Dúvida Death Stranding é bom?

nandogames

Jogador
Abril 4, 2019
103
43
Campinas
Pessoal,

Queria saber se Death Stranding é bom?? Vale a pena comprar? Digo isso porque falaram que é um simples jogo de entregas, meio q "sem graça". Porém é um jogo que foi produzido pelo Kojima, então teoricamente tem qualidade sim!!! É que tá na promoção de R$ 123,69... queria saber também se tem possibilidade dele sair na PS Plus. Sou novato e não sei muito quais jogos podem ou não ir pra PS Plus.

Obrigado.
 

ronabs

opa
Moderador
Novembro 8, 2010
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Rio Grande do Sul
Eu gostei muito dele, mas pensei que estaria mais barato nessa altura do campeonato, já apareceu por R$ 99,50 ano passado.
Caso queira algo além de "eu gostei muito dele", escrevi isso aqui após terminar.

Terminei Death Stranding aqui e a palavra que resume muito bem ele é conexão, não por menos, o Kojima falou tanto nela durante o desenvolvimento e a extensa campanha de divulgação. Conectar cidades, pra que elas possam sobreviver a um mundo hostil; conectar pontos do mapa através de utensílios como pontes, geradores, escadas e muito mais, que vão facilitar não somente a nossa vida no jogo mas também a jornada de quem vier depois de nós; conectar pessoas, sejam elas as digitais que conhecemos no jogo, seja as pessoas reais que são entregadores assim como nós.

Nó, algo que vamos ver muito durante o jogo por causa dos nomes das cidades, mas também porque seus diferentes significados são presentes durante todo o jogo. Pode ser tanto um ponto onde duas partes se encontram e estabelecem uma forma de conexão forte, que não é desfeita com facilidade, como também pode representar um nível de confusão que embaralha as ideias e tira todas elas de ordem, rompendo assim, a conexão que dá lógica entre elas. Jogar Death Stranding é ficar assim, se equilibrando com centenas de kg de cargas nas costas em uma escadinha por cima de um desfiladeiro, cambaleando entre os nós que estabelecem conexões e os nós que a história tenta te dar pra se manter intrigante e interessante. E estabelecer nós com outras pessoas é importante porque o que a gente faz no nosso mundo interfere no mundo delas, e vice-versa - então, vale a pena tomar um tempinho pra construir estradas, evoluir estruturas, construir estações pelo caminho, tudo isso também são nós que vão conectando os destinos inicial e final.

Death Stranding também é corajoso ao apostar em um loop de gameplay simples e que, dependendo do jogador, pode ficar extremamente repetitivo. Sim, é sobre fazer entregas, ir do ponto A ao ponto B, do C pro D e daí pro E, sair do F pro G e voltar pro F, mas é na maneira como a gente vai chegar lá que está a graça do jogo. Aquela coisa que falaram muito no período pré-lançamento é como esse jogo aborda essas viagens: se, em um jogo de mundo aberto normal, o caminho é apenas uma linha reta - geralmente, com traçado bonitinho indicando onde e como ir - com raras ocasiões onde as desenvolvedoras implementam mecânicas e surpresas no trajeto (principalmente, os grandes jogos, como Assassin's Creed, Red Dead Redemption 2 ou The Witcher III), aqui até dá pra fazer uma linha reta entre onde estamos e onde devemos ir, mas boa sorte pra quem conseguir andar pelo mundo seguindo apenas essa linha reta, porque o cenário não é nosso amigo; na verdade, é um inimigo, e assim como a natureza já causou diversas extinções ao longo da história, aqui ela também atua para nos botar pra baixo, nos fazer desistir, ter raiva de cada tombo por causa de uma descida, de cada caminhão preso entre duas pedras no meio de um rio.

As curvas de Death Stranding são sentidas em todos os seus sistemas: navegar pelos menus pra gerenciar equipamentos, pular três pequenas cenas pra tomar um simples banho, contornar uma montanha pra fazer uma entrega, pegar a história e ir pra lá e pra cá, a ponto de explicar várias vezes a mesma coisa pra ter a certeza de que não estamos sendo sufocados pela correnteza de informações.

Mas vai falar só bem do jogo? Nope, alguns pontos devem ser destacados aqui. O primeiro deles é o combate e todas as sessões onde ocorrem enfrentamentos: no geral, Death Stranding é um jogo fácil. Os inimigos humanos não apresentam tanta resistência, é tranquilo de fugir e, se entrar em combate, é bem difícil de morrer. Passar por um campo de BTs nas primeiras vezes pode parecer tenso, porque não vermos o inimigo 100% do tempo deixa a coisa um pouco tensa; mas, depois que a gente pega o jeito e consegue navegar com mais desenvoltura por eles, acaba sendo tranquilo; e, se não estivermos com tanta paciência, sempre podemos ser pegos de propósito pra enfrentar um bichão gigante, matar ele e deixar a área livre de todas as ameaças - em alguns casos, preferi isso porque demora bem menos. Conforme avancei, encontrar BTs não se tornou uma parte desafiadora, mas uma barreira que me impedia de fazer as coisas do jeito que eu queria pra seguir o script, e, por isso mesmo, na metade final, eu apostei mais em abordagens ofensivas pra deixar ser pego e acabar logo com tudo do que ir com calma.

E o Kojima precisa urgente de um editor (que não seja ele também) pra rever as cutscenes e torná-las mais curtas e diretas, e durante o jogo, eu pensei seriamente que Death Stranding deveria ter uma funcionalidade que mostra quantos minutos falta pra acabar uma cena, pra saber se preciso ir ao banheiro antes ou se posso passar na cozinha preparar um lanche.

No fim das contas, Death Stranding é uma experiência única que vai deixar um gosto marcante em quem se dispôr a apreciá-lo, e as largas distâncias que existem entre as pessoas que adoraram e as que detestaram são como os milhares de quilômetros entre Capital Knot City e Edge Knot City. Cada cidade, pessoa, estação, carga perdida, é uma peça de um quebra-cabeça que é construído não somente nas cutscenes, mas também nas centenas de emails e entrevistas disponíveis, nos diálogos com outros personagens enquanto estamos fazendo uma entrega, que nos fazem entender mais quem são aquelas pessoas que vivem nesse mundo, o que as levou até onde os locais onde estão, seus desejos de se conectar a outras pessoas para sobreviver ou só pra satisfazer um desejo momentâneo, uma pizza, uma cerveja. E, no fim das contas, essas peças se encaixam pra criar um grande quadro, tão grande e tão profundo quanto o jogador se conectar com ele.

Ao todo, foram 51h pra terminar Death Stranding e, olhando pra esse tempo todo, especialmente comparando com outros jogos que levei mais ou menos essa faixa aí pra completar, eu não senti o tempo passar. Comigo, felizmente, a coisa clicou e fluiu de maneira tranquila. Minha avaliação numérica final pra ele é 8.5, um jogo que sabe o que quer fazer e entrega o que se dispõe, com o bônus e o ônus que isso carrega nas costas.

Sobre o jogo sair na Plus ou não, a Sony até coloca alguns first party no serviço de vez em quando (Detroit, Infamous, Ratchet and Clank, Shadow of the Colossus, etc.), mas não tem como prever se isso indica que o jogo vai ser disponibilizado lá ou não.
 
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Edu Barros

#TeamFPS
Fevereiro 16, 2008
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Ribeirão Preto
Complementando o post do @ronabs , há rumores de que Death Stranding pode receber um patch de otimização para o PS5. O problema é que não sabemos se o patch será gratuito ou se vão vender uma nova versão, assim como a Square fez com Final Fantasy VII Remake.
 
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Nightwolf

Lobo Solitário
Maio 5, 2013
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É que tá na promoção de R$ 123,69...

É fácil encontrar ele mais barato na mídia física em lojas online (americanas, magazine luiza, casas bahia, etc.):
Jogo Death Stranding PS4 Sony

Eu quase comprei uma vez por R$60 com frete grátis na magalu. Tinha colocado ele e o Horizon Zero Dawn no carrinho, quando apareceu uma promoção do Hozizon por R$39,00 na PSN. Como tenho muita coisa na fila, resolvi esperar mais pra ver se ele não pinta na Plus ou se a versão digital não aparece em uma promoção melhor.
 
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LuccasMG

Don't Panic!
PXB Gold
Dezembro 28, 2008
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São Paulo
Pessoal,

Queria saber se Death Stranding é bom?? Vale a pena comprar? Digo isso porque falaram que é um simples jogo de entregas, meio q "sem graça". Porém é um jogo que foi produzido pelo Kojima, então teoricamente tem qualidade sim!!! É que tá na promoção de R$ 123,69... queria saber também se tem possibilidade dele sair na PS Plus. Sou novato e não sei muito quais jogos podem ou não ir pra PS Plus.

Obrigado.

Falando assim parece sem graça mesmo haha mas pra mim não foi assim. Eu gostei muito do jogo, mais do que a maioria que gostou. Basicamente você precisa planejar sua rota, se vai pegar chuva temporal (essa chuva danifica as cargas), se vai passar por zona de EPs, ou o que vai levar. Além das cargas referentes a própria missão, precisa escolher seu equipamento, isso faz toda diferença. Vai precisar de cordas? Escadas? Vai encontrar inimigos no caminho? Que armas vai levar? Vai levar material pra construir uma ponte? Quanto mais coisas decidir levar, mais pesado e lento vai ficar. Cabe a você decidir como vai tentar atravessar o mapa. Tudo isso com aquele cagaço de encontrar um EP no caminho, fazer o bebê parar de chorar pra não chamar atenção, etc.

Pra muita gente, tudo isso que eu falei continua sendo chato, mas somado à história do jogo, que eu particularmente achei muito interessante, eu sempre queria continuar andando pra descobrir o que estava acontecendo. Pra mim vale muito a pena se você esperar por uma promoção. Hoje eu pagaria uns R$90. Se tiver oportunidade dê uma chance.
 

LucaxMeira

Guerreiro
Setembro 20, 2017
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Joao Pessoa
Death Stranding é maravilhoso. Paguei 70 para jogar, mas valeria a pena até preço cheio para mim.
A história fica muito interessante, principalmente no final.
Sou suspeito para falar, porque pra mim só ficou atrás de Zelda BOTW e God of War na geração passada.

dito isso, não é jogo para pessoas que buscam jogos mais intensos, de ação frenética.
Há cutscene de quase 2h, por exemplo.
 
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HenriquePerche

Guerreiro
Janeiro 12, 2016
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Ribeirão Preto
Rapaz... Essa é uma pergunta que só você vai conseguir responder depois que jogar.

Eu tava botando fé nesse jogo mas ele não me agradou. Acho que não consegui jogar mais que 8h dele.
Entendo que se eu insistisse, poderia até ser que engrenasse, porque realmente tem umas mecânicas dele bem legais, mas o escopo do jogo em si não me prendeu.

Não dropei por completo. Sei que é um jogo que muita gente gosta então deve ter algo bom nele (ele não é o jogo mais premiado de 2019 atoa né). Tentarei de novo mais pra frente, porque tem muito jogo que até eu engrenar rola umas tentativas.
 
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LuccasMG

Don't Panic!
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Dezembro 28, 2008
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Esqueci de comentar que a trilha sonora é sensacional também! As vezes você tá lá subindo uma montanha e, quando chega no topo e pode contemplar a vista, os caras metem uma baita música top. Depois que finalizei a história principal, fiquei umas boas horas fazendo entregas e curtindo esses aspectos do jogo. Deu até vontade de jogar de novo, agora.
 
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Jogador76

Guerreiro
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Julho 6, 2017
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Não tenho muito a acrescentar além de dizer que eu adorei o jogo também. Achei bom demais. Inovador. Depois que concluí a campanha ainda continuei fazendo muitas entregas. Eu curti demais e recomendo a experiência. Entendo que não é pra todos, mas pra mim foi e muito! ?
 
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nandogames

Jogador
Abril 4, 2019
103
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Campinas
Amigos, obrigado pelas opiniões. Acabei comprando o jogo, joguei por umas 8h, mas o ritmo lento estava me irritando um pouco, explicava pouca coisa, e não achei legal ficar tentando equilibrar o tempo todo .... achei sem graça mesmo, acabei desistindo do jogo. Ele tem potencial, ótimos gráficos, talvez se eu continuasse ficaria melhor, mas não tive paciência. Mas valeu a tentativa, como disseram, esse jogo não é pra todos.
 

Archangel2035

Casual
Setembro 17, 2008
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Jogo e muito bom se vc tiver cabeça aberta a novas experiências, veja é um jogo que penaliza o jogador por matar, mas oferece armas para isto, entende?

Apesar de muitos virarem o nariz Kojima sabe entregar otimas experiencias de jogo. Prepare-se para horas de cutscene, Kojimisses e uma historia envolvente.

Mas para falar que nem tudo é uma mar de rosas, tem 2 partes do jogo que vc pensa em desistir, meio no inicio quando comeca aprender as mecanicas e a parte da neve. Exigi muito do jogador paciência e perseverança.

Mas hoje vejo que estas partes é meio o objetivo do jogo, se fosse facil teriamos uma outra sensação de quando chegasse ao outro lado.
 

LuccasMG

Don't Panic!
PXB Gold
Dezembro 28, 2008
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Mas para falar que nem tudo é uma mar de rosas, tem 2 partes do jogo que vc pensa em desistir, meio no inicio quando comeca aprender as mecanicas e a parte da neve. Exigi muito do jogador paciência e perseverança.

Puts, nem me lembre. No início você não tem nem botas e nem exoesqueletos bons pra atravessar a neve e ainda tem que lidar com uma multidão de EPs.

Depois de um tempo eu construí umas dez tirolesas pra atravessar mais rápido. Foi uma mão na roda.
 
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