os logotipos do Xbox e/ou outros produtos da Microsoft mencionados neste site são marcas comerciais ou registradas da Microsoft Corporation.

Assinatura PXB Gold

+ Navegação sem publicidade

+ Upload de imagens nas postagens do fórum

+ Títulos de avatar personalizados.

 

Assinar com PayPal PagSeguro (cartão ou boleto)