Criar um jogo independente para Xbox One custa mais de US$ 5 mil

SouzaRJ

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Criar um jogo independente não é tarefa fácil e muito menos barata, ainda que existam diversos programas de incentivo. Um deles, o Independent Developers @ Xbox, foi destrinchado por um desenvolvedor em seu blog e os números divulgados por ele não são nada animadores.
Jamie Fristom fez as contas levando em conta todos os procedimentos necessários, do registro e manutenção da URL (US$ 19) ao custo para se ter boas avaliações em mercados estrangeiros (US$ 2.042).
O total chega a US$ 5.143, provando que mesmo que a Microsoft disponibilize kits de desenvolvimento gratuitos, o Xbox One não é a plataforma mais indicada para indie games.
Fristom, que criou o Sixty Second Shooter Prime (R$ 10), ressaltou que pelo menos é possível abrir mão de algumas etapas, cortando por exemplo o lançamento internacional. Isso faria os custos baixarem para cerca de US$ 3 mil, mas diminuem as chances de sucesso.
No caso dele, mesmo sem ter visto os primeiros relatórios de vendas, Fristom estima que já vendeu o suficiente para cobrir o que gastou, então o investimento, embora alto, valeu a pena.
Via: Engadget
 
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RAYMON

XBOX MVP
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Outubro 29, 2005
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O que é isso?
"custo para se ter boas avaliações em mercados estrangeiros (US$ 2.042)"??​
Tipo comprar reviews? hehe

Ainda assim, não achei caro. Teoricamente, custando 10 reais, vc teria que vender 1000 pra cobrir os custos basicos... é relativamente pouco pra um mercado potencial de milhoes de jogadores.
 

andremachado

Novato
Abril 25, 2014
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Opa, tudo bom?

A tradução acima não ficou legal. Em momento algum no artigo original o desenvolvedor falou sobre o "custo para se ter boas avaliações em mercados estrangeiros". Na verdade ele se referiu ao "Foreign ratings boards", que simplesmente quer dizer dar entrada nos organismos responsáveis pelo rating do jogo nas diferentes regiões para ter o game certificado (livre, teen, maior de 18, etc.). Exemplos desses organismos: PEGI.

Artigo original: http://www.gamedevblog.com/2014/07/making-a-shoestring-budget-game-for-the-xbox-one.html
 
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programad

Code +1
Outubro 25, 2007
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Santos/SP
A matéria do Kotaku e a matéria original estão bem melhores. Tem até a tabelinha :)

Maintaining the Sixty Second Shooter URL 19
Sending the second dev kit to Brett Douville 63
Hardware (usb and video cables and the like) 72
Video capture device (for making trailer) 181
Localization (French, Spanish, Italian, Portuguese) 729
E&O Insurance 2037
Foreign ratings boards (PEGI, USK) 2042
Total 5143
 
D

Darth Randy BR

Visitante
Mas os principais órgãos de classificação internacionais não aderiram àquele programa internacional, que automaticamente classifica o jogo em cada um dos mercados em que ele será comercializado? Que eu saiba, esse sistema é gratuito, e vale para jogos apenas digitais. Nele estão inclusos PEGI, ESRB e o Ministério da Justiça do Brasil. Acho que tem alguns outros também, mas agora não sei ao certo. Estranho colocarem esse custo todo para isso.

Vejam mais sobre esse assunto:


pix.gif

seta.gif
21/02/2014 - 09:20h
pix.gif

Classificação Internacional

O IARC (International Age Rating Coalition, ou Coalizão Internacional de Classificação Etária, em tradução) é uma ferramenta de indicação etária usada pelo Ministério da Justiça para aplicativos e jogos digitais. Com ela, o criador de um game ou app submete a autoclassificação indicativa pela plataforma e recebe uma classificação válida em 36 países simultaneamente (que são fiscalizadas pelo Ministério da Justiça e podem ser denunciadas pelo público).As empresas donas de lojas virtuais de jogos e aplicativos estão gradativamente se adaptando ao sistema, como ocorre em outros países comom Estados Unidos e Canadá.


A classificação indicativa via IARC funciona exclusivamente com jogos digitais. Títulos que por ventura tenham versão física, vendida em caixa, não são contemplados, e caem na classificação prévia do Ministério da Justiça, que pode levar até 30 dias. Isso porque pode haver pedidos de reajustes na classificação, tanto por parte dos desenvolvedores como do público, e um “recall” de jogos vendidos com indicação errada seria impraticável.


Acompanhe na página oficial do IARC: www.globalratings.com
 

andremachado

Novato
Abril 25, 2014
44
15
Canada
Mas os principais órgãos de classificação internacionais não aderiram àquele programa internacional, que automaticamente classifica o jogo em cada um dos mercados em que ele será comercializado? Que eu saiba, esse sistema é gratuito, e vale para jogos apenas digitais. Nele estão inclusos PEGI, ESRB e o Ministério da Justiça do Brasil. Acho que tem alguns outros também, mas agora não sei ao certo. Estranho colocarem esse custo todo para isso.
Acompanhe na página oficial do IARC: www.globalratings.com

O IARC é uma ótima iniciativa mas até onde eu sei poucas plataformas estão usando-a. No momento somente a Firefox Marketplace suporta os ratings da IARC enquanto Sony, Microsoft, Steam e outras ainda exigem o processo clássico.

Aqui: https://www.globalratings.com/about.aspx
 
D

Darth Randy BR

Visitante
Eu acho que estão migrando aos poucos pro IARC. especialmente a Apple. tenho notado de uns tempos pra cá que alguns jogos na App Store já estão com o logo da Classificação Indicativa Brasileira, e sei que a Apple jamais faria um procedimento manual pra isso. Deve ser o IARC.

O IARC é uma ótima iniciativa mas até onde eu sei poucas plataformas estão usando-a. No momento somente a Firefox Marketplace suporta os ratings da IARC enquanto Sony, Microsoft, Steam e outras ainda exigem o processo clássico.

Aqui: https://www.globalratings.com/about.aspx
 

ZeroCool BR

Guerreiro
Setembro 16, 2008
1,904
358
Lembrando que os entraves são praticamente os mesmos pra PS4, com a diferença que a Sony vem liberando produtoras que eles julgam interessantes do custo, e claro em alguns casos dando aquela grana para que os jogos não saiam pra Xbox One.
 

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