Comparações entre os Consoles Next-Gen

Jogador76

Guerreiro
PXB Gold
Julho 6, 2017
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Americana, SP
Eu não diria que está esfriando porque só tivemos uma leva de jogos usando o Dual Sense e todos os jogos anunciados estão prometendo usá-lo.
Tá esfriando o hype que o povo tava dizendo que ia revolucionar a imersão dos jogos.

Os demais jogos já tem seus atrativos, foram construídos em volta de outros pilares, e provavelmente vão tentar se aproveitar do controle apenas de formas complementares, mas sem que o controle seja o foco.
Mas ainda assim nos outros achei que poderiam ter explorado mais, mesmo o controle não sendo o foco.
 
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MicaoX

Fly me to the moon
Setembro 22, 2015
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Irlandinha
Este lance do Dual Sense me parece um ótimo plus , só não dá pra esperar que vão usar em tudo que lançar.
Isso na verdade é triste e acaba desistimulando a inovação!!! Quantas inovações ficaram paradas no caminho???

Penso imediatamente no Kinect... Ele tinha tudo pra ser uma revolução, mas a má vontade dos criadores de jogos acabou matando ele (e olha que não foi por falta de insistência da Microsoft).

Até entendo que é chato programar só para este fim, mas ao mesmo tempo imagine o tempo que os engenheiros não perderam para desenvolvê-lo!

Mas a realidade é essa... No fim da geração contaremos nos dedos quantos jogos vão realmente aproveitar esse recurso...
 

Saci

Heimdall dos Pampas
Moderador
Abril 11, 2007
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Mas se é um diferencial do console, no mínimo nos exclusivos feitos pelos estúdios da Sony deveria ser obrigado a explorar ao máximo.
Acho que deve ter um cuidado, ao menos inicial, pra não exagerar na dose e causar algum desconforto com os usuários. Imagino que quando esses jogos lançados até mês passado estavam em desenvolvimento, ainda não se tinha dimensão da receptividade. Se o pessoal reclamar que "tá fraco", não duvido que mergulhem mais no uso.
 
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Jogador76

Guerreiro
PXB Gold
Julho 6, 2017
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Americana, SP
Acho que deve ter um cuidado, ao menos inicial, pra não exagerar na dose e causar algum desconforto com os usuários. Imagino que quando esses jogos lançados até mês passado estavam em desenvolvimento, ainda não se tinha dimensão da receptividade. Se o pessoal reclamar que "tá fraco", não duvido que mergulhem mais no uso.
Tem razão. Talvez seja algo nessa linha mesmo.
 

Rafaelkar

Guerreiro
Outubro 6, 2015
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São Paulo
Corrigiram os problemas da PS5 em The Division 2, parece que o vídeo da Digital Foundry ajudou.

Agora foi a vez do Ghost Recon: Breakpoint. Não tem muita novidade do que foi mostrado do VG Tech semanas atrás.

4K@30fps ou 1440p@60fps no Series X
1440p@30fps ou 1080p@60fps no PS5
1440P@30fps no Series S.

Deu uma leve cobrada na ausência de modo framerate no Series S e questionaram o limite de resolução do PS5, resquícios da PS4 Pro. Espero que a Ubisoft mexa mais nesses games, eles não têm muitos lançamentos na janela e acredito que possam fazer mais na nova geração.

 

Saci

Heimdall dos Pampas
Moderador
Abril 11, 2007
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Corrigiram os problemas da PS5 em The Division 2, parece que o vídeo da Digital Foundry ajudou.

Agora foi a vez do Ghost Recon: Breakpoint. Não tem muita novidade do que foi mostrado do VG Tech semanas atrás.

4K@30fps ou 1440p@60fps no Series X
1440p@30fps ou 1080p@60fps no PS5
1440P@30fps no Series S.

Deu uma leve cobrada na ausência de modo framerate no Series S e questionaram o limite de resolução do PS5, resquícios da PS4 Pro. Espero que a Ubisoft mexa mais nesses games, eles não têm muitos lançamentos na janela e acredito que possam fazer mais na nova geração.


Eu acho que tem dev que não encara lançar um jogo na nova geração com 720p ou parecido, talvez por isso tenham abortado modo performance no S.
Mas é suposição, pode ter ocorrido outro problema.

Mas esse jogo ficou estranho nas suas opções entre consoles, especialmente entre Series S e PS5.
Modo gráfico do PS5 é "igual" ao jogo no Series S?

Se fosse um caso isolado, mas não é, a gente vê muitos jogos se comportando de forma inesperada para as specs dos hardwares, seja para um lado ou para outro. Não deve estar fácil trabalhar nesse esquema Covid mesmo.
 
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sehloco

Guerreiro
Setembro 11, 2017
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Santa Catarina
Eu acho que tem dev que não encara lançar um jogo na nova geração com 720p ou parecido, talvez por isso tenham abortado modo performance no S.
Mas é suposição, pode ter ocorrido outro problema.

Mas esse jogo ficou estranho nas suas opções entre consoles, especialmente entre Series S e PS5.
Modo gráfico do PS5 é "igual" ao jogo no Series S?

Se fosse um caso isolado, mas não é, a gente vê muitos jogos se comportando de forma inesperada para as specs dos hardwares, seja para um lado ou para outro. Não deve estar fácil trabalhar nesse esquema Covid mesmo.
Apesar da resolução e frame serem iguais, acredito que a versão do PS5 tem gráficos melhores.
 
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Saci

Heimdall dos Pampas
Moderador
Abril 11, 2007
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51,172
Apesar da resolução e frame serem iguais, acredito que a versão do PS5 tem gráficos melhores.
Pior coisa olhar esses vídeos em monitor Full HD. Isso valia pro One S e anteriores.
Agora se não olhar em 4K fica bem mais difícil diferenciar.
 

Rafaelkar

Guerreiro
Outubro 6, 2015
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São Paulo
Mas esse jogo ficou estranho nas suas opções entre consoles, especialmente entre Series S e PS5.
Modo gráfico do PS5 é "igual" ao jogo no Series S?

Se fosse um caso isolado, mas não é, a gente vê muitos jogos se comportando de forma inesperada para as specs dos hardwares, seja para um lado ou para outro. Não deve estar fácil trabalhar nesse esquema Covid mesmo.
Então, nesses jogos de retrocompatibilidade que estão sendo otimizados, a coisa se confunde e fica meio bizonha mesmo.

Pra ter ideia da bagunça, a versão de Xbox One X nesse caso, a 30fps, é superior a do PS5, apesar do console da Sony entregar 60fps. No caso da Series S, é superior em quase todos os aspectos.

Acho que com esses vídeos a Digital Foundry está cutucando um pouco a ferida da Ubisoft de entregar coisas de qualquer jeito. Como você mesmo disse, com a permanência COVID-19, deve estar difícil trabalhar mesmo. Por outro lado, se tratando de Ubisoft, eu não tenho certeza se eles entregariam muito mais que isso fora da COVID-19, então a preguiça e o histórico de trabalhos porcos se confundem com a crise.
 

Rafaelkar

Guerreiro
Outubro 6, 2015
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São Paulo
Outriders (Demo) - VG Tech

Series X: 4K Dinâmico (3456x1944 a 2261x1271), média de framerate a 56fps, tendo quedas até 51fps

PS5: 4K Dinâmico (3008x1692 a 2112x1188), média de framerate de 60fps, tendo quedas até 56fps.

Series S: Praticamente 1080p Dinâmico (2304x1296 a 1536x864), dificilmente fica acima de 1080p, média de 54fps, com quedas até 44fps.

Series X e PS5 possuem algumas vantagens sobre a Series S, como folhagem, texturas de alta qualidade e melhor draw distance. A PS5 possui melhor filtro de texturas que o Series X.

Por ser uma demo, é provável que haja mais otimizações até o lançamento.

 

sehloco

Guerreiro
Setembro 11, 2017
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Santa Catarina
Outriders (Demo) - VG Tech

Series X: 4K Dinâmico (3456x1944 a 2261x1271), média de framerate a 56fps, tendo quedas até 51fps

PS5: 4K Dinâmico (3008x1692 a 2112x1188), média de framerate de 60fps, tendo quedas até 56fps.

Series S: Praticamente 1080p Dinâmico (2304x1296 a 1536x864), dificilmente fica acima de 1080p, média de 54fps, com quedas até 44fps.

Series X e PS5 possuem algumas vantagens sobre a Series S, como folhagem, texturas de alta qualidade e melhor draw distance. A PS5 possui melhor filtro de texturas que o Series X.

Por ser uma demo, é provável que haja mais otimizações até o lançamento.


Nas 3 versões tem 4k em checkboard.
Até msm no SS, por isso vendem como 4k 60fps.

No quesito resolução os 3 estão ótimos, como tem upscalling fica ainda mais difícil ver na prática essa diferença.
O PS5 por ter 60fps quase o tempo todo tem uma vantagem, no SX dificilmente chega a 60 nos momentos com ação e no SS fica quase o tempo todo nos 47fps.

Acredito que vá melhorar tudo isso até o lançamento, mas as 3 versões estão bem ok por enquanto.
 
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xJohnKennedy

Guerreiro
Dezembro 31, 2015
3,321
5,511
Goiás
Estava lendo uma matéria na AnandTech e o Xbox Series X pode sair de fábrica com duas configurações na GPU, mas que geram os mesmos 12 TFLOPS:
  • 28 WGPs - 1675 MHz
  • 26 WGPs - 1825 MHz
Então não se assustem, se em alguns jogos, existirem diferenças de performance entre modelos de XSX, mesmo que uma pequena porcentagem. Já que a depender da carga de trabalho e programação do uso da GPU, uma ou outra configuração do hardware pode se beneficiar.

https://www.anandtech.com/show/16489/xbox-series-x-soc-power-thermal-and-yield-tradeoffs
 

Nightwalker

[REDACTED]
Novembro 23, 2016
434
878
Mojave Wasteland
Estava lendo uma matéria na AnandTech e o Xbox Series X pode sair de fábrica com duas configurações na GPU, mas que geram os mesmos 12 TFLOPS:
  • 28 WGPs - 1675 MHz
  • 26 WGPs - 1825 MHz
Então não se assustem, se em alguns jogos, existirem diferenças de performance entre modelos de XSX, mesmo que uma pequena porcentagem. Já que a depender da carga de trabalho e programação do uso da GPU, uma ou outra configuração do hardware pode se beneficiar.

https://www.anandtech.com/show/16489/xbox-series-x-soc-power-thermal-and-yield-tradeoffs

Não é isso, você se equivocou na interpretação, a Microsoft poderia usar 28 WGPs a 1675 MHZ ou 26 WGPs a 1825 MHz pra entregar 12 TF, porém ela escolheu essa última configuração para TODOS os consoles Series X, tal decisão foi feita pra diminuir os custos de produção ao custo de um ligeiro aumento no consumo de energia.

Quem pode usar menos WGPs com clocks maiores são os servidores/blades do Series X para a nuvem, basicamente chips com defeitos recebem overclock pra entregar os 12 TF; em servidores a tolerância para o consumo de energia e dissipação térmica são muito maiores que num console, por isso tal approach visando reduzir custos aproveitando chips com pequenos defeitos faz todo o sentido.

Resumo: Todos os Series X são iguais, 26 WGPs - 1825 MHz, 52 unidades computacionais.

The Scarlett SoC physically has 56 compute units for graphics, but only uses 52 in the retail product. The presentation at ISSCC spent some time going into the upsides of both options, but ultimately why Microsoft went with 52.


Assuming a defect happens in one of the GPU compute units or WGPs, which is a very good chance because the GPU is the biggest part of the processor, by absorbing that defect and disabling that WGP, that SoC can be used in a console and the effective yield is higher.

When the defect rate is 0.09, which is nice and low, the chances that two defects occur on the same chip are very small. Even then, by choosing to run a design with only 26 WGPs enabled, two less than the full 28 WGPs, almost everything that comes off the manufacturing line can be used – an effective yield increase, reducing the average cost per processor by a third.

Microsoft has already explained that the cost of the processors for this generation of consoles is a lot higher than the Xbox One X in 2017 and a lot lot higher than the Xbox One from 2013. This comes down to having roughly the same die area, but on a more advanced process node, more complex steps and structures, large IP blocks (some of which may be licensed), higher wafer price, and lower yield.

So the opportunity to reduce the cost of the processor by up to a third, at the expense of a 20% power tradeoff in the GPU for the same performance, isn’t a bet to be taken lightly, and no doubt a number of engineers and bean counters would weigh up the pros and cons. Different design departments may have chosen to go in the other direction.

Ps: De forma geral é assim que as fabricantes de GPU segmentam os produtos, os chips totalmente funcionais viram as RTX 3080 (Series X como console) da vida e os chips que apresentam pequenos defeitos tem unidades computacionais desativadas, algumas reduções de custos em alguns componentes e viram as RTX 3060 (blade do Series X para a nuvem) e assim por diante.
 
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Rafaelkar

Guerreiro
Outubro 6, 2015
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São Paulo
NFS: Hot Pursuit Remastered - Digital Foundry
  • Não é uma nova SDK, somente liberaram a framerate no Quality Mode. Ou seja, retrocompatibilidade, sem mudanças visuais.
  • 4K@60fps na Series X e PS5.
  • Agora as versões de Pro/X podem usar o Quality Mode (full 4K a 60fps). A Xbox One X surpreendentemente empurra 60fps na maior parte do tempo e com uma relativa estabilidade.
  • 1080p@30fps na Series S, versão de One S. Sem melhorias para o console por enquanto.
As versões de Xbox estão enfrentando um sutter pesado em uma parte do mapa, um bug que já estava presente na versão de Xbox One X e não foi corrigido nessa nova versão. DF espera que seja corrigido em breve.

 
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