Dúvidas sobre o mercado de jogos digitais

Junho 2, 2015
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Belo Horizonte - MG
Boa tarde!

Sou novo no fórum e principalmente na área de desenvolvimento de jogos eletrônicos.

Tenho algumas dúvidas, já que quero me ingressar no ramo na expectativa de que eu aprenderei muita coisa, mesmo sendo um "lobo solitário" a princípio. Dito isso, irei fazer algumas perguntas relacionadas ao mercado de jogos e umas relacionadas à técnica.


1) O instituto SEBRAE fez uma amostra de pesquisa relacionada ao comércio de jogos eletrônicos no país; porém, apenas focou nas vendas de hardwares e softwares de grandes firmas, tampouco exemplificou o sucesso comercial dos Desenvolvedores Indies, como é o caso dos sucessos como Tiny Empire, Chroma Squad, Odallus, etc. Qual a expectiva num país como o Brasil, que conta quase 1/4 da população brasileira como jogadores?


2) O sucesso dum jogo indie é provido pela qualidade ou pelo martketing ou até ambos casos? E por quê?

3) Você é desenvolvedor indie? Se sim, quais dificuldades ou burocracia da área? E quais vantagens de atuar na área?

4) É dito que ao desenvolver jogos/aplicativos em equipe, tanto você como sua equipe vão longe; porém, muitos afirmam que um profissional solitário, sem algum contato com os colegas (ou profissionais), implica na demora do projeto e até encerramento insucesso. Qual a sua visão a respeito disto?

5) Qual a importância de desenvolver jogos que divirtam com algum descompromisso, deixando os outros elementares e ou gêneros mais complexos (exemplo de MMORPG) mais para frente? Você concorda ou discorda disto?

6) Em relação às funções técnicas, sabemos que a programação é indispensável no dia a dia no desenvolvimento dum projeto. Dito isto, o curso técnico de Informática é o suficiente para aprender uma programação básica e só depois então partir para Jogos Digitais (curso superior)? E o que aprendemos num curso técnico?

7) É relativamente fácil, com uma experiência madura, desenvolver jogos num formato multiplayer ou até mmorpg? E por quê?








Bom, é só isso, galera.

Espero aprender com vocês e até trocarmos ideias!






Obrigado! :)
 

GameStrike

Arauto da impaciência
Julho 31, 2014
4,171
5,231
Rio de Janeiro GTA City
Acho que o maior desafio para o desenvolvedor indie hoje é a pirataria, mais especificamente se você desenvolve apenas para PC. Pena da Arpia, por exemplo, não conseguiu recuperar todo o investimento apenas com as vendas no PC, por causa da pirataria. Somente agora, com a ida para o Xbox One, é que eles têm boas expectativas. Então, eu penso que não basta querer criar o jogo. É preciso pensar numa estratégia que permita a você lucrar com o seu trabalho. Hoje, pra quem está começando, as plataformas mobiles são muito mais atrativas, seja para jogos ou apps.
 
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Reações: João Pedro M.
Junho 2, 2015
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Belo Horizonte - MG
Acho que o maior desafio para o desenvolvedor indie hoje é a pirataria, mais especificamente se você desenvolve apenas para PC. Pena da Arpia, por exemplo, não conseguiu recuperar todo o investimento apenas com as vendas no PC, por causa da pirataria. Somente agora, com a ida para o Xbox One, é que eles têm boas expectativas. Então, eu penso que não basta querer criar o jogo. É preciso pensar numa estratégia que permita a você lucrar com o seu trabalho. Hoje, pra quem está começando, as plataformas mobiles são muito mais atrativas, seja para jogos ou apps.

Ok


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