Comparações entre os Consoles Next-Gen

Rafaelkar

Guerreiro
Outubro 6, 2015
4,966
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São Paulo
Um dos grandes problemas que inviabilizaram taxa de quadros entre 30 e 60fps era o screen tearing. Com o VRR (por padrão, acima de 40hz nas TVs) esse grande problema desaparece. Confesso que estou curioso pra ver um cenário desses na prática.

No geral, gosto de ver essas opções gráficas nos consoles. Não precisa ser tão complexo quanto o PC, mas habilitar ou desabilitar Ray Tracing, Unlock Framerate, resolução dinâmica etc é excelente. Cada um prioriza o que mais lhe agrada, existem muitos tipos e gostos de jogadores.

Esse tipo de coisa ajuda inclusive nos próximos consoles a serem lançados, caso o game não receba um patch específico. Com toda certeza o Series Z (ou seja lá como for chamar) rodará RE8 a 4K@60fps cravados com Ray Tracing, sem nenhuma otimização pela Capcom.
 

GhutozBR

Guerreiro
Janeiro 7, 2019
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navegantes sc
O que o VRR faz? Ele ajusta a taxa de atualização da tela para que coincida com o tempo de cada frame, dessa forma, todos eles são exibidos e no tempo correto, dando a sensação de fluidez.
Um dos grandes problemas que inviabilizaram taxa de quadros entre 30 e 60fps era o screen tearing. Com o VRR (por padrão, acima de 40hz nas TVs) esse grande problema desaparece. Confesso que estou curioso pra ver um cenário desses na prática.
por isso comentei do VRR, não é a toa que a Digital Foundry considera o VRR o "game changer" da geração! tem que se levar isso em consideração na compra de um console hoje em dia sem dúvidas!
 

Nightwolf

Lobo Solitário
Maio 5, 2013
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4,554
Com o VRR (por padrão, acima de 40hz nas TVs) esse grande problema desaparece. Confesso que estou curioso pra ver um cenário desses na prática.

O problema vai ser para quem tem uma TV antiga sem suporte a VRR. A pergunta é, não seria esse público a maioria esmagadora?
 

Rafaelkar

Guerreiro
Outubro 6, 2015
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São Paulo
Voltando àquele primeiro possível "tête-à-tête justo" entre PS5 e Series X, que é Mortal Shell, um game com aplicação nativa para nova geração (sem retrocompatibilidade).

E o que mudou de lá pra cá? Bem, a PS5 recebeu um patch de 1800p dinâmicos, e agora roda na equivalência do XSX. Mesmos parâmetros de resolução dinâmica (1800p dinâmico), mesma qualidade gráfica (exceto por alguns bugs de carregamento de texturas no X), variando apenas a performance e a resolução dinâmica interna (que costuma ser baixa, dado que importa é o range).

A Series X mantém a vantagem na menor resolução encontrada (1440p vs 1296p na PS5), encontrada em apenas um cenário, enquanto a PS5 tem a "menor framerate encontrada", que é de 55fps.






Enfim, resumindo:

1618848392088.png
 

Rafaelkar

Guerreiro
Outubro 6, 2015
4,966
10,613
São Paulo
Para quem viu aquela coisa bizarra de "45fps" no RE8 lá posts atrás, parece que não é exatamente o que a gente estava pensando.

Não temos a análise do Series X ainda, mas a versão de PS5 com RT corre bem acima dos 45fps. Na verdade, está sempre muito próximo dos 60fps, enquanto a menor framerate encontrada foi de 46fps. Então o target continua 60fps, não 45fps.

Como a Series X tem poder de fogo no mínimo igual ao PS5, podemos esperar uma performance semelhante. Com toda certeza o modo 4K+RT+60fps será minha escolha, com o VRR essas quedas serão pouco perceptíveis.

 

MauroRibeiro

Guerreiro
Outubro 15, 2011
552
542
45 da uma sensação muito ruim.
Star Wars Jedi no One X no modo desempenho quase todo o jogo roda nos 45, e o FFXV tbm roda muito a 45 no One X, e sinceramente é preferível 30fps.
Mas to ansioso pra saber isso na prática, pq ruim mesmo é oscilação, cravar em 45 pode significar outra coisa na prática.

Vai que a Capcom lança uma nova moda aí.
Não acho. Batman Arkham Asylum no One X roda em 45fps e achei muito melhor que em 30. Muito mais fluido. Jedi Fallen Order no One X é uma montanha russa o framerate, não dá pra levar em consideração.
 

Rafaelkar

Guerreiro
Outubro 6, 2015
4,966
10,613
São Paulo
Deu uma leve sensação que o XSX levou um pau do PS5 no FPS. '-'
Brincadeira, no geral ficou bem próximo, mas com uma vantagem para o PS5.
Mas também não duvido de nada, já que o jogo é feito pela Sony? Ou é apenas distribuído pela Sony?
Ou apenas não tiveram tempo para otimizar o jogo para o Xbox já que deve ser o primeiro jogo Sony para Xbox...
É a primeira vez que os caras trabalham com a Xbox, primeira vez que colocaram a mão num devkit da Microsoft, o jogo saiu free na Game Pass etc...

Eu pelo menos daria um desconto.
 

Saci

Heimdall dos Pampas
Moderador
Abril 11, 2007
24,910
51,172
É a primeira vez que os caras trabalham com a Xbox, primeira vez que colocaram a mão num devkit da Microsoft, o jogo saiu free na Game Pass etc...

Eu pelo menos daria um desconto.
Não é o tipo de caso pra gente esperar o XSX se sair melhor que o PS5.
Já tem elementos constrangedores demais para a Sony nessa situação do MLB, deixa eles levarem uns fps a mais. Tá tudo certo.
 

Rafaelkar

Guerreiro
Outubro 6, 2015
4,966
10,613
São Paulo
PS5 in both modes and Xbox Series X in both modes render at a resolution of 3840x2160 using what appears to be a form of checkerboard rendering.

Xbox Series S in both modes renders at a resolution of 2560x1440 using what appears to be a form of checkerboard rendering.

PlatformsPS5 RT OnXSX RT OnXSS RT OnPS5 RT OffXSX RT OffXSS RT Off
Frame Rate Statistics
Mean Frame Rate59.56fps59.79fps41.33fps60fps60fps59.99fps
Median Frame Rate60fps60fps42fps60fps60fps60fps
Maximum Frame Rate60fps60fps58fps60fps60fps60fps
Minimum Frame Rate46fps48fps31fps60fps60fps55fps
5th Percentile Frame Rate57fps59fps36fps60fps60fps60fps
1st Percentile Frame Rate54fps54fps34fps60fps60fps60fps


 

SOL INVICTUS

Guerreiro
PXB Gold
Janeiro 24, 2008
1,387
1,584
São paulo
PS5 in both modes and Xbox Series X in both modes render at a resolution of 3840x2160 using what appears to be a form of checkerboard rendering.

Xbox Series S in both modes renders at a resolution of 2560x1440 using what appears to be a form of checkerboard rendering.

PlatformsPS5 RT OnXSX RT OnXSS RT OnPS5 RT OffXSX RT OffXSS RT Off
Frame Rate Statistics
Mean Frame Rate59.56fps59.79fps41.33fps60fps60fps59.99fps
Median Frame Rate60fps60fps42fps60fps60fps60fps
Maximum Frame Rate60fps60fps58fps60fps60fps60fps
Minimum Frame Rate46fps48fps31fps60fps60fps55fps
5th Percentile Frame Rate57fps59fps36fps60fps60fps60fps
1st Percentile Frame Rate54fps54fps34fps60fps60fps60fps




Tá bonito o jogo né!? não tenho dado muita bola para esse lançamento, mas pela buniteza, é capaz que eu pegue no futuro, como eu peguei as versões remake.

Qto aos números só sucesso kkk

Aqui é Series X poha! Na média de frames com RT On, ganhamos por 0,23 FPS kkkk

Vai Phil !

:joy: ?
 

Pegazuswarri0R

Te baniram sem você merecer, volte lá e mereça!
PXB Gold
Outubro 19, 2016
8,043
14,292
Araraquara/SP
Tá bonito o jogo né!? não tenho dado muita bola para esse lançamento, mas pela buniteza, é capaz que eu pegue no futuro, como eu peguei as versões remake.

Qto aos números só sucesso kkk

Aqui é Series X poha! Na média de frames com RT On, ganhamos por 0,23 FPS kkkk

Vai Phil !

:joy: ?
Como dizem, na guerra não importa como, o que importa é vencer!
kkkkkkkkkkkkkkkkkk
 

OFalasque

#TeamPaninho
PXB Gold
Setembro 30, 2020
796
1,022
Curitiba


Copiado de um comentário no reddit:
- 2160p on PS5 and Series X and 1440p on Series S using Checker-boarding, but it is a very robust implementation of checker boarding. Looks just as good as native.

- Without RT, 100% lock to 60FPS on Series X and PS5. Very minor drops in Series S.

- With RT turned on, PS5 drops as low as 45 FPS and Series X drops to as low as 50 FPS. Both runs at 60 FPS most of the time. But, Series X has advantage of about 10% during heavy sequence. XBOX Series S drops to under 30 FPS when RT is turned on and runs at 35-40 FPS most of the time.

- Series S/X load times - 8 seconds. PS5 load times - ~2 seconds.

- PS5 doesn't have loading screen, just a black fade screen.

- Supports DualSense, but not as good as Astro and Returnal.

- Audio is very well done.
 

Saci

Heimdall dos Pampas
Moderador
Abril 11, 2007
24,910
51,172


Copiado de um comentário no reddit:
- 2160p on PS5 and Series X and 1440p on Series S using Checker-boarding, but it is a very robust implementation of checker boarding. Looks just as good as native.

- Without RT, 100% lock to 60FPS on Series X and PS5. Very minor drops in Series S.

- With RT turned on, PS5 drops as low as 45 FPS and Series X drops to as low as 50 FPS. Both runs at 60 FPS most of the time. But, Series X has advantage of about 10% during heavy sequence. XBOX Series S drops to under 30 FPS when RT is turned on and runs at 35-40 FPS most of the time.

- Series S/X load times - 8 seconds. PS5 load times - ~2 seconds.

- PS5 doesn't have loading screen, just a black fade screen.

- Supports DualSense, but not as good as Astro and Returnal.

- Audio is very well done.


Começou a aparecer jogo grande que usa adequadamente o novo hardware. Legal.
Ano que vem vai ser ainda mais bacana, já começam a sair projetos que tiveram mais tempo de interação com os devkits (sem falar nos devkits mais amadurecidos também).
 

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